Ana Lúcia Silva Souza

UFBA

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2009), graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Letras Vernáculas e integra quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Tem estudos e projetos na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de Língua Materna, estudos dos letramentos e relações raciais. É autora, entre outras publicações da obra Letramentos de Reexistência - Poesia, Grafite, Música, Dança - Hip-Hop - Editora Parábola. http://lattes.cnpq.br/0577339880511953

Antonia Dilamar Araújo

UECE

Possui doutorado em Letras (Língua Inglesa, área de concentração Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente na mesma universidade (1983). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1976). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Liverpool (1993). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento com o Dr. Charles Bazerman, na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB) no período de 2006-2007. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (2004-2006). Atualmente é professora Titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de língua inglesa, escrita acadêmica e gêneros textuais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa LEV - Leitura e escrita: Do verbal ao Visual, cadastrado no diretório do CNPq. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise de gênero textuais/discursivos, avaliação de materiais didáticos impressos e online e multimodalidade. http://lattes.cnpq.br/0138358532764603

Antonio Carlos dos Santos Xavier

UFPE

Professor Titular-Livre de Linguística no Departamento de Letras da UFPE. Pós-Doutor em Hipertexto e Retórica Digital (2012) pela Universidade de Paris-VIII, França; Doutor em Linguística (2002) pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Atua nas áreas de Linguagem-Educação-Tecnologias, Semântica, Pragmática, Linguística de Texto e Epistemologia. Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado. Investiga temas: Leitura em Hipertextos, Tecnologia Digital, Aprendizagem, Multiletramentos, Retórica e Cultura Digitais e Formação Docente. Fundou e presidiu a Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte). Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), é Pesquisador-Chefe do Grupo de Pesquisa Nehte (www.ufpe.br/nehte), Criador e Editor Master da Hipertextus Revista Digital (www.hipertextus.net ), Curador do Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação e Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias e Membro de diversos Conselhos editoriais de periódicos acadêmicos no Brasil, na Franca e em Portugal. É autor de artigos científicos, de opinião e de livros como: Retórica Digital (grátis para dowload), A Era do Hipertexto: linguagem e tecnologia (Edufpe), Hipertexto & Cibercultura (Editora Rêspel), Hipertexto e gêneros digitais (com Luiz Antonio Marcuschi - Editora Cortez), Conversas com linguistas (Parábola Editorial), Como se faz um texto (Editora Rêspel), Como fazer e apresentar trabalhos acadêmicos em eventos científicos (Editora Rêspel), entre outros. http://lattes.cnpq.br/7621453362859742

Aurea Zavam

UFC

Graduada em Letras (Licenciatura Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), especialista em Leitura e Escrita (1994), Mestre (1998), Doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC. Coordena o grupo de pesquisa Tradice (UFC) e participa dos grupos de pesquisa Protexto (UFC) e Praetece (Uece). Coordenadora regional, no Ceará, do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, em interface com Linguística Histórica e Linguística de Texto, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições discursivas; análise de gêneros; leitura, escrita, análise linguística e ensino; formação de professores. Atualmente é coordenadora do ProfLetras-UFC. http://lattes.cnpq.br/9339069550299151

Claudiana Nogueira de Alencar

UECE

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós-doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham-UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Coordena o Programa "Viva a Palavra: circuito de linguagem, paz e resistência da juventude negra da periferia de Fortaleza (MEC/PROEXT/ 2015). Pesquisa as performances, gramáticas culturais e jogos de linguagem na arte e na cultura de coletivos culturais juvenis da periferia, por meio das práticas dos saraus, das mediações de leitura, das vivências cenopoéticas, das bibliotecas livres e da escrita de mulheres na literatura marginal-periférica, com ênfase nas práticas de reexistência feminina das poetas negras da periferia. Publicou o livro "Linguagem e medo da morte: uma introdução à Linguística Integracionista" (2009) pela EdUECE e Nova Pragmática: modos de fazer (2014), organização em co-autoria pela Cortez. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa "Pragmática Cultural e Estudos Críticos da Linguagem". Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos em Educação Popular, Pedagogia Crítica e Decolonial, Aprendizagem Cooperativa e Letramentos Literários de Reexistência, na linha de pesquisa "Trabalho, Educação e Movimentos Sociais". Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT "Práticas Identitárias em Linguística Aplicada", da ANPOLL (2012- 2014) e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (2014-2016). Atualmente é presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil-ALAB (Gestão 2020-2021- Fortalecer e Mobilizar). http://lattes.cnpq.br/5612560998826098

