Seguem os critérios para inscrição em minicursos e oficinas.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data de Inscrição: De 15 de julho a 15 de setembro.

Disponibilidade: As inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

Presencial: 30 vagas por atividade.

Online: 50 vagas por atividade.

Valor: R$ 30,00 por inscrição, seja para minicurso ou oficina.

Minicursos: 04

Duração dos Minicurso: Cada minicurso tem duração de 6 horas, distribuídas ao longo dos 3 dias do evento. Portanto, 16 e 17/10/2024 das 16h às 18h; e 18/10 das 15h às 17h.

Limitação: Ao se inscrever em um minicurso, o participante não poderá se inscrever em oficinas ou em outro minicurso, devido ao conflito de horários.

Oficinas: 07

Duração das oficinas: Cada oficina tem duração de 2 horas.

Limitação: É possível se inscrever em até 3 oficinas, desde que ocorram em dias diferentes.

TUTORIAIS

Obs.1: Para inscritos no evento e que desejam participar de um minicursos ou até três oficinas (em dias distintos), link disponível em: https://drive.google.com/file/d/1G7CnD16gZ-8lu5M1zdL5z0xjlrQc_h5-/view?usp=sharing 

Obs.2: Quem não está inscrito no evento e deseja participar de apenas de um minicurso ou de até três oficinas (em dias distintos), link disponível em: https://drive.google.com/file/d/1uctBb-WVJVSBi25J70ncOPW32QuF14rE/view?usp=sharing

OBSERVAÇÃO

Quem precisar de interprete de LIBRAS, por favor entre em contato via site do evento ou e-mail:

Site: https://doity.com.br/i-coles

E-mail: colescongresso@gmail.com

 

Seção de informações dos 4 minicursos

 

  • MINICURSO

Minicurso 1 – presencial

1. Letramentos e a Pesquisa Etnográfica

A ministrante:

  Iveuta de Abreu Lopes é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Doutora e Pós-Doutora em Letras. Atua como professora associada na graduação e pós-graduação. Integra o Grupo de pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (Grupo LES) e é Membro da Comissão de Alfabetização e Letramento da Abralin. Desenvolve pesquisas, orientações e atividadesd e enisno com os temas: sociolinguística interacional, sociolinguística educacional, letramento e oralidade, ensino de língua portuguesa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9909151214898855

Resumo do minicurso: Teoria e prática nos NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO: resgate de bases teórico-metodológicas fundamentais, revisitando conceitos e desenvolvimentos do campo de estudo, incluindo noção de “multiletramentos”. A pesquisa de base etnográfica nos estudos dos letramentos.

Palavras-chave: letramentos; pesquisa etnográfica; multiletramentos; teoria e prática.

Minicurso 2 – online

2. Escrita de TCC - a construção retórica da introdução e das considerações finais

Os ministrantes:

 Skarllethe Jardannya Batista Cavalcante possui Licenciatura Plena em Letras Português. É mestra em Letras (Linguística). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa (análise linguística, produção de texto e leitura) do Ensino Fundamental. Tem experiência como revisora de textos e com elaboração de material didático. É membro do laboratório de Leitura e Escrita Acadêmicas – LEIA.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2357196941865118

 Plácido Minício Rocha Rêgo possui Licenciatura Plena em Letras Português. É membro do laboratório de Leitura e Escrita Acadêmicas – LEIA, cadastrado do diretório de grupos de pesquisa do CNPq.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4957104859195102

 

 Tarsilla Soares Andrade é acadêmica de Letras / Língua Portuguesa pela UESPI. Participa do projeto de pesquisa “Estratégias retóricas na seção de Considerações Finais de Dissertações de Mestrados Acadêmicos”, na área da Linguística. É membro do laboratório de Leitura e Escrita Acadêmicas – LEIA.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1226047732174459

 

