Carmem Beatriz Neufeld

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP da Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP da Universidade de São Paulo - USP, onde atua na área da Terapia Cognitivo-Comportamental e na área de Psicopatologia da infância e da adolescência. Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha, Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Livre-Docência em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia do Departamento de Psicologia da mesma Universidade onde fundou e coordena o Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental - LaPICC. É Professora Convidada Permanente do Máster e Doctorado en Psicologia da Universidad de La Laguna na Espanha e do Doctorado en Desarollo Saludable da Universidad Autonoma del Estado de Hidalgo no Mexico. É Bolsista Produtividade do CNPq. É Presidente reeleita da Federação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais (ALAPCCO) - Gestão 2019-2022/ 2022-2025. É Presidente-fundadora da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências - AESBE - Gestão 2020-2023. Foi presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) - Gestão 2011/2013, reeleita para Gestão 2013/2015. É representante do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) - Gestão 2023-2025.

Cristiano Nabuco

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo com Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho - Portugal e Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fundou uma unidade pioneira na America Latina para o atendimento de pacientes Dependentes em Tecnologia, coordenando por duas décadas (2004-2023) desenvolvendo modelos de intervenção em psicoterapia (IPq/HCFMUSP). É presidente da Associação Matera: Sustentabilidade e Bem-Estar Digital; Coordenador do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas da PUC/PR. Atuou como Consultor Técnico junto ao Gov. Federal (2019-2022) junto ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para o Programa Reconecte; Consultor Técnico do Alto Comissariado dos Direitos Humanos | ONU - Genebra junto ao Projeto "Digitalização da Educação" (2022); Membro do Grupo de Trabalho da Secretaria de Politicas Digitais de Comunicação Social da Presidência da República / Gov. Federal (2024-atual) na elaboração de Guia para Uso Consciente das Telas e Dispositivos Digitais. Publicou 15 livros dentro e fora do Brasil, além de já ter colaborado diretamente na produção de mais de 1 mil matérias para a mídia leiga.

Damião Silva 

Universidade Federal Fluminense

É mestre em psicologia com ênfase em avaliação psicológica, graduado em psicologia pela Universidade São Francisco e graduado em pedagogia. Possui especialização em neuropsicologia, psicologia escolar e educacional, análise aplicada do comportamento e atendimento educacional especializado em altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista.  Doutorando em Ciências, Tecnologia e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense.
CEO do Instituto UnicaMente.

Isana Kaichi

Chiba University

Pesquisadora e terapeuta de TCC na Universidade de Chiba. Estudante de doutorado na Universidade de Osaka. Enfermeira psiquiátrica de saúde domiciliar. Envolvida na prática e pesquisa de programas de TCC para escolas japonesas.

Research fellow and CBT therapist at Chiba university. Doctoral student at Osaka University. Psychiatric home health nurse. Involved in the practice and research of CBT programs for Japanese schools.

Dra. Maria de Fátima Rato Padin

Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga Doutora em ciências pelo Departamento de psiquiatria UNIFESP, especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Graduada em TCC/USP, coorientadora do Departamento de Psiquiatria de pós graduação UNIFESP, Diretora da Clínica de saúde mental Gressus.

Motohisa Hirose

Chiba University

Professor assistente na Universidade de Chiba, farmacêutico, psicólogo público certificado.

"Trabalhei como farmacêutico em uma farmácia por mais de 15 anos. E acredito que os farmacêuticos podem desempenhar um papel importante no alívio de diversas preocupações dos pacientes através da orientação sobre medicamentos. Este é o tema do meu estudo e a razão pela qual estou aprendendo terapia cognitivo-comportamental. Além da pesquisa, fundei a empresa Mensupo para ajudar múltiplas profissões a aprender terapia cognitivo-comportamental."
 

Assistant professor at Chiba University, pharmacist, certified public psychologist.

"I have worked as a pharmacist in a pharmacy for more than 15 years. And I believe that pharmacists can play a role in relieving a variety of patients’ concerns through medication instruction. It is my theme of the study and the reason why I’m learning cognitive behavioral therapy. Addition to the research, I established the company, Mensupo, to help multiple professions learn cognitive-behavioral therapy."

Raquel Franck Barboza Lhullier

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga infanto-juvenil. Terapeuta Cognitivo Comportamental com formações internacionais em Mindfulness e Terapia Focada na Compaixão, além de mais de 20 anos de prática clínica. É envolvida com trabalhos que abrangem ambientes não clínicos com enfoque preventivo e de novas tomadas de consciência facilitando as comunicações entre gerações. Juntamente com a Dra. Tamara Russell (Inglaterra) coordena o trabalho intercultural “Qual a cor do seu dragão? Mindfulness entre gerações”. Proprietária da marca Qual a cor do seu Dragão?®? no Brasil. Escritora e professora convidada de cursos de especialização e na plataforma de meditação Insight Timer.

