RESUMOS DE SIMPÓSIO TEMÁTICO

Distribuição dos eixos temáticos, de modo geral, e seus respectivos simpósios temáticos, de modo específico.

Eixo Temático 1: Letramentos no Contexto da Graduação e Pós-Graduação

Simpósio Temático 01:

PRÁTICAS (MULTI) LETRADAS NA UNIVERSIDADE

 

Coordenadoras:

Ana Patrícia Sá Martins

Regina Célia Vilanova-Campelo

 

RESUMO: Em nível nacional e internacional, pesquisadores/as têm discutido acerca da urgência em (re)pensarmos as práticas letradas empreendidas na esfera acadêmica, dentro e fora dos limites físicos das salas de aula. Estudiosos/as como, por exemplo, Lea e Street (1998), Fiad (2011), Zavala (2010) e Martins (2020), destacam o fato de o processo de escrita, no âmbito universitário, não ter sido tradicionalmente considerado objeto de reflexão, devido à crença de que os processos de acesso à universidade realizam uma seleção de sujeitos supostamente aptos a se inserirem nas diferentes práticas letradas solicitadas na academia. Em oposição a essa ideia, diferentes pesquisas vêm provocando professores/as da graduação e da pós-graduação a ressignificar suas ações formativas, ao considerar os processos de leitura e escrita em suas complexas e diversas práticas sociais letradas. Desse modo, visamos reunir neste Simpósio trabalhos orientados por aspectos teórico-metodológicos e/ou didático-pedagógicos que nos permitam evidenciar os gêneros discursivos como instrumentos de letramentos acadêmicos, críticos, didáticos e profissionais para o desenvolvimento de saberes relevantes e necessários às práticas discursivas e sociais nos variados contextos sociais e dos domínios de conhecimento envolvidos. Desse modo, buscamos promover um diálogo entre as distintas vozes que ecoam sobre as concepções de escrita e leitura na, para e além da universidade, nas práticas de letramentos investigadas por vieses teóricos diversos. Considerando-se, assim, as inúmeras possibilidades de práticas e de contextos, sejam práticas de escrita, de leitura, de oralidade, de interação corporal, midiática e digital.

 

PALAVRAS-CHAVE: (multi)letramentos; práticas situadas; universidade.

 

Simpósio Temático 02:

GÊNEROS CATALISADORES DA LEITURA COMO INSTRUMENTOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS

 

Coordenadoras:

Vera Lúcia Lopes Cristovão

Eliana Merlin Deganutti de Barros

 

RESUMO: Um importante instrumento para o desenvolvimento de capacidades letradas no âmbito acadêmico-científico são os gêneros “catalisadores da leitura” – aqueles que funcionam como “memória” do processo de construção de sentidos do texto. Entre eles, podemos citar: o fichamento, o resumo acadêmico, o diário de leituras e a resenha. Embora a resenha não seja um gênero específico para esse fim, uma vez que seu propósito original é divulgar uma nova publicação de uma área científica, ela, assim como os demais gêneros citados, também é utilizada, recorrentemente, como instrumentos de avaliação/regulação do aprendizado do estudante da graduação e pós-graduação. Em defesa de um interacionismo instrumental (Dolz; Schneuwly, 2004), buscamos, neste simpósio, agregar trabalhos que apresentem: resultados de pesquisas focadas na instrumentalização de gêneros diversos (não somente os citados) na leitura de textos acadêmico-científicos, tanto na graduação como pós-graduação; experiências didático-formativas com tais gêneros; reflexões teórico-metodológicas que possam contribuir com as discussões propostas; resultados de desempenho com o uso desses instrumentos “catalisadores”. O objetivo é promover discussões que possam contribuir com as práticas de leitura em contexto universitário e sua transposição para outros contextos. Os trabalhos devem ter como aportes teóricos de base estudos vinculados aos letramentos acadêmicos e/ou acadêmico-científicos e aos gêneros textuais/discursivos e se inserirem na subárea da Linguística Aplicada. A relevância do simpósio está relacionada ao uso de ferramentas mediadoras da leitura que contribuam para a (educ)ação de um cidadão crítico-reflexivo que possa construir sentidos de suas leituras (de mundo, de discursos e de textos) de forma situada, informada e crítica.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmico-científicos; gêneros textuais/discursivos; ensino da leitura; ferramentas mediadoras da leitura.

 

Simpósio Temático 03:

LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS E GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS

 

Coordenadores:

Alana Driziê Gonzatti dos Santos

Dayveson Noberto da Costa Pereira

 

RESUMO: A cultura acadêmico-científica mostra-se complexa, tendo em vista a diversidade de comunidades disciplinares (Lea; Street 2006) que a constitui, bem como os modos específicos como estas compreendem os gêneros textuais/discursivos, responsáveis por viabilizar as ações – de linguagem – realizadas nesse contexto comunicativo. Assim, o conceito de letramentos acadêmicos-científicos revela-se imprescindível para o entendimento dessa cultura, pois levanta questões pertinentes a respeito dos usos sociais da leitura e da escrita no ensino superior. Nessa direção, são objetivos deste Simpósio: (i) discutir a didatização de gêneros acadêmico-científicos no contexto de atividades curriculares e complementares em nível de graduação e pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento; (ii) propiciar um espaço de discussão sobre obstáculos e estratégias mobilizadas por estudantes de graduação e pós-graduação, em práticas letramento acadêmico, para se integrar ao – ou permanecer no – ensino superior; e (iii) problematizar a relação entre letramentos acadêmico-científicos, tecnologias digitais, (des)informação e/ou inteligência artificial (IA) no âmbito da formação em nível superior. Nessa perspectiva, esperamos, neste Simpósio, trabalhos que tratem da relação entre letramentos acadêmico-científicos e gêneros textuais/discursivos a partir das seguintes abordagens teóricas: concepção sócio-histórica da linguagem; estudos de letramento de vertente sociocultural; gêneros textual e/ou discursivo a partir de contribuições da Nova Retórica ou do Círculo de Bakhtin. Metodologicamente, interessam-nos pesquisas qualitativas de natureza interventiva, em relatos de experiência ou de pesquisa. As discussões provenientes dos objetivos propostos podem contribuir para uma melhor compreensão dos letramentos no ensino superior, como também seus impactos na formação do estudante universitário e sua relação com as novas tecnologias.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmico-científicos; gêneros textuais/discursivos; ensino superior.

 

Simpósio Temático 04:

FUNCIONAMENTO SOCIORRETÓRICO DA ESCRITA DE GÊNEROS NO AMBIENTE ACADÊMICO

 

Coordenadores:

Francisco Alves Filho

Láfity dos Santos Alves

 

RESUMO: Os gêneros são formas dinâmicas de ação retórica nos contextos sociais e que se adaptam às necessidades pragmáticas dos sujeitos enquanto investidos em seus papéis sociais (Miller, 2009; Devitt, 2004; Bazerman, 2005). Dessa forma, entender o funcionamento das ações retóricas de um gênero equivale a pensar que aprender a escrevê-los pode funcionar melhor se os sujeitos se encontram inseridos em culturas disciplinares específicas, se conhecem seus valores e se sabem como agir de acordo com expectativas particulares de cada contexto. Aliando-se às concepções de gênero como ação social, este simpósio pretende receber trabalhos que descrevam gêneros que circulam no ambiente acadêmico, a exemplo de pesquisas que versam sobre o funcionamento de projetos de pesquisa, artigos científicos, resumos, resenhas, dentre outros. Acredita-se que a sistematização, análise e interpretação dos dados das pesquisas que serão apresentadas, neste simpósio, poderão contribuir com novos enfoques teóricos e novas metodologias de descrição e análise de gêneros institucionais. Embora a abordagem teórica principal deste simpósio seja as concepções de gênero como ação social, não se priorizará uma única vertente teórica, de modo que aceitaremos propostas que se situem ou façam uso de princípios teórico-metodológicos do sociointeracionismo discursivo, dos estudos bakhtinianos e/ou da abordagem das Tradições Discursivas, concebida pela Filologia Românica alemã.

