GT - PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA NAS FRONTEIRAS

Coordenadores: Dra Maria de Fátima Bento Ribeiro – UFPEL e Dr. Alan Dutra de Melo – UNIPAMPA

Ementa: O GT em questão encoraja trabalhos que abordem patrimônio cultural e a memória nas fronteiras, sejam elas geográficas, olhando para o universo do MERCOSUL, onde estão os proponentes da proposta e os seus trabalhos de pesquisa, portanto no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, mas não exclusivamente. Serão aceitos também trabalhos que estejam inseridos nas fronteiras conceituais, novos patrimônios, ou patrimônios e memórias reivindicatórios de reconhecimento que envolvam etnia, gênero e classe social. O tema dos patrimônios culturais e das memórias associadas, constituem na contemporaneidade pontos de reflexão ou nós conceituais relevantes como forma de conhecimento e reinvindicação de direitos, desta forma são esperados trabalhos que problematizem a saliência destas categorias que envolvem a tensão entre o reconhecimento estatal e o social, assim como seus usos, disputas dentro do seu contexto histórico, e suas memórias e esquecimentos associados ao patrimônio cultural material e ao imaterial.


GT - ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS: REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E CURRÍCULO ESCOLAR

Coordenadores: Me. Ewerton da Silva Ferreira e Psicólogo Eduardo Belanga 

Ementa: A comunidade escolar é o espaço de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. As múltiplas identidades, sujeitos e saberes estão também no espaço escolar. Nele, há o documento que orienta as práticas pedagógicas e de formação social por meio do projeto pedagógico e do currículo.  Os currículos  estipulam o que essa diversidade deve - ou não -  aprender ao longo do seu percurso escolar e em geral, o respeito e valorização ainda estão distante de considerar os marcadores psicossociais sendo em sua maioria indiferentes às questões de:  classe, raça, gênero, orientação sexual e expressões de gênero. Logo, mesmo que subjetivamente, a escola tenha intenção em colocar em pauta discussões sobre diversidades, ela está imbricada nas dificuldades e desafios enfrentados pelos estudantes como as  violências vivências no cotidiano de vida,  por isso ela necessita de apoio. O Grupo de Trabalho "Enfrentamento a violências nas escolas: reflexão sobre gênero e currículo escolar”, tem por objetivo fomentar produção científica como artigos e relatos de experiências que tenham como lócus os espaços educativos formais e não formais, os currículos escolares  e seu comprometimento articulando a vida cotidiana dos   estudantes LGBTTIQA+ e as violências enfrentadas nos espaços escolares.


GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação: Doutoranda: Tiara Cristiana Pimentel dos Santos (UPF); Mestrando: Pedro Martins Mallmann (UPF) e Doutoranda: Andressa Domanski (UPF)

Ementa: O presente grupo de trabalho pretende abordar assuntos que se relacionam com a história da educação, envolvendo tanto temas relativos à história construída através dos tempos, como assuntos emergentes que tragam a perspectiva educacional. O objetivo é enfatizar dentro deste tema o ensino, a interdisciplinaridade, as políticas públicas e a prática do ensino nos diversos níveis educacionais.


GT - NEOCONSERVADORISMOS, GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NA GOVERNAMENTALIDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Coordenação: Dr. Celso Gabatz (PPG Faculdades EST) e Dra. Rosângela Angelin (PPG Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –URI)

Ementa: O Brasil colhe nos dias atuais os frutos consignados em séculos de exclusão social. Historicamente alijados das instâncias de poder, pobres, negros, índios, mulheres e minorias, sofrem com as mais diversas formas de exclusão e preconceitos. A polarização política, econômica, cultural e religiosa, vivida de forma intensa pelas pessoas em nosso tempo, tem como marco a desigualdade social que permeia toda a história do país. O que se percebe na conjuntura brasileira atual é uma profunda incapacidade para o diálogo com respeito e alteridade. Quando o impulso se sobrepõe à racionalidade e às leis, já não basta estar alerta, é preciso que algo seja feito. O propósito deste Grupo de Trabalho é, portanto, descortinar e acolher contribuições que auxiliem a ampliar o horizonte compreensivo daquilo que vivemos nos Brasil nos dias atuais. Busca-se debater questões correlatas aos extremismos e a recodificação do cotidiano a partir de manifestações marcadas pela intolerância e os agenciamentos do ódio.     


