A II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade convocam pesquisadorxs, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados a sentir e pensar os Corpos interseccionais em luto e em luta.

A II Jornada insere-se no contexto das atividades de um projeto de pesquisa interinstitucional, coordenado pelo IFRN, com a participação de pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). Financiada pelo edital universal do CNPq e intitulada Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos, a investigação explora lacunas do campo da Educação Profissional e Tecnológica.

Tanto a produção do conhecimento da área sobre as temáticas em questão, quanto as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade concernente às situações de vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+. Disso decorre a relevância de pautarmos essa temática em tempos de pandemia, criando modos de resistir às tentativas de apagamento da memória desses sujeitos em luto e em luta.

A primeira edição da Jornada aconteceu em novembro de 2019 no Campus Belém do Instituto Federal do Pará e teve como tema Potências do corpo e mal-estar contemporâneo na Educação Profissional. Sob a coordenação da Profa. Natália Cavalcanti (IFPA/ProfEPT), o evento contou com a colaboração de outros pesquisadores e estudantes do GICEP - Grupos de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política.

O II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade, que teve sua primeira edição em 2018, no Campus Belém do IFPA, situa-se na continuidade do debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais no âmbito do IFPA. O Colóquio também problematiza a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, refletindo sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.

A segunda edição de ambos os eventos, em contexto pandêmico e de crise humanitária, acontecerá completamente on line nos dias 19 e 20 de novembro de 2020.

Data do evento

19 de novembro de 2020, 09h00 até 20 de novembro de 2020, 18h00

Local do evento

Evento online
Link: https://www.youtube.com/channel/UChMrTzN1nCo71MKsA7ETV1A