Doris Cristina Vicente Da Silva Matos (MODERADORA)

UFS

Possui Doutorado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014), com período de Doutorado Sandwich na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madri/ Espanha, sendo bolsista CAPES. Mestrado em Letras (Linguistica Aplicada ao Ensino/ Aprendizagem de Espanhol LE) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura (2004) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduação em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (2003). É professora associada da Universidade Federal de Sergipe e atua na graduação do Departamento de Letras Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS). Atualmente é subchefe do Departamento de Letras Estrangeiras, Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol de 2016 a 2019, coordenadora adjunta de Língua Espanhola do PNLD 2017 e avaliadora de Língua Espanhola do PNLD 2018. Foi presidenta da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH - (biênio 2016-2018) e é presidenta do Conselho Consultivo da ABH (biênio 2018-2020). Lidera o Grupo de Pesquisa "DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos" da UFS e também participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa "PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano" da UFBA. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, focando os seguintes temas: formação intercultural de professores de línguas, decolonialidade, identidades socioculturais e materiais didáticos. https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1654781

Eduardo Calil de Oliveira

UFAL

Since 1989, in the beginning of his professional life as a literacy teacher, Eduardo Calil has focused on the study of collaborative writing processes in the elementary school context. In his master s dissertation (University of São Paulo, 1991), he analyzed the notion of Zone of Proximal Development (Vygotsky) during teaching and learning situations of the basic alphabetic system involving his own 6-year-old students. Calil s doctoral thesis (Authorship: the child and the writing of invented stories) was published in 1998. With this work, he inaugurated the Brazilian studies on authorship and text creation by newly literate students, electing the collaborative writing process as his scientific object, in an ecological context and in real-time, recorded on film. Valuing the action and product of the writing process from both the cultural and investigative standpoints, Calil mobilizes concepts deriving from Textual Genetics, Enunciation Linguistics, Cognitive Psychology and the Teaching of Writing to interpret the complexity of the multimodal aspects (interactional, graphic, spatial, temporal and gestural, recorded audiovisually) involved in paired writing under didactic and curricular guidance. Teacher training and the development of teaching materials geared for school literacy and the teaching of Portuguese language in the early grades of Elementary School are also part of this researcher?s activities. In addition to the courses he teaches (since 1995) as a professor of writing and literacy (Federal University of Alagoas). Calil took his first postdoctoral internship (2004, supported by CAPES) at the Institut des Textes et Manuscrits Modernes. In addition to having published articles in French, his book Listening to the Invisible: Writing and Poetry in the Classroom (Unesp/Funart, 2009) was his most important publication of this period. His second post-doctoral internship (supported by CNPq) was taken in 2010 at the Laboratory Modèles, Dynamiques, Corpus (MODYCO, Université Paris Ouest Nanterre La Défense). In 2011 he worked as a guest professor invited by the Laboratory École, Mutations, Apprentissages (Université Cergy-Pontoise). In 2010, he also founded the Laboratory of School Manuscript. With French researcher Catherine Boré, organized and published the book L école, l écriture et la création: Études franco-brésiliennes (L Harmattan-Academia, 2013). Calil was also a scholar and visiting professor at the Harvard Graduate School of Education with the support of the Fulbright Visiting Scholar Program (2014). Currently, he coordinates the InterWriting Project. This project is developed in collaboration with Luisa Álvares Pereira and her team (University of Aveiro). Among his most important contributions to the field of study on writing processes is the Ramos System (a method for multimodal capture writing process by two students in time and in real space in the classroom). http://lattes.cnpq.br/6822339713125905

Elaine Maria Santos (MODERADORA)