Resumo do minicurso: Este minicurso tem como objetivo apresentar como são construídas, conduzidas e organizadas retoricamente as informações no decorrer da Monografia, especificamente, nas seções de Introdução e Considerações Finais. A temática parte da importância da construção dos exemplares desse gênero na comunidade acadêmica, considerando a principal finalidade – obtenção do título de graduado – e os relatos de dificuldade ao se produzir esse relevante trabalho de conclusão. Diante disso, nossas abordagens teóricas fundamentam-se, principalmente, nas pesquisas de Andrade (2023), Cavalcante (2022) e Rêgo (2023), pois evidenciam a existência e a recorrência de movimentos e passos retóricos no texto. Além disso, essas pesquisas retratam as estruturas temáticas apresentadas pelo escritor e analisam etapas da organização discursiva de graduandos. Essas abordagens partem da estratégia do modelo CARS, proposto por Swales (1990, 2016). Enfatizamos, portanto, que esses estudos tomam como base uma análise descritiva de exemplares de Monografia, por isso objetivamos apresentar as estratégias que são mais ou menos recorrentes ao se construir as seções citadas. Como metodologia, propomos a contextualização do gênero Monografia, aplicação de atividade acerca do que é esperado na produção de um exemplar desse gênero, discussão sobre a recorrência dos passos retóricos nas seções em foco; posteriormente, análise de exemplares, realização de atividade prática e comparação com a atividade inicial.

Palavras-chave: monografia; introdução; considerações finais; letramento acadêmico.

Minicurso 3 – online

3. Língua portuguesa e a BNCC: uma abordagem integradora

A ministrante:

 Géssica Ferreira Carvalho Pessoa é professora formadora do Programa de Formação de Professores-PARFOR. Atua como pesquisadora nas áreas de Teorias da Linguagem, Ensino e Alfabetização. Atualmente, Formadora Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Piauí em parceria com a Prefeitura Municipal de Altos-SEMED, professora efetiva da Educação Básica do Município de Altos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6053599138731664

Resumo do minicurso: O minicurso: “Língua Portuguesa e BNCC: Uma Abordagem Integradora" propõe uma imersão no universo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua intersecção com o ensino da Língua Portuguesa. Por meio de aulas expositivas, estudos de casos, atividades práticas e debates, os participantes serão capacitados a compreender e aplicar os princípios da BNCC de forma integradora no planejamento e execução de aulas de Língua Portuguesa. A relevância desse curso reside na formação de professores mais preparados e alinhados com as demandas atuais da educação, promovendo uma abordagem pedagógica que valoriza a interdisciplinaridade, a contextualização e a construção do conhecimento pelos alunos. As abordagens teóricas, como o construtivismo, sociointeracionismo, interdisciplinaridade e contextualização, serão exploradas para enriquecer a prática docente e estimular a inovação no ensino da Língua Portuguesa. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a desenvolver planos de aula criativos e alinhados com a BNCC, promovendo uma educação mais significativa e contextualizada para os alunos. Essa formação ampla e aprofundada possibilitará aos educadores atuarem de maneira mais eficaz e reflexiva, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento integral dos estudantes. Com isso, o curso visa preparar os participantes para enfrentar os desafios contemporâneos da educação, promovendo uma prática docente inovadora e centrada no aprendizado significativo dos alunos.

Palavras-Chave: BNCC; língua portuguesa; inovação.

Minicurso 4 – online

4. Letramento literário e visualidade na formação do leitor jovem

A ministrante:

 Camila Pereira de Sousa é professora do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do Instituto Federal do Ceará, campus decCrateús. Doutoranda e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Grupo de Pesquisa LLER/UESPI.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4942014102962598

 

Resumo do minicurso: Na contemporaneidade, a medicação da leitura de textos da literatura infantil e juvenil não deve ser pensada apenas pelo prisma do texto verbal, já que as narrativas vêm se constituindo pelo imbricamento do texto com a linguagem imagética, com projetos gráficos cada vez mais complexos e bem elaborados. A leitura de ilustrações mobiliza uma série de habilidades no receptor, como atenção, concentração, envolvimento com o texto, conhecimento de mundo, etc, que em maior ou menor grau são determinantes nesse processo. Tal qual ocorre com o texto escrito, que exige uma série de repertórios do leitor acerca do funcionamento da linguagem, é que se observa que ler imagens exige um letramento para o olhar, sobretudo porque normalmente não há um estímulo para a leitura de imagens. É necessário estimular uma maior atenção ao código visual e, partindo desse pressuposto, o presente minicurso possui como objetivo propor discussões sobre como o suporte imagético se articula com a palavra na produção de sentidos da leitura literária. Tendo como ponto de partida uma abordagem voltada aos aspectos teóricos e práticos de exploração das potencialidades de leitura de narrativas infantis e juvenis de autores premiados e ilustradores, ancora-se em Ramos e Panozzo (2011); Faria (2019), Ramos (2013), entre outros, os quais norteiam possibilidades de abordagem de elementos e estratégias estruturais de composição de narrativas verbovisuais para leitores jovens.

