EDITAL DE CHAMADA DE MINICURSOS
EDITAL DE SUBMISSÃO DE MINICURSOS
II SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
INFORMAÇÕES GERAIS
O II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares constitui-se como um evento destinado à reflexão e discussão sobre a inter-relação entre Educação, Ciência e Tecnologia, temática central de sua segunda edição. Este evento, que solidificou-se como um espaço de excelência nos debates acadêmicos no ano de 2020, ressurge agora com renovada vitalidade para sua segunda empreitada, consolidando-se como um espaço imperativo para o diálogo e a disseminação do conhecimento científico.
A temática central deste ano, intitulada "Educação, Ciência e Tecnologia", objetiva abordar as intrincadas interações entre esses pilares basilares para o progresso humano. Com a intenção de fomentar uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas atuais e futuras, o evento explora os desafios, avanços e perspectivas emergentes na convergência dessas áreas cruciais.
O presente edital apresenta normas e diretrizes para submissão dos minicursos submetidos ao II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares. Entende-se minicurso como: curso compacto, ministrado por diversas metodologias. Dentre elas, a tradicional, em que o ministrante tem mais um perfil de palestrante e os participantes são mais passivos. Pode-se também aplicar metodologias mais participativas, dando espaço para que os participantes se expressem de forma mais ativa, seja por meio de perguntas, ou resoluções de atividades e avaliação individual e/ou coletiva.
DAS REGRAS DE SUBMISSÃO DOS MINICURSOS
Para a proposição de minicursos, exige-se que ao menos um dentre o/a(s) ministrante(s) do minicurso esteja vinculado/a(s) a alguma Instituição de Ensino Superior por meio de um grupo de curso específico ou interdisciplinar, não havendo restrições para participação de colaboradores e/ou egressos.
É obrigatória a inscrição e participação no II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares de todos/as os/as ministrantes para proceder à submissão do minicurso, havendo limite de 05 (cinco) apresentadores e/ou executores.
Serão aceitas até 2 proposições por executor.
Serão aprovadas até 15 (quinze) propostas de minicursos dentre as submetidas no presente edital, reservando-se o direito, à Comissão Organizadora, de rever o limite de minicursos aceitos, sendo previamente avisado em instâncias informativas do II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares.
A apresentação do minicurso ocorrerá em ambiente virtual conforme cronograma disponível no site
É de inteira responsabilidade dos autores dos minicursos conferirem o dia, horário e link da sala virtual para sua apresentação.
O acesso ao link da sala para apresentação de cada minicurso deverá ser informado pelo proponente e deverá ser na plataforma Google Meet.
DA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
As propostas de minicursos deverão ser submetidas exclusivamente por meio do e-mail semi.estudos.inter@gmail.com
As submissões das propostas para minicursos deverão ser realizadas entre 08 de março de 2024 a 05 de abril de 2024.
A divulgação dos pareceres acerca das submissões será realizada até o dia 19 de abril de 2024.
Intervalos de execução: Os minicursos serão realizados conforme cronograma disponível no site oficial do evento.
DO MODELO DE SUBMISSÃO
Para realizar o envio de propostas para minicursos para o II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares, o/a participante deverá encaminhar via e-mail semi.estudos.inter@gmail.com com as seguintes informações: título, metodologia, ementa, fundamentação teórica e o link do Currículo Lattes.
Todas as propostas deverão ter de 300 a 500 palavras e apresentar de forma clara a ementa, objetivos e metodologia do minicurso.
DA AVALIAÇÃO DOS MINICURSOS
A Comissão Avaliadora das propostas de minicursos submetidos ao II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares será composta pelos avaliadores inscritos no evento.
A avaliação será realizada pelos avaliadores da Comissão Organizadora.
Serão observados os seguintes aspectos para aprovação:
Adequar-se às normas de submissão e redação;
Demonstrar nitidez na exposição das ideias;
Abarcar a maior quantidade de participantes dentro dos limites previstos;
Basear-se na ideia de horizontalidade, troca de saberes, integração e construção coletiva dos participantes e/ou no desenvolvimento das atividades do grupo para a execução e indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão;
Apresentar maior diversidade em sua proposta, envolvendo o desenvolvimento de diversos saberes;
Os ministrantes devem estar inscritos no evento, tendo efetuado o pagamento de inscrição.
CRONOGRAMA
ATIVIDADE |
DATA |
Submissão de minicursos |
08 de março a 05 de abril |
Avaliação das Propostas Recebidas |
05 de abril a 18 de abril |
Divulgação das propostas de minicursos aprovados |
19 de abril |
DISPOSIÇÕES FINAIS
É de responsabilidade do participante inscrito acompanhar regularmente, pelo e-mail utilizado para submissão, as informações relativas aos minicursos.
A Comissão Organizadora (semi.estudos.inter@gmail.com) é responsável por sanar dúvidas referentes a este edital e à submissão dos minicursos.
O presente Edital entra em vigor a partir da data de sua publicação.
Florianópolis, 07 de Março de 2024
Prof. Me. Ewerton da Silva Ferreira
Presidente da Comissão Organizadora
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.