DIAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES
PROGRAMAÇÃO DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA ATUALIDADE
DIA 05 DE ABRIL DE 2022 - MANHÃ
08h30min – GT HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação: Doutoranda: Tiara Cristiana Pimentel dos Santos (UPF); Mestrando: Pedro Martins Mallmann (UPF) e Doutoranda: Andressa Domanski (UPF)
Link de acesso: https://meet.google.com/ktr-pojj-vmp
TRABALHOS
EDUCAÇÃO; UM PRIVILEGIO DAS ELITES NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS
(Tiara Cristiana Pimentel dos Santos)
MEMÓRIA EM NIETZSHE: A LUZ DA HISTÓRIA DA DANÇA SAGRADA, ATRAVÉS DAS COMUNIDADES DE TERREIRO
(Wermerson Meira Silva, João Diógenes Ferreira dos Santos)
A EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA NA DITADURA MILITAR
(Dayane Cristina Guarnieri)
A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E SUA FORMA DE HOMENAGEAR: O GRUPO ESCOLAR PROFESSOR TARGA (1961- 1979).
(RAFAEL DE SOUZA PINHEIRO)
Experiência Docente com o Ensino Remoto na Educação no Campo
(Luciana Ribeiro Pinto Soares)
PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS IBIRAMA
(Flávia Regina Back, Rosiane Magalhães de Lima, Reginaldo Leandro Placido)
PAULO DE TARSO E A DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA: UMA PEDAGOGIA RELIGIOSA AOS NOVOS ADEPTOS
(Amanda Silva Rodrigues, Márcia Elieder Bolonhez Meneguetti)
A atuação do governo municipal na expansão da rede escolar pública na cidade de Campo Grande, MT/MS (1971-1985)
(Mauro Cunha Júnior)
CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA ESCOLAR E DA FOTOGRAFIA PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
(Rosiane Magalhães de Lima, Flávia Regina Back, Reginaldo Leandro Placido)
O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL E SEUS ASPECTOS LEGAIS NO PERÍODO DE 1931-1961
(Paolla Rolon Rocha)
OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA BELENENSE NO ROMANCE “ESTRADA DO TEMPO-FOI”, DE LINDANOR CELINA (1928-1933)
(LAURA MARIA SILVA ARAÚJO ALVES, GUTHEMBERG FELIPE MARTINS NERY)
O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1891 E DOS IDEAIS LIBERAIS NO INÍCIO DA REPÚBLICA
(Paulo Henrique Miotto Donadeli)
DIA 05 DE ABRIL DE 2022 - MANHÃ
08h30min – GT POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
Coordenação: Doutoranda Sandra Barbosa Parzianello – Universidade Federal de Pelotas
Link de acesso: https://meet.google.com/otb-emun-hpf
TRABALHOS
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A HISTÓRIA LOCAL
(Eva Terezinha Ferreira Jornada)
Máscaras líquidas - um estudo comparativo sobre o impacto da pandemia no sistema educativo português
(Sérgio Gonçalo Duarte Neto, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo Serrano)
OS CAMINHOS TRILHADOS PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS S/P A PARTIR DE 2021
(Ellen Claudia Cardoso Martinez Doretto, Ademilson Batista Paes)
A POLÍTICA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: NOÇÃO DE SUJEITO E PROJETO DE EDUCAÇÃO
(Leidiane Francisca de Oliveira, Tiago de Castro Rodrigues)
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO: DISPUTAS E SIGNFICAÇÃO
(Tiago de Castro Rodrigues, Leidiane Francisca de Oliveira)
A CHEGADA DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DO SAPS EM MEIO A TRAMAS SOCIAIS E ECONÔMICAS
(Débora Ferreira Borges Barbosa)
O "NOVO ENSINO MÉDIO" PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: ENTRE A APARÊNCIA E A ESSÊNCIA
(Antônio Marques de Oliveira, Sirneto Vicente da Silva, Antônio Marcos Rocha de Carvalho)
PROUNI: MERCANTILIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
(Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Ruth Maria de Paula Gonçalves)
A EAD E A FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS: A RELAÇÃO TEÓRICO-PROFISSIONAL EM DEBATE
(Gerson Luiz Buczenko, Tatiana Helma Wagner, Valdilson Aparecido Lopes)
