CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO PARA O II SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

APRESENTAÇÃO

O II Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares, dedicado à reflexão sobre Educação, Ciência e Tecnologia, anuncia a abertura para propostas de Grupos de Trabalho (GTs). Em sua segunda edição, o evento continua a promover diálogos interdisciplinares e a disseminação do conhecimento científico.

O Centro de Estudos Interdisciplinares, ao realizar o II Seminário, busca propostas de GTs que contribuam para a compreensão das complexas relações entre Educação, Ciência e Tecnologia. O evento ocorrerá on-line nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2024.

DAS NORMAS

Os GTs estão programados para os dias 22 e 23 de maio no turno da tarde, e 24 de maio no turno da manhã. Cada GT deve ser proposto e coordenado por pelo menos duas e, no máximo, três pessoas, sendo preferencialmente pelo menos uma doutora e vinculadas a instituições diferentes.

Cada GT deve incluir no mínimo 5 e no máximo 15 trabalhos inscritos, abordando temáticas relevantes para os estudos de Educação, Ciência, Tecnologia e Interdisciplinaridade. As propostas podem envolver comunicações de pesquisas, performances, relatos de experiências ou outras formas de expressão, desde que alinhadas ao tema do GT e consideradas relevantes pelas coordenações dos Grupos de Trabalhos.

As inscrições para propor Grupos de Trabalho podem ser realizadas até 10 de fevereiro de 2024, às 23h59min, horário de Brasília, por meio do seguinte formulário:

 

DOS EIXOS TEMÁTICOS

Os GTs devem se vincular a um dos seguintes eixos temáticos:

1. Educação em Ciência e Tecnologia: Investigando práticas pedagógicas inovadoras e estratégias para a integração efetiva da Ciência e Tecnologia no contexto educacional, com foco na formação de estudantes para uma participação ativa na sociedade do conhecimento.

2. Inovação e Ensino Interdisciplinar: Explorando métodos inovadores e abordagens pedagógicas interdisciplinares que promovam a integração de conhecimentos em diversas áreas, fomentando uma compreensão holística e preparando os alunos para a resolução de problemas complexos.

3. Impactos Sociais da Tecnologia na Educação: Analisando as implicações sociais decorrentes da introdução e integração de tecnologias na educação, com ênfase nos efeitos sobre a equidade, inclusão digital, acesso ao conhecimento e transformações nos processos educacionais.

4. Educação e Diversidade na Ciência: Abordando estratégias e desafios relacionados à promoção da diversidade no campo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), com foco na inclusão de grupos sub-representados e na busca pela igualdade de oportunidades.

5. Educação Profissional e Tecnológica: Investigando práticas pedagógicas, desafios e avanços na área de Educação Profissional e Tecnológica, considerando a formação de profissionais aptos a enfrentar as demandas contemporâneas do mercado de trabalho.

6. Educação, Formação de Professores e Currículo Escolar: Envolvendo discussões sobre políticas e práticas relacionadas à formação de professores, bem como aspectos curriculares que impactam diretamente o processo educativo, com foco no desenvolvimento de profissionais qualificados e na construção de currículos alinhados às demandas contemporâneas. Esse eixo específico sobre Educação e Formação de Professores, Currículo Escolar destaca a importância de abordar questões cruciais no âmbito educacional, promovendo diálogos e reflexões aprofundadas sobre a preparação de profissionais da educação e a construção de currículos relevantes e alinhados às necessidades contemporâneas.

7. Temáticas Correlatas ao tema central do evento: Incentivando propostas que explorem temáticas adicionais correlatas ao tema central do evento, proporcionando uma abordagem abrangente e integrada para discussões interdisciplinares que contribuam para o entendimento global das relações entre Educação, Ciência e Tecnologia.

 

DAS PROPOSTAS APROVADAS

O resultado dos GTs aprovados será divulgado no site do evento até 15 de fevereiro de 2024. A inscrição dos/as proponentes de GT deve ser efetuada até 25 de fevereiro de 2024, conforme a titulação do/a proponente.

 

RESPONSABILIDADES DAS COORDENAÇÕES DE GTs

As coordenações dos GTs serão responsáveis por aprovar e acompanhar as apresentações dos trabalhos, coordenar as atividades durante o evento e apresentar um relatório final sobre as atividades desenvolvidas no GT.

Elaborar parecer sobre os trabalhos submetidos ao GT sob sua responsabilidade de forma a evidenciar ao autor os itens que estão bons, itens que precisam ser melhorados para publicação final ou deixar dicas para os próximos trabalhos.

Elaborar comentário sobre o vídeo de apresentação que foi submetido em conjunto com o texto do trabalho.

Selecionar os trabalhos destaques do GT indicando em ordem de preferência se serão publicados nas revistas parceiras do evento ou no e-book com os trabalhos destaques.

Participar durante a transmissão das apresentações dos trabalhos no canal do Youtube do Centro de Estudos Interdisciplinares interagindo com os participantes nos comentários do vídeo.

DISPOSIÇÕES FINAIS

As inscrições para a proposição de Grupos de Trabalho podem ser realizadas até dia 10 de fevereiro de 2024, às 23h59min, horário de Brasília, exclusivamente através do link: https://forms.gle/aEBD2nB7wY1isPEu7 
Em casos omissos, a comissão organizadora resolverá as questões pendentes.

Agradecemos antecipadamente por seu interesse e colaboração. Juntos, continuaremos a promover a excelência na interdisciplinaridade e contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia.

Florianópolis, 21 de janeiro de 2024.

 

Prof. Me. Ewerton da Silva Ferreira

Coordenador Geral do Evento