GT 1 – Comunicação, Ciência, Saúde e Meio Ambiente

Ementa: Estudos teóricos, aplicados e metodológicos a partir de diferentes perspectivas sobre as práticas sociais da comunicação, da divulgação científica, do jornalismo, da publicidade e das relações públicas relacionadas às ciências, saúde, tecnologias e meio ambiente. Engajamento público na ciência.

Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Barbosa (FIC/UFAM)

Vice coordenadora: Profa. Dra. Inara Regina Costa (FIC/UFAM)

 

GT 2 – Visualidades Amazônicas

Ementa: Estudos e pesquisas científicas de natureza teórica e/ou prática envolvendo as visualidades relacionadas ao ambiente amazônico, desenvolvidas com base nas diversas linguagens midiáticas, artísticas e comunicacionais: fotografia, audiovisual, desenhos, charges, caricaturas, HQs, ilustração, pintura, etc.

Coordenador: Prof. Marcelo Rodrigo da Silva (ICSEZ/UFAM)

Vice coordenadora: Profa. Fabiana Feronha Wielewicki (ICSEZ/UFAM)

 

GT 3 – Folkcomunicação, Cultura popular e desenvolvimento regional

Ementa: O GT recepciona pesquisas sobre as dimensões e as conexões teóricas, epistemológicas, metodológicas e empíricas da Folkcomunicação, Cultura Popular e Desenvolvimento Regional. Evidencia o uso das mídias e redes sociais como plataformas que promove interação, apropriação e produção de experiências, saberes e conhecimentos no campo do folclore, da arte, do desenvolvimento regional e de aspectos da religiosidade popular. Este GT também transita pela discussão acerca do ativismo folkmidiático, das manifestações culturais locais/regionais e pelo protagonismo das comunidades frente aos eventos, dinâmicas e processos atualizados que envolvem as festas populares. Discute as interrelações entre mídia local, desenvolvimento sustentável e mudança social.

Coordenador: Prof. Dr. Adelson da Costa Fernando (ICSEZ/UFAM)

Vice-coordenador: Me. Gleilson Medins de Menezes (FIC/UFAM)

 

GT 4 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Estudo da questão epistemológica da comunicação e da informação. Estudos dos processos de comunicação em suas diversas dimensões: a semiótica, a economia política, a informação, a cultura, a comunicação política. Teorias e correntes teóricas do pensamento comunicacional. Pesquisas em Comunicação de caráter interdisciplinar. A aproximação da Comunicação com outras áreas - Política, Educação, Economia, Linguística, Religião, Gestão de Informação e Cidadania. Controle da mídia. Linguagem e comunicação.

Coordenador: Profa. Dra. Kátia Viana Cavalcante

Vice-coordenador: Profa. Dra. Edilene Mafra

 

GT 5 – Interfaces comunicacionais

História, processos, práticas e teorias comunicacionais aplicadas ao jornalismo, à publicidade, às relações públicas e o audiovisual. Dimensões teóricas e metodológicas dos estudos da comunicação e suas interfaces. Estudos empíricos e pesquisas aplicadas. Linguagens, técnicas, estética e questões éticas que envolvem as diferentes áreas da comunicação. As tecnologias da informação e comunicação. Processos comunicacionais em sua dimensão multimídia. Práticas comunicacionais desenvolvidas em ambientes multimidiáticos e convergentes. O diálogo entre sistemas de signos e a produção de sentidos na cultura.

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Monteiro (ICSEZ/UFAM)

Vice-coordenador: Profa. Me. Alice Regina Pacó de Souza (FBN)