 

PALAVRAS-CHAVE: gêneros; ambiente acadêmico; ação retórica; cultura disciplinar.

Simpósio Temático 05:

 

ENFOQUES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA NA ESCRITA ACADÊMICA

 

Coordenadoras:

Fabiana Esteves Neves

Jéssica do Nascimento Rodrigues

Marcela Tavares

 

RESUMO: Escrever academicamente implica posicionar-se como autora e autor que expõe e discute os resultados de um processo complexo, o de pesquisar. Ao mesmo tempo, a autoria na escrita acadêmica é dialógica, envolvendo: aquele/a que escreve e suas leituras, suas vivências e suas práticas de letramentos, em diferentes níveis de formação; aquele/a que orienta a escrita, seja na sala de aula, seja nos processos dialógicos de orientação de trabalhos acadêmicos; aquele/a que lê e suas contribuições/contraposições. Na formação de professoras e professores, de forma particular, pensar a autoria se impõe não apenas na escrita acadêmica, mas também na constituição processual da autonomia desses/as docentes, igualmente responsáveis pela construção da autoria junto aos estudantes. Assim, o objetivo central deste simpósio é reunir investigações e experiências que tenham como foco os processos de construção da autoria na universidade, em cursos de graduação e de pós-graduação, especialmente nos cursos de licenciatura. Os trabalhos podem abordar aspectos linguístico-discursivos atrelados à autoria (marcas de autoria, paráfrase/plágio, entre outros) e/ou aspectos discursivo-ideológicos (relações de poder entre interlocutores, papel da orientação acadêmica, entre outros). Quanto às abordagens teórico-metodológicas, serão privilegiadas pesquisas que adotem uma perspectiva dialógico-discursiva do tema, mesmo com diferentes aportes conceituais. As contribuições podem abranger ensaios, projetos de pesquisa, relatos de experiência, revisão de literatura, relatórios de pesquisa em diferentes níveis.

 

PALAVRAS-CHAVE: autoria; dialogismo; formação de professoras e professores.

 

Simpósio Temático 06:

AÇÕES DE LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS EM CULTURAS DISCIPLINARES DIVERSAS

 

Coordenadoras:

Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli

Jacqueline Costa Sanches Vignoli

 

RESUMO: Pesquisas e ações de formação realizadas no Laboratório Integrado de Letramento Acadêmico-Científico (LILA) têm comprovado a necessidade de proposições de trabalhos colaborativos entre pesquisadores da Linguística Aplicada e de outras culturas disciplinares. Tendo tal demanda em mente, este simpósio busca abrigar pesquisas que abarquem os letramentos acadêmico-científicos na graduação ou pós-graduação, principalmente, na perspectiva dos Novos Estudos dos Letramentos e em culturas disciplinares diversas, embora outras perspectivas também sejam bem-vindas. O objetivo é de constituir um espaço de discussão para que pesquisadores participantes e demais interessados possam ampliar sua compreensão sobre como os Estudos da linguagem podem atuar em áreas disciplinares variadas, colaborando para a compreensão de abordagens humanizadas em prol dos Letramentos acadêmico-científicos e, também, compreendendo a necessidade de considerar o conhecimento da cultura da área em foco para a composição de propostas significativas para o contexto específico. Espera-se a submissão de trabalhos, concluídos ou em andamento, oriundos de diferentes meios de pesquisas que busquem a superação do discurso de déficit, tão comumente ecoado no ambiente universitário, em função de investigações e/ou proposições de programas, práticas ou projetos de letramento acadêmico que levem em conta conhecimentos específicos a partir do entendimento de que as formas de fazer ciência são diferentes em cada uma das áreas disciplinares e, consequentemente, as formas de escrever e de ler textos acadêmicos também apresentam especificidades.

 

PALAVRAS-CHAVE: ensino superior; letramentos acadêmico-científicos; cultura disciplinar.

 

Simpósio Temático 07:

EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS SURDAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS

 

Coordenadoras:

Leila Rachel Barbosa Alexandre

Conceição de Maria Ferreira de Macêdo

 

RESUMO: O Simpósio Temático proposto concentra-se nas práticas de letramentos acadêmicos vivenciadas por pessoas surdas, reconhecendo a diversidade de caminhos e identidades presentes nesse contexto, dado que cada aluno experienciará a universidade de maneira única, influenciado pelos letramentos e conhecimentos prévios (Gee, 2002; Lea; Street, 2014 [2006]). Considerando esse foco, nosso objetivo central é propiciar um espaço de diálogo sobre as necessidades e desafios enfrentados pelos alunos surdos nas práticas de letramentos acadêmicos e as possibilidades para o propiciamento de práticas plenamente acessíveis para esses alunos, que superem o discurso do déficit frequentemente vinculado a esses alunos na universidade e permitam seu efetivo engajamento. Nesse sentido, esperamos receber principalmente, mas não exclusivamente, trabalhos que, vinculados à subárea da Linguística Aplicada e embasados nos estudos sobre letramentos acadêmicos, se dediquem a: descrever e analisar as experiências de pessoas surdas em diferentes cursos de graduação e pós-graduação, por meios de análise de narrativas e estudo de caso; apresentar e discutir resultados de pesquisa-ação focados nos letramentos acadêmicos de pessoas surdas; relatar as experiências de ações extensionistas voltadas para essas práticas. O Simpósio proposto mostra-se assim relevante por contribuir para a busca de uma universidade que, de fato, se constitua num espaço acessível e propiciador de práticas que respeitem as diversidades e as demandas dos alunos surdos e colabore efetivamente para seu desenvolvimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; alunos surdos; universidade acessível.

 

Simpósio Temático 08:

PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS NA UNIVERSIDADE: REFLETINDO SOBRE ENSINAR E APRENDER

 

Coordenadores:

Anna Christina Bentes

Caio César Costa Ribeiro Mira

Marcos Helam Alves da Silva

 

RESUMO: A inserção no contexto acadêmico leva inevitavelmente a produção de um significativo volume de textos acadêmicos pelos alunos, atividade essa que pode ser bastante complexa para os estudantes e fonte de inúmeras reflexões e desafios para professores. Embora em sua prática cotidiana os alunos tenham acesso e produzam os mais variados gêneros textuais, considerando que os gêneros “são entidades sócio discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa” (Marcuschi, 2004), uma parcela significativa dos estudantes universitários, ingressantes ou não, apresentam dificuldades de produzir textos da esfera acadêmica como: resumos, resenhas, textos de divulgação científica, entre outros, mesmo os cursos e as instituições de ensino tenham a preocupação de inserir disciplinas teóricas e práticas com essa finalidade. A partir dessa realidade, este simpósio busca reunir professores universitários e demais pesquisadores interessados em compartilhar práticas e versões de resultados de pesquisas já concluídas ou em andamento com o intuito de estabelecer um espaço de interlocução e reflexão sobre práticas de produção textual no contexto do ensino superior.

 

PALAVRAS-CHAVE: produção de texto; ensino superior; gêneros acadêmicos.

 

Simpósio Temático 09:

GÊNEROS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS E PROCESSOS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

 

Coordenadora:

Maria Ladjane dos Santos Pereira

 

RESUMO: O presente simpósio visa reunir investigações sobre a produção, compreensão e uso de gêneros acadêmicos, fundamentais para a comunicação e construção do conhecimento no meio universitário. Através da abordagem sociorretórica, inspirada nos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG) de Bazerman e Miller, e na corrente do Inglês para Propósitos Específicos (ESP – English for Specific Purposes), incluindo uma dimensão pedagógica de gêneros específicos, antecedentes e consciência crítica como a de Amy Devitt. Dessa maneira, o simpósio busca explorar como esses gêneros funcionam como veículos de comunicação que realizam objetivos específicos e ações letradas, refletindo sobre as práticas de letramento acadêmico. A relevância do simpósio temático reside na necessidade de compreender as dinâmicas de poder, identidade e cultura presentes nos contextos universitários, promovendo uma visão crítica das práticas de letramento. O simpósio acolherá contribuições de diversas áreas do conhecimento que investiguem os gêneros como ferramentas de comunicação acadêmica, incluindo análises de gêneros específicos, metagêneros ou gêneros orientacionais, estudos de contexto de produção de gêneros, metodologias para análise e ensino, entre outros. As contribuições terão pontos de reflexão e discussão para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas eficazes no ensino e aprendizagem dessas práticas de letramento e produção de gêneros.

