Hiroaki Kawabata

Universidade da Província de Aichi

Bacharel em Estudos Estrangeiros pela Universidade da Província de Aichi (1996). Estudou no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica do Peru (1998-1999) e concluiu como mestre em Direito pela Universidade de Nagoya (2000). Doutor no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Nagoya (2006). Serviço na Embaixada do Japão no Peru (1991-1993). Pesquisador pela Embaixada do Japão no Peru (1997-1999). Professor da Faculdade de Estudos Japoneses da Universidade da Província de Aichi (2005-2023). Atualmente é reitor desta universidade. Área de atuação: Direito Constitucional e História Jurídica Comparada.

Ryuko Kubota

University of Britsh Columbia

Ryuko Kubota  professora do Departamento de Educação em Linguagem e Alfabetização da Universidade da Colúmbia Britânica. Sua pesquisa utiliza abordagens críticas para a educação linguística, com foco em antirracismo, justiça interseccional, ideologias linguísticas e pedagogias críticas. Ela é coeditora de "Race, Culture, and Identities in Second Language Education: Exploring Critically Engaged Practice" (Routledge, 2009); "Discourses of Identity: Language Learning, Teaching, and Reclamation Perspectives in Japan" (Palgrave, 2023); e "Race, Racism, and Antiracism in Language Education" (Routledge, 2025), e autora de "Sociedade Globalizada e Educação Linguística: Uma Perspectiva Crítica", "Educação em Inglês, Cultura, Raça e Gênero" (ambos pela Kuroshio Publishing, 2015) e "A Ilusão do Ensino de Inglês" (Chikuma Shinsho, 2018), entre outros. Suas publicações também aparecem em periódicos como Applied Linguistics, Critical Inquiry in Language Studies, Ethnicities, Japanese Language and Literature, Journal of Second Language Writing, TESOL Journal, TESOL Quarterly e World Englishes.

Leiko Matsubara Morales

Universidade de São Paulo

Leiko Matsubara Morales é docente da Graduação em Letras Japonês, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (2017-2020) e presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (2020-2023).  Atualmente está na supervisão dos cursos de Japonês voltados para Mobilidade Internacional no PoLínguas da USP. Suas pesquisas estão no âmbito da Linguística Aplicada e nos Estudos Nipo-brasileiros, com foco em migrações, diáspora nipo-brasileira, estudos da língua japonesa na perspectiva de herança (LH) e língua estrangeira (LE). É autora de   ????????????????????????in ????????????????????????????????2012?, ??????????????????in?????????????????(???????2014) e coautora de The Ongoing Mobilities of Japanese-Brazilians, in Multilingua Brazil  - Language Resources, Identities and Ideologies in a Globalized World (Routledge, 2018) , entre outros.  

Laura Tey Iwakami

Universidade Estadual do Ceará

LAURA TEY IWAKAMI possui graduação em Língua e Literatura Francesas e Vernáculas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela mesma Universidade.  É Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Curso de Letras – Graduação e no Núcleo de Línguas da UECE como Coordenadora do Curso de Japonês. Criou e instituiu o Laboratório de Língua e Cultura Japonesas, o Nihongolab, na UECE, do qual é também coordenadora; desenvolve pesquisas na área de ensino, particularmente sobre ensino de língua japonesa e formação de professores de Japonês.  Atualmente se dedica ao Projeto de criação e implantação do Curso de Japonês na Graduação em Letras da UECE.

Linda Midori Tsuji Nishikido

Universidade Federal do Amazonas

Docente efetivo do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa, da Universidade Federal do Amazonas, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela UFAM, possui mestrado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa) pela Universidade de São Paulo (2017) e especialização em Literatura de Língua Portuguesa pela ESBAM. Possui graduação em Letras – Língua e Literatura Japonesa pela UFAM (2017), graduação em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela UFAM (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: imigração japonesa no Amazonas, etnografia, relatos orais e literatura.