Desenvolvimento Sustentável e expansão da Educação Superior: a efetividade dessa política pública no Cariri
(Wagner Pires da Silva)
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: CONTEXTOS E QUALIDADE
(JOSÉ HENRIQUE AQUINO DE SOUZA, MARIA DO SOCORRO GOMES COSTA)
DIA 05 DE ABRIL DE 2022 - MANHÃ
08h30min – GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS NA PESQUISA E NO ENSINO
Coordenação: Mestre Augusto Diehl Guedes - UPF e Mestre Jonas Balzan - UPF
Link de acesso: http://meet.google.com/ksr-qsvr-hwc
TRABALHOS
EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE: RELATOS SOBRE EXPERIÊNCIAS COM A LEI 10.639
(Bruno Oliveira Santos, Valdir Nunes dos Santos)
Satanismos, Religião e Cinema: reflexões sobre a definição do subgênero "Satanic Horror"
(Rafaela Arienti Barbieri)
EDUCAÇÃO E TRADIÇÃO BANTU: PARADIGMAS TEÓRICOS E CIVILIZATÓRIOS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS
(Francisco Danierbes de Sousa Santos, Ivan Costa Lima)
OLHARES INTRODUTÓRIOS: O DELINEAMENTO DA FORMAÇÃO DO CAMPO PROTESTANTE PASSOFUNDENSE – PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX
(Augusto Diehl Guedes)
UM PANORAMA ACERCA DO CENÁRIO EPISCOPAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ATÉ A PRIMEIRA METADE SO SÉCULO XX
(Jonas Balzan)
Técnicas dialógicas inter-religiosas entre luteranos e católicos no Ensino Fundamental de Vila Pavão – ES
(Erivelton Pessin, Ricardo Bastianelli)
DIA 05 DE ABRIL DE 2022 - TARDE
13h30min – GT - NEOCONSERVADORISMOS, GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NA GOVERNAMENTALIDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Dr. Celso Gabatz (PPG Faculdades EST) e Dra. Rosângela Angelin (PPG Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –URI)
Link de acesso: http://meet.google.com/pzz-voxt-fga
TRABALHOS
GASLIGHTING: VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
(Caroline Tenedini, Kimberly Farias Monteiro)
O PAPEL DAS MULHERES NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR: DESAFIOS ANTE À DESIGUALDADE DE GÊNERO
(Francieli Iung Izolani, Rosângela Angelin)
GOVERNAMENTALIDADE E GÊNERO: A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA GAÚCHA ENTRE OS ANOS ELEITORAIS DE 2010 A 2018
(Kimberly Farias Monteiro)
DIMENSÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS DOS POSICIONAMENTOS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA BRASILEIRA EM TEMPOS DE COVID-19
(Renan Flach Cunegatto, Rosângela Angelin)
RECONHECIMENTO DO TRABALHO E DE DIREITOS DAS MULHERES AGRICULTORAS NO BRASIL: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO NO ESPAÇO PRIVADO E NO ESPAÇO PÚBLICO
(Micheli Daiane Hepp)
DIA 05 DE ABRIL DE 2022 - TARDE
13h30min – GT - ESTUDOS CULTURAIS: PRÁTICA, LUGAR E REPRESENTAÇÃO
Coordenação: Doutorando Jimmy Iran dos Santos Melo - UPF
Link de acesso: https://meet.google.com/mff-ipfi-bve?hs=122&authuser=1
TRABALHOS
POVO INDÍGENA XOKÓ: UMA AÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE SUAS MEMÓRIAS
(Rafaela Matos de Santana Cruz, Danielle Matos de Santana Cruz)
ICONOCLASMO NO CARNAVAL: A REAPROPRIAÇÃO DA IMAGEM DE JESUS NO DESFILE DA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA DE 2020
(Leandro Rosa Dal Forno, Thiago Silva de Amorim Jesus)
A INFLUÊNCIA AFRICANA NA FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL BRASILEIRA: MOVIMENTOS SOCIAIS DE RESISTÊNCIA NEGRA
(Jobson Jorge da Silva, Àlábíyí Pereira)
06 DE ABRIL DE 2022 – TARDE
13h30min – GT EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE & DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
Coordenação: Manuel Alves de Sousa Junior - Mestre, Doutorando em Educação pela UNISC; Tauã Lima Verdan Rangel - Estudos Pós-Doutorais em Sociologia Política pela UENF. Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF e Thamires da Costa Silva - Mestranda em História, pela PROMEP/UEG. Servidora pública concursada no cargo de arquitetura e urbanismo, no IPHAN.
