Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA! Confira as mesas e sessões temáticas!

Como acessar o evento

  • MESAS REDONDAS:
    Serão transmitidas pelo canal do Instituto das Cidades no YouTube:
    https://www.youtube.com/channel/UCHGw7g2-3WiMWHtVk8M_IVg
  • SESSÕES TEMÁTICAS:
    Serão realizadas via plataforma Google Meets.
    Os apresentadores de trabalhos e os ouvintes inscritos receberão os links das salas por email na segunda-feira, dia 04 de outubro (caso não chegue à sua caixa de entrada, verificar spam!).


Inscrições

    utras informações importantes

    • Consulte os trabalhos aceitos e seus horários de apresentação nas respectivas sessões temáticas na aba Programação.
    • Prazo para envio dos textos completos para publicação nos Cadernos de Estudos Urbanos estendido até 13 de outubro.
    • O envio dos textos não é obrigatório, mas é altamente recomendado, a fim de potencializar a interlocução viabilizada pelo evento por meio de nossa série de publicações. Os textos deverão ser confeccionados de acordo com este template. Os mesmos deverão ser encaminhados em Word, no formato .doc ou .docx, para o e-mail euiseminario@gmail.com, com o título "Texto para publicação".
    • Não há template para a apresentação oral dos trabalhos nas sessões temáticas. Elas acontecerão ao vivo, com tempo reservado para apresentações de 15 minutos, em média, por trabalho. Não serão aceitos vídeos gravados previamente. A presença de ao menos um dos autores é necessária para a apresentação do trabalho.

    Apresentação

    O Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (IC/Unifesp) tem o prazer de convidar para o Seminário Internacional Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade, a se realizar entre 4 e 8 de outubro de 2021, ao vivo e online.

    O evento busca estabelecer um espaço de interlocução para professores, pesquisadores, estudantes e todos os demais interessados nos diferentes aspectos dos estudos urbanos, em perspectiva interdisciplinar. A variedade e abundância dos temas pertinentes ao urbano conjugam-se, aqui, a abordagens e métodos também múltiplos, expressando a complexidade dessa área de estudos em conferências, mesas redondas, sessões temáticas e apresentações artísticas.

    O espectro temático do evento é amplo, recobrindo uma variedade de tópicos no âmbito dos estudos urbanos que contribuam para melhor compreender as trajetórias históricas e tendências presentes e futuras atinentes às cidades do Brasil e do mundo. Espera-se, a partir disso, estabelecer trocas qualificadas de experiências e criar novas redes de intercâmbio intelectual.

    A programação do evento é organizada segundo cinco áreas temáticas:

    • Cidade, democracia e educação
    • Cidades: Memórias, histórias, narrativas
    • Mobilidade em território das periferias urbanas
    • Periferias urbanas contemporâneas: Complexidades, contradições e lutas
    • Urbanização crítica: acumulação, conflito e luta política

    Todos os interessados estão convidados a submeter propostas para apresentação de comunicações orais, resultantes de projetos de pesquisa, ensino e/ou extensão, em andamento e concluídos, bem como relatos de experiências e práticas, até o dia 30 de junho de 2021 (submissões encerradas).

    (desenho do banner: Guilherme Moreira Petrella)

    Leia mais... →

    LOCAL DO EVENTO

    Evento online
    Link: https://www.youtube.com/channel/UCHGw7g2-3WiMWHtVk8M_IVg