UFS

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2005), pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe e doutora em Educação pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Sergipe, membro do NEC - Núcleo de Estudos de Cultura da UFS, vinculado ao CLEPUL, e coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFS. De setembro a dezembro de 2018, atuou como Professora Visitante (Visiting Scholar/ Junior Faculty Member) da University of New York, EUA, desenvolvendo atividades de pesquisa, com bolsa da Fulbright, no Department of Teaching and Learning / Steinhardt School of Culture, Education, and Human Development, sob supervisão da Profa. Dra. Shondel Nero. Tem experiência na área de Língua Inglesa, com ênfase em Linguística Aplicada, Formação de Professores, História da Educação e Linguística Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Língua Inglesa, Ensino de Línguas, Gramáticas em Língua Inglesa e História do Ensino das Línguas. http://lattes.cnpq.br/9601220413951706

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (MODERADORA)

UFC

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora associado III da Universidade Federal do Ceará. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística, o MINTER/UFC/UFMA e o Mestrado Profissional em Letras/UFC. Foi membro do Conselho gestor do PROFLETRAS, representando a região Nordeste. Coordenou a formação de professores de Língua materna do PROJOVEM Urbano em 2009 e deu assessoria à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza em 2011, na produção das Diretrizes Curriculares e em 2018 para a construção do Documento Curricular de Referência do Ceará. Atuou na Université de Bordeaux Montaigne como professora convidada. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Coordena o Curso de Português Língua Estrangeira. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa e Membro do grupo gestor da Associação Internacional de Língua Portuguesa. http://lattes.cnpq.br/8481500214152887

Fabio Alexandre Silva Bezerra

UFPB

Professor Adjunto no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFPB). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal da Paraíba (2003), Mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e PhD em Linguística pela University of Sydney (2013). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Inglesa, desenvolvendo atividades com fundamentação teórica na Linguística Sistêmico-Funcional, na Análise Crítica do Discurso, nos estudos em Multimodalidade e Multiletramentos, na Semiótica Social, nos Estudos de Gênero (Gender) e Sexualidade, e nos Estudos Culturais. http://lattes.cnpq.br/2658982050582888

Fábio Marques de Sousa

UEPB

As palavras e as manifestações artísticas sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e a minha formação profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, hoje, licenciado em Letras (Português, Inglês, Espanhol e suas literaturas) e Pedagogia, atuo como professor no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e como colaborador nos programas de pós-graduação em Linguagem e Ensino (UFCG) e Educação Contemporânea (UFPE). Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN, do Observatório do Discurso da Política Externa Brasileira e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB) e, ainda, membro do grupo Literatura, História e Imprensa (UFMA). A atuação em Educação, Linguagem, Linguística Aplicada, Política Linguística e Integração Latino-americana tem aguçado o meu prazer em estudar as Relações Internacionais e conhecer povos, línguas e culturas. http://lattes.cnpq.br/1753039621977042

Fatiha Dechicha Parahyba (MODERADORA)

UFPE

Possui graduação em Letras-Língua Inglesa pela Université d´Alger - Argélia (1974), M.Litt em Linguística pela University of Edinburgh - Escócia (1978) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba com estágio de doutoramento na Université de Genève - Suíça (2011). É Intérprete de Conferências desde 1988 e professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco desde 1995. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fonética e Fonologia Geral e de Língua Inglesa; Produção Textual em Língua Inglesa; letramento acadêmico e Tradução/Interpretação. É Editora Assistente de EUTOMIA-Revista de Literatura e Linguística. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na UFC como bolsista do programa PNPD/CAPES. http://lattes.cnpq.br/3006618581548481

Fernanda de Castro Modl (MODERADORA)

UESB

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Atualmente é prof. adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de línguas Português/ Inglês e Discurso e ensino. http://lattes.cnpq.br/5946276582937760

Francisco Cardoso Gomes de Matos

UFPE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1956), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1958), mestrado em Letras pela University of Michigan - Ann Arbor (1960) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Linguística Aplicada, Ensino de Inglês, Princípios da Linguística, Material didático. http://lattes.cnpq.br/8609003010667271

