A tecnologia predomina cada vez mais no mundo todo e em todas as áreas. Há pouco o Brasil foi sede de um dos maiores eventos esportivos do mundo, as olimpíadas, que teve a tecnologia como aliada em todas as modalidades. Na indústria, os robôs fazem a maior parte do trabalho. Nas mãos das pessoas estão os smartphones: computadores de mão que servem de agenda pessoal, câmera fotográfica, filmadora, comunicador de texto, telefone celular e muitas outras coisas. As pessoas dependem da tecnologia. Na educação, porém, a pesquisa “TIC Educação 2012”, realizada pela CETIC (http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,so-2-dos-professores-usam-tecnologia-imp-,1035079), mostrou que apenas 2% dos professores da educação básica no Brasil utilizam a tecnologia para ensinar.

Este minicurso surge da necessidade de atualizar o ensino em relação à tecnologia, e vem trazer o Arduino como instrumento para o ensino de ciências. O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos (http://playground.arduino.cc/Portugues/HomePage)Diversos experimentos e atividades educativas em geral podem ser feitos com a plataforma, que permite infinitas adaptações.

É pretensão dos proponentes do minicurso apresentar uma breve introdução ao Arduino, iniciando pela descrição da plataforma e por rápida exposição sobre sua história. Na sequência, alguns projetos básicos serão desenvolvidos, com a possibilidade de alterações nos mesmos pelos participantes do minicurso. Na parte final, serão mostrados projetos avançados com o Arduino, no intuito de motivar a continuidade de seu estudo e uso pelos participantes.

Autores: Paulo Roberto de Andrade Cunha e Luciano Soares Mendes Junior

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