Raissa Nunes Costa

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Assistente Doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis lecionando no curso de Graduação em Letras, na área de Língua Japonesa. Graduada em Letras Português-Japonês (2013) pela Universidade de São Paulo (USP), é Mestre (2018) e Doutora (2021) pelo programa de Literatura e Linguística oferecido pela Pós Graduação de Humanidades e Ciências Humanas da Universidade de Tsukuba. Seus principais temas de pesquisa são: Gramática da Língua Japonesa, tempo e aspecto verbal, tradução, estudos contrastivos de japonês e português brasileiro (com uso de corpus) e ensino-aprendizagem de japonês.

Joy Nascimento Afonso

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Estudos Literários pelo programa de Pós-Graduação da UNESP- Assis, tendo como tema de tese os diários femininos clássicos japoneses e suas influências na coletânea de contos “América Latina: traição e outras viagens” (2000), da autora contemporânea Banana Yoshimoto.  Desenvolveu parte do Doutorado com bolsa sanduíche pelo Japanese Studies Overseas and International Dialogue, pelo Japan Foundation entre 2019-2020, na Kyoto University of Education. Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo (2011) com ênfase em Literatura Japonesa Moderna. Graduada em Letras Português - Japonês pela Unesp/Assis (2004). Professora efetiva lotada no Departamento de Letras Modernas na Unesp – campus de Assis. Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura moderna e contemporânea japonesa, com enfoque na produção de autoria de mulheres.

Antonio Marcos Bueno

Waseda University

Graduado em Letras (Port/Jap) pela Unesp/Assis. Atualmente é bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, atuando como pesquisador e mestrando no Graduate School of Japanese Applied Linguistics da Waseda University (Tóquio). Suas pesquisas estão relacionadas a interculturalidade, decolonialidade, multimodalidade, letramento crítico e formação de professores de língua japonesa.

Débora Fernandes Tavares

Universidade de São Paulo

Débora Fernandes Tavares é Mestra em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo – USP, obtendo o título em 2019. Foi professora temporária de Literatura Japonesa, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, da Universidade de São Paulo, em 2023. Atuou como pesquisadora bolsista na Universidade de Kanagawa, em 2019. Participou como professora convidada/ palestrante, na Aichi Prefectural University para o curso de graduação, em 2017. É tradutora e revisora em Português/ Inglês e, durante 10 anos, participou como membro do Grêmio Haicai Ipê. É autora do livro "Nanquim", publicada pela Editora Escrituras, em 2011, recebendo o Prêmio Bunkyo de Literatura, em 2012. Foi laureada também com o Prêmio Off Flip 2011, com o poema "Anzol" e Prêmio Concurso Literário Universidade de São João Del Rey (MG), com o "Poema  Grafite", em  2007. Participou com poemas haikai da antologia "Goga e Haicai, um Sonho Brasileiro", 100 anos de Masuda Goga, publicada pela Editora Escrituras, em 2011. Foi organizadora e participante da antologia "Lua de Outono - 30 anos do Grêmio Haicai Ipê ", pela Editora Escrituras, em 2017. Possui artigos publicados sobre haicai no Brasil, Estados Unidos e Japão. Atuou como curadora da Exposição "Bashô e Issa Fundação Mokiti Okada – SP, em 2010.

Ken Nishikido

Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental

Ken Nishikido é natural da província de Ishikawa/Japão, nascido em 6 de março de 1951, adquirindo a nacionalidade brasileira em 1978. Exerce a função de Diretor do Departamento de Educação da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, desde 1994 e professor de língua japonesa na mesma instituição, desde 1986. Atua também como docente substituto do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, desde 2023. Mestre em Letras, área de concentração em Estudos Literários, em 2023, na linha de pesquisa sobre haicais; graduado no Curso de Licenciatura em Letra – Língua e Literatura Japonesa [2017], Curso de Licenciatura em Física [2012], Engenharia Elétrica [1985] e  Engenharia Civil [1976] pela Universidade Federal do Amazonas. Atuou como Diretor Presidente ao longo de 7 mandatos [2008-2022], possui a proficiência N1 em Língua Japonesa. Foi servidor público estadual pela Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas, de 1977 a 2022.

Mary Yoko Okamoto

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Psicologia Clínica - PUCSP. Pós-doutorado em Psicologia Social - IP/USP. Livre-docente em Psicologia Clínica. Coordenadora local da Rede de Atenção ao Migrante - RAMIN - UNESP.