João da Silva Araújo Júnior

UFMA

Doutor em linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras/PGLETRAS, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP). Líder do grupo de pesquisa em Linguagem e Tecnologia (LINTEC). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Linguística aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas; avaliação e produção de materiais instrucionais de ensino de línguas; gêneros textuais digitais; gêneros textuais e hipertexto. Coordena os projetos de pesquisa "Tecnologias digitais e aprendizagem de línguas" e "O uso de aplicativos digitais na aprendizagem de línguas". http://lattes.cnpq.br/2130388359786108

José Ricardo Carvalho

UFS

Possui Pós-doutorado na área de Linguística de Texto e Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001), Especialização em Leitura e Produção de Texto (2000), Especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (1996), Graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2006) E Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1995). Desempenhou a função de Coordenador Geral de Sergipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC do Ministério da Educação (2011-2016). Atualmente é professor adjunto dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. Professor do curso de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) Itabaiana. Atua como coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos de Alfabetização, Discursos e Aprendizagens (GEADAS) desde 2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino da língua materna e pesquisa nos seguintes temas: alfabetização e o ensino da ortografia, pragmática, análise do discurso e produção textual. http://lattes.cnpq.br/0921730159084630

Júlio César Araújo

UFC

Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. For coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE. http://lattes.cnpq.br/3016042855685546

Júlio Neves Pereira

UFBA

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professor Doutor Adjunto III, da UFBA - Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem de língua, tecnologia e aprendizagem de leitura e escrita, multiletramento, multimodalidade, Gêneros multimidiático, formação de professor. Participa como pesquisador do Núcleo de Estudos das linguagens e suas Tecnologias (NELT). Atuou, até primeiro semestre de 2016, no Subprojeto PIBID - LETRAS/UFBA, como Coordenador de Área. Foi Coordenador do Colegiado de Letras Vernáculas até 2015. Até 2014, exerceu também o cargo de vice coordenador do Mestrado Profissional - PROFLETRAS. Foi Coordenador Institucional do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático (PNLD 2018). Atualmente, coordena o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Vem desenvolvendo pesquisas e atividades extensionistas voltadas para o ensino e aprendizagem de textos multimidiáticos. http://lattes.cnpq.br/3160239403657708

Juscelino Nascimento (MODERADOR)

UFPI

Doutor em Linguística (2019) pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graduado em Letras/Inglês (2010) pela UFPI e em Letras/Português-Espanhol (2013) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus. Atualmente, é Professor Adjunto da UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, onde é Coordenador do Curso de Letras/Português; Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), onde é Coordenador de Estágios do Curso de Letras/Inglês; e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E-mail para contato: juscelinosampa@hotmail.com http://lattes.cnpq.br/3532936503287691

Leidiane Tavares (MEDIADORA)

UNILAB

Docente do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), é doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciada em Letras Português-Literatura Vernácula pela mesma instituição. Líder do grupo ATMOS/Unilab - Grupo de Estudos Críticos em Discurso, dedica-se à investigação dos seguintes temas: narrativização, discurso autobiográfico, interação, redes sociais da web, representações sociais, gênero social, escrita acadêmica e autoria. http://lathtes.cnpq.br/0577339880511953

Lorena Borges (MODERADORA)

UFAL

Professora Adjunta na Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (2015-2018). Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2013-2015). Graduada em Letras (2011-2014), com habilitação em Língua Portuguesa, e em Comunicação Social (2002-2005), com habitação em Jornalismo, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Gênero e Linguagem, Estudos Feministas, desenvolvendo estudos paralelos nas áreas de Eco linguística e Imaginário. http://lattes.cnpq.br/6807925284266201

Lucineudo Machado Irineu

UECE

Doutor em Linguística pela UFC, onde também desenvolveu estágio de pós-doutorado. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Atua em Linguística Aplicada, desenvolvendo e orientando pesquisas em Análise do Discurso Crítica, mais especificamente sobre representações sociais em uma abordagem discursiva, com especial atenção para os processos de (re) produção de tais representações nos discursos midiático, autobiográfico, pedagógico e acadêmico. Suas pesquisas dialogam com os seguintes temas: discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, ideologias, práticas de letramento, invisibilidade e silenciamento discursivos, desconstrução de relações assimétricas de poder e decolonização do saber. Lidera o Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (UECE/CNPq). Preside a ONG Acalanto Fortaleza, grupo de apoio à adoção de crianças e adolescentes institucionalizados. http://lattes.cnpq.br/7709917335753934