 

PALAVRAS-CHAVE: gêneros na universidade; letramentos acadêmicos; abordagem sociorretórica; estudos retóricos de gêneros – ERG; English for Specific Purposes – ESP.

 

Simpósio Temático 10:

TÍTULO DO SIMPÓSIO TEMÁTICO: LETRAMENTO ACADÊMICO: GÊNEROS DE TEXTOS, DIFICULDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL E DISPOSITIVOS DIDÁTICOS

 

Coordenadoras:

Jaci Brasil Tonelli

Eliane G. Lousada

 

RESUMO: As pesquisas sobre letramento acadêmico e gêneros acadêmicos têm sido cada vez mais frequentes (Motta-Roth; Hendges, 2010; Thaiss, 2012; Boch, 2013; Ferreira; Lousada, 2016; Lousada; Dezutter, 2024) no contexto mundial e brasileiro. Elas caracterizam-se por descrever gêneros de texto que circulam nas esferas dos estudos universitários e da carreira acadêmica (Lousada; Dezutter, 2016), elaborar dispositivos didáticos para o ensino desses gêneros e/ou de suas características e/ou apontar as dificuldades encontradas pelos estudantes universitários ao produzir seus textos. A relevância de estudos nessa área está ligada ao fato de que grande parte dos alunos ingressam na graduação com uma experiência de escrita restrita a gêneros relacionados a provas do sistema de ensino e vestibulares e que, geralmente, as diferenças entre os gêneros textuais pedidos durante o ensino médio e aqueles pedidos na universidade não são levadas em conta (Ferreira; Lousada, 2016). Este simpósio aceitará contribuições que visam a colocar em evidência pesquisas sobre letramento acadêmico assim como iniciativas institucionais, tendo como objetivo promover o letramento acadêmico de estudantes de graduação e pós-graduação, em língua materna ou em língua estrangeira. Os trabalhos apresentados poderão se inscrever em linhas de pesquisa diversas, sobretudo as que compartilham os estudos de base vigotskiana e o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999; Schneuwly; Dolz, 2004).

 

PALAVRAS-CHAVE: gêneros de textos; produção de textos acadêmicos; capacidades de linguagem; dispositivos didáticos.

 

 

Eixo Temático 2) Letramentos no Contexto da Educação Básica

Simpósio Temático 11:

GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTOS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS DE ANÁLISE E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Coordenadoras:

Darlene Ribeiro da Silva Andrade

Josemeire Caetano da Silva

 

RESUMO: Nos últimos anos, o ensino de línguas no Brasil vem dando ênfase aos gêneros textuais como ferramenta para o ensino da leitura e da escrita em salas de aula. As discussões que dizem respeito aos gêneros textuais têm sido ampliadas a partir de diversas abordagens, características composicionais e funcionais dos gêneros em diversos contextos, voltados, sobretudo, à leitura e à produção de textos pertencentes a essas práticas de linguagem, como forma de agir socialmente. Ademais, as TDIC (Tecnologias Digitas da Informação e Comunicação) e as TDM (Tecnologias Digitais Móveis) são realidades contemporâneas, assim como os elementos das redes sociais digitais, os quais moldam estruturais sociais, por meio das interações e da constituição de laços sociais. Este simpósio temático propõe-se acolher pesquisas que possibilitem: 1) o debate a partir das diferentes abordagens teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem e avaliação da produção dos gêneros textuais nas aulas de línguas, incluindo os gêneros que circulam no ciberespaço; 2) a socialização de propostas didáticas e percursos metodológicos para a produção de gêneros textuais; 3) a divulgação de pesquisas que tenham como objeto de estudo o ensino de línguas em diferentes perspectivas teórico-metodológicas para a Educação Básica. Dessa forma, o simpósio oportuniza pesquisadores/as, professores/as e estudantes da Educação Básica que queiram apresentar seu Relatório de Pesquisa Científica da Educação Básica na área dos gêneros textuais e letramentos digitais. Espera-se promover diálogos entre as abordagens dos gêneros e a articulação com os letramentos digitais na e para a Educação Básica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais; abordagens de gêneros; letramentos digitais.

 

Simpósio Temático 12:

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Coordenadoras:

Mônica de Souza Serafim

Maria das Doris Moreira de Araújo

 

RESUMO: O ensino e a aprendizagem de língua materna têm recebido contribuições significativas dos estudos linguísticos, principalmente, no tocante às abordagens de letramentos que tornem o ensino e a aprendizagem mais efetivos e que permitam alunos e professores perceberem a ampliação do conhecimento por meio de práticas que congreguem os saberes intra e extra escolares. Tendo por base tal premissa, esse simpósio tem por objetivo congregar pesquisas e relatos de experiência sobre práticas de produção textual escrita na sala de aula da educação básica. A importância de tal temática dentro dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas reside na ênfase que ainda precisa ser conferida a escrita não somente tendo como produto a redação para fins de vestibular, mas como uma prática que circunda vários outros campos sociais. O desenvolvimento de habilidades da escrita como prática é essencial para que as pessoas estabeleçam propósitos comunicativos de maneira efetiva. Pretendemos, portanto, discutir o ensino-aprendizagem de língua portuguesa de forma ampla, levando em conta habilidades e especificidades da escrita, a partir de diferentes perspectivas teóricas, o que, a nosso ver, contribui mormente para termos diversos olhares para a escrita na sala de aula da educação básica.

 

PALAVRAS-CHAVE: linguística; ensino de língua portuguesa; letramentos; escrita; educação básica.

 

Simpósio Temático 13:

LETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO OS GÊNEROS DESTA ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA

 

Coordenadores:

Kélvya Freitas Abreu

Evandro Gonçalves Leite

 

RESUMO: A instituição educacional, quer seja a escola dita tradicional ou outros espaços educacionais, como principal agência de letramentos (Rojo, 2009), apresenta características singulares no que tange aos eventos de linguagem dentro de um ambiente de construção de saberes. Se tomarmos a peculiaridade desses eventos de letramentos existentes no ensino médio, em especial, compreenderemos a experiência da conexão entre a consolidação do saber e o desenvolvimento do sujeito para prosseguir seus estudos, ou ainda, com as escolas profissionais, aliar à dinâmica do mundo profissional (Brasil, 1996; Abreu, 2021). Portanto, ao considerarmos a vivência dos gêneros acadêmicos e profissionais existentes nesta esfera de atuação da atividade humana estaremos diante da cultura do escrito experienciada por esses atores ou mediadores dos letramentos (docentes, discentes, orientadores, gestores, entre outros). Assim, neste simpósio, buscamos interagir com pesquisas, investigações, estudos e narrativas de experiência que abordem os eventos de letramentos presentes no ambiente do ensino médio, somando ao escopo da linguística aplicada ou vinculados a diferentes campos e vertentes teóricas. Nossa intenção é explorar as diversas maneiras de estudar este contexto, seja através da perspectiva dos mediadores dos letramentos, dos eventos que promovem o contato com uma variedade de gêneros discursivos, ou da análise discursiva desses eventos, em um processo de aprofundamento do conhecimento, mediado ou não por tecnologias digitais, em diversos contextos (presencial, online ou híbrido) que abrangem a formação singular que os aprendizes de linguagem experimentam em seu cotidiano educacional (Abreu, 2022).

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos; eventos e práticas de letramentos; ensino médio; educação básica.