Sylvia Duarte Dantas

Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga pela PUC-SP. Mestre em Psicologia Aplicada e Doutora em Psicologia Social pela Boston University, Pós-doutora IP-USP. Psicanalista Instituto Sedes Sapientiae. Docente Departamento de Medicina Preventiva, Coordenadora da Especialização em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade e Projeto Acolhimento Psicossocial Intercultural na  Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Vice coordenadora Grupo Diálogos Interculturais IEA-USP.

Cácio José Ferreira

Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília (UnB). Foi Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) de 2013 a 2025. É doutor em Literatura e Psicólogo. Possui Graduação em Psicologia, em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa, Especialização em Linguística Aplicada e Mestrado em Literatura. Participou do Programa Japanese – Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka – Japão (2014 -2015) e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Foi do Coordenador de Letras - Língua e Literatura Japonesa (UFAM), diretor da Faculdade de Letras (UFAM), coordenador no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFAM), coordenador de Letras – Língua e Literatura Portuguesa no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR, coordenador pedagógico geral na UFAM da Rede ANDIFES IsF e Coordenador Adjunto Equidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR/UFAM (2024-2025). Atualmente exerce o cargo de primeiro secretário da Associação Brasileira de Estudos Comparados - Abralic (2024 - 2025). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal/UFMA. Coordena o grupo de pesquisa: Estudos de haicai: lirismo, haicaístas e campo literário CNPq/UFAM e Palimpsesto: Tecituras entre literatura japonesa, literatura brasileira e psicologia CNPq/UnB. A expressão autoral está disposta em Inocente céu de cinzas, o seu primeiro livro de poesia haicaísta (2020). Também publicou a obra Fábulas da terra falada (2019) e Da Cerejeira à Samaúma: a gênese do haicai no Amazonas, com Allan Praia Mendonça. Ainda, organizou diversos livros, entre eles: 1Q84 – Leituras de Haruki Murakami (2020), com Lica Hashimoto e Wagner Barros Teixeira; Casulos de imagens: a poesia japonesa no Amazonas (2017), com Rita Barbosa de Oliveira; Espelhos peregrinos: diálogos literários na contemporaneidade (2019) e Vento na folha de bananeira (haicais), com Ken Nishikido e Linda Midori Tsuji Nishikido (2024). Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, literatura japonesa, literatura brasileira, tradução, representação literária, fábulas.

Facundo Julian Garasino

Universidade de Osaka

Possui doutorado em Letras pela Universidade de Osaka (2020). Atualmente, ele trabalha como professor no Global Japanese Studies Education and Research Incubator na mesma universidade. Ele também leciona cursos no Instituto Superior de Estudios Japoneses, Nivel Terciario de Nichia Gakuin (Argentina), e colabora com o Centro de Pesquisa Ogata Sadako para Paz e Desenvolvimento no JICA como pesquisador visitante. Seus interesses de pesquisa incluem estudos de migração, história intelectual e história cultural no Japão e na América Latina, abordando questões relacionadas à modernidade, imperialismo, nacionalismo e desenvolvimento.

Emi Kishimoto

University of Osaka

Professora da Escola de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da Universidade de Osaka. Doutora em Literatura (Universidade de Quioto, 2003). Foi assistente, instrutora e professora associada na Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka, professora associada na Universidade Internacional Cristã e na Universidade da Província de Quioto, e em abril de 2017 tornou-se professora associada na Escola de Letras da Universidade de Osaka. Desde abril de 2022, ocupa seu cargo atual. Dedica-se ao estudo de documentos produzidos por missionários católicos para a evangelização no Japão, analisando-os do ponto de vista da história da língua japonesa nos períodos pré-moderno e moderno. Entre suas publicações estão:"Dicionário Trilingue Luso-Romu-Japonês da Academia Francesa" (coautora, Seibund?, 2017) e "Introdução aos Estudos da Língua Cristã no Japão" (coeditora, Yagi Shoten, 2022).