Marcia Paraquett Fernandes

UFBA

Marcia Paraquett possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1970); Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977); Doutorado em Letras (Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2002), pela Universidade de Santiago do Chile (2015) e pela Universidade de Murcia/Espanha (2015). É professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, sendo também professora associada da Universidade Federal da Bahia. É autora de três livros; organizou uma revista e quatro livros, além de ter diversos artigos publicados em coletâneas e revistas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisa e orienta teses/dissertações sobre ensino/aprendizagem de línguas, formação de professores, interculturalidade e políticas de ensino de línguas, em particular referentes ao Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e líder do Grupo de Pesquisa PROELE: formação de professores e espanhol em contexto latino-americano, inscrito no CNPQ. http://lattes.cnpq.br/0816952548853040

Marcus Vinícius Freitas Mussi

UFCG

Possui Doutorado em Linguística pela UFPB, Mestrado em Linguística Aplicada pela UFRJ, Graduação em Letras Português/Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Graduação em Português/Inglês pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), além de cursos no exterior na área de ensino de línguas. Pesquisador associado ao grupos GEDEALL/UFAL, LIDAH/IFbaiano e GPADC/UECE. Atualmente, lotado no Centro de Formação de Professores (CFP) - UFCG. Tem interesse em pesquisa na área de linguística aplicada. http://lattes.cnpq.br/7411909677568084

Maria Auxiliadora Bezerra

UFCG

É licenciada em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (atual Universidade Estadual da Paraíba), tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Estudos Românicos, pela Université de Toulouse - le Mirail (França), ênfase em Sociolinguística e Dialetologia Românicas. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação em Letras e em Curso de Especialização. Faz parte do conselho editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA), da revista Entre palavras (UFC), da revista Leia Escola e Letras Raras (UFCG), entre outras. É membro da Coordenação Editorial da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (SP). Atua principalmente na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo trabalhos com os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura/escrita e ensino de texto, vocabulário, avaliação da aprendizagem. Têm orientado pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de curso de graduação e de especialização e estágios acadêmicos, tem participado de bancas examinadoras de monografias, dissertações e teses. Orientou e coorientou teses e dissertações. Em relação à produção acadêmica, tem publicado livros, capítulos de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais e em anais de eventos nacionais e internacionais. http://lattes.cnpq.br/8478129683261997

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira

UFRN

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba; mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PgEL (2005- 2009). Participa como organizadora dos livros Leitura, Escrita e Produção de Textos e Linguagem e Práticas Sociais. Publica regularmente em várias Revistas Científicas qualificadas e é membro do Conselho Editorial das Revistas Trabalhos em Linguística Aplicada, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Revista Língua, Linguística e Literatura, Estudos de Psicologia e da coleção Bakhtin o inclassificável (Mercado de Letras). Atua como professora e orientadora de mestrado e de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na área de concentração Linguística Aplicada. É líder do Grupo de Pesquisa, registrado no CNPq, Práticas Discursivas na Contemporaneidade. http://lattes.cnpq.br/2661324075394215

Maria da Penha Casado Alves (MEDIADORA)

UFRN

Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP sob a supervisão da Profa. Dra. Roxane Rojo. É Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na Pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e coordena nacionalmente o Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. É Líder do Grupo de Pesquisa "Práticas Discursivas na Contemporaneidade" e pesquisadora do GED da UNESP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino de Língua Portuguesa, leitura, escrita, gêneros discursivos, enunciados estéticos, Frida Kahlo, tendo como referência os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin. http://lattes.cnpq.br/7377731555637172

