A multiplicação de sistema de produção distribuição e consumo audiovisual acelerou o desenvolvimento de narrativas complexas e inseridas dentro de projetos transmídia. A pressão e a competitividade dos serviços de streaming provocou um boom na produção de oferta de novos conteúdos. O isolamento provocado pela pandemia aumentou a demanda e a assistência destes conteúdos. Como se configuram hoje estes deslocamentos induzidos pela tecnologia e animados pelo uma audiência que escolhe, participa e faz crítica em tempo real? O que é essa TV Complexa e Transmídia?

 

JOÃO CARLOS MASSAROLO - cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames e Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado, entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia.

Moderador: Alexandre Kieling (UCB): Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em cinema e TV (2000) mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolveu uma pesquisa sobre interatividade na TV, tendo feito estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle Paris 3 , na França, sob a orientação do Professor François Jost. É professor do Programa de Mestrado em Comunicação e da Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência em produção e gestão de realização audiovisual, especialmente em televisão. Atua e pesquisa com ênfase nos seguintes temas: digitalização das mídias, TV digital, televisão brasileira, interatividade, narratologia, conteúdos audiovisuais, conteúdos digitais. Coordena o Grupo de Pesquisa que estuda os conteúdos Digitais e Interativos.

 

 

Compartilhe!