Hiroaki Kawabata

Universidade da Província de Aichi

Bacharel em Estudos Estrangeiros pela Universidade da Província de Aichi (1996). Estudou no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica do Peru (1998-1999) e concluiu como mestre em Direito pela Universidade de Nagoya (2000). Doutor no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Nagoya (2006). Serviço na Embaixada do Japão no Peru (1991-1993). Pesquisador pela Embaixada do Japão no Peru (1997-1999). Professor da Faculdade de Estudos Japoneses da Universidade da Província de Aichi (2005-2023). Atualmente é reitor desta universidade. Área de atuação: Direito Constitucional e História Jurídica Comparada.

Ryuko Kubota

University of Britsh Columbia

Professora e pesquisadora em estudos interculturais, ensino de língua de herança e estudos anti-racistas na Universidade da Columbia Britânica.
 

Raissa Nunes Costa

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Assistente Doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis lecionando no curso de Graduação em Letras, na área de Língua Japonesa. Graduada em Letras Português-Japonês (2013) pela Universidade de São Paulo (USP), é Mestre (2018) e Doutora (2021) pelo programa de Literatura e Linguística oferecido pela Pós Graduação de Humanidades e Ciências Humanas da Universidade de Tsukuba. Seus principais temas de pesquisa são: Gramática da Língua Japonesa, tempo e aspecto verbal, tradução, estudos contrastivos de japonês e português brasileiro (com uso de corpus) e ensino-aprendizagem de japonês.

Linda Midori Tsuji Nishikido

Universidade Federal do Amazonas

Docente efetivo do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa, da Universidade Federal do Amazonas, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela UFAM, possui mestrado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa) pela Universidade de São Paulo (2017) e especialização em Literatura de Língua Portuguesa pela ESBAM. Possui graduação em Letras – Língua e Literatura Japonesa pela UFAM (2017), graduação em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela UFAM (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: imigração japonesa no Amazonas, etnografia, relatos orais e literatura.

Joy Nascimento Afonso

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Estudos Literários pelo programa de Pós-Graduação da UNESP- Assis, tendo como tema de tese os diários femininos clássicos japoneses e suas influências na coletânea de contos “América Latina: traição e outras viagens” (2000), da autora contemporânea Banana Yoshimoto.  Desenvolveu parte do Doutorado com bolsa sanduíche pelo Japanese Studies Overseas and International Dialogue, pelo Japan Foundation entre 2019-2020, na Kyoto University of Education. Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo (2011) com ênfase em Literatura Japonesa Moderna. Graduada em Letras Português - Japonês pela Unesp/Assis (2004). Professora efetiva lotada no Departamento de Letras Modernas na Unesp – campus de Assis. Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura moderna e contemporânea japonesa, com enfoque na produção de autoria de mulheres.

Antonio Marcos Bueno

Waseda University

Graduado em Letras (Port/Jap) pela Unesp/Assis. Atualmente é bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, atuando como pesquisador e mestrando no Graduate School of Japanese Applied Linguistics da Waseda University (Tóquio). Suas pesquisas estão relacionadas a interculturalidade, decolonialidade, multimodalidade, letramento crítico e formação de professores de língua japonesa.

Ken Nishikido

Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental

Ken Nishikido é natural da província de Ishikawa/Japão, nascido em 6 de março de 1951, adquirindo a nacionalidade brasileira em 1978. Exerce a função de Diretor do Departamento de Educação da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, desde 1994 e professor de língua japonesa na mesma instituição, desde 1986. Atua também como docente substituto do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, desde 2023. Mestre em Letras, área de concentração em Estudos Literários, em 2023, na linha de pesquisa sobre haicais; graduado no Curso de Licenciatura em Letra – Língua e Literatura Japonesa [2017], Curso de Licenciatura em Física [2012], Engenharia Elétrica [1985] e  Engenharia Civil [1976] pela Universidade Federal do Amazonas. Atuou como Diretor Presidente ao longo de 7 mandatos [2008-2022], possui a proficiência N1 em Língua Japonesa. Foi servidor público estadual pela Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas, de 1977 a 2022.

Mary Yoko Okamoto

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Psicologia Clínica - PUCSP. Pós-doutorado em Psicologia Social - IP/USP. Livre-docente em Psicologia Clínica. Coordenadora local da Rede de Atenção ao Migrante - RAMIN - UNESP.