Maria do Socorro Oliveira

UFRN

Doutora em Estudos da Linguagem (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), realizou estágio de doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, no período de 01 de abril de 2015 a 31 de janeiro de 2016. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), Especialista em Linguística Aplicada (UERN), Tecnologias na Educação (PUC-Rio) e Educação a Distância (UFPR), Graduada em Letras (UERN). Leciona a disciplina Leitura e Produção Textual na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte-FCRN. Atua principalmente nas seguintes áreas: Texto, Leitura, Linguística de texto, Discurso, Análise Textual dos Discursos, Enunciação. http://lattes.cnpq.br/2466431637840602

Marília Varella Bezerra de Faria

UFRN

Possui graduação em Letras - Habilitação Inglês e Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e pós-doutorado na área da Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2013/2014). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como também, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa/CNPq "Práticas Discursivas na Contemporaneidade", tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: discurso, identidade, crenças, língua inglesa, literaturas inglesas e cultura. http://lattes.cnpq.br/9374738955386775

Monica Fontenelle Carneiro

UFMA

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Língua Inglesa e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Estrangeira também pela UFMA, Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Linguística e Pós-Doutora em Linguística também pela UFC. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) do Campus de São Luís e do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) do Campus de Bacabal, assim como professora colaboradora do PPGDIR - Programa de Pós-Graduação em Direito, todos da UFMA. Professora do Departamento de Letras da UFMA, com experiência nas áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada, tendo especial interesse em Linguística Cognitiva, Psicolinguística, Lingua(gem), Metáfora, Discurso e Ensino/Aprendizagem de Línguas. Participa, como pesquisadora, dos Grupos de Estudos e Pesquisas GELP-COLIN/UFC e GEPLA/UFC, e lidera suas unidades em São Luís/ MA: GELP-COLIN/UFMA e GEPLA/UFMA. Participa ainda, como pesquisadora líder da equipe brasileira, do Projeto Internacional de Pesquisa Bibliography of Metaphor and Metonymy (METBIB), coordenado pelas Universidades de Córdoba e de La Rioja (Córdoba e La Rioja, Espanha), em parceria com a John Benjamins Publishing Company (Amsterdã, Holanda); e, também, como pesquisadora colaboradora, do Projeto Conceitualização da Metáfora Mãe-Terra por brasileiros e falantes de outras línguas: um estudo comparativo intercultural, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Universidade da California em Santa Cruz (EUA),Universidade de Umeå (Suécia), dentre outras, e pela Universidade Federal do Maranhão, assim como coordenadora dessa pesquisa no Maranhão. Realizou estágio no Programa de Educação Continuada do Rhode Island College (EUA), como Professora Visitante, e participou do Curso de Ensino a Distância em Países em Desenvolvimento do International Extension College no Instituto de Educação da Universidade de Londres como bolsista do governo britânico. Participa, como autora de capítulos, das obras: (Per)Cursos (Inter)Disciplinares em Letras Vol. 1 (Pontes); Linguagem e Cognição (Insular); Gênero, ensino e formação de professores e Múltiplas facetas da língua(gem) (Ed. Mercado de Letras); Letras em foco: a linguagem sob diversos olhares, Estudos sobre linguagem: análises linguísticas, discursivas e literárias, Ensino de Línguas,: tecnologia, Interação e Interfaces, Ensino de Línguas:Interfaces e novas perspectivas, Identidade e discurso: uma perspectiva multidisciplinar, Discursos Linguísticos e Literários, Literatura e outros saberes, Ensino de línguas e discurso, Ensino de línguas e práticas discursivas (EDUFMA) e, como organizadora, das duas últimas. Coordena os Cursos de Letras/Inglês? CAESP/PARFOR em quatro municípios do interior maranhense. http://lattes.cnpq.br/6170689209803775

Raimunda Gomes de Carvalho Belini (MODERADORA)

IFPI

Pós-Doutora em Linguística - Universidade Federal do Piauí - UFPI (2020). Doutora em Linguística, Universidade Federal do Ceará? UFC (2014). Mestre em Estudos de Linguagem, Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português, Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2003). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí? IFPI (2011-) e Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Membro dos Grupos de Pesquisa LES/UFPI - Linguagem, Escola e Sociedade; e PROLETRAS/UFPI - Projeções em Pesquisas e Práticas de Leitura e Escrita. Desenvolvo pesquisas e estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa, com o olhar voltado para as práticas de leitura e de escrita, envolvendo as tecnologias digitais na perspectiva dos Multiletramentos e da Multimodalidade. http://lattes.cnpq.br/5925952445751076

