GT - FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DEBATES, DISPUTAS, INCLUSÃO E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

Coordenação: Carolina Romanazzi Freire - Unirio e Brunno Amancio Marcos - UFF

Ementa: Este  GT pretende acolher trabalhos que deem visibilidade aos debates no campo da Formação docente inicial e continuada e suas interfaces com os espaços educativos, condições de trabalho, os programas de incentivo a docência, as políticas de formação docente para a inclusão e diversidade, identidade docente, as lacunas na formação,o currículo e as lacunas que podemos encontrar nele, os debates que envolvem  novos sujeitos e epistemologias nos currículos e como isso reverbera na educação. São aceitos trabalhos que tenham como objetivo discutir, pensar, debater e contribuir para pensarmos coletivamente sobre temas emergentes, os limites e as possibilidades de pensarmos juntas e juntos a docência na educação básica. Cônscias e cônscios que a educação está cada vez mais inserida num cenário de disputas, objetivamos colher as temáticas supracitadas em nosso GT para pensarmos numa formação plural e humanizada.


GT - HISTÓRIA URBANA, EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO CULTURAL, TERRITÓRIOS E IDENTIDADES

Coordenação:  Sandra Catharinne Pantaleão Resende - PUC GOIÁS / UEG e Paulo Afonso Tavares - UFG

Ementa: Este simpósio temático está inserido no eixo temático: Inovação e Ensino Interdisciplinar e busca reunir pesquisadores, profissionais e entusiastas para discutir a complexa interação entre patrimônio cultural, educação, territórios e identidades a partir de uma abordagem historiográfica das cidades e seus processos de urbanização. Interessam abordagens que versem sobre a relação entre apropriação do território, formação de identidades e tensões entre diferentes territorialidades, tendo em vista dinâmicas urbanas, transformação, disputas e construção de narrativas que apontem desafios de conservação, salvaguarda e constituição de memórias coletivas face às aceleradas transformações urbanas e rurais de cidades brasileiras, sejam elas grandes centros urbanos, metrópoles, cidades médias ou pequenas, além das experiências e práticas que apresentem a ampliação dos discursos de preservação e valorização do patrimônio cultural.


GT - MEMÓRIAS, TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA

Coordenação: José Edimar de Souza - UCS e Rosemeri Barreto Argenta - IFRS - Campus Farroupilha

Ementa: O grupo de trabalho acolhe investigações e relatos de experiência que evidenciem as experiências, saberes e práticas que compreendem os processos de educação técnica e tecnológica. Nesse sentido, propomos a discussão da temática da memória, como uma forma de conhecer e analisar representações de práticas pedagógicas. Além disso, estudos sobre os aspectos formativos e da cultura escolar, que a partir das vivências e dos sentidos atribuídos pelos diferentes protagonistas, possibilitem conhecer e refletir sobre diferentes perspectivas:  o percurso, as trajetórias, as permanências e descontinuidades que envolvem os desafios e avanços na área da Educação Técnica e Tecnológica, principalmente, aquelas associadas às relações de trabalho no mundo contemporâneo.


GT - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MÍDIAS SOCIAIS

Coordenação: Lucas da Costa Lage - UFPR; Isadora Cabreira da Silva - UFPEL e Ewerton da Silva Ferreira - UFSC

Ementa: Diante da crescente relevância das mídias sociais no contexto educacional, especialmente durante a pandemia de COVID-19, convidamos vocês a participarem do Grupo de Trabalho (GT) sobre Formação de Professores e Mídias Sociais. Este GT tem como objetivo explorar os desafios enfrentados pelos educadores na inserção ""forçada"" das mídias sociais na prática pedagógica durante este período de crise sanitária. Durante a pandemia, as escolas e instituições de ensino em todo o mundo foram desafiadas a se adaptarem rapidamente ao ensino remoto e híbrido, muitas vezes incorporando o uso de plataformas de mídia social para manter o engajamento dos alunos e facilitar a comunicação entre professores e estudantes. No entanto, essa transição não foi isenta de obstáculos e dilemas, tanto para os educadores quanto para os próprios alunos. Neste GT, pretendemos abordar uma série de questões relevantes, tais como:

Formação de Professores para o Uso Pedagógico das Mídias Sociais: Quais são as competências necessárias para que os professores possam utilizar as mídias sociais de forma eficaz e responsável em sua prática pedagógica? 

