Paper information

14/04/2025 until 14/05/2025

Submissão de propostas de Comunicações Orais e Pôster

A Comissão organizadora do XXVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e do XV Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, informa que estão abertas as inscrições para que graduandos (as), pós-graduandos (as), professores (as) e demais pesquisadores apresentem oralmente resultados parciais ou finais de suas pesquisas científicas.

Poderão ser apresentados trabalhos acadêmicos de relevância no contexto dos temas do evento dentro das modalidades Comunicação Oral Individual e Pôster. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos como autor principal sendo: 2 (duas) comunicações orais ou 1 (uma) comunicação oral e 1 (um) pôster. Os (as) alunos (as) de graduação e mestrado poderão apresentar em coautoria com o (a) orientador (a), professor (a) ou pesquisador (a) responsável com titulação mínima de mestre.

Regras de submissão do resumo

Os resumos devem ser enviados através da aba Submissão de trabalhos do site oficial do evento: https://doity.com.br/gakkai2025/artigos

a) Em modalidade de apresentação, o (a) interessado (a) deverá selecionar se o trabalho será apresentado em pôster ou comunicação oral individual.

b) Em seguida, o (a) interessado (a) deverá selecionar a área temática na qual o seu trabalho se encaixa

c) No campo Título de trabalho, inserir o título e subtítulo do trabalho separados por dois pontos e escrito todo em caixa alta como no exemplo:

Ex: TÍTULO DE TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO.

d) No campo Palavras-chaves inserir cinco palavras chaves separadas por vírgula

e) No campo Resumo inserir o texto do resumo da apresentação. No Resumo não deve ser inserido informações que identifiquem o (a) autor (a). Esse texto será utilizado no caderno de resumos. O resumo deverá ter no mínimo 250 e no máximo 300 palavras. O texto não deve conter citações, notas de rodapé, logos, tabelas, figuras ou caracteres japoneses. O texto deve apresentar objetivo da pesquisa, os procedimentos metodológicos, pressupostos teóricos e possíveis resultados.

f) No campo nome do autor, inserir nome completo, na ordem de nome e sobrenome.

g) As apresentações dos trabalhos poderão ser em Português, Japonês, Inglês e/ou Espanhol.

Avaliação

a) Todos os resumos passarão pelos pareceristas indicados pelo comitê científico para a avaliação pelo sistema duplo cego. Serão avaliados:

  1. Relevância do tema
  2. Adequação ao eixo temático
  3. Clareza e objetividade do texto
  4. Objetivos condizentes com a proposta do trabalho
  5. Embasamento teórico e metodológico condizentes com a proposta de trabalho

6.  Apresentação de possíveis resultados

b) O resultado da avaliação do trabalho poderá ser:

  1. Aceito
  2. Aceito com restrições
  3. Não aceito

c) Trabalhos “Aceitos com restrição” terão um período para correção e reavaliação. Caso os prazos não sejam cumpridos, ou as alterações sugeridas pelo parecerista não sejam realizadas, o trabalho não receberá aceite.

d) Não haverá instância de recurso caso o trabalho não seja aceito.

Apresentação

As apresentações acontecerão exclusivamente no modo presencial na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) de acordo com o cronograma do evento.

Para a modalidade Comunicação Oral Individual

a) Cada apresentador (a) terá no máximo 15 (quinze) minutos para sua comunicação e depois de todos (as) os (as) comunicadores (as) apresentarem os trabalhos haverá 30 (trinta) minutos para a sessão de perguntas e respostas (O tempo para a sessão de perguntas e respostas poderá ser diminuído em caso de atrasos).

b) Todos que necessitarem de equipamento para projeção do PPT deverão indicar essa necessidade. A UFAM oferecerá somente o equipamento de projeção, por isso fica sob responsabilidade de cada apresentador (a) trazer o seu computador.

c) Somente o (a) autor (a) do trabalho poderá realizar a apresentação. O (A) co-autor (a) poderá participar da apresentação, porém não poderá apresentar o trabalho sozinho e não haverá acréscimo de tempo.

d) Não haverá troca de horários de apresentação em hipótese alguma.

Para a modalidade pôster

a) O pôster deverá seguir o modelo disponível no site: https://doity.com.br/gakkai2025/artigos

b) O pôster deverá ter a dimensão de 90 x 120cm e ficará sob responsabilidade do (a) apresentador (a).

c) A apresentação de pôster acontecerá no dia 11 de setembro de 2025, das 13h30 às 15h.

d) O (A) autor (a) ficará responsável pela montagem, apresentação e desmontagem de seu pôster. O (A) co-autor (a) poderá auxiliar e revezar presença com o (a) autor (a) na apresentação de seu trabalho.

e) Serão disponibilizados suportes para que os pôsteres sejam apresentados. A inclusão da canaleta e do cordão para fixação é de responsabilidade de cada apresentador (a).

Maximum words: 500(Typed: 0 | Remaining: 500)

Author information

+ Add Co-author