Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo
Universidade Federal de Pernambuco – UPE
Cursou Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns) e Mestrado em Letras- Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Concluiu o doutorado em Letras- Linguística também pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Mata Norte) docente permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) nessa instituição. Desenvolve pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: letramentos, gêneros acadêmicos, Educação à Distância (EAD) e livro didático de língua portuguesa.
E-mail: amanda.ledo@upe.br
Ana Elisa Ribeiro
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
É Professora Titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e no ensino médio integrado (Redação). É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. Tem estágios pós-doutorais na PUC Minas, na Unicamp, na UFMG e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Entre outros, é autora dos livros “Multimodalidade, Textos e Tecnologias” (Parábola, 2021), “Como nasce uma editora” (Entretantas, 2023) e “Linguística aplicada - ensino de português” (Contexto, 2023). Pesquisa Mulheres Editoras no Brasil (Fapemig. Anpoll) e é bolsista de produtividade do CNPq– Nível 2.
E-mail: anadigital@gmail.com
Benedito Gomes Bezerra
Universidade Federal de Pernambuco – UPE e Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
É doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, e da Universidade Católica de Pernambuco. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UPE e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPGCL/UNICAP. Desenvolve projetos de pesquisa em Teoria e Análise de Gêneros, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de gêneros acadêmicos, leitura e escrita na Universidade e letramentos acadêmicos. É autor dos livros Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais e O gênero como ele é (e como não é), ambos pela editora Parábola.
E-mail: beneditobezerra@gmail.com
Diógenes Buenos Aires de Carvalho
Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Universidade Federal do Piauí – UFPI
É Graduado em Letras/Português (UESPI), Mestre e Doutor em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI). Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER - Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL. Autor dos livros “As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais” (Edufpi), que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ, e “A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil” (Edufpi/CRV). Organizou em parceria os livros “Ensino de Literatura no contexto contemporâneo”, “Literatura Infantil e Juvenil: olhares contemporâneos” pela Mercado de Letras.
E-mail: diogenesbuenos@ccm.uespi.br
Eliane Gouvêa Lousada
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH-USP
É mestre e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da FFLCH-USP para as línguas portuguesa e francesa. Atualmente docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP e do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA), foi professora da graduação e do mestrado em Estudos Franceses na Universidade de Guelph, Canadá. É bolsista de produtividade CNPq-2 e tem experiência e publicações nas áreas de: letramento acadêmico; ensino-aprendizagem de línguas com base na engenharia didática e na noção de gêneros textuais; formação e desenvolvimento de professores pelo viés do trabalho docente.
E-mail: elianelousada@uol.com.br
Francisco Alves Filho
Universidade Federal do Piauí – UFPI
É doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), onde desenvolveu projeto de pós-doutorado na UNICAMP (2009-2010). É professor Titular da Universidade Federal do Piauí, onde atua na graduação e na pós-graduação. Coordena o Núcleo de Pesquisa CATAPHORA - através do qual orienta pesquisas sobre letramento acadêmico com foco na escrita de projetos de pesquisa e gêneros oclusos. Atualmente, é membro efetivo do GT/ANPOLL Gêneros Textuais e Discursivos. Publicou o livro Gêneros Jornalísticos: Notícias e Carta de Leitor no Ensino Fundamental, pela Editora Cortez e coautorou a coleção de livros didáticos Projeto Carnaúba, voltada para ensino de leitura e produção de textos no Ensino Fundamental. É autor de diversos artigos em periódicos.
E-mail: chicofilhoo@ufpi.edu.br
Francisco Neto Pereira Pinto
Universidade Federal do Norte de Tocantins – UFNT
Psicanalista, Doutor e Mestre em Ensino de Língua e Literatura (UFNT). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (UFNT) e do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais – PPGDire (UFNT). Professor auxiliar do UNITPAC/ campus de Araguaína e do IPEMED. Integra os grupos de pesquisa SEDI (UFF) e GESTO (UFNT). Publicou “Sobre a vida e outras coisas”, “À beira do Araguaia”, “O Gato Dom”, “Saudades do meu gato Dom”, “Você vai ganhar um irmãozinho”, pela Mercado de Letras. Organizou em parceria a coletânea “Ensino da Literatura no Contexto Contemporâneo” (Mercado de Letras).
