OFICINAS E MINICURSOS

Oficina 1 - O profissional de Relações Públicas nos ambientes comunitários

Data: 22/11/2021

Horário: 9h às 11h

Ementa: Além de conhecer o papel das Relações Públicas nos movimentos sociais e ambientes comunitários, a oficina busca esclarecer como a comunicação institucional e mobilizadora contribuem para o desenvolvimento comunitário. Serão destacados ainda os atributos necessários ao profissional de RP para trabalhar nas comunidades e movimentos sociais, destacando orientações práticas para elaboração de projetos e ações sociais. Relações Públicas. Movimentos sociais. Comunidades. Terceiro Setor. Atuação. Comunicação Mobilizadora. Planejamento.

Oficineiro: Prof. Dr. Jonas da Silva Gomes Júnior (FIC/UFAM).

Currículo: Profissional de Relações Públicas e Produtor Publicitário. Especialista em Marketing Empresarial. Mestre em Comunicação e Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Curso de Relações Públicas da UFAM.

 

Oficina 2 - Estratégia de Conteúdo para Empreendedores Digitais Digitais

Data: 23/11/2021

Horário: 9h às 11h

Ementa: Por que você faz o que você faz? Qual o seu propósito? Como você faz? Que boas histórias você sabe contar? Essas são umas das questões que o workshop “Estratégia de Conteúdo para Empreendedores” vai tentar responder. O curso é voltado para estudantes que desejam trabalhar como empreendedores nas redes digitais.

Oficineira: Dra. Letícia Alves Lins (IEC da PUC Minas).

Currículo: Letícia Alves Lins é Doutora e Mestre em Comunicação pela UFMG, Pós-Graduada em Marketing pela Fundação João Pinheiro e Graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. É especialista em Comunicação, Diversidade e Inclusão com foco em Gênero. Coordenadora o Curso “Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações” do IEC da PUC Minas. Atua como professora de pós-graduação, pesquisadora, empreendedora digital, produtora de conteúdo e mentora acadêmica e de mulheres. Autora do livro: “Deixamos o não em casa, mas saímos com o nunca. Publicidade, Experiência, Públicos e Feminismos nas Redes Digitais”.

 

Oficina 3 - A fotografia como técnica e objeto de estudo na pesquisa qualitativa

Data: 22/11/2021

Horário: 9h às 12h

Ementa: A fotografia enquanto corpus de análise entre arte, manipulação, documento e realidade. História, fotografia e pesquisa qualitativa: questões epistemológicas e metodológicas. O fotógrafo como observador participante. A fotografia como fonte e instrumento de pesquisa: técnica de coleta e análise de dados.

Oficineiros: Prof. Dr. Adelson da Costa Fernando (ICSEZ/UFAM) e Prof. Dr. Marcelo Rodrigo da Silva (ICSEZ/UFAM)

Currículo: Adelson da Costa Fernando: É sociólogo, pesquisador e escritor. Professor do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Campus Parintins. Doutor em Sociologia da Religião (PUC-GO), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais (UFAM). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/CNPq). Foi coordenador do Curso de Administração em Gestão Organizacional. Foi vice-coordenador do Comitê de Extensão Icsez/Parintins. É professor e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/Ufam). É Diretor Regional Norte da Rede Folkcom e membro associado da ABHR - Associação Brasileira de História das Religiões. É jornalista, ilustrador e fotógrafo. Marcelo Rodrigo da Silva Professor e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Parintins (ICSEZ). Doutor em Estudos da Mídia (UFRN), mestre em Literatura e Interculturalidade (UEPB), especialista em Marketing (Facisa) e graduado em Comunicação Social-Jornalismo (UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/CNPq). É coordenador do blog Panorama Ribeirinho (www.panoramaribeirinho.com.br) e da plataforma Coletivo TABA (www.coletivotaba.com.br).

 

Oficina 4 - Jornalismo em Quadrinhos – reflexões e práticas

Data: 22/11/2021

Horário: 9h às 11h

Ementa: A proposta da oficina/minicurso é apresentar reflexões sobre o jornalismo em quadrinhos, a partir de diferentes contextos de produções e práticas do que vem sendo produzidos ao longo dos anos. Desse modo, busca-se discutir alguns dos diálogos entre imagens e jornalismo no encontro de duas linguagens autônomas (quadrinhos e jornalismo) na produção de diferentes formas de narrar acontecimentos (jornalísticos e/ou históricos). Ao pensar potencialidades e, também, certos limites, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a área e a influência de possíveis escolhas estéticas e narrativas no fazer jornalístico, colocando os conceitos em prática na oficina/minicurso ou, também, pensando em possibilidades de futuros projetos.

