TRABALHO AUTORIA ÁREA TEMÁTICA PARECER MODALIDADE DO TRABALHO
O Novo Ensino Médio: uma ameaça ao direito à educação de estudantes público alvo da Educação Especial. Andrea Barbosa de Oliveira, Ana Clara de Medeiros Diogo, Ana Luiza do Nascimento da Cruz, Matheus Rufino Castro GT - A GARANTIA DA INTELECTUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Rheuren da Silva Lourenço, Júlia Silveira Matos GT - A GARANTIA DA INTELECTUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
NÚCLEO DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE: ARRANJOS POSSÍVEIS PARA PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Angélica da Costa, Ruan Carlos Sansone GT - A GARANTIA DA INTELECTUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA Aceito ARTIGO
GARANTIA DE DIREITOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): uma análise a partir da prática docente em seu processo de ensino aprendizagem Alessandra da Fonseca Cereja Ferreira, Brenda Cristina Herdeiro Cardoso, Katharine Campelo Marinho, Dayanne Dailla da Silva Cajueiro GT - A GARANTIA DA INTELECTUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
A  APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA: uma análise teórica Mayana Santos Da Paz, Dayanne Dailla Da Silva Cajueiro GT - A GARANTIA DA INTELECTUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA Aceito ARTIGO
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE Fernanda de Magalhães, Maiza Silva dos Santos, Tatiane Cristini da Silva GT - A GARANTIA DA INTELECTUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
A LEI DE COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – UMA ANÁLISE NECESSÁRIA Michele Lemos de Oliveira Sousa Carvalho, Nilma Fernandes de Miranda Silva GT - A GARANTIA DA INTELECTUALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA Aceito RESUMO
BULLYING ESCOLAR: VIOLÊNCIA, CONFLITO E A ABORDAGEM DA JUSTIÇA RESTAURATIVA JOSÉ LEONARDO DINIZ DE MELO SANTOS GT - CULTURA DA PAZ E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA Aceito RESUMO EXPANDIDO
BULLYING ESCOLAR: A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO ESTRATÉGIA À SUA PREVENÇÃO Mariana Pinheiro Fernandes GT - CULTURA DA PAZ E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA Aceito RESUMO EXPANDIDO
O conceito de Violência Cultural na obra de Johan Galtung Marco Antonio Paulino Azzolini GT - CULTURA DA PAZ E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA Aceito RESUMO EXPANDIDO
CULTURA DA PAZ E A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUMAS POSSIBILIDADES Nilma Fernandes de Miranda Silva, Michele Lemos de Oliveira Sousa Carvalho, Valéria Peres Asnis GT - CULTURA DA PAZ E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA Aceito ARTIGO
O ENSINO COMO DIREITO DE DESENVOLVIMENTO DO CIDADÃO:  REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA Carlos Araújo, Maria Aparecida Pinto GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ENSINO DE FILOSOFIA Adriana Vieira Lins, Walter Matias de Lima GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito RESUMO
CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, FORMAÇÃO DOCENTE E PANDEMIA COVID-19: O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFC Daniela Glicea Oliveira da Silva, Sirneto Vicente da Silva, Josefa Jackline Rabelo GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
A INTEGRAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS INOVADORAS NO CURRÍCULO ESCOLAR Marjorie Bier Krinski Corrêa GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
JUVENTUDES ESCOLARES E O DIREITO À ESCUTA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Leonardo da Silva Greque Junior, Vitória Lima Colares, Vânia Alves Martins Chaigar, Alisson Souza Corrêa GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito RESUMO EXPANDIDO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Felipe Silva Lopes de Souza GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
ENCCULT: 13 ANOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DAYANE LOPES DE MEDEIROS, MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE PESQUISAS APONTANDO FRAGILIDADES E LACUNAS Marinildo Barreto de Leão, Patrícia Sandalo Pereira GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito RESUMO EXPANDIDO
O FAZER DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE SABERES, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOS: UMA DISCUSSÃO PERTINENTE Jéssica Angélica de Melo Borges, Marcelo Máximo Purificação GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