E-mail: fneto@uft.edu.br
José Ribamar Lopes Batista Júnior
Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI
É professor EBTT no Colégio Técnico de Floriano/UFPI, coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual. Doutor em Linguística. Apaixonado por vôlei, ama viajar, tem duas tatuagens e não dispensa uma taça de vinho.
E-mail: ribas@ribas.ninja
Marcel Álvaro de Amorim
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Possui Graduação em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É professor da Faculdade de Educação da UFRJ, do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É líder do Grupo de Pesquisas PLELL Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (CNPq). Autor do livro “Literatura na Escola”, pela Ed. Contexto, e organizador do livro “A BNCC e o ensino de línguas e literaturas” pela Pontes Editora.
E-mail: marceldeamorim@letras.ufrj.br
Raquel Meister Ko Freitag
Universidade Federal de Sergipe - UFS
É professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, estudo o processamento da variação linguística, observando pistas corporificadas de esforço, atenção e emoções. Atuo em estudos de reprodutibilidade em linguística e em psicologia experimental, em iniciativas de grandes grupos, e estou participando da constituição da Rede Brasileira de Reprodutibilidade na Ciência. Sou Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) e editora-chefe da Revista da ABRALIN. Também desenvolvo atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a publicação da revista Feira de Ciência Cultura, específica para a publicação de relatos de pesquisa desenvolvida pela educação básica. Coordeno o Laboratório Multiusuário de Informática e Documentação Linguística (LAMID) da Universidade Federal de Sergipe. Minha atuação político-administrativa envolve gestão de entidades de classe e de instâncias governamentais. Fui vice-presidente da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN (2019-2021), gestão que implantou a série Abralin ao Vivo e o evento online Linguistweets. Fui vice-presidente da associação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, por duas gestões, (2019-2020 e 2021-2022). Fui secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi (2016-2018). Atualmente, sou coordenadora da área de Letras/Linguística do Comitê de Assessoramento do CNPq (2021-2024) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.
E-mail: rkofreitag@uol.com.br
Tânia Guedes Magalhães
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Possui graduação em Letras (UFJF), Mestrado em Letras - Linguística (UFJF) e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos (UFF). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "Linguagens, culturas e saberes". É líder do Grupo de pesquisa "Linguagem, Ensino e Práticas sociais", vinculado ao Núcleo FALE - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, da Faculdade de Educação da UFJF. É colaboradora do Grupo Linguagem e Educação (UEL). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada, Ensino de Língua Portuguesa e Formação de professores.
E-mail: tania.magalhaes95@gmail.com
Vera Lúcia Lopes Cristovão
Universidade Estadual de Londrina - UEL
É Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Coordenadora do Laboratório integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D, líder do grupo de pesquisa “Linguagem e Educação” (UEL/CNPq), pesquisadora do ALTER (USP/CNPq) e membro do corpo docente permanente do PPG em Estudos da Linguagem/UEL. Possui doutorado pelo PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado (2007-2008) no LAEL da PUC-SP, em Estudos Linguísticos pela UFMG (2012) e em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (2022). Teve bolsa CAPES/FULBRIGHT como professora pesquisadora na Universidade da Califórnia e foi pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Ottawa, Canada. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita em Educação Superior e Contextos Profissionais (ALES).
Wagner Rodrigues Silva
Universidade Federal do Tocantins - UFT
É professor Titular em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas. Possui Licenciatura em Letras (UFPE), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp) e pós-doutorado pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (ASWU – Egito). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atualmente, é membro do Comitê Assessor da área de Linguística no CNPq. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático, currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica.
E-mail: wagnersilva@mail.uft.edu.br
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.