GT - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS NA PESQUISA E NO ENSINO

Coordenação: Mestre Augusto Diehl Guedes - UPF e Mestre Jonas Balzan - UPF

Ementa: Inserido em uma sociedade plural e complexa, o estudo da História das Religiões e Religiosidades se faz cada vez mais necessário, uma vez que, tanto evidencia e possibilita a compreensão da diversidade cultural das sociedades humanas, quanto a mesma se torna uma ferramenta cidadã ao fomentar em sala de aula a construção de um olhar mais empático e respeitoso em relação ao outro. Nesta perspectiva, propomos este simpósio para reunir trabalhos que discutam não somente o homo religiosus, nas suas mais diversas formas (judaísmos, catolicismos, islamismos, protestantismos, espiritismos, crenças afro-brasileiras, ateísmos, etc) mas também à transposição didática deste saber histórico das religiões e religiosidades em sala de aula, dado a necessidade de que tais estudos cheguem ao ensino básico, objetivando a construção de um conhecimento histórico crítico que possibilite uma relação de respeito ao outro neste contexto de pluralidade religiosa. Sendo as crenças religiosas um objeto complexo, multifacetado, cheio de significantes e significados, a interdisciplinaridade entre História e áreas afins acaba sempre rendendo debates profícuos e prementes. Desta forma, convidamos ao diálogo pesquisadores das diversas áreas do saber que debruçam seus estudos nas múltiplas manifestações religiosas.  


GT - ESTUDOS CULTURAIS: PRÁTICA, LUGAR E REPRESENTAÇÃO

Coordenação: Doutorando Jimmy Iran dos Santos Melo - UPF


Ementa: O grupo de trabalho tem como proposta aceitar pesquisas com temas voltados aos Estudos Culturais, sobre práticas urbanas e apropriação de lugares, por meio de representações culturais. Assim, os assuntos relacionados devem envolver questões sobre as construções identitárias; alteridades; significações; territorializações e desterritorializações; apropriações que envolvam culturas urbanas como: A Arte do Grafite e Pichações, Práticas Esportistas tidas como radicais ou Esportes Californianos; por meio das identificações de grupos ou tribos urbanas que são consideradas socialmente como culturas desviantes ou marginalizadas. 


GT - CULTURA DE PAZ E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Coordenação: 

Ementa: A proposta da cultura de paz busca alternativas e soluções para estas questões que afligem a humanidade como um todo. Dessa forma, não se foca na questão da violência, mas na paz como um estado social de dignidade onde tudo possa ser preservado e respeitado. Estes pontos são um dos grandes desafios da construção de uma cultura de paz. De acordo com David Adams, a cultura de paz tem como base oito pilares:

1. Educação para uma cultura de paz; 2. Tolerância e solidariedade; 3. Participação democrática; 4. Fluxo de informações; 5. Desarmamento; 6. Direitos humanos; 7. Desenvolvimento sustentável; 8. Igualdade de gêneros

Nesse sentido, são aceitos trabalhos que versem sobre a comunicação não violenta e a cultura de paz em seus diversos campos do conhecimento, bem como relatos de experiências na temática.

 


GT - JOVENS PESQUISADORES

Coordenação: Mestrando Matheus Newton Bronzoni - UNIPAMPA; 

Ementa: A pesquisa acadêmica é uma das principais razões de ser da vida universitária, necessitando ser devidamente estimulada e potencializada no decorrer de toda a formação, sobretudo, em suas épocas iniciais. Nesse sentido, o grupo de trabalho Jovens Pesquisadores tem como principal objetivo instigar a produção do conhecimento através da pesquisa na graduação. Dentro desta perspectiva serão analisados trabalhos de alunos de graduação, nas mais diversas temáticas, das mais distintas áreas do conhecimento na busca por esta estimulação da pesquisa. 