Desafios Éticos e de Privacidade: Como lidar com questões éticas e de privacidade ao utilizar as mídias sociais na educação, especialmente no que diz respeito à proteção dos dados dos alunos e à prevenção de cyberbullying e abuso online? Equidade Digital e Acesso: Como garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às mídias sociais e às tecnologias necessárias para participar das atividades educacionais online? Como lidar com as disparidades de acesso digital entre os alunos? Engajamento e Motivação dos Alunos: Quais são as estratégias mais eficazes para engajar e motivar os alunos por meio das mídias sociais? Como promover uma cultura de aprendizagem colaborativa e participativa em ambientes virtuais? Avaliação e Feedback: Como avaliar o aprendizado dos alunos em ambientes mediados por mídias sociais? Quais são as melhores práticas para fornecer feedback construtivo e individualizado aos estudantes?

Ao reunir pesquisadores, educadores, gestores educacionais e demais interessados/as, esperamos criar um espaço de reflexão, troca de experiências e construção de conhecimento coletivo sobre este tema tão relevante e desafiador. Juntos/as, poderemos identificar estratégias e soluções inovadoras para enfrentar os desafios da inserção das mídias sociais na educação durante a pandemia e além dela.


GT - IMPACTOS SOCIAIS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Coordenação: Tauã Lima Verdan Rangel - UFF e  Neuza Maria de Siqueira Nunes - FAMESC

Ementa: O desenvolvimento do Ensino, na contemporaneidade, ultrapassa os modelos bancários de exposição. Atualmente, desde o implemento e incremento das tecnologias da inovação e da comunicação (TIC) nos ambientes de ensino, pensa-se em uma formação em que o discente seja capaz de ser sensível ao uso daquelas enquanto promotoras de ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem. Ainda assim, o uso das TIC’s se apresenta como um desafio e perpassa uma série de problemáticas a serem consideradas e que encampam a questão econômica, estrutural, formação docente e de acesso por parte da comunidade discente. Neste passo, são objetivos do Grupo de Trabalho: i) estabelecer um espaço de discussão acerca das reflexões do uso das TIC’s nos diversos cenários de ensino; ii) promover o debate sobre o incremento e potencialização das TIC’s nas dinâmicas cotidianas de ensino-aprendizagem; iii) socializar práticas e experiências exitosas do uso das TIC’s no cotidiano de ensino-aprendizagem. À luz dos objetivos, o Grupo de Trabalho se volta para a conjunção de propostas e discussões que abordem, quer seja do ponto de vista teórico, quer seja a partir das experiências empíricas, relatos e vivências sobre o uso das TIC’s no cotidiano do ambiente de ensino-aprendizagem.


GT - VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMBATIVAS

Coordenação: José Leonardo Diniz De Melo Santos - UFRPE; Maria Aparecida Vieira de Melo - UFRN e Dayane Lopes de Medeiros - URI

Ementa: Este grupo de trabalho propõe uma reflexão sobre a violência nas escolas e a implementação de práticas pedagógicas que visam combatê-la de maneira eficaz e sustentável. Reconhecendo a importância crucial de um ambiente escolar seguro e inclusivo para o desenvolvimento saudável dos estudantes, este grupo busca explorar diferentes abordagens e estratégias para lidar com esse desafio complexo. O foco principal do grupo será a análise das causas subjacentes da violência escolar, examinando fatores individuais, sociais e estruturais que contribuem para esse fenômeno. A partir dessa compreensão, serão discutidas e propostas intervenções pedagógicas baseadas em evidências, que promovam o respeito mútuo, a resolução pacífica de conflitos e a construção de uma cultura de paz dentro das instituições educacionais. Além disso, o grupo pretende compartilhar experiências e melhores práticas de diferentes contextos educacionais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, educadores e profissionais envolvidos na área. Por meio de discussões colaborativas e análises críticas, o objetivo é gerar recomendações e diretrizes que possam orientar políticas públicas e práticas educacionais mais eficazes na prevenção e redução da violência nas escolas. O grupo de trabalho sobre ""Violência nas Escolas e Práticas Pedagógicas Combativas"" tem como principais objetivos:

Compreender as causas e manifestações da violência nas escolas: O grupo busca analisar as raízes e os diferentes tipos de violência presentes no ambiente escolar, incluindo bullying, agressões físicas e verbais, discriminação, entre outros comportamentos prejudiciais, a fim de compreender as suas causas e manifestações. Identificar estratégias eficazes de prevenção e intervenção: A partir da compreensão das causas da violência escolar, o grupo pretende identificar e analisar estratégias e práticas pedagógicas que se mostraram eficazes na prevenção e na intervenção diante dessas situações, promovendo ambientes escolares mais seguros e saudáveis.Desenvolver propostas de intervenção baseadas em evidências científicas: Com base nas análises realizadas, o grupo busca desenvolver propostas de intervenção embasadas em evidências científicas, que possam ser aplicadas nas escolas para lidar com a violência de forma efetiva e sustentável. Promover o diálogo e a troca de experiências: O grupo pretende criar um espaço de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, educadores, profissionais da área da educação e demais interessados no tema, visando enriquecer o debate e promover a colaboração na busca por soluções para o problema da violência nas escolas. Contribuir para a promoção de uma cultura de paz e respeito: Por fim, o grupo almeja contribuir para a promoção de uma cultura de paz e respeito dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo os laços comunitários e fomentando práticas pedagógicas que incentivem o diálogo, a tolerância e a resolução pacífica de conflitos.


GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA

Coordenação: Giovane Silva Balbino - USP; Caroline Cataneo - IFRS e Douglas Rubens Nogueira - Christian Business School

Ementa: A proposta do GT é compreender e debater sobre as questões históricas, culturais, políticas e econômicas em torno da educação profissional e tecnológica na América Latina. Esse GT está inserido no Eixo Temático (Educação Profissional e Tecnológica) e buscamos compreender, analisar e questionar temas e pesquisas referentes à História da Educação, Educação Profissional, Educação e Tecnologia, Instituições privadas ou públicas, Fontes e Métodos, demais assuntos ligados diretos e indiretamente com o tema. Os trabalhos submetidos devem estar alinhados com os seguintes pontos: História da Educação, Educação Profissional, Educação e Tecnologia, Instituições Educacionais ou Filantrópicas, sejam de caráter privado ou públicas, Fontes e Métodos, demais assuntos ligados diretos e indiretamente com o tema.


GT - FORMAÇÃO DOCENTE EM TERRITÓRIOS NÃO ESCOLARES

Coordenação: Giovanni Codeça da Silva - Universidade Veiga de Almeida; Elisa Goldman - Universidade Veiga de Almeida e Rodrigo Batista Lobato - UERJ

Ementa: A proposta deste espaço de troca é trabalhar com a formação docente para além do espaço escolar. Pensando em territórios que permitam seu desdobrando onlife (presencial e online). Neste sentido propomos pensar territórios como a rua, a comunidade, a feira, as quadras poliesportivas, as quadras de escolas de samba... como espaço multifacetado de educação que necessitam repensar nossos percursos e assim repensar os currículos escolares.


GT - INOVAÇÕES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO ESCOLAR

Coordenação: Viviane Cristina de Mattos Battistello - Unilasalle- Canoas; Juliana Aparecida Bohn - Universidade Feevale e Rosemari Lorenz Martins - Universidade Feevale

Ementa: O presente Grupo de Trabalho (GT) visa explorar as inovações pertinentes à educação e os desafios contemporâneos, com ênfase especial na formação docente e no desenvolvimento de currículos escolares ajustados às necessidades do século XXI. Nesse sentido, objetiva-se fomentar uma discussão crítica e construtiva sobre práticas pedagógicas, políticas educacionais e adaptações curriculares que respondam efetivamente aos desafios da educação moderna, incluindo a integração de tecnologias de ensino, metodologias ativas de aprendizagem, e a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. Buscamos também identificar estratégias de desenvolvimento profissional docente que possam equipar os professores com habilidades e competências necessárias para navegar e impactar positivamente o cenário educacional em constante evolução. Eixos de Análises e Concepções Teóricas: 