Palavras-Chave: letramento literário; visualidade; literatura infantil e juvenil.

 

Seção de informações das 7 oficinas

 

  • OFICINAS

Oficina 1 – presencial (sofreu alteração para modalidade online em função da logistica)

Dia e horário: 16/10/2024 das 16h às 18h

1. Práticas de Letramento Acadêmico e Inteligência Artificial

Os ministrantes:

 Héberton Mendes Cassiano é professor da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE), Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI, discente (doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN e Vice-líder do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO-UESPI). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1451476295124788

 Franklin Oliveira Silva é professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará; docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI; Líder do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO-UESPI) e membro do grupo PROTEXTO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9725439748514657.

 

Resumo da oficina: A oficina “Práticas de Letramento Acadêmico e Inteligência Artificial (IA)” convida estudantes, graduandos, pós-graduandos e profissionais a conhecer um pouco sobre a aplicação da IA na pesquisa científica. Nesta oficina, exploraremos as potencialidades da IA na vida acadêmica, seus impactos na pesquisa científica, considerações éticas e sociais, além de discutirmos sobre o uso de chatbots e a elaboração de prompts para auxiliar na revisão de literatura e na metodologia de pesquisa.

Palavras-chave: inteligência artificial; letramento acadêmico; pesquisa. 

Oficina 2 – presencial (sofreu alteração para modalidade online em função da logistica)

Dia e horário: 17/10/2024 das 16h às 18h

2. Escrevendo uma introdução de monografia: movimentos intertextuais e procedimentos retórico-linguísticos

O ministrante:

  Antônio Artur Silva Cantuário é doutorando em Linguística. Seu trabalho profissional docente e de pesquisa centram-se nos estudos de Texto, Discurso e Gêneros como práticas sociais, considerando a análise e descrição de gêneros, sob o enfoque da Linguística aplicada, dos Letramentos e dos Estudos Retóricos de gêneros, com especial ênfase para os gêneros acadêmicos. É Membro do Núcleo de pesquisas CATAPHORA e Professor da rede municipal de ensino público. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2848136567514493

Resumo da oficina: Esta oficina visa compreender a relação entre a seção de introdução em monografias e outras seções e algumas estratégias linguístico-retóricas mobilizadas em sua construção. A proposta está ancorado nos estudos sociorretóricos de gêneros (Bazerman, 2006; Miller, 2009; Swales, 2004) e nos letramentos acadêmicos (Lea; Street, 1998; Lillis, 2008; Street, 2010) sob a hipótese empírica de que dimensões escondidas sobre os movimentos intertextuais entre a introdução e outras seções da monografia ainda se apresentam nas práticas de letramentos de graduandos, dificultando sua produção. Os dados compartilhados na oficina serão formulados a partir de orientações metagenéricas (Giltrow, 2002; Cantuário, 2023) e de dados empíricos de análise linguístico-retórica dessa seção no gênero monografia (Soares; Silva, 2019; Pereira; Santos, 2021). A concepção de escrita adotada nesta oficina decorre da compreensão heterogênea das práticas sociais envolvidas em relações de poder (Gee, 2000) e valores culturalmente estabelecidos entre as comunidades de práticas na universidade (Hayland, 2004). Esperamos que, ao final, os cursistas compreendam o funcionamento linguístico e retórico da introdução para um agir mais consciente diante dos propósitos sociais presumidos para essa seção.

Palavras-chave: introdução; monografia; movimento intertextual e estratégias retóricas.

