Mical de Andrade Universidade de Greenwith

University of Greenwich

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2011), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2014) e doutorado em Food and Nutritional Sciences pela University of Reading (UK) (2018), convalidado no Brasil pela Universidade Federal do Ceará (2019). Tem experiência em processos biotecnológicos, otimização e modelagem estatística, e em processos downstream, com ênfase na extração e purificação de biomoléculas e bioativos por tecnologia supercrítica e cromatografia preparativa de adsorção. Atualmente, como professor adjunto na University of Greenwich, tem focado sua pesquisa na extração e purificação de proteínas plant-based via tecnologias verdes, para implementação no desenvolvimento de novos produtos.

Patty Durães

Relações Públicas, Produtora e Pesquisadora de Culturas Alimentares

Relações Públicas, Polinizadora de Gentilezas, Produtora e Pesquisadora de Culturas Alimentares.. Formada em Relações Internacionais, Produtora e Pesquisadora de Culturas Alimentares. Mentora de projetos de afro empreendedores de gastronomia, curadora da Feira Preta. Idealizadora do curso auto formativo Muito Além da Boca: um passeio transatlântico pela comida afrodiasporica no Brasil, disponível gratuitamente na plataforma do Itaú Cultural. Venho de uma família grande, de mulheres festivas, festeiras e cozinheiras por tradição e, como não poderia deixar de ser, herdei esse amor ancestral pela importância da boa mesa e tudo que acontece em volta dela. Acredito no alimento como ato político, agente de transformações e meio de comunicação. Textos e Trabalhos recentes em: https://linktr.ee/patty.duraes

Wilian Araújo

Positive Company

Técnico em Agroindústria (2015), Engenheiro de Alimentos (UFC-2021) e Pós-graduando em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos (IFCE). Atualmente é Analista Pleno de Controle de Qualidade na Positive Company. Possui experiência em: - Controle de qualidade em serviços de alimentação e em gestão da qualidade em indústrias de alimentos; - Certificações de Segurança de Alimentos e conformidade Orgânica, Vegana, Kosher e NON-GMO; Validação de limpeza alergênica e controle de alergênicos em indústrias de alimentos; Food Defense, Food Fraud e HACCP;Análise de Riscos e Controle Preventivo de Processos.

Lucicleia Barros de Vasconcelos Torres

UFC

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba/ Université D?Avignon (2011). Tem experiência na área de Química, com ênfase em alimentos e compostos bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos, plant-based, qualidade, composição, conservação e fisiologia pós-colheita de produtos vegetais embalagens e revestimentos biodegradáveis para alimentos. Coordena vários projetos de extensão relacionados a segurança alimentar, a agricultura familiar, suporte a micro e pequenas empresas do setor agroalimentar. Atualmente é membro da Academia Cearense de Ciências, atua como professora associada no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, na cidade de Fortaleza. Exerce o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos / UFC. Ministra na graduação as disciplinas de Matérias Primas de Origem Vegetal e Embalagens para Alimentos. Na pós-graduação ministra a disciplina de Processamento de Sucos e Bebidas. É autora de treze depósitos de patente, entre estas duas cartas patentes e outra transferencia de tecnologia seguida de licenciamento

Ceci Figueiredo

UFRJ

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio e Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco. É Coordenadora Acadêmica e docente no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora das ações de extensão: Projeto para Aceleração de Empreendedores Gastronômicos e Semana Acadêmica de Gastronomia. Possui experiência de atuação em consultoria voltada para Gestão de Negócios em Empreendimentos Gastronômicos nas áreas operacional, custos, controle de qualidade e atendimento a clientes.

Gustavo Guterman

Instituto Federal Fluminense

É cozinheiro profissional e professor- pesquisador no campos da Gastronomia. Mestrandoem Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Pós Graduado em Gestão em Segurança dos Alimentos peloSENAC SP, Graduado em Gastronomia no centro de formação internacional Alain Ducasse Formation (ADF),Técnico em Cozinha pelo SENAC RJ. Professor e Coordenador Instituto Federal Fluminense. Vice presidente doInstituto Maniva, ao lado da Chef Teresa Corção. Também é pesquisador do projeto Escola de Comida, autor dapágina Guterman Gastronomia, e escreve junto com a professora-pesquisadora Vanessa Santos o blog COMIDARJ CE

