Fernando Seffner

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernando Seffner é graduado em Geologia (UFRGS, 1981) e tem licenciatura em História (UFRGS, 1987). Realizou estudos de mestrado em Sociologia, na área da Sociologia da Saúde, com dissertação que analisa as trajetórias de vida de pessoas soropositivas (UFRGS, 1995), resultado de longo período em que foi voluntário junto ao GAPA/RS. Foi bolsista da Fundação MacArthur entre os anos de 1995/2000, com trabalho de pesquisa e intervenção envolvendo representações sociais de homens bissexuais, o que foi seu tema de tese, no Doutorado em Educação (UFRGS, 2003). Realizou estudos junto ao Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). É professor titular da Faculdade de Educação da UFRGS e docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase principal na investigação das pedagogias de construção das masculinidades. Atua também em pesquisas e orientações em temas como: situações de vulnerabilidade a AIDS; representações culturais das masculinidades homossexuais e bissexuais; respostas religiosas a aids; estado, religião e laicidade; e estudos de gênero. Atuou algumas vezes como consultor junto ao Departamento de DST AIDS e Hepatites Virais. Fez estágio na ABIA em acompanhamento de projetos (1995) e já participou de programas da instituição, como o projeto Respostas Religiosas à AIDS no Brasil.

Prof. Dr. Márcio de Oliveira

Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Câmpus Manaus). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Subchefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2019 - 2021). Coordenador do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM (2021-2023). Coordenador Adjunto Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFAM) (atual). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. Linhas de Estudo e Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais; Formação de Professores/as; Gênero; Sexualidade; Violência contra a Mulher; Violência Sexual contra crianças e adolescentes.