Jun Shirai

Hiroshima University

Em março de 1999, abandonou o doutorado na Universidade de Hokkaido. Foi professor assistente na Universidade de Shinshu, professor associado na mesma instituição e depois na Universidade de Hiroshima, tornando-se professor titular na pós-graduação da Universidade de Hiroshima em outubro de 2022. Em 2018, foi professor visitante na Universidade de São Paulo. Sua área de especialização é a linguística japonesa e a história da língua japonesa, com particular interesse na pesquisa de documentos cristãos e teoria da escrita. Entre suas publicações estão 'Dicionário Japonês-Português da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro' (coautor, Yagi Shoten, 2020) e 'Introdução aos Estudos da Língua Cristã' (coeditor, Yagi Shoten, 2022).

Rodrygo Yoshiyuki Tanaka

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Japonês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa) pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2022). Atualmente é presidente de associação da Associação Brasileira de Estudos Japoneses e professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Letras-Japonês, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, lingua japonesa, historiografia da linguística, historiografia linguística e japonês/le.

Camila Regina Ferracioli Pimentel

Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras - Japonês pela Universidade de Brasília (2013) e mestrado em Linguística - Nagoya University (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Japonesa, atuando principalmente nos seguintes temas: japonês, aspecto e linguística. É coordenadora pedagógica de língua japonesa junto à Rede ANDIFES IsF (Idiomas sem Fronteiras), com parceria da Fundação Japão, desde 2021.

Alice Tamie Joko

Universidade de Brasília

Professora adjunta IV da Universidade de Brasília. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras (Português - Japonês) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de japonês como LE, formação de professores de japonês como LE, desenvolvimento de material de ensino de japonês como LE, sistema fonológico do japonês, estudos japoneses no Brasil. Aposentada em 2024, atua como professora voluntária no curso de Letras-Japonês da UnB.

Mayumi Edna Iko Yoshikawa

Fundação Japão em São Paulo

Mayumi Edna Iko Yoshikawa é professora de língua japonesa na Fundação Japão desde 1994. É graduada em Letras-Japonês pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em 1984 e obteve seu título de mestre em Ensino de Língua Japonesa pela University of Tsukuba em 1993. Trabalhou na Aliança Cultural Brasil-Japão e Universidade Estadual de Maringá. É associada da The Society of Teaching Japanese as a Foreign Language – Japão, onde foi conselheira no período entre junho de 2005 e junho de 2011. A sua área de especialização é em ensino de língua japonesa, com foco em gramática pedagógica, materiais didáticos, fonética e fonologia e metodologia de ensino. Atualmente, é responsável no Brasil pela “Survey on Japanese-Language Education Abroad”, realizada pela The Japan Foundation, Tóquio-Japão, e auxilia o Programa Idiomas sem Fronteiras.

Tomoko Kimura Gaudioso

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lecionando no curso de Bacharelado em Letras - Tradutor Português e Japonês. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Direito Comparado (2005). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (2020). É coordenadora do Memorial da Imigração e Cultura Japonesa da UFRGS e coordenadora pedagógica de língua japonesa junto à Rede ANDIFES IsF (Idiomas sem Fronteiras), com parceria da Fundação Japão desde 2021. Seus principais temas de pesquisa são: imigração japonesa, cultura japonesa, memória e patrimônio e tradução.

Giulia Nakata

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUS/UFRGS)

Giulia Nakata é Mestranda em Música (2024-) pela UFRGS, sob orientação da etnomusicóloga Profa. Dra. Maria Elizabeth Lucas, sendo bolsista CNPq (2024) e CAPES (2025-). Atuou como produtora associada do curta-documentário Memórias do Sul, gravado em 2024 e estreado em março de 2025. É membra do Grupo de Estudos Musicais - GEM/UFRGS, coordenado também por sua orientadora. Foi indicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPESQ/UFRGS) ao 4 Prêmio Carolina Bori "Ciência Mulher" (2022-2023), na modalidade "Meninas na Ciência" na área de Humanidades, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É pianista Bacharela em Música (Hab. Piano) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2017-2023). Tem em seu currículo como pesquisadora horista as pesquisas "Equality Diversity in Concert Halls - 100 Orchestras Worldwide" (2021) e "Equality Diversity in Global Repertoire" (2022 e 2023), ambas pela DONNE Foundation - Women In Music (UK). Seus principais interesses são: música e migração, transmissão cultural, identidades culturais e divulgação científica.