Carolina Almeida de Paula

DataIESP

Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Diretora Executiva do DataIESP. Coordenou o Iesp nas Eleições, plataforma multimídia de acompanhamento das eleições 2018. Atua como consultora da UNESCO. Foi coordenadora da área qualitativa em instituto de pesquisa de opinião e big data, atuando em diversas campanhas eleitorais e pesquisas de mercado. Realiza consultoria para desenho de pesquisa qualitativa, moderações e análises de grupos focais e entrevistas em profundidade. Oferece regularmente cursos de metodologia qualitativa. Possui experiência acadêmica e publicações sobre comportamento político, estudos Legislativos, eleições e comunicação política. É colunista mensal do IREE e esceve no blog Legis-Ativo do Estadão.

Ednaldo Ribeiro

UEM

Doutor em Sociologia pela UFPR. Professor de Ciência Política da UEM. Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2. 

Emerson Urizzi Cervi

UFPR

Professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj (2006). Possui estágio pós-doutoral em partidos e eleições na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais- Espanha (Flacso-es)/Universidad Salamanca com financiamento Capes na modalidade de bolsa de estudos para estágio sênior no exterior (2015-2016). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996). Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública – CPOP. 

Flávia Bozza Martins

UFPR

Flávia Bozza Martins é doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ. É professora substituta do Departamento de Ciência Política da UFPR e analista de dados da Revista Gênero e Número, publicação da área do jornalismo de dados, com foco em questões sobre gênero e raça.

Jaqueline Buckstegge

IBPAD

Jaqueline Buckstegge é Diretora de Pesquisa e Análise de Dados do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), mestre em Ciência Política pela UFPR e menção honrosa ANPOCS 2017 pela dissertação “A Construção do Voto: análise do processo decisório nas eleições presidenciais de 2014”, com análise de entrevistas em profundidade utilizando NVivo.

Marcelo Alves dos Santos Junior

UFF

Marcelo Alves dos Santos Junior é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. É professor convidado do MBA de Big Data e Inteligência de Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) e colaborador do Instituto Brasileiro de Análise de Dados (IBPAD). Pesquisa e desenvolve soluções de análise de dados na startup Vértice Inteligência e faz parte do Laboratório de Mídia, Democracia e Instituições Políticas - Lamide. Membro do projeto de Gestão Baseada em Evidências do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF. Publicou o livro #vaipracuba - A gênese das redes de direita no Facebook. Investiga temas relacionados à datificação da comunicação e do jornalismo, como a polarização da opinião pública, métodos digitais, poder das plataformas, circulação de conteúdos políticos nas mídias sociais, ciências sociais computacionais, analytics aplicado a eleições, desinformação e artificialização na internet. 

Mario Riorda

ALICE

Politólogo y activista de la comunicación política. Presidente de la Comisión de la Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE). Director de la Maestría en Comunicación Política de la Universidad Austral. Fue Decano en la Facultad de Ciencia Política y RRII de la Universidad Católica de Córdoba. Ha participado en más de 120 procesos electorales y asesorado a más de 80 gobiernos de todos los niveles en América Latina en cuestiones de estrategia y comunicación política. Especializado en gestión de crisis.

Es profesor de posgrado en numerosas universidades públicas y privadas de América Latina, España y EEUU. En los últimos años concentró su mayor actividad académica en la Universidad Austral (Argentina), The George Washington University (EEUU) e Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (España).

Autor y coautor de 15 libros. Sus últimas publicaciones: “Cambiando. El eterno comienzo de la Argentina”, “Comunicación Gubernamental en acción: narrativas presidenciales y mitos de gobierno”, “Gobernautas y ciudadanos: los gobernantes latinoamericanos y la gestión de redes sociales”, “Comunicación Gubernamental 360”, “"¡Ey, las ideologías existen!. Comunicación Política y Campañas Electorales en América Latina"; “La gestión del disenso: la comunicación gubernamental en problemas”; “Manual de Comunicación Política y Estrategias de Campaña: candidatos y electores en una nueva era”; "La Conquista del Poder: campañas y elecciones presidenciales en América Latina", “La Construcción del consenso, Gestión de la Comunicación Gubernamental”, entre otros.

Conductor y productor de la serie documental “En el nombre del Pueblo” realizada en 10 países de América Latina en coproducción con Jaque Content y Señal Colombia. Consultor del BID y director del Estudio “Gobernauta: el perfil de los gobernantes latinoamericanos en las redes sociales” realizado en las 61 áreas metropolitanas de más de un millón de habitantes en América Latina.

Pedro Santos Mundim

UFG

Professor Associado de Ciência Política da UFG. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (2010) e Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2004). Entre 2014 e 2015 foi Assessor Especial do Gabinete e Diretor da Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). Em 2009, foi Pesquisador Visitante do Roger Thayer Stone Center for Latin American Studies da Universidade de Tulane (EUA). Entre 2010 e 2011 foi pesquisador de Pós-Doutorado Júnior junto ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG. 

Rafael Cardoso Sampaio

UFPR

Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Colíder do grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Tem experiência nas áreas de Comunicação Política e Democracia Digital com ênfase em campanhas digitais, e-participação, deliberação e conversações on-line, governo aberto e orçamentos participativos digitais.

Samuel Barros

UFRB

Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Santo Amaro. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom-UFBA). Desenvolveu atividades de pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez estágio doutoral no Center for Civic Media do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Acompanha de perto, eventualmente como autor, o campo da deliberação online desde 2009. É co-organizador do livro “Deliberação Online no Brasil: entre iniciativas de democracia digital e redes sociais de conversação”, publicado pela EDUFBA nos formatos e-pub (2016) e impresso (2017).