Oficineiro: Vinícius Pedreira Barbosa da Silva (UnB)

Currículo: Jornalista, é mestre e doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), com bolsa Capes, na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Foi pesquisador visitante na City, University of London, com bolsa de Doutorado Sanduíche do PDSE/Capes. Dentre participações em grupos de pesquisa, projetos e outras publicações, foi organizador dos livros ‘Jornalismo em Quadrinhos: contextos, pesquisas e práticas’ (2020) e ‘De mãos dadas: uma reflexão sobre orientações na pesquisa em Comunicação’ (2018).

 

Oficina 5 - Liberando a Criatividade

Data: 22/11/2021

Horário: 14h às 16h

Ementa: Trabalhar com comunicação, design e marketing é estar o tempo todo atrás de inovação, e para isso é preciso usar a criatividade. Mas nem sempre ela aparece quando queremos! Essa oficina vai apesentar técnicas e ferramentas que podem ser usadas no dia a dia para ajudar a desbloquear a criatividade.

Oficineira: Palloma Rodrigues G. Santos (FMF)

Currículo: Mestra em Design pela UnB, atualmente é professora de Design na Faculdade Martha Falcão e compõe o grupo de pesquisa Trokano (UFAM). Tem dez anos de experiência no mercado de moda com foco em design, marketing e negócios, atuando principalmente em desenvolvimento de produtos, estamparia e visual merchandising. Trabalha em pesquisas que envolvem design, cultura, sociedade, moda e consumo.

 

Oficina 6 - Produção de Spots Comerciais para Rádio

Data: 22 e 23/11/2021

Horário: 14h às 18h

Ementa: Curso sobre a criação e gravação de spots comerciais para Rádio O objetivo do curso é ajudar o aluno a conhecer e dominar as principais técnicas e ferramentas para a gravação e produção de spots comerciais em Rádio.

Oficineiro: Cledione Moura Ferreira (Johnnys Moura)

Currículo: Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2008) pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE (Registro Profissional 0000504); Graduação em Ciências Teológicas - Teologia (2017) pela Faculdade Boas Novas - FBN; Habilitação em Curso Técnico em Rádio (locução e apresentação) pelo Sindicato dos Radialista do Amazonas (2002) e Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pela Estácio de Sá (2012). Atualmente é Gerente da Rádio Boas Novas (107.9 FM) em Manaus/AM, e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade Boas Novas. Também exerce as funções de apresentador, repórter, produtor e editor do radiojornal - Rádio Notícias - pela Rádio Boas Novas, 107,9 FM. Operador de áudio do Programa Voz da Assembleia de Deus (TV Boas Novas, canais 8.1 HD aberto, e 10 NET fechado) Apresentador e repórter dos programas de TV Shopping News (2014-2016), e Mídia Shopping (2013-2016) na TV Boas Novas.

 

Oficina 7 - Ingressando no mercado profissional por meio do Monitoramento Digital e Análise de Métricas

Data: 23/11/2021

Horário: 14h às 16h

Ementa: Você ainda não sabe o que é Monitoramento e Métricas de Redes Sociais? Este minicurso irá responder a esta pergunta e, ainda, dar direcionamentos sobre como ingressar nesse meio. A oficina consiste em abordar os principais pontos do - hoje - chamado Social Listening, que é a observação, monitoramento e análise da audiência sobre um tema, um grupo de interesse ou uma marca. O objetivo é mostrar como o profissional dessa área utiliza essa "escuta social" para coletar informações, analisar dados, prever e controlar crises e gerar insights relacionados à audiência de uma marca/empresa. Tudo isso de forma clara e muito objetiva, tendo como principal público-alvo os estudantes de comunicação que se interessam pelo meio digital e seus resultados analíticos e desejam iniciar carreira como Analista de Monitoramento e Métricas.

Oficineira: Melissa Alves (Agência Storica Media/Brasília)

Currículo: Graduada em Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo - pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Melissa fez carreira como Analista de Business Intelligence e Data Analysis em grandes agências de publicidade de Brasília e atualmente é Coordenadora de Estratégia Digital na Storica Media, liderando as áreas de Planejamento Estratégico, Mídia de Performance, Monitoramento e Métricas de Redes Sociais (social listening), Inteligência de Dados e Insights. No decorrer da sua trajetória, Melissa já atendeu clientes diversos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Conselho Federal de Medicina (CFM), Agência Nacional de Águas (ANA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Sebrae Nacional, Ministério da Justiça, entre outros.

 

Oficina 8 - Me formando, e agora? Estratégias para planejar e definir uma carreira de sucesso na área da Comunicação.

Data: 23/11/2021

Horário: 14h às 16h

Ementa: * O que é uma carreira? * Tipos de carreira * As principais decisões profissionais de um universitário * Os erros mais comuns na carreira de um universitário * Planejamento de carreira * Estruturando um plano de carreira.

