XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil / XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa

21 de setembro de 2016, 08h00 até 23 de setembro de 2016, 18h00

Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus, AM

Informações

Convidamos vossa senhoria para participar do XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil / XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa, que acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016, na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Esses encontros são organizados a cada dois anos, de forma rotativa, nas universidades públicas que oferecem o curso de graduação em Letras - Língua e Literatura Japonesa. Em Manaus, o curso de japonês surgiu em 2011. Portanto, é a primeira vez que o evento ocorre no Norte do país.

O tema do evento é: Tessituras: encontro dos povos no encontro das águas, sugerindo uma reflexão sobre o encontro de ideias, de culturas, de interação, de convergências de pesquisas científicas e da busca de novos conhecimentos. A programação será composta de conferências, painéis de discussão, sessões de comunicações, sessão de pôsteres, atividade cultural e oficina, entre outros.

A singularidade e a grandiosidade do intercâmbio de ideias em torno das relações línguisticas, literárias, sociais, ensino-aprendizagem, culturais entre Brasil e Japão acolhem os desdobramentos revelados nas mais diferentes formas de expressão científica, constituindo-se em verdadeiro convite a diferentes inscrições, de onde a repercussão de sua pesquisa em outros olhares.

O foco proposto para este XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa / XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016, está disposto em eixos temáticos, os quais pretendem acionar a reflexão em torno das seguintes questões:

LÍNGUA JAPONESA: TESSITURAS E CONVERGÊNCIAS – língua japonesa, perspectivas, complexidades linguísticas, aproximações teóricas implícitas ou explícitas, ensino-aprendizagem, mudanças pragmáticas da língua, de forma diacrônica;

TRADUÇÃO: INTENSIDADE E DENSIDADE – problemática enfrentada no âmbito linguístico, transcriação, fidelidade, intensidade, densidade e responsabilidade diante da escrita, o tradutor brasileiro;

LITERATURA JAPONESA: MAR DE FERTILIDADE – a obra, a comparação, a abordagem dos artifícios narrativos e a criação de sentidos, a subjetividade das coisas, o cenário caótico e a luz do florescer , a guerra com testemunhas, o antigo, o moderno e o contemporâneo;

IMIGRAÇÃO JAPONESA: LUGAR, CONDIÇÃO E REALIZAÇÃO SOCIAL – as diferentes composições culturais, que se desdobram em uma multiplicidade de outras expressões conforme as relações que se estabelecem a partir da mudança de espaço e de realidade social, o contexto da imigração na Amazônia.

CULTURA JAPONESA: MULTIPLICIDADE E CONTEMPORANEIDADE – identidade, artes japonesas, transfigurações culturais, tradição e influências, inovação, religião, costumes e cinema.

ENSINO: MÚLTIPLOS OLHARES – ensino e aprendizagem de Língua Japonesa, crenças, estratégias, processo cognitivo, interação entre sistemas, movimento do ensino de línguas e convergências.

ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAL: O BALANÇO DO BARCO – Economia do Brasil e do Japão, tratado de amizade, relações bilaterais e culturais.

Realização :

Universidade Federal do Amazonas
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras
Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa

Comissão organizadora da UFAM:
Prof. Cacio José Ferreira
Profa. Cristina Rosoga Sambuichi
Prof. Ernesto Sambuichi
Profa. Kaoru Tanaka de Lira Ferreira
Profa. Ruchia Uchigasaki
Prof. Wagner Barros Teixeira

Data do evento

21 de setembro de 2016, 08h00 até 23 de setembro de 2016, 18h00

Local do evento

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Avenida General Rodrigo Octávio, 6200

Coroado I, Manaus - Amazonas