MINICURSO: O desenvolvimento dos Multiletramentos Críticos em busca de uma educação emancipatória e reflexiva acerca da Diversidade Cultural e Social Brasileira

MINISTRANTES: Caroline Larrañaga e Suzana Toniolo Linhati

RESUMO: A proposta de minicurso se volta à discussão de estratégias teórico-metodológicas que focalizem a possibilidade de implementação de um ensino pautado na Pedagogia dos Multiletramentos Críticos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020) como forma de subsidiar a reflexão, em sala de aula, sobre a diversidade por meio da agência, da participação ativa e do protagonismo dos estudantes. Assim, pretende-se que as reflexões geradas no minicurso subsidiem a prática de professores da educação básica como forma de implementar momentos em sala de aula que promovam a criticidade dos estudantes, voltando as ações para um design educacional capaz de refletir tanto questões sociais locais quanto mais amplas do cotidiano dos participantes.

OBJETIVOS:  Discutir possibilidades teórico-metodológicas de implementação da Pedagogia dos Multiletramentos como forma de fomento à discussão acerca da Diversidade Cultural e Social Brasileira;  Refletir acerca de possibilidades de construção de práticas de ensino emancipatórias e que promovam a agência e o protagonismo dos estudantes da educação básica;  Fomentar entre professores o debate sobre designs educacionais voltados às questões sociais locais e mais abrangentes do cotidiano da escola e da comunidade em que vivem/interagem crianças e adolescentes.

METODOLOGIA: 1º Momento: Serão apresentados aos participantes os pressupostos teóricos da Pedagogia dos Multiletramentos Críticos por meio de slides e explanação oral. 2º Momento: Será realizada uma atividade prática com os participantes. O grande grupo será dividido em subgrupos distribuídos na plataforma Discord e, a partir da leitura de anúncios publicitários, serão suscitadas algumas questões para fomentar uma discussão que associe os pressupostos teórico-metodológicos dos Multiletramentos Críticos à Diversidade social e cultural existente em nossa sociedade. Alguns exemplos de questões são: Qual a temática é abordada no anúncio?; Quem está representado e quem não está nesse anúncio?; Como a diversidade entre as pessoas pode ser percebida nesse anúncio? Quais são os estereótipos demonstrados pelo material? Que tipos de comportamento esse tipo de anúncio pode gerar entre crianças e adolescentes? 3º Momento: Após o trabalho desenvolvido colaborativamente, os participantes apresentarão ao grande grupo suas leituras acerca dos anúncios publicitários, e serão convidados a pensar e expor oralmente possíveis redesigns para esses textos para que sejam capazes de se voltar à desconstrução de estereótipos e incluir de forma mais abrangente a diversidade cultural e social brasileira. 4º Momento: Na sequência, será fomentada uma troca de experiências para que os cursistas exponham exemplos de práticas de sala de aula (já desenvolvidas por eles) que se voltem ao reconhecimento, valorização e respeito à diversidade social e cultural. Após essa discussão, serão apresentadas aos participantes possibilidades de atividades que lancem mão da Pedagogia dos Multiletramentos para abordar questões referentes à diversidade. 5º Momento: A finalização do minicurso se dará por meio da elaboração de um Padlet, no qual os participantes registrarão conceitos referentes às principais aprendizagens construídas no minicurso. Esses registros serão comentados e a atividade será encerrada.

Compartilhe!

ORGANIZADORES

APOIADORES