A qualificação e a influência do Censo escolar na Rede Municipal de Arroio Grande Paola Barros da Cunha de Carvalho GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
Formação Docente e a Educação para os Direitos Humanos Antonio Jorge Ferreira Severino, Luiz Paulo da Silva Soares GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito RESUMO EXPANDIDO
Inclusão e Acessibilidade na educação: legislações e conceitos. Ana Carolina da Rosa Machado, Lutieli Araújo Leal, Juliana Brandão Machado GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
PERSPECTIVAS MARXISTAS PARA UMA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO Isadora Cabreira da Silva GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
O DISCURSO MEDICALIZANTE NO COTIDIANO ESCOLAR Adalberto Duarte Pereira Filho, Maria Dolores Fortes Alves GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito RESUMO EXPANDIDO
EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROFISSIONALIZANTE E OS DIREITOS HUMANOS Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
FIRMAR O PÉ NO TERRITÓRIO: UMA PESQUISA CARTOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE ARTE CONECTADA COM OS POVOS INDÍGENAS Flávia Gisele Nascimento GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito RESUMO EXPANDIDO
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA DE PESQUISA SOBRE DIREITOS HUMANOS Eva Terezinha Ferreira Jornada GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Bárbara Machry Spengler, Katarine Lapuente Souza, Juliana Brandão Machado GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE Aceito ARTIGO
A cidade como espaço educativo: território de memória, resistências, cultura e educação dos sujeitos LGBTQIA+ Jonas Augusto Silva, Anderson Ferrari GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO
DIVERSIDADES, CURRÍCULOS E CONSERVADORISMO: UMA ANÁLISE DO ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC Heloisa Monteiro Baita Amado de Sousa, Lara Aguiar Nogueira Gomes, Kleverson Gonçalves Willima GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
DIVERSIDADE E CONCEITO DE FAMÍLIA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE FOTOGRAFIAS Caroline Larrañaga, Edenise Favarin, Suzana Toniolo Linhati GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO
ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I Lilian de Oliveira Lino, Cláudio Rodrigues Alves, Rinaldo Correr GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
Medo da Família, em nome da religião e a política partidária sobre gênero e sexualidades nas escolas:   desafios  da educação  diante de discursos conservadores e autoritários  na rede pública Beatriz Floôr Quadrado GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO
Portal Clio HD: Gênero, “ideologia de gênero” e educação através de publicações na imprensa online Thayná Luiza Uhde Dalsasso GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO
RESISTÊNCIA: A PRESENÇA DOS DOCENTES DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Adeilson de Paula GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO
“MENINAS TAMBÉM JOGAM”: RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A ABORDAGEM DA COPA DO MUNDO FEMININA COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS Arthur Douglas da Silva Gonçalves GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RELATO DE EXPERIÊNCIA
IDENTIDADES EM DESENVOLVIMENTO: PAPÉIS DE GÊNERO NA INFÂNCIA E SEU IMPACTO NO AMBIENTE ESCOLAR. Naellen de Souza Oliveira, Vagner Sérgio Custódio GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito ARTIGO
CORPOS [HUMANOS] SEM DIREITOS [HUMANOS]:  O QUEER NA FORMAÇÃO E A CURRICULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Leonardo dos Santos Silva, Rafael Lesses da Silva, Joacir Marques da Costa GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito ARTIGO
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA QUEER PARA POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Marcelo Villela Petersen, Juliana Fonseca de Oliveira Neri GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
Meus filhos, minhas regras: apontamentos sobre a privatização familial da educação Larissa Scotta GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito ARTIGO
A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL Victoria Pedrazzi, Joice Graciele Nielsson GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito ARTIGO
A SOCIOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A SEXUALIDADE Maria Adriana Farias Rodrigues GT - DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aceito ARTIGO
TEATRO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DECOLONIAIS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A SEXUALIDADE ELISÂNGELA OLIVEIRA DOS SANTOS, ELNI ELISA WILLMS GT - DIVERSIDADES E INTERSECÇÕES: EXPERIÊNCIAS DESDE/PARA A ESCOLA PÚBLICA Aceito RESUMO EXPANDIDO
QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS Daniel Bergue Pinheiro Conceição, Felisa Cançado Anaya GT - DIVERSIDADES E INTERSECÇÕES: EXPERIÊNCIAS DESDE/PARA A ESCOLA PÚBLICA Aceito ARTIGO
ALFABETIZAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIDISCRIMINATÓRIA FABIANE CASTILHO OLIVEIRA, Sarai Schmidt GT - DIVERSIDADES E INTERSECÇÕES: EXPERIÊNCIAS DESDE/PARA A ESCOLA PÚBLICA Aceito RESUMO
DAS TENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E POLÍTICAS DO EPISTEMICÍDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MATERIAL ESTRUTURADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO ENSINO DE MATO GROSSO Ana Laís Lúcia Campos, Vânia Maria dos Santos, Merilin Baldan GT - DIVERSIDADES E INTERSECÇÕES: EXPERIÊNCIAS DESDE/PARA A ESCOLA PÚBLICA Aceito ARTIGO
O ENSINO DE ARTE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO EPISTEMICÍDIO E SEUS IMPACTOS NO MATERIAL DE ENSINO ESTRUTURADO Merilin Baldan, Carlos Eduardo Conceição Brito, Vania Maria dos Santos GT - DIVERSIDADES E INTERSECÇÕES: EXPERIÊNCIAS DESDE/PARA A ESCOLA PÚBLICA Aceito ARTIGO
Minicurso "Educação e Diversidade": relato de experiência Micheli Cristina Hayashi Custódio, Maria Silvia Rosa Santana, Gabriel Silva Scatena dos Santos GT - DIVERSIDADES E INTERSECÇÕES: EXPERIÊNCIAS DESDE/PARA A ESCOLA PÚBLICA Aceito RELATO DE EXPERIÊNCIA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO ESTADO DA QUESTÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO Graziela Martins Jordao, Arleide Rosa da Silva GT - EDUCAÇÃO AMBIENTAL Aceito ARTIGO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DO CIDADÃO PLANETÁRIO CONCILIADOR DOS DIREITOS HUMANOS AO DESENVOLVIMENTO E À PROTEÇÃO AMBIENTAL Ivania Lucia Silva Costa, Denny Wallace Braga Vital GT - EDUCAÇÃO AMBIENTAL Aceito RESUMO EXPANDIDO
Educação Ambiental e sua Influência na Sociedade para o Incentivo de Condutas Responsáveis e o Desconsumo NILSON TEIXEIRA DOS SANTOS JUNIOR GT - EDUCAÇÃO AMBIENTAL Aceito RESUMO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: a luta em prol da preservação ambiental Helton Rodrigues Oliveira, Vanuza da Silva Cruz, Igor Bergamo Anjos Gomes GT - EDUCAÇÃO AMBIENTAL Aceito ARTIGO
O processo de construção da BNCC e o neoliberalismo Leiriane Tomaz Ferreira Martins GT - EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS Aceito RESUMO EXPANDIDO
EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS:  ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS Rafaéla Pavéglio Gomes GT - EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS Aceito ARTIGO
O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Juliane Laguna das Neves GT - EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS Aceito ARTIGO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: MOBILIZANDO A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DENTRO DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO Mariana Alves Gonçalves GT - EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS Aceito RESUMO EXPANDIDO
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E O ACESSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MIGRANTES NA CIDADE DE MANAUS - AMAZONAS Renata Bianca Oliveira Freire, Andreza Gomes Weil GT - EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS Aceito ARTIGO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: OS DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESEBA/UFU Tatiane Cristini da Silva, Emanuele Maria Silva Gonçalves, Fernanda de Magalhães GT - EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS Aceito RESUMO
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVENDO PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NA UFAL: analisando a Residência Universitária. Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Sheyla Maria Rodrigues GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOS POVOS TRADICIONAIS, DA PESSOA PRETA E LGBTQIAPN+ Aceito ARTIGO
