Profa. Dra. Maria Ataíde Malcher

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) - Nível 2, na área de Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora do Magistério Superior, desde 2006, na Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), unidade na qual atua como coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). É Doutora (2005) e Mestre (2001) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi, também, a primeira mulher da região Norte a integrar o Conselho Deliberativo (CD) do CNPq como representante da área de Ciências Humanas e Sociais (2018-2020). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e Integrante do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Editora do periódico científico Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), classificada com o Qualis A2, na área de Comunicação e Informação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quadriênio 2013-2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom), certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais, aprovado no Edital n. 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI-CAPES). Tem atuado principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Comunicação Pública da Ciência, (ii) Processos Comunicacionais e Midiatização, (iii) Estudos de Audiovisual e Multimídia, (iv) Teorias e Metodologias da Comunicação, (v) Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina.

Karina Janz Woitowicz

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), tendo cursado o Programa Doutorado sanduíche junto à Universidad de Chile (Santiago), com apoio da Capes. É pós-doutora pela Escola de Pós-Graduação do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL, Quito/Equador). Atua como professora associada no Curso de Jornalismo e no Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), onde coordena projetos de pesquisa e extensão e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: mídia alternativa, estudos de gênero, jornalismo e cultura. Coordena os grupos de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação e Jornalismo e Gênero e o projeto de jornalismo cultural na internet Cultura Plural. É editora da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) desde 2012 e coeditora da Revista Brasileira de História da Mídia (2016-2021). É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - PQ2 (2021-2024). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016-2018).

Wilson da Costa Bueno

Comtexto Comunicação e Pesquisa

Professor sênior da USP. Jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural . As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresaria/Organizacional e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental , em Saúde e Rural). Já orientou cerca de 120 dissertações e teses em Comunicação/Jornalismo. Tem mais de uma dezena de livros, e-books publicados e organizados, além de dezenas de capítulos em livros da área e artigos em revistas científicas do país e do exterior. Atua como consultor nas áreas de Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional, tendo prestado consultoria para elaboração de Política de Comunicação para a Embrapa, para inúmeros Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, para o Parque Tecnológico associado à Universidade Federal de Juiz de Fora, para a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dentre outras instituições. Editor de portais temáticos em Comunicação e Jornalismo Especializado e integra o corpo editorial de publicações acadêmico-científicos da área de Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, consultoria em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado.

Pollyana Ferrari Teixeira

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (Portugal), doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2007). É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP (1991). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunidata (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2154095947170866). ORCID iD: 0000-0001-6090-1626. Na PUC-SP é também professora do curso de Jornalismo. Autora de 9 livros, entre eles, Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Jornalismo Digital (Contexto, 2010), Hipertexto Hipermídia ( Contexto, 2007), A força da mídia social (2ª ed., Estação das Letras, 2014), No tempo das telas ( Estação das Letras, 2014), Comunicação na era da participação (Editora Fi, 2016) e Como sair das bolhas (Educ, 2018). Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: jornalismo de dados, narrativa transmídia, fact-checking e social media.

Daniel Reis Silva

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Bacharel em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP). Ganhador do Prêmio CAPES de Teses 2018 (Categoria Comunicação e Informação), do Grande Prêmio UFMG de Teses 2018 (categoria Ciências Humanas, Ciências Social Aplicadas e Linguística, Letras e Artes) e do Prêmio Abrapcorp na categoria Teses (2018) e Dissertação (2014). Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza - UFMG). Autor do livro "Astroturfing: lógicas e dinâmicas de públicos simulados" (Selo PPGCOM/UFMG), do "Jogo das Relações Públicas" e do portal "Relações Públicas no Cinema". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, discutindo principalmente as dimensões conceituais das relações públicas, perspectivas críticas de relações públicas e os impactos da atividade nos processos de conformação de sentidos e disputas de poder, os processos de formação e movimentação de públicos e as lógicas e dinâmicas de influência social e opinião pública.

Ítala Clay de Oliveira Freitas

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias, e Mestre em Comunicação e Semiótica: Artes. Titulações obtidas na Pontifícia Universidade Católica de São - PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, instituição na qual é docente da Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (Jornalismo). Coordena a linha de pesquisa Ambientes Narrativos Comunicacionais, no Mediação- Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas. Atualmente desenvolve estudos sobre narrativas contemporâneas, distopias e a cultura transmídia, visando o desenvolvimento de estratégias didáticas para a educação no ensino superior. Áreas de interesse: Comunicação, Cultura, Arte e Educação. 