Sylvia Duarte Dantas

Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga pela PUC-SP. Mestre em Psicologia Aplicada e Doutora em Psicologia Social pela Boston University, Pós-doutora IP-USP. Psicanalista Instituto Sedes Sapientiae. Docente Departamento de Medicina Preventiva, Coordenadora da Especialização em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade e Projeto Acolhimento Psicossocial Intercultural na  Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Vice coordenadora Grupo Diálogos Interculturais IEA-USP.

Cácio José Ferreira

Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília (UnB). Foi Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) de 2013 a 2025. É doutor em Literatura e Psicólogo. Possui Graduação em Psicologia, em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa, Especialização em Linguística Aplicada e Mestrado em Literatura. Participou do Programa Japanese – Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka – Japão (2014 -2015) e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Foi do Coordenador de Letras - Língua e Literatura Japonesa (UFAM), diretor da Faculdade de Letras (UFAM), coordenador no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFAM), coordenador de Letras – Língua e Literatura Portuguesa no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR, coordenador pedagógico geral na UFAM da Rede ANDIFES IsF e Coordenador Adjunto Equidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR/UFAM (2024-2025). Atualmente exerce o cargo de primeiro secretário da Associação Brasileira de Estudos Comparados - Abralic (2024 - 2025). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal/UFMA. Coordena o grupo de pesquisa: Estudos de haicai: lirismo, haicaístas e campo literário CNPq/UFAM e Palimpsesto: Tecituras entre literatura japonesa, literatura brasileira e psicologia CNPq/UnB. A expressão autoral está disposta em Inocente céu de cinzas, o seu primeiro livro de poesia haicaísta (2020). Também publicou a obra Fábulas da terra falada (2019) e Da Cerejeira à Samaúma: a gênese do haicai no Amazonas, com Allan Praia Mendonça. Ainda, organizou diversos livros, entre eles: 1Q84 – Leituras de Haruki Murakami (2020), com Lica Hashimoto e Wagner Barros Teixeira; Casulos de imagens: a poesia japonesa no Amazonas (2017), com Rita Barbosa de Oliveira; Espelhos peregrinos: diálogos literários na contemporaneidade (2019) e Vento na folha de bananeira (haicais), com Ken Nishikido e Linda Midori Tsuji Nishikido (2024). Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, literatura japonesa, literatura brasileira, tradução, representação literária, fábulas.

Facundo Julian Garasino

Universidade de Osaka

Possui doutorado em Letras pela Universidade de Osaka (2020). Atualmente, ele trabalha como professor no Global Japanese Studies Education and Research Incubator na mesma universidade. Ele também leciona cursos no Instituto Superior de Estudios Japoneses, Nivel Terciario de Nichia Gakuin (Argentina), e colabora com o Centro de Pesquisa Ogata Sadako para Paz e Desenvolvimento no JICA como pesquisador visitante. Seus interesses de pesquisa incluem estudos de migração, história intelectual e história cultural no Japão e na América Latina, abordando questões relacionadas à modernidade, imperialismo, nacionalismo e desenvolvimento.

Camila Regina Ferracioli Pimentel

Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras - Japonês pela Universidade de Brasília (2013) e mestrado em Linguística - Nagoya University (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Japonesa, atuando principalmente nos seguintes temas: japonês, aspecto e linguística. É coordenadora pedagógica de língua japonesa junto à Rede ANDIFES IsF (Idiomas sem Fronteiras), com parceria da Fundação Japão, desde 2021.

Alice Tamie Joko

Universidade de Brasília

Professora adjunta IV da Universidade de Brasília. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras (Português - Japonês) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de japonês como LE, formação de professores de japonês como LE, desenvolvimento de material de ensino de japonês como LE, sistema fonológico do japonês, estudos japoneses no Brasil. Aposentada em 2024, atua como professora voluntária no curso de Letras-Japonês da UnB.

Mayumi Edna Iko Yoshikawa

Fundação Japão em São Paulo

Mayumi Edna Iko Yoshikawa é professora de língua japonesa na Fundação Japão desde 1994. É graduada em Letras-Japonês pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em 1984 e obteve seu título de mestre em Ensino de Língua Japonesa pela University of Tsukuba em 1993. Trabalhou na Aliança Cultural Brasil-Japão e Universidade Estadual de Maringá. É associada da The Society of Teaching Japanese as a Foreign Language – Japão, onde foi conselheira no período entre junho de 2005 e junho de 2011. A sua área de especialização é em ensino de língua japonesa, com foco em gramática pedagógica, materiais didáticos, fonética e fonologia e metodologia de ensino. Atualmente, é responsável no Brasil pela “Survey on Japanese-Language Education Abroad”, realizada pela The Japan Foundation, Tóquio-Japão, e auxilia o Programa Idiomas sem Fronteiras.