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E RELAÇÕES INTERRACIAIS/ANTIRRACIAIS NA ESCOLA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O COMBATE O RACISMO E A DISCRIMINAÇÃO EM SALA DE AULA Luciane Lima da Silva, Marcos André Ferreira Estácio GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOS POVOS TRADICIONAIS, DA PESSOA PRETA E LGBTQIAPN+ Aceito RESUMO
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEI Nº 10.639/03: ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA APLICAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Karoline Lopes Rodrigues, Márcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues, Fabiana Celente Montiel GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOS POVOS TRADICIONAIS, DA PESSOA PRETA E LGBTQIAPN+ Aceito ARTIGO
INTÉRPRETES DE LIBRAS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: POLÍTICAS E DIREITOS LINGUÍSTICOS NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS Katarine Lapuente Souza, Francine Guerreiro da Silva, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machado GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOS POVOS TRADICIONAIS, DA PESSOA PRETA E LGBTQIAPN+ Aceito ARTIGO
INCLUSÃO LINGUÍSTICA DOS SURDOS EM JAGUARÃO: DESAFIOS E IMPACTOS DO ENSINO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA E DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA APÓS O ENSINO MÉDIO Francine Guerreiro da Silva GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOS POVOS TRADICIONAIS, DA PESSOA PRETA E LGBTQIAPN+ Aceito ARTIGO
AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS SEM TERRINHAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA Matteus Vinicius Gomes Luz GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOS POVOS TRADICIONAIS, DA PESSOA PRETA E LGBTQIAPN+ Aceito ARTIGO
“UM CORPO TODO”: LUÍSA MARILAC E A CORPOREIDADE DE SUAS NARRATIVAS DE SOBREVIVÊNCIA QUEER RUAN CARLOS SANSONE, Dinora Tereza Zucchetti GT - GÊNERO, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS ESPAÇOS FORMAIS, INFORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO Aceito ARTIGO
EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PRISIONAL: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA Lilian Signorini Lafuente GT - GÊNERO, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS ESPAÇOS FORMAIS, INFORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO Aceito RELATO DE EXPERIÊNCIA
AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA Flávia Fernanda Santos Silva, Alessandra Araújo da Silva, Ananda Maria Pinto Gomes GT - GÊNERO, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS ESPAÇOS FORMAIS, INFORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO Aceito RELATO DE EXPERIÊNCIA
DIÁLOGOS ENTRE JUVENTUDES RIOGRANDINAS E O DIREITO AO SONHO: UMA ESCUTA SENSÍVEL Tatiane Carijio Zucchetti, Rafael Lachnit da Silva, Denner Rodrigues Goulart GT - GÊNERO, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS ESPAÇOS FORMAIS, INFORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO Aceito RESUMO EXPANDIDO
ESTUDANTES LGBTQIAPN+ EGRESSOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR DA UFPA, CAMPUS BREVES: PRECONCEITOS, DESAFIOS E FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA Jefferson Balieiro Ramos, Sônia Maria Pereira do Amaral GT - GÊNERO, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS ESPAÇOS FORMAIS, INFORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO Aceito RESUMO EXPANDIDO
Dependência educacional: uma análise da relação entre conservadorismo e educação no Brasil a partir da Teoria Marxista da Dependência Matheus Rufino Castro, Alice Martins de Souza, Anne Caroline Mendes Alves Santa Marinha, Isabelle dos Santos Batista, Maria Vitoria Duarte Chrispim GT - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CONSERVADORISMO EDUCACIONAL, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS Aceito RESUMO EXPANDIDO
A ESCALADA NEOLIBERAL CONSERVADORA E O "NOVO" ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CURRICULAR COMPARADA Kleverson Gonçalves Willima, Lorrayne dos Santos Machado Pessanha de Souza GT - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CONSERVADORISMO EDUCACIONAL, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS Aceito RESUMO EXPANDIDO
INCONSTITUCIONALIDADE E CONTROVÉRSIAS: A ANÁLISE DO PARECER SOBRE A UNIÃO HOMOAFETIVA NO PROJETO DE LEI Nº 580/2007, NA COMISSÃO DE PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Paulo Afonso Tavares GT - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CONSERVADORISMO EDUCACIONAL, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS Aceito RESUMO
