A proposta de realização da primeira edição do Seminário Internacional Esportes, Mídias e Tecnologias se constituiu a partir do reconhecimento que o fenômeno esportivo tem sido estudado a partir de perspectivas sociais ou humanas no Brasil pelo menos desde os anos 1940, com a consolidação efetiva nos anos 1990, através, por exemplo, da criação de espaços institucionalizados para reflexão e debate, como grupos de pesquisa, conferências, periódicos especializados etc. Contudo, se vemos hoje uma certa maturidade nas pesquisas sobre o fenômeno esportivo em disciplinas das ciências humanas e sociais como Antropologia, História e Sociologia, na Comunicação, especificamente, o estado das coisas é ainda bastante incipiente.

Recentemente, vimos um certo crescimento de interesse e publicações na área de Comunicação e Esporte, motivados em alguma medida pela realização recente de megaeventos esportivos como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos de Verão no país, que impulsionaram pesquisadores de outras subáreas da Comunicação a pesquisarem esporte. Contudo, o campo é ainda dominado por uma agenda de pesquisa bastante limitada. Por exemplo, Fortes (2014) aponta que, entre 1999 e 2012, ao menos metade dos trabalhos apresentados no GP de Comunicação e Esporte do Congresso Nacional da Intercom tratavam de futebol, com forte presença de pesquisas sobre a seleção brasileira e a constituição de identidades nacionais.

Uma temática muito pouco explorada é a relação entre tecnologias (num sentido amplo) e o fenômeno esportivo. Este evento busca tanto se constituir como um novo espaço de reflexão na área da Comunicação e Esporte, quanto especificamente avançar na discussão das relações entre esportes, tecnologias e mídias em termos históricos e na contemporaneidade.