Ana Paula Alves Ribeiro

UERJ

Cientista Social formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), com Mestrado em Ciências Sociais (UERJ, 2003) e Doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ, 2009). Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS (UFRRJ - Programa PNPD/CAPES, 2013-2015). Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Extensão Museu Afrodigital Rio de Janeiro (Decult/PR-3/UERJ), do Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre Cidades, Saúde e Educação (LEARCC - FEBF/UERJ & IFF/FIOCRUZ, com Danielle Ribeiro de Moraes), e integrante do Núcleo de Estudos afro-brasileiros - NEAB/UERJ.

Mariana Cavalcanti

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Instituto de Estudos Sociais e

É doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago (2007) e professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). É pesquisadora 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), e coordenadora do Grupo CASA: estudos sociais sobre moradia e cidade. Foi professora adjunta da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas entre 2008 e 2015, e co-fundadora da Associação Casa Fluminense. Realizou pesquisas como consultora do Banco Mundial em 2011 e 2013, e da Corcovado Arquitetura em convênio com o programa Morar Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro (2012). Dirigiu, com Thais Blank e Paulo Fontes, o documentário Favela Fabril (2012, 49’) e editou, com Bruno Carvalho e Vyjayanthi Rao, o livro Occupy All streets: Olympic urbanism and contested futures in Rio de Janeiro (New York: Terreform, 2016).

Veronica Gago

Universidad de Buenos Aires

Ativista feminista e professora na Universidad de Buenos Aires (UBA) e na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM). É também pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina. Integrante da Tinta Limón Ediciones.

Adriana Santiago Rosa Dantas

Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora em Educação na área de Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É integrante do grupo de pesquisa FOCUS - Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade, na Unicamp e do Centro de Estudos Periféricos do Instituto das Cidades/Campus Zona Lesta da Universidade Federal de São Paulo (ICZL/Unifesp)

Carolina Alvim de Oliveira Freitas

Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos Periféricos (CEP) do Instituto das Cidades /Campus Zona Leste (ICZL/Unifesp). Ativista e educadora popular. É autora do livro editado pela FAU-USP 'Mulheres e Periferias como fronteiras: o tempo-espaço das moradoras do Conjunto Habitacional José Bonifácio' (no prelo).

Marcello Nascimento de Jesus

Centro de Estudos Periféricos - CEP (ICZL/Unifesp)

Integrante da Okupação Cultural Coragem e militante da Cultura, atua desde 2004 em coletivos culturais, é professor de Geografia, especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela Unifesp e é licenciado em Geografia pelo IFSP.

Kaique Souza Costa

Aluno de Ciências Sociais - Campus Unifesp Guarulhos

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Drummond (2015). Atualmente é graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro do Centro de Estudos Periféricos (CEP). Bolsista no projeto Tardes na Leste - Arte e cultura no Campus Zona Leste. É morador da Cidade Tiradantes. Militante na juventude Fogo no Pavio e no Coletivo Raiz de Liberdade, no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e professor voluntário de Sociologia no Cursinho popular da Tia GÊ.

Carme Miralles Guasch

Departamento de Geografia e do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental (ICTA) da Universidade Au

Professora Catedrática do Departamento de Geografia e do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental (ICTA) da Universidade Autônoma de Barcelona. É professora em programas de doutorado e pós-graduação em diferentes universidades espanholas e estrangeiras. Dirigiu inúmeros projetos relacionados à mobilidade e transportes em áreas urbanas e metropolitanas. Entre 2004-2008 ela foi a diretora do Instituto de Estudos Regionais e Metropolitanos de Barcelona (IERMB). É coordenadora do Grup d’Estudis de Mobilitat, Transport i Territorials (GEMOTT).

Margarida Queirós

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa

Professora Associada do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa e pesquisadora no Centro de Estudos Geográficos, da Universidade de Lisboa. Foi também professora visitante na Universidade de Quebec, em Montreal, na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, na UNESP de Presidente Prudente (Brasil), na Universidade de Valência (Espanha) e na Universidade Pedagógica e Tecnológica de Bogotá (Colômbia). É diretora da revista Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia, desde 2016. É membra fundadora da Rede REGGSILA (Estudos de Geografia Ibero-Latino-Americana, Gênero e Sexualidade). É a representante nacional da RIDOT (Rede Ibero-americana de Observação Territorial). É reconhecida pela Comissão Portuguesa de Cidadania e Igualdade de Género (CIG) como referência para o público em estudos de género.

Silvana Zioni

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC

Professora Associada no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC, atua nos Bacharelados de Ciências e Humanidades e de Planejamento Territorial e, também, no programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, do qual atualmente é vice coordenadora. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Estruturas Espaciais Urbanas (USP) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Territorial e Urbano e Mobilidade e Transportes Urbanos. É membra do grupo de pesquisa-ensino-extensão rede mobilidade periferias.

Flávia Ulian

Faculdade de Transporte Terrestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec Tatuapé)

Doutora, mestre e graduada em Geografia (Universidade de São Paulo/USP). Atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Ensino Superior em Tecnologia em Transporte Terrestre da FATEC TATUAPÉ (Faculdade de Tecnologia do Tatuapé Victor Civita - Centro Paula Souza). Foi professora em alguns cursos de Bacharelado em Turismo e em Geografia. Linhas de Pesquisa: acessibilidade, impactos ambientais, mobilidade urbana, São Paulo, sustentabilidade. É membra do grupo de pesquisa-ensino-extensão rede mobilidade periferias.