Ricardo Nascimento Abreu

UFS

Possui graduação em Letras Português Inglês (2000) e em Direito (2013) pela Universidade Tiradentes, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2006), Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Sergipe (2016), Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2011). Professor do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de estudos da linguagem, com ênfase em História Social da Língua Portuguesa no Brasil, Políticas Linguísticas e Direitos linguísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: História Social da Língua Portuguesa no Brasil, Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos. Foi Chefe do Departamento de Letras Vernáculas (2017-2020), Vice-coordenador do Observatório Linguagem e Sociedade (UFS) e membro pesquisador dos grupos de pesquisa: GELINS (UFS), Epistemologia e Direito (UFS), Projeto para a História do Português Brasileiro de Sergipe - PHPB/SE e Políticas Linguísticas Críticas (UFSC).  http://lattes.cnpq.br/4003102112935098

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (MODERADORA)

UFAL

Professora de Graduação e Pós-graduação na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/Ufal), foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Pós-doutora no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFC) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora da Fale/Ufal, membro titular do Colegiado do PPGLL/Ufal, Coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) e secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Português/Letras) de 2015 a 2018 e Coordenadora do Idioma Sem Fronteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional de 2016 a 2018. De 2016 a 2018, compôs e coordenou as atividades do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da FALE dos cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Português e compôs o NDE do curso Ead Espanhol da Faculdade de Letras/Ufal. Foi coordenadora de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL de 2014 a 2018, vice-coordenadora de Extensão de 2009 a 2010 e coordenadora de Extensão da Faculdade de Letras de 2010 à 2014. Integra a Comissão Editorial das Revistas Leitura (PPGLL) e Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL) e é membro do Conselho Editorial da Revista Práticas de Linguagem (UFJF). Participante e vice-líder do Grupo de Estudos Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literatura (GEDEALL/UFAL) e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC), desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Línguas (materna, estrangeira e Libras) e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Estudos da subjetividade (identidade, ethos, self etc.), Produção Textual/discursiva em LM, LE e Libras e Formação Docente. http://lattes.cnpq.br/1312070903160476

Rita Maria Diniz Zozzoli

UFAL

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP. Atualmente é Associada 4 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua estrangeira e produção escrita. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. É líder, desde 1995, do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas", com sede na UFAL; pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle ? Paris 3. Efetuou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. A partir desse período, dedica-se, ainda, à pesquisa sobre a articulação de gêneros discursivos e de suportes em torno de um mesmo tema, numa perspectiva dialógica. Atualmente é professora aposentada e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) como voluntária. http://lattes.cnpq.br/4434022240410006

Rodrigo Camargo Aragão

UESC

Professor no Programa de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordena o grupo de pesquisa FORTE (UESC) e é pesquisador no LALINTEC (UFMG). Doutor em Linguística (UFMG), com estágio na Universidade de Sevilha. Residência de pós-doutorado na UFMG e na Universidade de Jyväskylä. Pesquisa linguagens, tecnologias e emoções em experiências de ensino e aprendizagem de línguas. Tem interesse em desdobramentos da cibernética e do pensamento sistêmico de Maturana para compreensão de inter-relações entre linguagem, cognição e cultura. Esteve cedido ao Instituto Anísio Teixeira como diretor de EAD do Estado da Bahia (2011-2014) e coordenou o GT de Linguagens e Tecnologias da ANPOLL (2014 a 2016). http://lattes.cnpq.br/1643952376890753