Oficineira: Anália Cristina Barbosa de Lima (Vínculos - consultoria em Comunicação e Marketing Digital)

Currículo: Jornalista com atuação em Comunicação Organizacional Integrada, Processos de Treinamento e Desenvolvimento e Jornalismo especializado. Possui experiência de 15 anos na área de Comunicação. Especialista em Divulgação e Jornalismo Científico e em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. É Orientadora de Carreira pelo Instituto Maurício Sampaio. Integra a Assessoria de Comunicação do MPF no Amazonas.

 

Oficina 9 -  A TV por fora e por dentro - da ideia à realização

Data: 23/11/2021

Horário: 14h às 16h

Ementa: Já pensou em trabalhar na televisão? É partindo dessa pergunta que surge muito mais que uma provocação: surge também uma verdadeira máquina repleta de profissionais e profissões muito mais curiosas do que nossa imaginação pode alcançar. Artistas? Sim, claro! Jornalistas? Também... Engenheiros, advogados, analistas, administradores, pedagogos, arquitetos, psicólogos, entre muitos outros especialistas. Um verdadeiro ecossistema de infinitas habilidades e campos de saber. A partir do olhar artístico, mergulharemos na estrutura complexa e apaixonante do mundo do entretenimento. Conheceremos os processos e as técnicas usadas para converter ideias em histórias, capazes de surpreender, emocionar, provocar questionamentos, divertir. Conversaremos sobre a função-chave do assistente de direção na missão de realizar e materializar a criação. Transformando realidades, palavras dão espaço à cenas capazes de dialogar com a sociedade, ora reafirmando, ora subvertendo estereótipos.

Oficineiro: Felipe Herzog

Currículo: Ator e diretor graduado no curso de Artes cênicas – Direção Teatral (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Cursou produção, cinema documental e cinema cômico na Escuela Nacional Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC - Argentina). Em Madri cursou Roteiro e Direção audiovisual (Foro de Creadores). Carnavalesco da GRES União do Parque Curicica em 2012 – criador do enredo e diretor geral do projeto. Codirigiu e fez a preparação de elenco do filme Inocentes - no Festival do Rio 2017. Atualmente finalizando o curta-metragem "A alma das coisas".

 

Oficina 10 - Técnicas de Redação para TV e as mudanças no modo de fazer jornalismo.

Data: 23/11

Horário: das 9h às 11h

Ementa: a rapidez na divulgação dos acontecimentos, o imediatismo das coberturas, o jornalismo em “tempo real”. Com as tecnologias móveis cada vez mais acessíveis, os nossos celulares se transformam em “redações“. E as produções comunicacionais exigem novos procedimentos no fazer jornalístico de TV. Contudo, escrever para televisão vai além das técnicas de redação. Por isso, a oficina consiste em abordar normas que norteiam o texto para telejornalismo. Como transformar um assunto factual em uma notícia com um pouco mais de 01 minuto, sem deixar informações relevantes de fora da matéria? Você vai entender a importância de um “tripé” ao fazer o desdobramento da pauta e realizar a construção do texto. Além do começo, meio e fim seguindo uma sequência lógica, três ingredientes são fundamentais no texto jornalístico para Tv: a imagem, a veracidade da informação e a emoção.

Oficineira: Profa. Me. Carla M. Castello Branco

Currículo: Doutoranda em Comunicação e Linguagem UTP- Universidade Tuiuti do Paraná. Mestra em Educação pela PUCPR, professora de graduação e pós-graduação do Amazonas e Paraná , membro do INCOM-Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais, especialista em Comunicação Organizacional, autoras de artigos e livros sobre comunicação e educação.

 

Oficina 11 - Noções para produzir vídeos com smartphones.

Data: 22/11

Horário: das 14h às 17h

Ementa: Noções para produzir vídeos com smartphones - Organizando as ideias; - Enquadramentos e movimentos de câmera - Como segurar e enquadrar? - 3, 2, 1... gravando! - Imagens de apoio, gravações de entrevistas e vídeo selfie - Noções de edição / programas e apps - Publicando e divulgando - Cases

Oficineiro: Prof. Rômulo Assunção Araújo

Currículo: É jornalista (UniNorte) e professor de jornalismo com especialização em Comunicação e Multimídia (Fucapi) e em Divulgação e Jornalismo Científico na Amazônia (Fiocruz) e Mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). - Tem experiências práticas e acadêmicas em rádio, videorreportagem e assessoria de imprensa e comunicação, com passagens pela Tv Cultura do AM, Rádio Rio Mar, Fapeam, Grupo Diário do Amazonas (Portal D24am e jornais Dez Minutos e Diário), Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus, UniNorte e Fametro, como professor de Jornalismo em disciplinas como Radiojornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo Digital.