 

Simpósio Temático 14:

PRÁTICAS DE LEITURA COMPARTILHADA E FORMAÇÃO LEITORA

 

Coordenadoras:

Francineide Fernandes de Araújo

Jacqueline Wanderley Marques Dantas e

Maria Angélica Freire de Carvalho

 

RESUMO: A reflexão sobre o ato de ler revela-se como inesgotável, em virtude da complexidade envolvida em sua natureza (Dehaene, 2012), de sua relevância para a formação do leitor, cidadão reflexivo e crítico e de uma sociedade democrática e justa. A leitura é uma prática que pode ser estudada por diferentes abordagens: a cognitiva e a social (Dehaene, 2012), a interacional (Marcuschi, 2008), a multimodal, a digital (Wolf, 2019). Além disso, a discussão exige atenção e prioridade, uma vez que a má-formação leitora pode gerar consequências negativas como, por exemplo, a incompreensão dos textos (Marcuschi, 2008, Pereira, 2021), que justifica o baixo desempenho do leitor, inclusive, podendo reverberar no contexto acadêmico e em outros ambientes sociais. É uma realidade que, no contexto da desinformação, da proliferação das fake News, dificulta a atuação de um cidadão reflexivo e crítico. Pesquisadores de diferentes Instituições de ensino (IES) e outras que se ocupam do tema, incluindo as de países estrangeiros (Van Bergen, Vasalampi, Torppa, 2020), empreendem investigações a fim de conhecer meios assertivos para melhorar a formação e o desempenho do leitor de textos impressos e de textos digitais (Wolf, 2019). No conjunto desses apontamentos, propomos este Simpósio, que pretende acolher trabalhos de estudantes de pós-graduação, graduação, professores de Instituições de Ensino Superior (IES) e da Educação Básica (EB) que apresentem reflexões teóricas e metodológicas sobre o tema.

 

PALAVRAS-CHAVE: práticas de leitura, compartilhamento, formação leitora.

 

Simpósio Temático 15:

LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Coordenadoras:

Cristiane Ferreira de Souza

Mariana Roque Lins da Silva

 

RESUMO: Considerando-se a amplitude das abordagens dos letramentos na educação básica, julgamos interessante tratar como os alunos constroem suas habilidades de escrita e de leitura, sobretudo por meio de práticas de linguagem vinculadas aos discursos contra-hegemônicos na escola. Sendo assim, o objetivo deste simpósio é promover o diálogo entre professores e pesquisadores vinculados às áreas de Letras e de Educação em torno das temáticas propostas a partir de diversos olhares, tomando como ponto de partida os letramentos de reexistência (Souza, 2011), em contexto de “desestabilização do que pode ser considerado como discursos já cristalizados em que práticas validadas sociais de uso da língua são apenas as ensinadas e aprendidas na escola formal” (Souza, 2011: 17). Tal perspectiva teórico-metodológica pressupõe o convite à inserção de atividades de leitura e de escrita voltadas aos discursos artísticos de reexistência - tais como o hip-hop, o grafite, o cordel, entre outras manifestações multimodais de linguagens não canônicas. Com isso, entendemos a relevância da contribuição para a validação de diferentes práticas de linguagem como parte de um repertório de novos sujeitos, engajados com as questões do nosso tempo, entendendo a escola como espaço aberto às pluralidades de vozes- negras, periféricas, lgbtqia+, entre outras. Para isso, pretendemos agregar trabalhos que discutam aspectos práticos ligados aos letramentos de reexistência tais como elaboração de recursos didáticos, emprego de tecnologias, relatos de projetos e de experiências voltados para o fomento da competência dos estudantes da rede pública e/ou privada.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos de reexistência; pluralidades; manifestações multimodais.

 

Simpósio Temático 16:

INTERLOCUÇÕES ENTRE LETRAMENTO CRÍTICO, DECOLONIALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Coordenadores:

Rosivaldo Gomes Coordenador

Noemi Lopes da Silva

Eloiny Ptra Brasil Lazamé da Nóbrega

 

RESUMO: No contexto brasileiro, as pesquisas em Linguística Aplicada Crítica (Jordão, 2013; Freitas; Pessoa, 2012) buscam ampliar a agenda dessa área (Kleiman, 2013) na direção de serem estabelecidos diálogos entre os estudos da linguagem e as epistemologias decoloniais (Ballestrin, 2013; Bernardino-Costa; Maldonado-Torres; Grosfoguel, 2019; Baptista, 2019). Isso tem possibilitado brechas e atitudes (Duboc, 2020) que se abrem a práticas e ações didáticas sustentadas a partir do letramento crítico e da decolonialidade (Lankshear; Knobel, 2003; Mattos, 2013; Janks, 2016, 2018; Jordão, 2016; Cadilhe, 2020; Pessoa, 2018; Silvestre, 2017) que visam desafiar noções essencializadas de língua/linguagem, visões homogêneas/hegemônicas de sujeito, de aprendizagens, de práticas docente e de saberes essencialistas (Gomes, 2023). Sendo assim, este simpósio propõe-se acolher pesquisas em andamento ou finalizadas que, na interlocução entre letramento crítico, decolonialidade e educação linguística em línguas, possibilitem: 1) discussões sobre essa interlocução em pesquisas de contexto de sala de aula que busquem possibilidades outras de ensino de línguas e 2) socialização e troca de propostas didáticas ou de relatos de experiências que evidenciem práticas de educação linguística crítica na educação básica que extrapolem a centralidade do ensino de conteúdos ditos linguísticos (Ferraz, 2014) e que contemplem questões relativas às identidades sociais de gênero, raça, sexualidade, classe; questões essas que estão presentes em nos contextos de salas de aulas. Dessa maneira, o simpósio se configurará como um espaço coletivo para que pesquisadores/as, professores/as da Educação Básica ou de universidades apresentem seus estudos ou relatos de práticas e possam contribuir como essa ampliação da agenda de pesquisa da LA.

 

PALAVRAS-CHAVE: decolonialidade; letramento crítico; educação linguística; sala de aula de línguas.

 

Simpósio Temático 17:

O (MULTI)LETRAMENTO NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Coordenadores:

Alexandre Batista da Silva

Ana Cristina dos Santos Malfacini

 

RESUMO: Este simpósio foca o ensino de leitura em contexto escolar envolvendo a construção de sentido linguístico em espaços virtuais ou reais a partir do conceito de letramento e multiletramento. Nesse sentido, fixou-se como objetivo geral a discussão acerca dos recursos teóricos e práticos focando reflexões sobre ensino da leitura, atravessadas por questões contemporâneas da escola brasileiras que procuram a construção da educação pública menos desigual e mais justa. Estabeleceu-se como objetivos específicos a reflexão sobre os conceitos letramento e multiletramento como abordagem crítica para o ensino e aprendizagem de Leitura e conceituação e difusão de tais conceitos. Esse tema procura responder uma demanda educacional que aponta lacunas no ensino de leitura como objeto de reflexão teórica e prática nas escolas brasileira. Considera-se que, ao reunir trabalhos com essa abordagem, estar-se-á contribuindo com o campo teórico do ensino de leitura e com pratica de ensino. Como a leitura é um processo cognitivo que pode ser abordado por diferentes correntes teóricas, neste simpósio serão aceitos trabalhos de diferentes abordagens que tomam os estudantes como sujeitos ativos no desenvolvimento das habilidades de leitura. Esperam-se contribuições em diferentes formatos como Ensaio Teórico; Relato de Experiência; Relato de Pesquisa; Revisão de Literatura; Relatório de Pesquisa de Iniciação científica PIBIC e de Iniciação à Docência PIBID.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramento, multiletramento, ensino de leitura

 

Simpósio temático 18:

LETRAMENTOS EM PERSPECTIVAS DE(S)COLONIAIS NA EDUCAÇÃO

BÁSICA

 

Coordenadoras:

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira

Marcela Martins de Melo Fraguas

Gabriela Medela da Silva

 

RESUMO: O Simpósio pretende estimular a reflexão sobre abordagens teóricas e

metodológicas voltadas para o desenvolvimento de práticas de ensino de línguas/linguagens com estudantes da educação básica situadas no entrecruzamento dos letramentos às perspectivas de(s)coloniais. Considerando-se que as concepções escolares sobre os letramentos ainda se baseiam, muitas vezes, em perspectivas modernas/coloniais de matriz eurocêntrica, que tendem a silenciar corpos, saberes, repertórios e experiências outras, busca-se apontar alternativas de(s)coloniais nesse contexto. Entende-se o termo letramentos em uma perspectiva plural e sensível aos contextos locais, que inclui os usos e sentidos da escrita e de outros modos semióticos (Street, 2014; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020). Assim, encoraja-se a submissão de trabalhos que apresentem reflexões conceituais, resultados de pesquisas ou relatos de experiência em abordagens de(s)coloniais dos letramentos, com o propósito de contribuir para a criação de espaços de insurgência às dominações posicionadas na intersecção de raça, classe e gênero, as quais se produzem e são reproduzidas na língua/linguagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos; decolonialidade; insurgência; línguas; linguagens.

