TEORIA E PRÁTICA NAS PESQUISAS SOBRE DELIBERAÇÃO

Prof. Dr. Samuel Barros (UFRB)

Como estudar o que as pessoas falam na internet? Este curso propõem uma reflexão sobre os métodos da deliberação e da discussão pública em ambientes de sociabilidade online. Dessa forma, a ementa apresenta os seguintes pontos: 1. O que chamamos de deliberação online e de discussão política online? 2. Uma reconfiguração estrutural da esfera pública? Novos regimes de visibilidade e novos modos de discussão política. 3. Definindo a unidade de análise e amostragem. 4. Coleta e análise dos dados. 5. Porque precisamos de hipóteses e como testá-las. 6. Os critérios de avaliação e as especificidades de cada arena. 7. Os limites dos métodos e suas implicações para a formação do campo de estudos: as críticas necessárias. 8. Desafios metodológicos decorrentes dos fenômenos contemporâneos: a) novos regimes de circulação de informação política, b) como estudar as implicações das fake news para a democracia, c) os meios digitais de comunicação e a ascensão da extrema direita.

INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS EM R

Prof. Dr. Marcelo Alves dos Santos Junior (UFF)

Este curso apresenta uma introdução aos conceitos e procedimentos de replicabilidade e reprodutibilidade em pesquisa aplicada. A ementa conta com os seguintes pontos: Por que aprender uma linguagem de programação para analisar os dados? Os desafios do desenvolvimento de scripts analíticos. Capacidades e habilidades a serem adquiridas. Fundamentos de linguagem R. Introdução ao tidyverse. Visualização de dados e produção de relatórios. O conteúdo programático engloba: o que é o RStudio; configurando ambiente de trabalho; sintaxe de base; instalação de pacotes; processo analítico pelo Tidyverse; análise exploratória; visualização de dados; produção de relatórios.

POSSIBILIDADES E LIMITES DA COLETA DE DADOS DIGITAIS EM R

Prof. Dr. Marcelo Alves dos Santos Junior (UFF)

Este curso tem o objetivo de capacitar os alunos a desenvolverem na prática o processo analítico da web de dados pela linguagem R. Introdução a métodos de coleta de dados via API das plataformas de mídias sociais. Conjuntura dos dados digitais face à crise de credibilidade e fechamento das plataformas. Oferecer conhecimentos práticos de coleta de dados da web. O conteúdo envolve: métodos de Coleta de Dados, o que são APIs, a sistematização de planos de coleta, execução de rotinas de extração de dados de mídias sociais pelo R, Twitter, Youtube e Instagram.

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

Prof. Dra. Flávia Bozza Martins (UFPR)

O curso busca apresentar a pesquisadores conceitos básicos de estatística, que permitem melhor sistematização e maior potencial analítico aos dados estudados. Trata-se de uma porta de entrada para a estatística, sem que se exijam grandes habilidades matemáticas ou conhecimento prévio do software Excel. A escolha pelo Excel se dá pela versatilidade e seu uso intuitivo, que tornam o processo de aprendizagem mais fácil. O curso é destinado tanto a pesquisadores que não empregam estatísticas em sua pesquisa, mas desejam se aproximar da técnica, quanto a pesquisadores que já fazem uso e desejam reforçar conceitos. Os alunos sairão do curso capazes de realizar análises estatísticas básicas (estatísticas descritivas), visualizações gráficas e associação entre variáveis. O conteúdo programático se centrará especialmente em quatro aspectos: i) variáveis e tipos de dados, ii) estatísticas descritivas, iii) representações gráficas e iv) associações entre variáveis.

ANÁLISE DE CONTEÚDO

Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio (UFPR)

O objetivo do curso é introduzir os alunos à metodologia da análise de conteúdo quantitativa científica. Para tanto, serão apresentadas as principais regras para a elaboração de códigos e categorias de análise, incluindo a confecção de um livro de códigos adequado. Em seguida, serão divulgadas boas práticas para o treinamento dos codificadores. Por último, será abordada a importância do teste de confiabilidade entre codificadores e maneiras introdutórias de realiza-lo, conforme os padrões de exigência internacional. Neste escopo, o curso irá se debruçar de forma resumida sobre o pilar do caráter científico da técnica, abordando questões de replicabilidade, confiabilidade e validade.

ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS

Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervi (UFPR)

A importância das técnicas de análises em tempos de grandes volumes de dados. Introdução aos principais conjuntos analíticos de dados, seus objetivos, ganhos e limitações. Testes de associação em tabelas sumarizadoras de dados. Análise de dados categóricos. Análise de redes sociais online. Análise de conteúdo. Testes de correlação, path analysis e técnicas de análise espacial. Utilização de software de código aberto para análise de dados quantitativos. Rcommander, Iramuteq, NodeXL, Geoda e Gretl.

ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA A DADOS DE OPINIÃO PÚBLICA

Prof. Dr. Ednaldo Ribeiro (UEM)

O curso busca apresentar pontos fundamentais da análise de regressão linear e logística com o emprego da linguagem R de programação. O curso pretende apresentar técnicas multivariadas de análise aplicadas a dados derivados de pesquisas de opinião pública. Inicialmente são abordados modelos de regressão linear aplicados a escalas numéricas. Na sequência são apresentados modelos logísticos para variáveis dependentes qualitativas dicotômicas. As análises são conduzidas por meio de programação na linguagem R.

PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE SURVEY PARA PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO

Prof. Dr. Pedro Santos Mundim (UFG)

A ementa do curso apresenta os seguintes conteúdos: As questões metodológicas envolvidas na produção da pesquisa de opinião pública quantitativas. Avaliação e construção de desenho de pesquisa. A pesquisa de opinião pública como método das Ciências Sociais. Uso das pesquisas de survey para análise política. Aspectos cognitivos da construção do questionário e da entrevista do survey. Validade e confiabilidade dos indicadores. Tópicos sensíveis e uso de experimentos. Dessa forma, o curso tem por objetivo apresentar aos alunos as questões metodológicas, teóricas e técnicas que envolvem a construção e o uso de pesquisas de opinião.

FERRAMENTAS DE PESQUISA PARA ANÁLISE QUALITATIVA

Prof. Me. Jaqueline Buckstegge (IBPAD)

O curso tem como principais objetivos (i) nivelar conhecimentos básicos dentro das teorias e possibilidades metodológicas de análises léxicas e semânticas, (ii) apresentar das principais fontes de dados atuais, e (iii) habilitar os participantes na utilização das ferramentas IramuteQ (análise léxica) e RQDA (análise semântica, opção open source em linguagem R para softwares como MAXQDA, ATLAS.ti, NVivo, etc.). A ementa engloba os seguintes pontos: principais conceitos e aplicações metodológicas utilizando corpus textuais; unidades de análise próprias para ferramentas de processamento léxico e semântico; técnicas de análise e visualização; IramuteQ como software de análise léxica; RQDA como ferramenta para análise semântica.

GRUPO FOCAL

Profa. Dra. Carolina Almeida de Paula (DataIESP)

Os grupos focais – também conhecidos como grupos de discussão, entrevista coletiva, ou “quali” – estão inseridos na abordagem qualitativa e seriam, numa definição bem geral, a técnica de pesquisa em que os participantes conversam entre si, e não apenas respondem às inquietações do moderador/condutor do grupo. Em grupos focais são levantados e aprofundados pontos sobre um dado assunto, em que o objetivo final não é atingir o consenso, mas compreender a diversidade de opiniões e ângulos sobre uma temática estabelecida. Este é um curso para todos que pretendem conhecer um pouco mais sobre a técnica do grupo focal em seu componente prático e aplicado. Destina-se aos interessados em fazer uma pesquisa com grupos focais transmitindo, em caráter de oficina, os procedimentos elementares para a execução do mesmo, cobrirá desde a concepção do roteiro da pesquisa até a apresentação dos resultados. Interessa em especial aos estudantes e profissionais que desejam trabalhar com a técnica em pesquisas de opinião, eleitorais e de mercado, mas que ainda não tiveram a oportunidade de executá-la.

ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE PARA PESQUISA SOBRE COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL

Prof. Dr. Mario Riorda (ALICE/Universidad Austral)

1. Generación de matriz analítica para la comunicación gubernamental

2. Experiencias de investigaciones regionales a gran escala: Gobernauta en América Latina

3. Criterios para el abordaje metodológico en el estudio de crisis gubernamentales.