EDITAL DE SUBMISSÃO DE MINICURSOS

II SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares constitui-se como um evento destinado à reflexão e discussão sobre a inter-relação entre Educação, Ciência e Tecnologia, temática central de sua segunda edição. Este evento, que solidificou-se como um espaço de excelência nos debates acadêmicos no ano de 2020, ressurge agora com renovada vitalidade para sua segunda empreitada, consolidando-se como um espaço imperativo para o diálogo e a disseminação do conhecimento científico.

A temática central deste ano, intitulada "Educação, Ciência e Tecnologia", objetiva abordar as intrincadas interações entre esses pilares basilares para o progresso humano. Com a intenção de fomentar uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas atuais e futuras, o evento explora os desafios, avanços e perspectivas emergentes na convergência dessas áreas cruciais.

O presente edital apresenta normas e diretrizes para submissão dos minicursos submetidos ao  II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares. Entende-se minicurso como: curso compacto, ministrado por diversas metodologias. Dentre elas, a tradicional, em que o ministrante tem mais um perfil de palestrante e os participantes são mais passivos. Pode-se também aplicar metodologias mais participativas, dando espaço para que os participantes se expressem de forma mais ativa, seja por meio de perguntas, ou resoluções de atividades e avaliação individual e/ou coletiva.

DAS REGRAS DE SUBMISSÃO DOS MINICURSOS

Para a proposição de minicursos, exige-se que ao menos um dentre o/a(s) ministrante(s) do minicurso esteja vinculado/a(s) a alguma Instituição de Ensino Superior por meio de um grupo de curso específico ou interdisciplinar, não havendo restrições para participação de colaboradores e/ou egressos.

É obrigatória a inscrição e participação no  II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares de todos/as os/as ministrantes para proceder à submissão do minicurso, havendo limite de 05 (cinco) apresentadores e/ou executores.

Serão aceitas até 2 proposições por executor.

Serão aprovadas até 15 (quinze) propostas de minicursos dentre as submetidas no presente edital, reservando-se o direito, à Comissão Organizadora, de rever o limite de minicursos aceitos, sendo previamente avisado em instâncias informativas do  II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares.

A apresentação do minicurso ocorrerá em ambiente virtual conforme cronograma disponível no site

É de inteira responsabilidade dos autores dos minicursos conferirem o dia, horário e link da sala virtual para sua apresentação.

O acesso ao link da sala para apresentação de cada minicurso deverá ser informado pelo proponente e deverá ser na plataforma Google Meet.

DA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

As propostas de minicursos deverão ser submetidas exclusivamente por meio do e-mail semi.estudos.inter@gmail.com

As submissões das propostas para minicursos deverão ser realizadas entre 08 de março de 2024 a 05 de abril de 2024.

A divulgação dos pareceres acerca das submissões será realizada até o dia 19 de abril de 2024.

Intervalos de execução: Os minicursos serão realizados conforme cronograma disponível no site oficial do evento.

 

DO MODELO DE SUBMISSÃO

Para realizar o envio de propostas para minicursos para o II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares, o/a participante deverá encaminhar via e-mail semi.estudos.inter@gmail.com com as seguintes informações: título, metodologia, ementa, fundamentação teórica e o link do Currículo Lattes.

Todas as propostas deverão ter de 300 a 500 palavras e apresentar de forma clara a ementa, objetivos e metodologia do minicurso.

 

DA AVALIAÇÃO DOS MINICURSOS

A Comissão Avaliadora das propostas de minicursos submetidos ao  II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares será composta pelos avaliadores inscritos no evento.

A avaliação será realizada pelos avaliadores da Comissão Organizadora.

Serão observados os seguintes aspectos para aprovação:

Adequar-se às normas de submissão e redação;

Demonstrar nitidez na exposição das ideias;

Abarcar a maior quantidade de participantes dentro dos limites previstos;

Basear-se na ideia de horizontalidade, troca de saberes, integração e construção coletiva dos participantes e/ou no desenvolvimento das atividades do grupo para a execução e indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão;

Apresentar maior diversidade em sua proposta, envolvendo o desenvolvimento de diversos saberes;

Os ministrantes devem estar inscritos no evento, tendo efetuado o pagamento de inscrição.

 

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

Submissão de minicursos

08 de março a 05 de abril

Avaliação das Propostas Recebidas

05 de abril a 18 de abril

Divulgação das propostas de minicursos aprovados

19 de abril

DISPOSIÇÕES FINAIS

É de responsabilidade do participante inscrito acompanhar regularmente, pelo e-mail utilizado para submissão, as informações relativas aos minicursos.

A Comissão Organizadora (semi.estudos.inter@gmail.com) é responsável por sanar dúvidas referentes a este edital e à submissão dos minicursos.

O presente Edital entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

Florianópolis, 07 de Março de 2024

Prof. Me. Ewerton da Silva Ferreira

Presidente da Comissão Organizadora