 

Simpósio Temático 19:

ALFABETIZAÇÃO E (MULTI)LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Coordenadoras:

Leila Britto de Amorim Lima

Noadia Íris da Silva

 

RESUMO: Estudos demonstram que o período de isolamento social decorrente da COVID-19 causou efeitos duradouros na educação brasileira com implicações evidentes na educação básica. Especificamente em relação à alfabetização e aos (multi)letramentos, destacamos dois importantes desdobramentos: em razão de algumas barreiras como o isolamento social e a falta de recursos para o ensino remoto por parte das escolas, professores, alunos e suas famílias, houve comprometimentos na aprendizagem daqueles que estavam em processo de alfabetização, com ênfase para as crianças das camadas populares, e de forma mais aguda, aquelas que vivem na zona rural (Macedo, 2022); adicionalmente, os docentes da educação básica foram impulsionados a buscar mais letramento digital, definido como a capacidade de saber usar as tecnologias digitais de informação e comunicação para realizar novas práticas pedagógicas (Oliveira et al, 2021). Em atenção às transformações potencializadas no período descrito, este simpósio objetiva 1. discutir os conceitos de alfabetização, (multi)letramentos e letramento digital; 2. apontar a necessidade dos docentes desenvolverem uso adequado das tecnologias digitais e, consequentemente, promover o letramento digital nas escolas; 3. tratar de propostas de ensino nas áreas de alfabetização, (multi)letramentos e letramento digital voltadas para os diferentes níveis de ensino da educação básica. Buscamos nossas bases teóricas nos estudos que defendem a alfabetização e o letramento como processos autônomos, mas interdependentes (Soares 2019, 2021 e Kleiman 2005, 2016), juntamente com o conceito de cultura digital (Brasil, 2018); e aqueles que reconhecem a multimodalidade textual e a necessidade de se discutir práticas pedagógicas que envolvam os multiletramentos (Rojo,2019; Rojo e Moura, 2012). Dessa forma, pretendemos reunir trabalhos concluídos ou em fase de desenvolvimento que abordem esses temas de forma teórica ou empírica e em diferentes formatos, tais como: Estudo Piloto; Registro de Projeto de pesquisa; Relato de Experiência; Revisão de Literatura; Relatórios de Pesquisa.

 

PALAVRAS-CHAVE: alfabetização; (multi)letramentos; período pós-pandemia.

 

 

Eixo Temático 3: Letramentos no Contexto da Literatura

Simpósio Temático 20:

(RE)PENSANDO OS DISCURSOS SOBRE LETRAMENTOS NO CONTEXTO DA LITERATURA

 

Coordenadoras:

Débora Klayn

Juliana Lannes

 

RESUMO: O presente simpósio, cujo tema aborda discursos sobre os letramentos relacionados à literatura, tem como objetivo suscitar discussões no que tange às relações entre literaturas e possibilidades de letramentos. A partir dessas discussões, buscamos favorecer o diálogo entre diferentes perspectivas de pesquisas e práticas discentes e docentes focadas na literatura. A relevância do tema concentra-se na necessidade da constante abertura de espaços para a troca de saberes e diálogos sobre práticas de letramentos em contextos de fomento à literatura. As discussões estabelecidas nesses espaços constituem oportunidades para o (re)pensar de pesquisas e de práticas focadas na literatura, proporcionado o avanço do conhecimento na área. Diante disso, tomando como referência a Análise Dialógica do Discurso, este simpósio busca integrar nas discussões dos trabalhos apresentados, discursos fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, entre as quais podemos destacar: os estudos dos letramentos e dos multiletramentos e suas relações com práticas literárias; as diferentes vertentes dos letramentos literários e dos letramentos literários de (re)existência; além das contribuições teóricas e práticas das corrente denominadas leitura subjetiva e estética da recepção. Serão aceitas propostas de trabalhos que discutam teorias, revisões de literatura, relatórios ou registros de projetos de pesquisas, relatórios de Pesquisa de Iniciação científica PIBIC e de Iniciação à Docência PIBID, relatos de experiências e práticas, sempre relacionadas aos letramentos no contexto da literatura, tanto na educação básica quanto na superior.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos literários; literatura; ensino; letramentos de (re)existência.

 

Simpósio Temático 21:

LETRAMENTOS DE RE-EXISTÊNCIA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA: INTERSECÇÕES ENTRE RAÇA, CLASSE E GÊNERO SOB A ÓTICA DECOLONIAL.

 

Coordenadores:

Rayron Lennon Costa Sousa

Claudia Letícia Gonçalves Moraes

 

RESUMO: A contemporaneidade é marcada por constantes e intensas transformações políticas, culturais e sociais, o que afeta tanto a cena literária quanto a artística. Tal movimento se dá pela insubmissão historicamente construída pelos grupos que ocuparam as margens: negros/as, povos tradicionais, pessoas não binárias, pobres, imigrantes entre outros, cuja re-existência desses corpos dissidentes propiciou a construção de uma guinada subjetiva – o pensamento decolonial-, gestada nos espaços marginais ou nas zonas do não-ser, a partir de bases epistêmicas orientadas pelas razões subalternas com o intuito de descolonização intelectual, literária e artística. Nesse sentido, objetivamos acolher pesquisas que se debrucem sobre a produção contemporânea a partir da tematização interseccional entre raça, classe e gênero pensadas sob uma abordagem teórica multidisciplinar. Como aporte teórico, recorremos às discussões de Aníbal Quijano (2000; 2005), Maldonado-Torres et al (2019), Mignolo (2000; 2008), Gloria Anzaldúa (1981), Grada Kilomba (2019), Alessandra Paiva (2022), Rosana Paulino (2018), Evaristo (2007; 2011), Lélia Gonzalez (1979; 2020), entre outros(as). Esperamos que as propostas e as discussões sediadas no referido simpósio possam contribuir para a ampliação da noção de Letramento e para a identificação de movimentos de re-existências que se corporificam em diversos níveis, espaços e materialidades, sob a ótica decolonial enquanto conjunto de saberes excêntricos capazes de analisar tais produções.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramento; re-existência; literatura; arte; decolonialidade.

 

Simpósio Temático 22:

LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR INFANTIL

 

Coordenadores:

Diógenes Buenos Aires de Carvalho

Fabiane Verardi

Paula Fabrísia Fontinele de Sá

 

RESUMO: O presente simpósio objetiva discutir os processos de Letramento Literário no que tange à formação do leitor infantil em contextos escolares e não escolares, uma vez que a circulação da obra literária é realizada por diversos agentes sociais em diferentes espaços, tais como a escola, a família, a biblioteca, e a livraria. Com essa abrangência é possível abrir espaço para discussões tanto no âmbito teórico quanto metodológico, dando voz a pesquisadores acadêmicos e aos professores/mediadores que atuam no chão da escola nos âmbitos público e privado; é possível demonstrar o alcance e a força dessa prática social da leitura literária, revelando a densidade e a complexidade do Letramento Literário enquanto ação/reflexão para viabilizar o direito à literatura e à arte proposto por Antonio Cândido. Como aporte teórico, tomamos como referência as discussões propostas por Aguiar & Bordini (1993), Aguiar et all (2001), Paulino (2004, 2010), Paulino e Cosson (2009), Cosson (2006, 2014), Colomer (2007, 2015), Larrosa (1996), Yunes (2009, 2016), Zilberman (2003, 2014), dentre outros(as). Como uma grande discursiva que este simpósio se apresenta como um lugar de debates diversos em torno da formação do leitor infantil e está aberto às propostas e discussões que venham contribuir teórica e metodologicamente em torno do Letramento Literário na infância.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramento literário; leitor(a) infantil; contextos escolares e não escolares.

