As línguas oficiais para elaboração dos resumos expandidos são o Português e o Inglês. Somente serão publicados os resumos expandidos aprovados pela Comissão Científica.

O Autor principal deverá estar previamente inscrito e com a inscrição paga no congresso. Cada autor inscrito poderá encaminhar dois trabalhos com no máximo 6 coautores.

Os resumos expandidos deverão ser encaminhados via sistema, impreterivelmente, até as 18h00 do dia 05/08/2022 (horário de Brasília), sendo de inteira responsabilidade as informações existentes no texto, que devem estar revisadas e referendadas de acordo com as normas do Comitê Científico do Congresso.

É importante que os resumos expandidos sejam cuidadosamente revisados antes do envio. Trabalhos que estiverem fora das normas serão excluídos automaticamente.

Todos os resumos submetidos serão avaliados pelo Comitê Ético e Científico do congresso, das diversas especialidades, em que se enquadram os trabalhos. Os trabalhos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa deverão constar o número do parecer de aprovação.


ENCAMINHAMENTO DO RESUMO EXPANDIDO

Deverão ser submetidos pelo endereço www.doity.com.br/cgcacongresso , através do formulário eletrônico Online.


DATAS

Submissão de Resumos Expandidos:  Até 05/08/2022

Resultados da Avaliação: 10/08/2022


ÁREAS / LINHAS DE PESQUISAS

1. Aproveitamento integral dos alimentos.

2. Alimentação natural e saudabilidade.

3. Alimentos para dietas especiais (alérgicos, intolerantes, veganos, flexitarianos).

4. Comfort foods.

5. Culturas Alimentares e Alimentos tradicionais

6. Insegurança Alimentar.

7. Educação

8. Gastronomia Social

9. Inovação e Caracterização

10. Outros

 

 

STATUS DOS TRABALHOS

- Aprovado
- Aprovado com correções
- Reprovado


 

 

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO

 

1. O RESUMO SIMPLES deverá ocupar, até uma lauda (2500 caracteres)  e três laudas para RESUMO EXPANDIDO, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras, no caso de resumo expandido.
2. Os textos dos resumos expandidos devem ser organizados em: Título, Autores, Identificação dos autores, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman. O espaçamento entre as linhas deverá ser de  (1,0 cm).
4. As citações no texto devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que são mencionadas no texto. Identificar as referências no texto por números arábicos entre parênteses. Exemplo: (2), (7,9,16). As legendas das tabelas e figuras também devem ser numeradas com algarismos arábicos, somente nos casos de resumos expandidos.
5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do resumo expandido.
6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.
7. TÍTULO: Fonte Time New Roman, somente as iniciais em letras maiúsculas, tamanho 12, em negrito, espaçamento simples, alinhamento centralizado com, no máximo, 20 palavras.
8. Após uma linha (espaços simples) do TÍTULO, deverão aparecer os NOMES DOS AUTORES, Fonte Time New Roman. Somente as iniciais em letras maiúsculas, tamanho 10. No máximo devem constar CINCO autores por trabalho.  Devem constar o nome e último nome de cada um dos autores, separados por vírgula, com identificação numérica sobrescrita.
9. Indicar a titulação e a instituição a qual o autor pertence. Ao final deve ser colocado somente o e-mail do autor principal para fins de correspondência.
10. Devem ser inseridas de três a cinco PALAVRAS CHAVE, que não devem estar no título. Fonte Time New Roman tamanho 10.
11. Após a titulação, a página deverá ser dividida em duas colunas com 8 cm cada para o restante do trabalho, que deverá estar com Fonte Time New Roman tamanho 8.
12. INTRODUÇÃO: deve ser breve e com espaço simples (1,0). Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. No último parágrafo deverão constar os objetivos do trabalho realizado.
13. MATERIAL E MÉTODOS: deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.
14. RESULTADOS E DISCUSSÃO: deve apresentar informações claras e concisas das observações relevantes que, conforme a natureza do trabalho, deverá apresentar a análise estatística. A discussão deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. O conteúdo deve ser informativo e, pode ser apresentado na forma de Tabelas e/ou Figuras, somente nos casos de resumos expandidos. Nesse caso, as Figuras ou outras ilustrações devem ser autoexplicativas assim como elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.
15. As Tabelas e/ou Figuras (gráficos e desenhos) devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos com título fixado acima das mesmas. Não apresentar os mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
16. CONCLUSÕES: deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
17. REFERÊNCIAS: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, na ordem em que são mencionados no texto. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados.


EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS


Livro
BEZERRA, J. A. B. Alimentos tradicionais do Nordeste: Ceará e Piauí. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 1. 119p.

Capítulo de livro
PEREIRA, C.P.; SOUSA, P.H.M.; MAIA, C.S.C.; FIGUEIREDO, R.W.; LIMA, A.C.S. Avaliação do método de cocção mais eficiente para retenção de polifenóis totais e antioxidantes de beterraba (Beta vulgaris L.). In: Emmanuel Prata de Souza; Francisca Noélia Pereira Mendes; Maria Marlene Marques Ávila. (Org.). Ciência da nutrição e campos multidisciplinares de saberes. 1ed. Fortaleza: Ed UECE, 2015, v. 1, p. 95-119.

Artigo de periódico
COSTA, P. R.; SIQUEIRA, A. C. P.; SOUSA, P. H. M. Efeito do procedimento culinário e conservação por congelamento em tomates (Lycopersicum esculentum). Arq. Bras. Alim. 1, 30-42, 2015.

Tese e Dissertação
ARAUJO, R. V. Os saberes gastronômicos e a formação de chefes: o itinerário acadêmico-profissional de gastrônomos que atuam em Fortaleza-CE. 2013. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

Trabalhos em meio-eletrônico
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In:
SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

Legislação
BRASIL. Portaria nº. 451, de 19 de setembro de 1997. Princípios gerais para o estabelecimento de critérios e padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 set. 1997. Seção 1, n. 182, p. 21005-21011.