Emanuelle Cortez (IFRN)

IFRN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Psicologia Educacional. Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia da Educação e Políticas Educativas pela Universidade do Minho/Portugal.

Rossana Rameh-de-Albuquerque (IFPE/FPS)

IFPE/FPS

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996); Mestrado em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (2008) e Doutorado pela Medicina Preventiva / Saúde Coletiva da UNIFESP (2017). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Álcool e Outras Drogas da Universidade Federal de Pernambuco (GEAD/UFPE) e é Psicóloga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), atuando na DAE (Assistência Estudantil) na Reitoria como Psicóloga Sistêmica. É Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), trabalhando diretamente com a atenção básica em saúde e a perspectiva da reinserção social dos grupos minoritários. Coordena o Projeto de Extensão chamado Cuidar de Si. Tem experiência em Tratamento e Prevenção ao uso de drogas, Saúde mental, Família e Educação Popular e Permanente em Saúde. É supervisora clínico-institucional / clínico -territorial e técnica de saúde mental e redução de danos. Associada a ABRAMD - Associação Brasileira Multiprofissional sobre Drogas, à ABRASCO - Associação de Saúde Coletiva e a ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental. É Membro do CECAF - Centro de Estudos, Consultoria e Atendimento à Famílias.

Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ)

IFRJ

Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-Doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas - CPDOC/FGV Rio. Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Pesquisa, leciona e publica nas áreas de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, trabalho, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça. Assessora Técnica da Presidência da República (2011), atuou no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento (2008-2010), ocupou o cargo de Assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas e Coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB (2006-2008). Foi Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (gestão 2013-2016). É investigadora da Rede de Antropologia Dos e Desde os Corpos, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN e da Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP. Agraciada com o Prêmio Rio Sem Homofobia (2016) e com a Medalha Chiquinha Gonzaga (2017).

Raíssa de Almeida Pereira (UFC)

UFC

Graduada em Pedagogia, especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Vale do Acaraú,  mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. No mestrado desenvolveu pesquisa acerca da construção da identidade do negro na classe média e no doutorado elaborou um dispositivo psicopedagógico para trabalhar com jovens enlutados em virtude de uma morte violenta. Atualmente trabalha também na área se prevenção e posvenção de suicídio em parceria com o Instituto Bia Dote.

Bruna Cruz (IFPA)

IFPA

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psicologia Clínica e Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA e atualmente doutoranda do mesmo programa. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, atua na Assistência Estudantil e na equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas. É também membro da Comissão de Permanência e Êxito do IFPA, no Campus Belém. Dedica-se à pesquisa sobre processos de medicalização da vida, práticas não medicalizantes e a interface entre Educação e Saúde. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GPEI - NAPNE/IFPA). Participa também dos grupos de pesquisa InquietAções e Transversalizando, ambos vinculados à UFPA. Atualmente colabora com o projeto de pesquisa "Práticas integrativas e complementares em saúde: uma pesquisa-intervenção em saúde mental em Belém", coordenado pela Prof.ª Drª. Maria Lúcia Chaves Lima (IFCH/UFPA).

Geórgia Sibele Nogueira da Silva (UFRN)

UFRN

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1990), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006). É Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia/PPGPsi. Coordena o Mestrado Profissional em Saúde da Família no Nordeste- MPSF/RENASF - núcleo UFRN. Coordena o LETHS - UFRN (Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das práticas em Saúde), é Membro do NESC (Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva). Atua no campo da Saúde Coletiva e Psicologia, com os seguintes temas: Tanatologia (morte, luto, bioética, cuidados paliativos, família, profissionais de saúde), Espiritualidade; Educação Médica, Organização e Produção do Cuidado Humanizado em Saúde; Atenção Prímária/ESF (AIDS; Diversidade Sexual; Masculinidades; Juventudes e Vulnerabilidades), ancorada nos referenciais da Fenomenologia-Existencial, Hermenêutica e Abordagem Sistêmica da Família.

Bernardina Sousa (IFPE)

IFPE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1988), especialista em Sociologia (1988) especialista em História do Brasil (1990), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é docente do Instituto Federal de Pernambuco, professora do curso de Licenciatura em Música do Campus Belo Jardim; membro do Núcleo Docente Estruturante desse mesmo curso; Professora e membro da Comissão Acadêmica Local do Mestrado Profissional em Educação Profissional PROFEPT- IFPE; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Música e do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidade. Pesquisadora na área de Currículo e Cultura; Práticas Pedagógicas em Espaços educacionais Formais e não formais; Relações de Gênero e Educação; Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino em EPT. Membro do Grupo de Pesquisa DIPEM - Diálogos Intercontextuais: Psicologia Cultural, Educação e Educação Musical; e do grupo de pesquisa: Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica.

Maria do Socorro da Silva (IFRN)

IFRN

Possui Mestrado em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2016). Servidora Pública Federal. Docente com atuação nas Licenciaturas no Campus Natal Central do IFRN. Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas, com ênfase nos temas de Gênero, Educação e Diversidade, Politicas de Formação Docente e de Trabalho. Atualmente é Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade-CNAT/IFRN, dos GT Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil e Educação do Sinasefe Natal e Integra a Escola Quilombo dos Palmares - EQUIP e a Rede de Educadores Populares do RN.Doutoranda em Trabajo Social pela Universidade Complutense de Madri- Espanha.

Maria de Jesus Moura (UFPE)

UFPE

Psicóloga, Mestra em Psicologia (social) pela UFPE/ 2008, pós-graduação em Psicologia Clínica de Orientação Analítica pela UNICAP/ 1996. Graduada em Licenciatura e Formação em Psicologia na Faculdade Esuda /1985. Experiência como coordenadora do Núcleo de Estudo em Relações Raciais Dandara dos Palmares (NUDARA). Professora universitária com experiência nas áreas de Psicologia e Educação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Ética, Ética Profissional, Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica, Psicologia Social, Organização e Políticas Públicas, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais. Pesquisa e estudos em Relações Raciais e Subjetividades, Gênero, Direitos Humanos e Dependência Química.