 

Simpósio Temático 23:

LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM

 

Coordenadoras:

Camila Pereira de Sousa

Cleanne Nayara Galiza Colaço

 

RESUMO: O letramento literário está para além da capacidade de ler e escrever, configurando-se pela inserção no universo da linguagem e da imaginação, em que os textos se tornam ferramentas de reflexão e de expressão dos leitores. Entre os leitores jovens, o letramento literário permite o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de leitura, bem como interpretação e compreensão de si e do seu entorno a partir das experiências suscitadas pelo texto literário. Apesar disso, na contemporaneidade, o letramento literário enfrenta vários desafios entre esse público, como, por exemplo, o uso excessivo das redes sociais e plataformas de streaming, experiências negativas com a leitura na escola e ausência de recursos e bibliotecas. Desse modo, é importante refletir o uso de abordagens criativas e inclusivas para promover o letramento literário entre os jovens. Nesse sentido, objetivamos acolher pesquisas que promovam debates voltados a formação de leitores jovens, ao incentivo à leitura por prazer e a criação de práticas de leitura na escola de forma acolhedora. Para tanto, nos embasamos em autores como Cosson (2018), Colomer (2007), Kleiman (1995), Rojo (2009) e Soares (2006).

 

PALAVRAS-CHAVE: letramento literário; formação do leitor; leitor Jovem.

 

 

Eixo Temático 4: Letramentos nos Contextos das Tecnologias e da Inteligência Artificial

Simpósio Temático 24:

LETRAMENTOS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS: AS FRONTEIRAS ENTRE A ESCOLA E A SOCIEDADE

 

Coordenadores:

José Ribamar Lopes Batista Júnior

Vicente de Lima-Neto

 

RESUMO: O conceito de escola e de prática educacional tem mudado nas últimas décadas, extrapolando a formação acadêmica e caminhando rumo à construção de habilidades. Nessa trajetória, comunidades e alunas/os que não eram contempladas/os pelas políticas educacionais puderam adentrar à instituição, aumentando a participação dos indivíduos em práticas escolarizadas. Os usos digitais, além de terem aumentado a complexidade do fluxo de informações, dispõem da capacidade de influenciar hábitos, fazendo emergir novos gêneros textuais/discursivos que são produzidos para atender às novas demandas. Para encurtar as fronteiras entre escola e sociedade, os usos digitais da leitura e da escrita vêm sendo a principal ferramenta nesse processo que tanto é inclusivo como capacitador. A vida digital e os textos digitais permitem a confluência de esforços no campo da leitura e da escrita, na medida em que a escola, ao assimilar tais usos, dá contornos sociais significativos ao fazer estudantil. Os projetos de letramento (leitura e escrita) associados às tecnologias educacionais oferecem a possibilidade de superar as barreiras de tempo e espaço nas interações e requererem pouco ou nenhum recurso financeiro. Nesse sentido, este simpósio temático pretende reunir pesquisadoras/es e professoras/es empenhados na articulação entre letramento digital e ensino vinculadas/os a diferentes campos e vertentes teóricas, que tenham como objetivo compartilhar experiências de sala de aula ou propor avanços teóricos ou epistemológicos para o processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramento digital; tecnologias educacionais; ensino de línguas.

 

Simpósio Temático 25:

TECNOLOGIAS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E NOVOS LETRAMENTOS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Coordenadores:

Lílian de Sousa Sena

Pérola de Sousa Santos

Naziozênio Antonio Lacerda

 

RESUMO: Este simpósio considera de suma importância vivenciar e analisar as múltiplas manifestações linguísticas e suas implicações para as interações sociais, pois, diante do contexto das inovações tecnológicas, os processos interativos demonstram a necessidade de novas formas de leitura e produção escrita como prática social, uma vez que letramento é também uma prática social. Nessa perspectiva de múltiplas combinações de linguagem e possibilidades de interação, a recombinação de textos e atribuições de sentido compõem uma nova forma de escrita que vai além do impresso por envolver a multimodalidade. Assim, este simpósio tem como objetivo principal congregar pesquisas que abordem a articulação entre as tecnologias digitais, os multiletramentos (Rojo; Moura, 2012; Kalantzis; Copes; Pinheiro, 2020) e os novos letramentos (Lankshear; Knobel, 2003; 2006; 2007), incluindo a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de língua portuguesa como eixo central de investigação. Diante disso, visamos discutir pesquisas nas áreas de Multiletramentos, Novos Letramentos, Tecnologias Digitais, Letramento Digital, Jogos Digitais, Gamificação, e Inteligência Artificial (IA) no Ensino de Língua Portuguesa. Entendemos a relevância dessas discussões por compreendermos que, em contexto escolar, alunos interconectados fazem uso de múltiplas linguagens, logo, precisam desenvolver não apenas as habilidades escritas ou orais, mas também reconhecer os recursos multissemióticos/multimodais, especialmente os promovidos pela nova mídia digital que serão levados para a vida fora da escola, tendo em vista que os multiletramentos e os novos letramentos exigem novas posturas, práticas e valores por serem mais participativos, colaborativos e distribuídos do que os letramentos convencionais. São, portanto, bem-vindos os trabalhos que se alinhem a essas abordagens.

 

PALAVRAS-CHAVE: tecnologias digitais; multiletramentos; novos letramentos; letramento digital; ensino de língua portuguesa.

Simpósio Temático 26:

PRODUÇÃO DE TEXTOS, ENSINO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Coordenadores:

Franklin Oliveira Silva

Héberton Mendes Cassiano

 

RESUMO: A linguagem humana é uma das mais complexas e poderosas ferramentas de comunicação e expressão. Com a evolução tecnológica, a inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais relevante em várias áreas, inclusive na produção de textos. Nesse contexto, é crucial compreender como a IA pode afetar a produção de textos das mais diferentes esferas da sociedade. A integração da inteligência artificial na produção de textos representa um avanço tecnológico significativo, com aplicações que vão desde a redação de textos jornalísticos a elaboração de textos acadêmicos, chatbots, tradução automática, geração de conteúdo na internet e muito mais. Essas tecnologias são frequentemente utilizadas em plataformas digitais, redes sociais, comércio eletrônico e serviços de atendimento ao cliente. No entanto, a disseminação do uso da IA na produção textual também levanta questões pertinentes à coerência e à coesão dos textos gerados, ao grau de informatividade e à relação desses textos com textos existentes na internet, e é nesse contexto que a análise da linguística textual se mostra relevante. Nesse sentido, este simpósio tem como objetivo investigar os impactos da inteligência artificial na produção textual e no ensino sob a perspectiva da Linguística Textual (LT) e suas interfaces com outras áreas, analisando temas importantes como a noção de texto, enunciação, interação, sequências textuais, referenciação, gêneros, intertextualidade, argumentação, tópico discursivo e multimodalidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: inteligência artificial; produção de texto; ensino.

 

 

Eixo Temático 5: Letramentos no Contexto da Formação de Professores

Simpósio Temático 27:

LETRAMENTOS E A FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINAR E APRENDER, APRENDER E ENSINAR

 

Coordenadoras:

Leila Patrícia Alves Dantas

Jesica Carvalho Sales

 

RESUMO: A formação inicial de professores pode ser considerada, também, uma introdução aos letramentos acadêmicos, uma vez que grande parte dos futuros docentes, nos cursos de licenciatura, estão em sua primeira graduação. Nessa perspectiva, tratar sobre letramento(s), atualmente, requer problematizar os usos que o termo vem sendo empregado no dia a dia das práticas sociais. Fundamentado epistemologicamente na teoria do Letramento como uma prática social (Street, 1984; Soares, 1988), bem como em outras vertentes, quais sejam, o Letramento Acadêmico (Lea, 2004; Fischer, 2007), Letramento Crítico (Sardinha, 2018) e Multiletramentos (Rojo, 2013), elencamos como objetivo geral desse simpósio debater acerca dos letramentos na formação inicial de professores e como objetivos específicos: a) discutir os processos de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura a partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos; b) possibilitar o diálogo entre os processos de apropriação dos letramentos de gêneros acadêmico-científicos e os futuros professores, no decorrer dos cursos de licenciatura; e c) viabilizar o debate acerca da inserção das novas tecnologias na formação inicial de professores. Desse modo, podem ser submetidos trabalhos, concluídos ou em andamento, fruto de diferentes formas de pesquisas, relatos de experiência e/ou revisão bibliográfica, que investiguem, sob variados caminhos e abordagens metodológicas, questões relacionadas aos letramentos sociais, acadêmicos, novas tecnologias e práticas pedagógicas em distintos gêneros. Por fim, esperamos, neste simpósio, compartilhar pesquisas e experiências no âmbito dos estudos dos letramentos, que possam colaborar para a reflexão e construção do processo formativo docente, no que refere aos letramentos.