Link de Acesso: http://meet.google.com/ezc-racq-jdp
TRABALHOS
CLUBE DE LEITURA DO NEABI: PERSPECTIVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA NO IFMA DURANTE A PANDEMA (2020)
(FRANCISCA MÁRCIA COSTA DE SOUZA)
O debate em torno do Cinema Negro brasileiro e da Educação Antirracista
(Antônio Barros de Aguiar)
Frantz Fanon para uma pedagogia anticolonial
(ANA CATARINA ZEMA, Peterson Mendes Martins)
Em frente com a democracia, para cima com a raça: a African Blood Brotherhood e o orgulho racial no periódico The Crusader (1918-1922)
(Luan Kemieski da Rocha)
A BIOLOGIA COMO CIÊNCIA RESPONSÁVEL PELO RACISMO ESTRUTURAL: ASPECTOS HISTÓRICOS, CIENTÍFICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS
(MANUEL ALVES DE SOUSA JUNIOR)
RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBLIDADES PEDAGÓGICAS NO COMBATE AO RACISMO
(Letícia Bezerra Leite, Ivan Costa Lima)
Desconstruindo a invisibilidade indígena: estereótipos e estigmatização
(Fernanda Filgueiras)
AS LAVADEIRAS DO RIO VERMELHO E AS CARREGADEIRAS DE ÁGUA NA CIDADE DE GOIÁS: FOMENTANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NA ANTIGA CAPITAL
(PAULO HENRIQUE PEREIRA FREITAS)
06 DE ABRIL DE 2022 – TARDE
13h30min – GT - PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA NAS FRONTEIRAS
Coordenação: Dra Maria de Fátima Bento Ribeiro – UFPEL e Dr. Alan Dutra de Melo – UNIPAMPA
Link de Acesso: https://meet.google.com/nwg-wznh-zhv
TRABALHOS
HISTÓRIAS LOCAIS, EM HELVÉCIA, LEITURAS SIGNIFICATIVAS
(Valdir Nunes dos Santos, Bruno Oliveira Santos)
A propaganda para colonização da Amazônia: A Transamazônica em pauta
(Renata Belz Kruger)
O IMÓVEL DO CÔNEGO LAFAYETTE: A RELEVÂNCIA HISTÓRICO-CULTURAL DA CONSERVAÇÃO DE PATRIMÔNIOS EDIFICADOS.
(Franklin Leonardo Ferreira Flauzino, Ana Luísa Martins Vieira, Leon Mclouis Borges de Lucas)
GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO SALVAGUARDADO NO NÚCLEO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: Uma perspectiva de conservação e uso social das coleções em louça século XVIII e XIX
(Síntia de Cássia Gomes Pereira Cavalcante)
Entre elas: sem lenço nem documentos de pés no chão e molambos no corpo
(Leon Mclouis Borges de Lucas, Lilian Becker Oliveira, Marcia Elisa Bitarello)
06 DE ABRIL DE 2022 – TARDE
13h30min – GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS
Coordenação: Doutorando Ewerton da Silva Ferreira - UFSC
Link de Acesso: https://meet.google.com/erk-ohxk-uuu
TRABALHOS
Estágio Supervisionado em História: a formação docente e os desafios atuais
(Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19: um estudo comparado entre as propostas da UNESP e da UESPI
(Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino, Michele de Lourdes Alves Madureira, Ana Paula de Oliveira Augusto)
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM ODONTOLOGIA: SAÚDE ORAL E EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA
(Marcelo do Nascimento Salvador)
A MIGRAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA O ENSINO VIRTUAL SÍNCRONO NA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO DO UNIFTEC
(TIAGO PELLIZZARO)
PANDEMIA COVID-19, OCPC E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS CEARENSES: uma análise crítica
(Sirneto Vicente da Silva, Daniela Glicea de Oliveira Silva, Francisca Valéria de Sales Peixoto)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Os Desafios do Estágio Não-Obrigatório no NAPNE
(Alinne Monteiro da Cruz Atanasio, Anna Caroline Viana Machado, Isadora Menegassi de Sales Savioli)
Dimensões Práticas da História: Contribuições Interdisciplinares
(Josias José Freire Junior)
A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, SUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E ANÁLISES PRÁTICAS
(Jacqueline Rodrigues Antonio)
Entre a formação de sujeitos-leitores e a formação docente: o espaço do ensino de literatura na modalidade remota
(João Luis Pereira Ourique, Lilian Becker Oliveira)
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E AS DEMANDAS PROFISSIONAIS: PONTOS E CONTRAPONTOS ENTRE A BNC – FORMAÇÃO E A BNCC.