HISTÓRIA E POLÍTICA DE EXPANSÃO DO IFPR: ENTRE PERMANÊNCIAS E RUPTURAS Antônio Soares Júnior da Silva, Everton Rodrigo Santos, Gabriel Grabowski GT - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CONSERVADORISMO EDUCACIONAL, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS Aceito ARTIGO
O MEB COMO PROPOSTA DE ENSINO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA SOCIOECLESIAL E INCLUSIVA Joathan Alves da Silva GT - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CONSERVADORISMO EDUCACIONAL, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS Aceito RESUMO EXPANDIDO
“NEGRO DISFARCE”: A NARRATIVA ALTERFICCIONAL DE OSWALDO DE CAMARGO Ricardo Silva Ramos de Souza GT - O NEGRO DENTRO DA LITERATURA BRASILEIRA: ANÁLISES ALÉM DAS NARRATIVAS Aceito RESUMO
SUBJETIVIDADES EM CONSTRUÇÃO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE INTERAÇÕES A PARTIR DE TEXTOS MIDIÁTICOS COM CONTEÚDO AFROFUTURISTA Geane Valesca da Cunha Klein, Washington da Silva Batista GT - O NEGRO DENTRO DA LITERATURA BRASILEIRA: ANÁLISES ALÉM DAS NARRATIVAS Aceito RESUMO EXPANDIDO
CAMPANÁRIO E O FUTEBOL DE VÁRZEA: A RECONSTRUÇÃO SOCIAL A PARTIR DA FUNCIONALIDADE DAS ESCOLINHAS E TIME DE VÁRZEA NA FAVELA DO CAMPANÁRIO SOB A PESPERCTIVA DA SELEÇÃO DO CAMPANÁRIO LEONARDO GONCALVES FREITAS GT - O PATRIMÔNIO CULTURAL ENQUANTO DIREITO HUMANO Aceito RELATO DE EXPERIÊNCIA
A LEI Nº 10.639/2003: (IR)RELEVÂNCIA À INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS ÉTNICO-RACIAIS? (IN)EFETIVIDADE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA? Sheyla Maria Rodrigues da Silva, Lana Lisiêr de Lima Palmeira GT - PENSAR SANKOFA: CULTURA E LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL Aceito ARTIGO
Uma literatura de reexistência: as representações do corpo- memória na poesia de Mary Grueso Ithana Gomes Nogueira GT - PENSAR SANKOFA: CULTURA E LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL Aceito RESUMO
"QUE HISTÓRIA É ESSA, PROFESSOR?" REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA Gabriel Araújo Barbosa GT - PENSAR SANKOFA: CULTURA E LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL Aceito RESUMO EXPANDIDO
A IMPORTÂNCIA DAS BATALHAS DE RIMA PARA O FORTALECIMENTO DO LETRAMENTO RACIAL: UM ESTUDO COM MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE GOIANA-PE MARCOS ANTONIO FERREIRA GUEDES, Jéssica Maria Dornelas de Souza Marques GT - PENSAR SANKOFA: CULTURA E LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL Aceito RESUMO
PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS E O MERCADO DE TRABALHO: DA EXCLUSÃO SOCIAL ÀS PRÁTICAS DE INCLUSÃO TRABALHISTA Esther Ribeiro Da Silva GT - RESUMOS Aceito RESUMO
DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A INTEGRAÇÃO DO APLICATIVO “MOUSE TIMER” COMO ESTRATÉGIA PSICOPEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TDAH Edenise Favarin, Caroline Larrañaga GT - RESUMOS Aceito RESUMO
EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: diagnóstico dos 20 anos da lei 10.639/2003 Grasiela Ramos de Oliveira GT - RESUMOS Aceito RESUMO
Direitos Humanos no Trabalho: Reflexões Sobre o Neoliberalismo e a Perda de Empregos Pela Tecnologia Danielle Tavares da Mota Fernandes GT - RESUMOS Aceito RESUMO EXPANDIDO
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS SOB A PERSPECTIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL Roberto Sanches Padula, Pedro Javier Aguerre Hughes, Marli Pitarello GT - RESUMOS Aceito RESUMO
Base Nacional Comum Curricular e Direitos Humanos: diálogos possíveis Tailine Raiana Fillmann, Gabriela Gomes Makewitz, Lovani Volmer GT - RESUMOS Aceito RESUMO
POBREZA MENSTRUAL: RESULTADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO VALE DOS SINOS Taísi Corrêa da Silva Ledur GT - RESUMOS Aceito RESUMO
PERÍODO PANDÉMICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Viviane de Paula da Silva, Amanda Jenifferda S. e Silva, Gérsika Bitencourt S. Barros GT - RESUMOS Aceito RESUMO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA ATRAVÉS DE VIVÊNCIA COM O FOLCLORE BRASILEIRO JESSICA MARIA DORNELAS DE SOUZA MARQUES, Marcos Antonio Ferreira Guedes, Eduardo Gomes Onofre GT - RESUMOS Aceito RESUMO EXPANDIDO
O PROJETO SOMAR NA GESTÃO DO GOVERNO ZEMA (2019-2022) EM MINAS GERAIS Lara Cristina Evaristo Rodrigues, Vilma Aparecida de Souza GT - RESUMOS Aceito RESUMO