Mirna Feitoza Pereira

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Associada II do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde ministra disciplinas relacionadas às teorias e práticas jornalísticas e às teorias e metodologias da pesquisa em comunicação. Coordena projetos de pesquisa e de extensão universitária e orienta projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAM). Desenvolve pesquisas na área de comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: linguagens da comunicação; processos semióticos da comunicação na cultura; comunicação e espaço da cidade; processos da comunicação midiática; ecossistemas comunicacionais. Acumula mais de 30 anos de atuação no jornalismo e em outros setores da comunicação, com experiência profissional no setor público e privado, entre as quais o jornal Folha de S.Paulo, a Agência Click, a TV Cultura Manaus, a agência Saga Publicidade e a Fapeam. Publica artigos e textos de divulgação científica em sua área, com destaque para “Mapa do Jogo. A diversidade cultural dos games” (org. com Lúcia Santaella, Cengage Learning), vencedor do Prêmio Jabuti (3º lugar), e “A imagem do real. A transformação da realidade em espetáculo no telejornalismo” (Edua/UFAM). É líder do Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação.  

Wilson Nogueira

Grupo Mediação

Possui graduação em Ciências Sociais (1999), Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (2002) e Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (2013; pós-doutor Ciências da Comunicação (PPGCCOM/Ufam), todas as titulações pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atuou como professor substituto do Departamento de Ciências Sociais da Ufam; professor substituto no Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam-CDMI) e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/Ufam). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Comunicação Social, com ênfase nos seguintes temas: culturas amazônicas e mercado, meios de comunicação e ecossistemas comunicacionais. Atualmente possui vínculo com a Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus, por meio do Grupo de Pesquisa Mediação (pesquisa em Comunicação, Cultura e Complexidade, no qual é coordenador da linha de pesquisa Imaginário e suas Tecnologias e Processos socioculturais na Amazônia. É autor dos livros infanto-juvenis (paradidáticos Órfãos das Águas - uma história de homens e bichos num país ameaçado de desaparecer e Formosa - a sementinha voadora; é autor da ficção O Andaluz e dos livros resultados de pesquisa científica Festas Amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé, Boi-bumbá - a espetacularização do imaginário Amazônico, e Ecossistemas comunicacionais - história, projetos e perspectivas (esse último em parceria com os Professores Doutores Mirna Feitoza e Gilson Monteiro). Organizador (juntamente com os Professores Doutores Walmir Albuquerque e Rena Freitas Pinto) do livro Ecossistemas comunicacionais em busca de novas abordagens; e (juntamente com os Professores Doutores Renan Freitas Pinto, Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud e Rosimeire de Carvalho Martins) do livro Ecossistemas comunicacionais - mídias na contemporaneidade, o primeiro publicado pela Editora da Universidade do Amazonas (EDUA) e o segundo em processo de publicação, também, pela EDUA. Atuou no Projeto Enem em Foco, por meio da produção de conteúdo didático-pedagógico para a revista Enem em Foco, da qual foi Editor Responsável, dirigida a alunos e professores do Ensino Médio do sistema de Educação do Amazonas; produziu em dirigiu conteúdo para a revista Valer Cultural (ISSN), da qual foi Editor Responsável, a dirigida pesquisadores, professores, acadêmicos e intelectuais. 

Célia Regina Simonetti Barbalho

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós-Doutoral no Programa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ponto focal da Universidade de Federal do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia - GICA (2000).

Marli Dias de Souza Pinto

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e, dos Cursos de graduação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (DPTCIn/UFSC). Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração. Lider do Grupo de Pesquisa em Gestão de Sustentabilidade na Ciência da Informação (GPSCIn). Coordena o Projeto de Pesquisa: Agenda 2030 da ONU na visão da IFLAFEBAB Programa Internacional Advocacy.  Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando nos temas:  Sustentabilidade Informacional. Marketing da Informação; Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas; Competência Profissional. Estudos de Usuários da informação e Gestão Organizacional.

Marise Teles Condurú

Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental – NAEA/UFPA e Mestre em Ciência da Informação – IBICT/UFRJ Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Biblioteconomia Professora dos Mestrados de Ciência da Informação – PPGCI/UFPA e de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA/UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Meio Ambiente. CV: http://lattes.cnpq.br/6085807397296909 e orcid.org/0000-0003-4545-4199

Soriany Simas Neves

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

É Professora Adjunta II na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no curso de Comunicação Social /Jornalismo, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) em Parintins/AM. Doutora pelo Programa de Pós - Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, na linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Cultura. Mestre em Ciências da Comunicação com área de concentração: Ecossistemas Comunicacionais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da UFAM. Tem experiência na área de Assessoria de Comunicação em Instituição Pública e em Organização não governamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da comunicação, Cultura de massa, Cultura popular, Ambientes digitais e Espaço Amazônico. Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (2002).

Gláucio Campos

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Prof. Gláucio Campos Gomes de Matos, mestrado e doutorado pela UNICAMP. Professor da Universidade Federal do Amazonas, atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Estuda questões Amazônica sob o prisma da ecologia humana e da Sociologia Figuracional/Processual de Norbert Elias.

Ivânia Vieira

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Jornalista, membro-fundadora do Fórum de Mulheres Afro-Amerindias e Caribenhas (FMAC) e da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas ( FAMDDI). E do Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas (MUSAS).

Francy Júnior

Independente

Educadora, historiadora, atriz de teatro, feminista.

Jecinaldo Sateré

Indígena

Liderança indígena.

Francisco Braga Maricaua

Marikawa

Liderança indígena.