Manuel Delgado

Departament d'Antropologia Social, Universitat de Barcelona. OACU, Observatori d'Antropologia del Co

Professor de antropologia urbana na Universitat de Barcelona. Trabalha com as apropriações coletivas do espaço público e as consequências sociais das transformações urbanas.  É autor dos livros Disoluciones urbanas (1991), El animal público (Premio Anagrama de Ensayo, 1999), Sociedades movedizas (2005), La ciudad mentirosa (2008), El espacio público como ideología (2011) y Ciudadanismo (2016).

Lucía Cavallero

Universidad de Buenos Aires

Socióloga e pesquisadora da Universidad de Buenos Aires e docente da Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina. É especialista em economia feminista, dívida e gênero e faz parte do Grupo para la Investigación e Intervención Feminista (GIIF). É coautora do livro Uma leitura feminista da dívida (2019, Ed. Criação Humana), traduzido para o inglês pela Pluto Press e para o italiano pela Ombre Corte.

Guilherme Moreira Petrella

Instituto das Cidades, Unifesp Zona Leste

Arquiteto e urbanista (2002), Mestre (2009) com a dissertação «Das fronteiras do conjunto ao Conjunto das fronteiras» e Doutor (2017) com a tese «A fronteira infernal da renovação urbana em São Paulo: região da Luz no século XXI» pela FAUUSP. Professor da Unifesp Zona Leste, Instituto das Cidades. Participa de grupos de pesquisa com a finalidade de contribuir com a crítica à economia política do espaço (indústria da construção civil, cotidianidade e urbano).

Viviane Trindade Borges

Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, Paris. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac/UDESC), atuando no curso de graduação em História e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UDESC e no Mestrado Profissional em História - ProfHistória. Coordenadora do programa de extensão Arquivos Marginais. Representante no Brasil da Red Iberoamericana de Historia de la Psiquíatria e membro da Rede Brasileira de História Pública. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desenvolve investigações sobre os seguintes temas: História das práticas e das experiências institucionais de confinamento/internamento, Biografia e sujeitos marginalizados, História Pública, Preservação do Patrimônio Cultural, em especial os Patrimônios Difíceis e o Patrimônio Prisional.

Edson Teles

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

É professor de filosofia política no curso de graduação em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordena o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp). Coordena o FiloPol - núcleo de filosofia e política (Unifesp/CNPq). Coordena o grupo de pesquisa do Diretório de Pesquisas do CNPq "Centro de Antropologia e Arqueologia Forense". É ativista da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura e das resistências aos modos autoritários de gestão da vida. Tem como caixa de ferramentas conceituais os pensamentos de Michel Foucault, Giorgio Agamben, Beatriz Nascimento, Achille Mbembe e Hannah Arendt, bem como nos saberes emergentes de lutas por uma vida digna. Seus principais temas de pesquisa são: violência de estado, lutas e movimentos sociais, ditadura, estado de exceção, democracia, militarização, memória, narrativa, regimes de subjetivação, produção do inimigo, governo por algoritmos.

Samantha Viz Quadrat

Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora associada de História da América Contemporânea da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) e no Núcleo de Pesquisa História e Ensino das Ditaduras (NUPHED). Tem experiência na área de História Latino-Americana, com ênfase nas últimas ditaduras, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, violência política, direitos humanos, lugares de memória e consciência, ensino de História, biografias e juventudes.

Solange Aparecida Cabrito de Amorim

Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Atualmente, é Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo,
membro do Coletivo Territorialidades e do Movimento Ocupa a Cidade. O Coletivo
Territorialidades articula mais de 30 escolas na discussão do direito à territorialização
do currículo escolar. Educadora periférica, formada em letras e pedagogia, com pós-
graduação em gestão escolar. Há 30 anos atuando na escola pública.

Ângela Massumi Katuta

Universidade Federal do Paraná

É educadora na Universidade Federal do Paraná/Litoral e trabalha com formação
inicial e continuada de professores das cidades, dos campos, das florestas e das
águas em uma perspectiva popular. Atua também com educação do campo, indígena
e quilombola, com cartografia social e escolar. Tem publicações na área de formação
de professores, currículo da educação básica, cartografia escolar e política
educacional. Está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPR.

Gilberto Cunha Franca

Universidade Federal de São Carlos

É geógrafo, professor do Curso de Geografia da UFSCar (Universidade Federal de
São Carlos), educador popular e ativista político. Atualmente realiza pós-doutorado no
Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Paulo
(PPGE/UNIFESP), onde desenvolve pesquisa sobre Educação e espaços coletivos no
Bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Trabalha em duas linhas de pesquisa: Espaços
comuns na metrópole de São Paulo e Território, educação e coletivos sociais. Foi um
dos fundadores da Rede Emancipa, lecionou em vários comunitários, acredita na
educação popular e na sabedoria que vem dos territórios periféricos e alternativos.