Hileia Souza

Universidade de Minho - PT

A Dra. Hileia Souza é pesquisadora no IPC - Instituto para Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho,  e desenvolve  as atividades de investigação na área cientifica de engenharia de materiais e nanotecnologias  Antes dessa posição a Dra Hileia desenvolveu suas atividades de pesquisas na Universidade do Porto-Portugal em projetos ligados a embalagens alimentares, química verde e energia renováveis. A dra Hileia Souza também teve a oportunidade de desenvolver pesquisas em outros centros de pesquisas conceituados como por exemplo no Instituto de Biologia Molecular e Celular de Elche na Espanha, Nessa instituição o trabalho desenvolvido esteve relacionado  com o estudo de microencapsulação de moléculas bioativas usando complexos insolúveis derivados de proteínas e polissacarídeos. Obteve o grau de doutor pela universidade do Porto, na área de química  e obteve o grau de Mestrado e de graduação em química pela UFRN O interesse de pesquisa da Dra Hileia tem como foco o estudo de sistemas poliméricos com interesse em diferentes indústrias (ex. industrias alimentares, farmacêuticas, etc) onde desenvolve novas linhas de pesquisas envolvendo materiais biodegradáveis. Assim, o objetivo da pesquisa que desenvolve é a valorização de resíduos industriais com interesse para a preparação de matérias com propriedades funcionais para substituir os materials sintéticos derivados do petróleo. É autora/co-autora de mais de 38 artigos científicos, vários trabalhos apresentados em conferencias. Já liderou/participou de vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. Foi membro de painéis de avaliação de projetos científicos pela Fundação de Ciência Checa e FAPESPA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará-Brazil).

Gustavo Araujo

UFPA

Professor do Magistério Superior (Adjunto) na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tecnólogo em Alimentos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM (2009-2012), Mestre (2012-2015) e Doutor (2015-2019) em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Publicou diversos artigos científicos em periódicos especializados, 1 capítulo de livro e resumos em eventos científicos nacionais e internacionais. Atua como revisor de artigos científicos nos principais periódicos internacionais dentro da sua área de pesquisa, tais como Food Chemistry e Trends in Food Science and Technology. Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFPA e Coordenador do Laboratório Amazônia para a Pesquisa de Compostos Bioativos (LAMPBIO). Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em bioativos naturais (natural bioactive compounds), aproveitamento de resíduos agroindustriais (Food Waste Recovery) e Sustainable Food Systems. Iniciou pesquisas centradas no desenvolvimento de uma agroindústria sustentável, eficiente e inteligente no Brasil.

Tatiana Ferreira de Oliveira

UFG

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Engenharia Química pelo Instituto National Agronômico de Paris (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Orléans (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás. É coordenadora UFG do Projeto de Intercâmbio Brasil - França - Agricultura (Brafagri), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFG e membro do comitê de internacionalização da UFG. Possui projetos de pesquisa que envolvem as temáticas de sustentabilidade e inovações na agroindústria, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de resíduos da agroindústria e desenvolvimento de novos produtos e processos; tratamento de resíduos da agroindústria, micropoluentes em alimentos, separação líquido-sólido, adsorção, operações unitárias, controle de qualidade.

Adriana Sallay

USP

Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestre pelo programa de História Social daUniversidade de São Paulo. Estuda história do Brasil contemporâneo e temas relacionados à fome, identidade,hábitos alimentares e história intelectual. Graduada em História pela Universidade de São Paulo, realizouIniciação Científica na área de História do Brasil e da América, voltada ao estudo dos processos deindependência.

Pierre Villeneuve

Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica para o desenvolvimento - França

Graduado em química pela Montpellier II University/França. PhD em Química de biomoléculas: Síntese, Estrutura e Reatividade (Montpellier II University). Atualmente é pesquisador no CIRAD na área de Pesquisa agrícola para o desenvolvimento, sendo líder de pesquisa na Unidade de Pesquisa de Abordagem Integrada Conjunta para a Obtenção de Alimentos de Qualidade (QUALISUD). Líder do grupo de Pesquisa de Lipídios e co-líder de do grupo de pesquisa UMR IATE “Biotecnologia Microbiana e Enzimática de Lipídios e Agropolímeros (CIRAD/ França). Possui projetos de pesquisa que envolvem temáticas relacionadas a ciência e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia, Enzimologia, Catálise Enzimática, Biotransformação, Emulsões, Lipase, Biocatálise, Química Analítica, Antioxidantes, Química Medicinal e Farmacêutica, Enzimas, Esterificação, Lipídios, Óleos essenciais, Nutrição, Compostos fenólicos, Plantas aromáticas, Difração Síncrotron de Raios X, entre outros

Paulo Henrique Sousa

UFC

UFC