Oficina 3 – presencial (sofreu alteração para modalidade online em função da logistica)

Dia e horário: 18/10/2024 das 15h às 17h

3. Livro ilustrado para crianças e jovens: narrativas, rotas e horizontes de leitura

O ministrante:

 Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha é doutorando em Linguagem e Ensino, área de concentração em Estudos Literários. Possui experiência no exercício de magistério na Educação Básica, rede e privada, bem como no magistério superior, em nível de graduação. Membro no grupo de pesquisa "LLER - Literatura, Leitura e Ensino", da UESPI, na linha de pesquisa Literatura infantil e juvenil e a formação de leitores, CNPq. Entre suas publicações acadêmicas na área de Letras, destaca-se a organização das obras: Livro infantil: arte, mercado e ensino. Tem experiência no campo da Teoria Literária, Crítica Literária, Leitura Literária e Ensino.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/70563174998

Resumo da oficina: No século XXI, os livros ilustrados de composição da literatura infantil e juvenil são produzidos com uma qualidade significativa esteticamente, assim os leitores crianças e jovens são atraídos pelas criações de escritores, ilustradores e designers. Contudo, para o ato da leitura são necessários percursos e práticas de letramento visual que possibilitam o acesso às camadas das três linguagens integradas (palavra, imagem e projeto gráfico) no conjunto do livro. Tal conhecimento auxilia na compreensão da comunicabilidade da obra literária com os leitores potenciais e, logo, promove modos de desenvolver o olhar deles, na perspectiva de uma educação literária emancipatória.

Palavras-chave: literatura infantil e juvenil; letramento visual; narrativas ilustradas; educação literária emancipatória.

Oficina 4 – online

Data e horário: 18/10 das 15h às 17h

4. Escrita criativa: o conto contemporâneo

As ministrantes:

 Sergia Antonia Martins de Oliveira Alves é mestre em Letras-Literatura, Memória e Cultura, linha de pesquisa Literatura e Outros Sistemas Semióticos com o tema Literatura e Cinema. Área de interesse: tradução literária (intersemiótica e interlingual). É contista e poeta. Autora do livro Quatro Contos. Tem participação nas Coletâneas: Novos talentos da Literatura brasileira; Antologia do Desejo; e A mulher na Literatura Latino-Americana.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8083876648129033

 Algemira de Macedo Mendes é doutora e pós-doutora em Letras Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É Professora da UESPI e UEMA. É Bolsista de Produtividade do CNPQ-2. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Feminina, História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura Piauiense, Literatura de autoria feminina, Literatura Africanas e Africanas de Língua Portuguesa e História da Literatura. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9640006031037348

Resumo da oficina: A oficina online de Escrita Criativa para iniciantes é indicada para autores e leitores, amantes de literatura. Com temas como estruturas qualidades e defeitos do texto criativo, figuras de linguagem e exercícios de escrita de textos ficcionais como o conto. É um curso didático para aqueles que são ou se sentem como iniciantes. A proposta aqui é que você experimente técnicas e gêneros diferentes para melhorar sua escrita de forma geral. População-alvo: Estudantes de Letras e áreas afins, professores, pesquisadores

Palavras-chave: escrita criativa; conto contemporâneo; figuras de linguagem; exercícios de escrita.

Oficina 5 – online 

Data e horário: 17/10 das 16h às 18h

5. Elaboração de itens de avaliação da competência leitora na educação básica

As ministrantes:

 Evaneuda Araújo Rodrigues exerce a função de Técnica da Coordenação de Avaliação Educacional e Currículo na Secretaria de Estado da Educação do Piauí. A partir de sua formação e atuação, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Linguística, tecnologia, Educação Integral e formação de professores. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6920521489928380

 Shirlei Marly Alves é doutora em Letras/Linguística com pesquisa sobre discurso e trabalho do tutor da educação a distância. É docente da graduação e da Pós-Graduação em Letras da UESPI. É membro da ABRALIN, compondo as comissões “Linguística e Educação Básica (CLEB)” e “Linguística e Olimpíadas”, bem como da rede de ancoragem do Programa Escrevendo o Futuro – Olimpíada de Língua Portuguesa – formadora de professores do estado do Piauí. É coordenadora do projeto Recomposição da Aprendizagem, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7828918779492971

Resumo da oficina: O objetivo dessa oficina é propiciar a professores da Educação Básica e estudantes de licenciatura, um aprofundamento na compreensão do processo de elaboração de itens para avaliar a compreensão leitora com base nas habilidades previstas na BNCC para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. As atividades compreendem análise de questões de avaliação de larga escala (ENEM, SAEB), reflexões sobre o alcance da avaliação quanto ao desenvolvimento de habilidades leitoras e uma prática de elaboração de itens com base em encomendas.

