Rita de Cássia Grecco dos Santos

Universidade Federal de Rio Grande

Socióloga, Pedagoga e Licenciada em História, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Doutora em Educação - Filosofia e História da Educação pela UFPEL (2012), Mestre em Educação - História da Educação e Movimentos Sociais pela UFPEL (2002), Especialista em Formação para o Magistério - Administração e Supervisão Escolar pela Faculdades Integradas de Amparo - FIA (2000), Especialista em Sociologia e Política pela UFPEL (1999), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFPEL (1997/2000), Licenciada em Pedagogia pelo UNICESUMAR (2020) e Licenciada em História pelo UNICESUMAR (2021). Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia, bem como na Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação-TICEdu. Foi docente e gestora na Educação Básica (Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordenou o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG nos períodos de 2006-2008 e 2014-2021, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA/FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

Ronaldo Bernardino Colvero

Universidade Federal do Pampa

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (2003). Graduado em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor associado na Universidade Federal do Pampa, atuando no curso de Ciências Sociais - Ciência Política e Licenciatura em Ciências Humanas e Direito e docente permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa e de Memória Social e Patrimônio, da Universidade Federal de Pelotas. Editor-chefe da MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais. Desde 2003 vem participando, elaborando e orientando projetos de pesquisa nas áreas de História, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciência Política, Educação, Memória, Patrimônio e Políticas Públicas. 

Jeremyas Machado Silva

Universidade de Passo Fundo

Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Área de concentração: História, Região e Fronteiras. Possui mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Área de concentração: História das Sociedades Ibéricas e Americanas com dissertação em Arqueologia. Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professor nas Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), Instituto Educacional Dom Bosco e professor formador no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/UAB. É integrante do Grupo de Pesquisa Relações de Fronteira: História, Política e Cultura na Tríplice Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/DGP/CNPq), Núcleo de Documentação Histórica - NDH e Núcleo de Pré-História e Arqueologia - NUPHA na Universidade de Passo Fundo (UPF/DGP/CNPq).

Joni Ramón Ocaño de la Fuente

Universidad de la Empresa de Montevideo

Docente del Centro Regional de Profesores del norte y de cursos de posgrados en Universidad de la Empresa de Montevideo

Maria Fernanda Avila Coffi

CEEINTER

Acadêmica do curso de Serviço Social