(Fernando Jorge Moreira)
A FORMAÇÃO DOCENTE PELA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO
(Sandra Regina Barbosa Parzianello)
LETRAMENTOS EM ESCOLAS DO CAMPO EM IRARÁ- BAHIA, EM TEMPOS PANDÊMICOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
(José Sales Amaral)
NAS TRILHAS DA MEMÓRIA: A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA PIAUIENSE CLÉA LIMA NA EDUCAÇÃO DE PARNAÍBA-PI (1943-1972)
(José Marcelo Costa dos Santos)
PROPONDO UM OUTRO CURRÍCULO ATRAVÉS DA HISTÓRIA LOCAL
(ANTONIO VILAS BOAS)
Mediação Pedagógica e Mediação Comunicacional: os desafios para a formação docente
(Jullena Santos de Alencar Normando)
O PAPEL DO PROFESSOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO
(Fernando Siqueira da Silva, Jaqueline Copetti, Ronan Moura Franco)
SIGNIFICADOS SOBRE OS LETRAMENTOS DIGITAIS E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUAS
(Ana Paula Domingos Baladeli)
06 DE ABRIL DE 2022 – TARDE
13h30min – GT HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E GT METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Coordenação: Doutoranda: Tiara Cristiana Pimentel dos Santos (UPF); Mestrando: Pedro Martins Mallmann (UPF) e Doutoranda: Andressa Domanski (UPF)
Link de Acesso: https://meet.google.com/ktr-pojj-vmp
TRABALHOS
O HOMEM E A ESCOLA EM TRASNSFORMAÇÃO: O QUE PODEMOS RESGATAR DOS GREGOS?
(Daniella Souza Lopes de Souza Machado, Ednamar Fátima de Urzêdo Vitória, Fábio Stoffels)
Ensino de História e História acadêmica: um diálogo enriquecedor
(Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante)
OS GRUPOS ESCOLARES NO RIO GRANDE DO SUL EM PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA: UMA REVISÃO TEMÁTICA
(Weslei Vivan, José Edimar de Souza)
A RELIGIOSIDADE NO ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1954): UM OLHAR A PARTIR DE IMPRESSO PEDAGÓGICO
(Elisângela Cândido da Silva Dewes, José Edimar de Souza, Samanta Vanz)
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA COVID-19: A TRANPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO METODOLOGIA
(Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos)
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA COVID-19: A TRANPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO METODOLOGIA
(Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MARANHÃO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
(Mayra silva dos santos)
CONCEPÇÕES EDUCATIVAS PARA MULHERES NOS SÉCULOS XVIII E XIX
(Mayra silva dos santos)
CIÊNCIAS HUMANAS: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO COM BASE NO LIVRO DIDÁTICO
(CRISTIANO PERIN PISSOLATO, TIARA CRISTIANA PIMENTEL DOS SANTOS)
O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DE SÃO MARCOS (1938-1947)
(José Edimar de Souza, Tamyres Vitoria Giovani da Silva)
HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: O PAPEL DAS ELITES ECLESIÁSTICAS NA EDUCAÇÃO EM POUSO ALEGRE/MG (1900-1930)
(Giovane Silva Balbino)
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.