Palavras-chave: avaliação da competência leitora; educação básica; BNCC; elaboração de itens avaliativos.

Oficina 6 – online

Data e horário: 17/10 das 16h às 18h

6. Desenrolando as principais normas da ABNT e a referenciação

A ministrante:

 Márcia Ivo Braz é doutora em Ciências da Linguagem. É coordenadora do curso de graduação em Biblioteconomia da UFPE. É professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPE nas disciplinas de Organização da Informação. Atua nos Grupos de Pesquisa “Organização e Representação do Conhecimento” e “Laboratório de Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento (LOGIC)”. Primeira secretária da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) desde 2019.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8904627186733800

Resumo da oficina: Ao desenvolver os gêneros acadêmicos, ter o domínio das normas de formatação e referências é um requisito para que alcancemos um texto de excelência, com chances de publicação e maior circulação. Recentemente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou as suas principais normas sobre documentação acadêmica, e é importante acompanhar as mudanças, aprender onde conferir os arquivos mais atualizados e compreender como funciona consulta a essas regras, especialmente a de referências, que costuma deixar os autores de textos preocupados. Nesta oficina, vamos compreender o motivo da exigência das normas, aprender como realizar a pesquisa dos arquivos atualizados e como utilizar na prática as instruções descritas nesses documentos.

Palavras-chave: normalização; normas da ABNT; referências bibliográficas.

Oficina 7 – online 

Dia e horário: 17/10/2024 das 16h às 18h

7. Literatura Infantil: leitura em voz alta e contação de histórias

A ministrante:

 Márcia Evelim de Carvalho desenvolve atividades profissionais e de pesquisas nas áreas da Literatura e Ensino; Literatura Infantojuvenil; Tradição oral, memória e identidade cultural, com enfoque na Contação de Histórias, literatura africana e afro-brasileira; Formação do Leitor; Incentivo à leitura, biblioteca e Práticas educativas. É membro do Grupo de Pesquisa “Literatura, Leitura e Ensino”; bem como da “Sociedade Literária de Teresina – SOL”; e do Núcleo de Estudos Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendencia/UFPI. Integra o Grupo Cafundó de Contadores de Histórias, desde 1996. Escavador – Lattes: https://www.escavador.com/sobre/8359330/marcia-evelim-de-carvalho

Resumo da oficina: A contemporaneidade possibilita a imersão no mundo tecnológico, facilitando a vida de todos e promovendo novas maneiras de pensar o objeto livro e a leitura. Vive-se hoje não mais uma leitura linear, mas uma leitura multimodal, onde há o entrecruzamento de várias linguagens para que seja criada uma rede de sentidos. Em meio ao turbilhão de ofertas virtuais, tão necessárias nos novos tempos, precisa-se urgentemente recuperar a essência do narrador-mediador da leitura, aquele que empresta sua voz a palavra poética, estando ela na oralidade ou impressa num livro, como forma de reencantar o mundo e promover o “entre” da escuta, espaço-tempo capaz de favorecer a criação de imagens internas. Sendo assim, a oficina tem como principal objetivo sensibilizar os participantes da importância da leitura em voz alta e da contação de histórias, utilizando-se de práticas literárias com livros de literatura infantil. As reflexões serão embasadas em teóricos como: Bajard (1994); Barthes (1990); Gumbrecht (2014); Spritzer (2020); Lazzareti (2021); Busatto (2004); Zumthor (2000), etc. A metodologia será desenvolvida através de leituras, contações de histórias, reflexões, dinâmicas e práticas literárias como as sessões de mediação de leitura (Bajard,1994); mediações performáticas; jogo de imaginação criativa, dentre outras. Acredita-se que a oficina poderá nutrir o professor/contador de histórias/mediador da leitura de elementos que favoreçam a promoção e gosto pela leitura literária no seu alunado, que habita na proliferação de signos da contemporaneidade, sem perder o componente afetivo-simbólico.

PALAVRAS-CHAVE: literatura infantil; formação do leitor; contação de histórias; mediação da leitura; leitura em voz alta.