Rosemeire Selma Monteiro-Plantin

UFC

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Licenciada em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (1992). Tem experiência em Ensino de Português como Língua Materna e também como Estrangeira (PLE), com ênfase no processo de Internacionalização da Língua Portuguesa. Foi professora-leitora (2005-2007) de língua portuguesa e de cultura brasileira, na Universidade Stendhal, em Grenoble (França). Iniciou suas pesquisas em Fraseologia Teórica e Aplicada na Universidade de Granada, na Espanha (tendo sido bolsista da Fundação Carolina em 2007). Foi bolsista CAPES de estágio pós-doutoral (2011-2012), na Universidade Paris 13, na França, atuando no Laboratório LDI (Lexiques, Dictionnaires, Informatique), no qual pesquisou as principais contribuições dos estudos fraseológicos para o ensino de línguas, para a tradução e para a elaboração de dicionários linguístico-culturais. Eleita em novembro de 2013 Vice Presidente da Associação Brasileira de Fraseologia. Diretora do Observatório das Ciências da Linguagem (Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará). Autora do primeiro Manual de Fraseologia dedicado ao ensino de língua materna publicado no Brasil - Fraseologia - Era uma vez um Patinho Feio no ensino de língua materna. http://lattes.cnpq.br/2354889512183706

Samuel de Carvalho Lima (MODERADOR)

IFRN

Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua no ensino de inglês em cursos técnicos de nível médio, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). É um dos líderes do GEL - Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas (IFRN). Temas de interesse: ensino de línguas, teoria sociocultural, multiletramentos e autonomia da aprendizagem. http://lattes.cnpq.br/3773118523077604

Simone Assumpção (MODERADORA)

UFBA

Professora Associada I do Instituto de Letras da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Ministra as disciplinas Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos na graduação e a disciplina Alfabetização e Letramento no PROFLETRAS (Programa Mestrado Profissional em Letras). Foi coordenadora do Subprojeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Língua Portuguesa (de 2011 a 2016 e posteriormente de 2017 a 2018) e integrou a CAP (Comissão de Acompanhamento do PIBID) na condição de representante (eleita por seus pares) dos coordenadores de área do Pibid UFBA (2014 a 2015), período em que colaborou para a formulação do Regimento Interno do Programa na Universidade. Integrou o grupo de professores que implementou o Programa Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) no Instituto de Letras da UFBA em 2013. O livro intitulado Redes de Aprendizagens entre Universidade e Escola, organizado em parceria com o colega Henrique Freitas, está em etapa de finalização da capa e será publicado pela EDUFBA no início de 2019. Além disso, é integrante do conselho editorial da Revista Textura (ULBRA RS), para a qual colabora também como parecerista. É parecerista ad hoc da Revista Texto Digital (UFSC), da Revista FronteiraZ (PUC SP) e Estudos Linguísticos e Literários (UFBA). http://lattes.cnpq.br/8732647932765010

Socorro Claúdia Tavares de Sousa

UFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa (DLLP) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas nas áreas de Lingüística de Texto e Política e Planejamento Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). http://lattes.cnpq.br/2566077699127689

Valéria Severina Gomes

UFRPE

Possui pós-doutorado em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência em Linguística de Texto, Linguística Aplicada, Linguística Sócio-histórica e Tradições Discursivas. Consultora Ad Hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe-FAPITEC/SE; vice-líder do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq TRADICE (Tradições Discursivas do Ceará); Coordenadora Regional, em Pernambuco, do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), no período de 2008-2018, atualmente integra a equipe como pesquisadora. Também atua como pesquisadora no Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LEDOC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Unidade Acadêmica de Serra Talhada). Presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste - GELNE, no biênio 2014-2016 e vice-presidente no biênio 2016-2018. Professora colaboradora da Escola de Conselhos de Pernambuco, Programa de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora colaboradora do ProfLetras da Universidade de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. http://lattes.cnpq.br/8893406062883304

Vanderlei Zacchi

UFS

Tem doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP e pós-doutorado em Estudos Literários pela UFMG. É professor do Departamento de Letras Estrangeiras e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. É também pesquisador adjunto do Centre for Globalization and Cultural Studies da Universidade de Manitoba, no Canadá, e foi coordenador do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL no biênio 2014-2016. Tem livros publicados tais como A enxada e a caneta (Humanitas, 2016 - como autor), Letramentos e mídias (Edufal, 2015 - como organizador) e quem canta o Estado-nação? de Judith Butler e Gayatri Spivak (Editora UnB, 2018 - como tradutor). http://lattes.cnpq.br/4371391097248165