 

PALAVRAS-CHAVE: formação de professores; letramentos acadêmicos; ensino-aprendizagem.

Simpósio Temático 28:

LETRAMENTOS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERFACES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

 

Coordenadores:

Antonio Artur Silva Cantuário

Lúcia Maria de Sousa Leal Nunes

 

RESUMO: O termo Letramento foi recentemente introduzido no campo da Educação, das Ciências Sociais, da História e das Ciências Linguísticas (Soares, 2014; Kleiman, 2012; Street, 2014; Bazerman, 2015). Neste simpósio, focalizamos a interação entre os pressupostos dos estudos de letramentos e a formação do professor de língua portuguesa e de outros componentes curriculares. Para além da relação entre escritas e leituras, respaldamos esta proposta também na ancoragem dos multiletramentos (Rojo; Moura, 2012; Rojo; Barbosa, 2015), que sugere uma dimensão cultural e semiótica mais ampla nos diferentes e múltiplos aspectos culturais que envolvem a participação dos sujeitos via linguagem nas relações cotidianas. Este simpósio objetiva refletir sobre os múltiplos usos sociais da leitura, da escrita e de outras linguagens na formação inicial e continuada da práxis docente (Pimenta; Lima, 2006). Serão bem-vindos os trabalhos, concluídos ou em andamento, que investiguem: a) a mediação de formação docente por intermédio dos diferentes gêneros discursivos e com foco na educação linguística; b) as propostas extencionistas, etnográficas e de pesquisa-ação relativas à formação de professor no quadro dos letramentos e dos multiletramentos; c) as práticas de letramentos relativas à constituição do ser docente nas relações de poder e de identidades na formação do professor da educação básica. Estas são algumas das possibilidades investigativas e contribuições esperadas para este simpósio, contudo ressaltamos que o proponente é totalmente livre para ampliar a roda de debates, considerando o quadro teórico e temático mais amplo deste simpósio.

 

PALAVRAS-CHAVE: educação linguística; formação de professor; letramentos; multiletramentos.

Simpósio Temático 29:

LETRAMENTO E SURDEZ: PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Coordenadores:

Fátima Letícia da Silva Gomes

Juscelino Francisco do Nascimento

 

RESUMO: No campo de estudos da Linguística Aplicada, já foi bastante discutido o letramento no processo de escolarização, assim como a diversificação dos conceitos sobre as concepções de letramentos na contemporaneidade. Porém, percebe-se que existem poucas discussões dentro das instituições de ensino superior sobre as práticas de letramento voltadas para diversidade e inclusão. Desse modo, destacamos, aqui, reflexões acerca das singularidades educacionais dos estudantes surdos. Para tanto, direcionamos nosso olhar para formação de professores e o letramento escolar desses sujeitos. Uma das grandes questões referentes ao letramento do surdo refere-se ao fato de eles serem usuários de uma língua distinta da maioria ouvinte – a Língua Brasileira de Sinais (Libras), desconhecida por muitos professores ouvinte, tornando, assim, um desafio no processo de ensino desses alunos (Lodi; Harrison; Campos, 2014). Sobre as práticas de letramento escolares, Kleiman (2008) aponta para a deficiência no sistema educacional na formação de sujeitos letrados não estar vinculada somente ao fato de os professores, algumas vezes, não serem instrumentalizados para o ensino, mas decorrem dos próprios pressupostos em que estão apoiados os modelos de letramento. Com base nessa premissa, este simpósio se propõe receber trabalhos que discutam as questões supramencionadas e, ainda, apresentar reflexões sobre os estudos relacionados à formação de professores voltada para o letramento dos surdos. Dessa forma, esperamos receber trabalhos de estudantes e pesquisadores de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e ensino superior que possam colaborar com o campo de estudo através de discussões teóricas e metodológicas sobre o tema.

 

PALAVRAS-CHAVE: surdez; letramento; escolarização; formação de professor.

 

Simpósio Temático 30:

EXPLORANDO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE LETRAMENTOS E

MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS

 

Coordenadoras:

Elaine Cristina Carvalho Duarte

Katia Nazareth Moura de Abreu

Simone Maria Bacellar Moreira

 

RESUMO: Este simpósio propõe uma imersão nos desafios e nas múltiplas possibilidades do letramento e multiletramentos no contexto do ensino de língua portuguesa e literaturas, sob uma perspectiva de pedagogia decolonial e prática antirracista. Partindo de fundamentações teóricas que problematizam as estruturas de poder presentes na sociedade, como as propostas por Paulo Freire, Bel Hooks, ajuda Quijano, Magnolo, dentre outros, discutiremos as práticas de leitura e escrita em diferentes contextos sociais e culturais, com foco na valorização e promoção da diversidade linguística e cultural. Tendo em vista o mundo atual e suas múltiplas mídias e linguagens, faz-se necessário refletirmos também a integração das novas tecnologias no processo educativo, analisando como essas ferramentas podem ampliar e enriquecer as práticas de letramento de forma inclusiva. Destacaremos a importância do desenvolvimento de habilidades comunicativas e críticas, incentivando a reflexão sobre questões sociais, políticas e culturais presentes na produção textual e na análise literária. O papel do professor será enfatizado como mediador desse processo de aprendizagem, promovendo práticas pedagógicas que valorizem a voz e a identidade dos estudantes, especialmente daqueles historicamente marginalizados. O objetivo é compartilhar experiências, pesquisas e práticas pedagógicas que possam contribuir para uma educação mais inclusiva, crítica e reflexiva, promovendo assim uma formação mais abrangente e contextualizada para os estudantes, em consonância com os princípios de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

PALAVRAS-CHAVE: decolonialidade; ensino; língua portuguesa; multiletramento; antirracismo.

 

Simpósio Temático 31:

MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO 21

 

Coordenadora:

Vânia Soares Barbosa

 

RESUMO: A crescente inserção e uso das tecnologias nas práticas sociais do presente século tem revelado a necessidade de repensarmos concepções do que significa ser letrado frente a amplitude de textos multimodais que circulam na sociedade contemporânea. Não podendo ser diferente, e como preconizado pelo New London Group (1996), educadores precisam adequar suas práticas pedagógicas na formação de um leitor-olhante (Serafini, 2014; Barbosa, 2017), aquele que atribui significados a partir da integração dos diferentes modos e recursos semióticos presentes nos mais diversos eventos comunicativos. Na junção semiótica social e multimodalidade (Kress, 2010), essa atribuição se insere nas ideias de letramento multimodal (van Leeuwen, 2017) e letramento visual (Callow, 2013; Barbosa, 2017). À luz dos multileramentos (New London Group, 1996) e da multimodalidade (Kress, 2010; Kress e van Leeuwen, 2006, 2021), este simpósio tem como objetivo contribuir para o entendimento de como aqueles textos têm sido lidos e produzidos a partir de suas organizações semióticas, como tem sido a inclusão dos mesmos nas práticas pedagógicas no ensino de línguas e, consequentemente, suas respectivas implicações na formação de professores. Para tanto, convido professores e pesquisadores a compartilharem seus resultados de estudos e/ou relatos de experiências que tenham como foco a multimodalidade nos eventos comunicativos e suas relações com os multiletramentos (New London Group, 1996), particularmente o letramento multimodal/letramento multimodal crítico e o letramento visual/letramento visual crítico.