GT - EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE & DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

Coordenadores:  Manuel Alves de Sousa Junior - Mestre, Doutorando em Educação pela UNISC; Tauã Lima Verdan Rangel - Estudos Pós-Doutorais em Sociologia Política pela UENF. Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF e Thamires da Costa Silva - Mestranda em História, pela PROMEP/UEG. Servidora pública concursada no cargo de arquitetura e urbanismo, no IPHAN.

Ementa: O GT tem objetivo reunir propostas de pesquisas e experiências nas áreas de etnia, raça, racismo, racialização, teorias raciais, grupos étnicos minoritários ou minoritarizados, processos de colonização e pós-colonização, políticas afirmativas para populações étnicas e em educação, populações étnicas e diáspora, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação anti-racista, história e cultura étnica na escola, leis 10.639/2003 e 11.645/2008, diversidade racial e colorismo, as etnociências na sala de aula, movimento negro e outros movimentos relacionados, pesquisas em educação no campo da educação/relações étnico-raciais e educação/racismo na popularização das ciências. Contribuições bio-necropolíticas e teórico-filosóficas para os temas do GT.


GT - (DES) IDENTIDADES NA SOCIEDADE COMPLEXA: NOVOS CORPOS E SEXUALIDADES EM PAUTA

Coordenadoras: Doutora Juliani Borchardt da Silva - URI; Doutoranda Lucimary Leiria Fraga - UNIJUÍ e  Ma. Aline Rodrigues Maroneze

Ementa: Ao se abordar a temática das identidades na sociedade complexa, há que se partir da premissa de que a diversidade sexual e de gênero existente, não mais comporta análises binárias e/ou estigmatizantes acerca do ser humano e de suas múltiplas nuances, tampouco se limita a uma única identidade possível. É inegável que os espaços sociais estão, diuturnamente, se colorindo de povo, de desejos e de vivências nômades. Nesta perspectiva, este GT visa discutir e desconstruir perspectivas acerca destes corpos e identidades divergentes que ainda não gozam de efetiva cidadania e dignidade, eis que, muitas vezes, são empurrados para à margem da sociedade, para os (não) lugares, ou para o não reconhecimento. Tais debates fomentam ferramentas de combate à exclusão e discriminação ao diferente, compreendendo a diferença como fator positivo de construção social, devendo se pautar pela alteridade, e pelo respeito aos direitos humanos.


GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS, ANÁLISES E DESAFIOS 

Coordenação:

Ementa: A proposta é discutir a importância da formação em seu sentido lato, seja a formação inicial ou continuada. A discussão também perpassa sobre as experiências e análises do tempo presente, de formação e trabalho. Os trabalhos escolhidos terão que versar sobre a formação e o trabalho docente, desafios da formação e do trabalho em tempos de pandemia, práticas docentes alicerçadas na formação, políticas de formação e outras vertentes. Diante desse contexto, entendemos que o GT contribuirá, para que os participantes, tenham uma compreensão “inicial” do panorama da educação a nível nacional, dependendo da abrangência geográfica dos trabalhos.


GT - METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Coordenadores:

Ementa: O GT Metodologia do Ensino das Ciências Humanas tem como objetivo acolher trabalhos nas modalidades artigos e relatos de experiências que dialoguem de forma direta entre as práticas escolares e não escolares para o ensino das Ciências Humanas. São bem-vindos trabalhos que apontem novos pensamentos para a prática docente e, especialmente, aqueles sejam pautados em inovações nos espaços educativos e/ou fora deles e potencializam a autonomia dos alunos.


GT - POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO 

Coordenadores: 

Ementa: O GT Políticas Públicas tem por objetivo reunir trabalhos que dialoguem entre a área da Educação e as Políticas Públicas, especialmente aquelas que tragam para o debate central as políticas educacionais voltadas à educação básica e superior.