Rio Kamashita

Chiba University

Professora assistente de projetos na Universidade de Chiba. Professora assistente na Universidade Cosmopolita de Hiroshima. Ph.D. na Escola Graduada Unificada de Desenvolvimento Infantil, Universidade de Osaka. Envolvida em pesquisas sobre transtornos alimentares na Universidade de Chiba. Terapeuta ocupacional.

Project assistant professor at Chiba University. Assistant professor at Hiroshima Cosmopolitan University. Ph. D in United Graduate School of Child Development, Osaka University. Involved in research on eating disorders at Chiba University. Occupational Therapist.

Tomoko Kawasaki

Chiba University

Pesquisadora e terapeuta de TCC na Universidade de Chiba. Estudante de doutorado na Universidade de Osaka. Enfermeira de saúde pública. Psicóloga certificada. Envolvida na prática e pesquisa de programas de TCC para pais com filhos com TEA no Japão.

Research fellow and CBT therapist at Chiba university. Doctoral student at Osaka university. Public health nurse. Certified Psychologist. Involved in the practice and research of CBT programs for parents with ASD child in Japan.

Tsuchiya Ayako

Chiba University

Professora assistente de enfermagem na Universidade Internacional Josai. Pesquisadora no Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Mental Infantil da Universidade de Chiba. Estudante de doutorado na Universidade de Osaka. Envolvida em pesquisas sobre o estresse infantil e na colaboração com professores e professores de educação física para apoiar crianças com alto nível de estresse.

Assistant professor of nursing at Josai International University. Research fellow at Research Center for Child Mental Development, Chiba University. Doctoral student at Osaka University. Involved in the research investigating children's stress and cooperating with teachers and yogo-teacher to support high stress children.

Dra. Vera Figueiredo

Universidade Católica de Pelotas

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas/RS (UCPel). Especialista em Psicopedagogia do Ensino Superior pela UCPel. Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência pelo Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais (InTCC). Concursada pela Secretaria de Educação-RS, atuou até 2013 junto a 18º Coordenadoria Regional de Educação, como psicóloga, realizando avaliação psicológica junto ao Centro Integrado de Atendimento ao Educando (CIAE). Atualmente é professora do curso de graduação e pós-graduação da Universidade Católica de Pelotas. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validação de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas. Responsável pela pesquisa de adaptação transcultural do teste de inteligência WISC-III para o contexto brasileiro.

Yoshiyuki Hirano

Chiba University

CPP, DVM, PhD

Professor e Diretor Associado do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Mental Infantil, Universidade de Chiba
Professor do Centro de Terapia Cognitivo-Comportamental, Hospital da Universidade de Chiba
Professor e Vice-Decano da Escola Graduada Unificada de Desenvolvimento Infantil, Universidade de Osaka, Universidade de Kanazawa, Escola de Medicina da Universidade de Hamamatsu, Universidade de Chiba e Universidade de Fukui

Yoshiyuki Hirano é Professor e Diretor Associado do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Mental Infantil na Universidade de Chiba, Japão. Seu trabalho foca especialmente em neuroimagem em transtornos psiquiátricos. Além disso, seu principal interesse de pesquisa é a psicologia escolar, psicologia geral, epidemiologia e psicologia clínica.

 

Professor & Associate Director, Research Center for Child Mental Development, Chiba University
Professor, Cognitive Behavioral Therapy Center, Chiba University Hospital
Professor & Associate Dean, United Graduate School of Child Development, Osaka University, Kanazawa University, Hamamatsu University School of Medicine, Chiba University and University of Fukui.

Yoshiyuki Hirano is Professor and Associate Director of the Research Center for Child Mental Development, Chiba University, Japan. His work focuses especially on neuroimaging in psychiatric disorders. Also, his favorite research interest is school psychology, general psychology, epidemiology in addition to clinical psychology.

Yuko Isobe

Chiba University

Pesquisadora na Universidade de Chiba. Estudante de doutorado na Universidade de Osaka. Fisioterapeuta licenciada. Anteriormente envolvida em reabilitação pediátrica e pesquisa sobre doenças cardiovasculares. Atualmente, envolvida em pesquisas sobre transtorno obsessivo-compulsivo em crianças e adolescentes.

Research fellow at Chiba University. Doctoral student at Osaka University. Licensed physical therapist. Previously engaged in pediatric rehabilitation and research on cardiovascular diseases. Currently involved in research on obsessive-compulsive disorder in children and adolescents.