 

PALAVRAS-CHAVE: multimodalidade; multiletramento; letramento multimodal; formação de professores; materiais didáticos.

 

Simpósio Temático 32:

LETRAMENTOS E FORMAÇÃO INICIAL: ABORDAGENS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

 

Coordenadoras:

Maria da Cruz Soares da Cunha Laurentino

Elenita Maria Dias de Sousa Aguiar

 

RESUMO: Este trabalho propõe reflexões sobre a intersecção entre letramentos e formação inicial, destacando-se as abordagens e os desafios contemporâneos enfrentados pelos educadores. O letramento, enquanto prática social complexa, vai além da simples aquisição de habilidades de leitura e escrita, abrangendo as de compreender, interpretar e produzir textos em diferentes contextos. Nesse sentido, a formação inicial de professores desempenha um papel decisivo na promoção do desenvolvimento de competências letradas em alunos de todas as idades. Para tanto, inicialmente, explora-se as diversas concepções de letramento, destacando sua natureza multifacetada e dinâmica, que transcende o âmbito escolar e permeia as esferas da vida contemporânea. Em seguida, discute-se a importância da formação inicial de professores na promoção de práticas pedagógicas que promovam o letramento em sua totalidade, considerando as especificidades linguísticas, culturais e sociais dos estudantes. Metodologicamente, constitui-se uma revisão de literatura em que serão privilegiadas abordagens teóricas que reconhecem o letramento como uma prática social situada, influenciada por contextos culturais, sociais e históricos. Acredita-se que o aprofundamento do debate sobre letramento e formação inicial, fornecerá elementos para a elaboração de políticas educacionais mais inclusivas, bem como, subsídios aos professores no enfrentamento aos desafios do mundo contemporâneo e, na promoção do desenvolvimento pleno de seus alunos como sujeitos letrados e críticos.

 

Palavras-chave: letramentos; formação inicial; práticas sociais; práticas pedagógicas.

 

Simpósio Temático 33:

LETRAMENTOS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO E NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

 

Coordenadoras:

Mary Gracy e Silva Lima

Isabel Cristina da Silva Fontineles

 

No contexto da aprendizagem da docência, ressalta-se que as práticas de letramentos na formação inicial de professores emergem como temas desafiadores e necessários na educação contemporânea, demandando ações formativas numa abordagem interdisciplinar que integre teoria e prática. Este estudo objetiva analisar práticas pedagógicas e estratégias de ensino que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências de letramentos na formação de futuros educadores. Trata-se de relatos de experiências realizadas como projeto formativo do curso de licenciatura do PIBID/UESPI/CCM. Para tanto, serão apresentados projetos interdisciplinares e estratégias de formação, mediante uso de recursos didáticos e metodológicos para leituras e produção da escrita efetivadas no espaço da escola pelos/as bolsistas Pibidianos/as, que podem ser incorporados e valorizados na formação inicial docente como fundamentos teóricos e práticos no processo de alfabetização e letramento. A compreensão da funcionalidade consciente das práticas de letramento no cotidiano, requer-se a mediação por meio o uso de tecnologias digitais, a valorização e respeito às diversidades linguísticas e culturais, bem como a promoção de práticas de leitura e escrita críticas e reflexivas. Além disso, destacar-se-á o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva por parte dos futuros educadores das intencionalidades da produção textual, incentivando-os a problematização das suas práticas e busca contínua do seu aprimoramento profissional. A relevância dessa temática torna-se evidente diante do compromisso do PIBID e dos cursos de licenciatura na formação de professores capazes de aprender a ensinar mediante complexidade do letramento em um mundo polarizado, e em uma sociedade globalizada. Espera-se que este trabalho contribua com encaminhamentos teóricos e práticos mediatizados por reflexões críticas sobre as potencialidades do letramento que oportunizem (re)pensar políticas educacionais, práticas pedagógicas e programas de formação de professores mais alinhados com as demandas para atuação docente no cenário socio, político e educacional para atendimento das exigências formativas do profissão professor do século XXI.

 

Palavras-chave: letramentos; formação inicial docente; práticas pedagógicas, PIBID.

 

Simpósio Temático 34:

LETRAMENTO MULTIMODAL EM SALA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

 

Coordenadores:

Giselda dos Santos Costa

Francisco Wellington Borges Gomes

 

RESUMO: Cada vez mais a nossa comunicação é multimodal, o que significa que nos comunicamos por meio de múltiplas linguagens, modos semióticos, e sistemas de signos, sejam eles digitais, espaciais, visuais, musicais, táteis etc., que carregam significados reconhecidos e compreendidos por um coletivo social (Halliday, 1985; Kress e van Leeuwen, 2006; Farias et.al, 2011).  Com isso, os professores modernos de línguas devem ser capazes de ler e criar uma variedade de textos impressos e online (jornais, panfletos, sites, livros, e-books, etc.), participar e criar ambientes virtuais (salas de aula, mídias sociais, blogs etc.) entre outras ferramentas interativas e dinâmicas da Web, além de analisar criticamente textos multimodais que integram os multiletramentos, notadamente os letramentos visuais, digitais e multimodais, em resposta a essas necessidades. O objetivo deste simpósio é reunir pesquisadoras/es e professoras/es para discutir a integração de abordagens multimodais e seus desafios em sala de línguas estrangeiras, apresentando resultados de estudos e pesquisas em andamentos e compartilhar experiências realizadas em escolas públicas ou particulares. A questão principal que se coloca aos/às pesquisadores/as interessados/as em participar deste simpósio é: como os professores e alunos se relacionam e utilizam a comunicação multimodal na sala de aula de língua estrangeira? Entende-se que a investigação sobre a multimodalidade amplia nosso conhecimento sobre várias formas de comunicação além da linguagem falada, assim como oferece novas perspectivas para o ensino de línguas. Espera-se receber contribuições advindas de pesquisas empíricas que explorem contextos diversos e sejam amparadas em diferentes referenciais teórico-metodológicos. Deste modo, acolhemos com prazer contribuições provenientes dos vários campos que envolvem as abordagens multimodais.

 

PALAVRAS-CHAVE: letramentos multimodais; comunicação multimodal; ensino de língua estrangeira.

 

 

Eixo Temático 6: Letramentos em espaços não institucionais

Simpósio Temático 35:

ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE ASPECTOS ARGUMENTATIVOS E RETÓRICOS EM DIFERENTES GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS

 

Coordenadores:

João Benvindo de Moura

Max Silva da Rocha

 

RESUMO: Estudar de que maneira acontecem visadas persuasivas que são apregoadas com o objetivo de convencer (no terreno racional), persuadir (no terreno emocional), orientar e modificar opiniões, estabelecer a polêmica e a manipulação, entre outras finalidades, é uma das principais metas dos estudos argumentativos e retóricos encontrados na contemporaneidade. Assim sendo, entendemos que tentativas de convencimento e de persuasão ocorrem através de diferentes gêneros orais e escritos que circulam em nossa sociedade e que reverberam, em muitos casos, o exercício de poder, de dominação e de manipulação da verdade. Nesse sentido, objetivamos propiciar um espaço de discussões acerca de trabalhos que, de alguma maneira, investiguem elementos argumentativos e retóricos presentes em gêneros da oralidade e da escrita, desvelando as suas possíveis artimanhas persuasivas. Desse modo, podem ser submetidos trabalhos que estejam concluídos ou em andamento, que investiguem questões argumentativas e retóricas em distintos gêneros, pertencentes aos múltiplos domínios discursivos, tais como: religioso, educacional, político, jurídico, midiático, literário, jornalístico, entre outros. Nesse cenário, teorias como argumentação no discurso e no texto, retórica, semiolinguística, linguística textual, entre outras, configuram os fundamentos epistemológicos desta proposta. Finalmente, esperamos, em nosso simpósio temático, compartilhar pesquisas e experiências no âmbito dos estudos argumentativos e retóricos da linguagem a partir de distintas vozes que abordem a temática aqui apresentada.

 

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; gêneros orais e escritos; retórica.