Inovações Pedagógicas: Abordagens inovadoras na prática docente, incluindo pedagogias ativas, ensino híbrido, e aprendizagem baseada em projetos. Currículo Escolar: Desenvolvimento, implementação e avaliação de currículos que reflitam as competências do século XXI, interdisciplinaridade, e inclusão. Formação de Professores: Estratégias e programas de formação docente que promovam capacidades reflexivas, críticas, e adaptativas frente às novas demandas educacionais. Políticas Educacionais: Análises críticas de políticas públicas voltadas à educação, formação docente, e currículo, considerando contextos nacionais e internacionais. Tecnologia e Educação: O papel das tecnologias digitais na transformação das práticas pedagógicas, da formação docente e do desenvolvimento curricular. Área Temática dos Trabalhos: Os trabalhos submetidos a este GT devem estar orientados para a inovação e os desafios na educação, especificamente no que diz respeito à formação de professores e ao desenvolvimento do currículo escolar. Espera-se que os trabalhos apresentem análises, reflexões, estudos de caso, ou pesquisas empíricas que contribuam para a compreensão e aprimoramento das práticas educativas contemporâneas, oferecendo insights teóricos e práticos que possam ser aplicados em contextos educacionais diversos. Os trabalhos devem demonstrar relevância prática e teórica, contribuindo para o avanço das discussões no campo da educação, formação docente e desenvolvimento curricular.


GT - DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, LINGUAGENS E INTERDISCIPLINARIDADE

Coordenação: Lúcia Cristina Silveira Monteiro - UFAL e Márcia Pragana Dantas - UFRPE

Ementa: Complementaridade entre Didática da matemática e Linguagens significativas. O papel da interpretação para compreensão da matemática. Contexto e Interdisciplinaridade para interpretar e representar em matemática. A importância dos diagramas na construção do conhecimento. A arte de formular problemas.


GT - INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO NO SÉCULO XXI

Coordenação: Walmir Fernandes Pereira - MUST University; Felipe Vitório Ribeiro - SEEDUC-RJ, Isac Antônio Azevedo Castro - UFABC e Júlio César de Souza  - IFMG

Ementa: As questões pertinentes a este grupo dizem respeito às variadas temáticas de ensino que explorem práticas pedagógicas que visem a inovação no processo de aprendizagem. Com o advento de novas diretrizes na Educação Básica, faz-se necessário repensar metodologias que são utilizadas para trazer o protagonismo do aluno fazendo com que o ensino propiciado pelas Instituições educacionais seja de uma Educação Libertadora distante de um ensino bancário e tradicional. O referencial teórico deste grupo parte dos diálogos com as práticas libertadoras de Paulo Freire e com as sugestões de um ensino atualizado com discussões de tecnologias e metodologias ativas de Tardif e Moran.


GT - EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS

Coordenação: Dr. Mauricio Aires Vieira - Unipampa e Me. Rafael Silveira da Mota - Unipampa

Ementa: O presente GT tem como objetivo debater os temas emergentes na educação integral e/ou direitos humanos. Possibilidades de desvelar talentos e pertencimento às aprendizagens coletivas e individuais. Direitos humanos e educação integral como sociedades justas, equitativas, inclusivas e pluralistas. Acesso à educação de qualidade e direitos humanos. Direitos humanos como direito de primeira grandeza na constituição do ser. Igualdade e não-discriminação. Cidadania ativa e participativa e o respeito à diversidade. Direitos humanos como princípios de promoção para às diferentes culturas, identidades e opiniões.


GT - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CONSERVADORISMO EDUCACIONAL, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS

Coordenação: Doutoranda Tiara Cristiana Pimentel dos Santos - UPF e Doutorando Henrique Trizoto - UPF

Ementa: Esta proposta de simpósio tem como objetivo reunir acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área de história e educação para discutir e explorar o papel do conservadorismo educacional ao longo da história e seu impacto nas práticas educacionais contemporâneas, desenvolvendo a criticidade da realidade educacional dos países da América Latina no decorrer dos anos, e como o conservadorismo ainda permanece nos meios educacionais, encontrando meios de se manter permanente nas constantes rupturas e remodelações educacionais. O conservadorismo educacional tem sido um elemento constante na história da educação, influenciando políticas, práticas pedagógicas e a forma como as sociedades transmitem conhecimento de geração em geração. Este simpósio temático busca examinar criticamente o conservadorismo educacional ao longo do tempo, desde suas origens históricas até suas manifestações contemporâneas. Objetivos: 1. Analisar o conservadorismo educacional em diferentes contextos históricos e culturais. 2. Explorar como o conservadorismo educacional afetou e continua afetando as políticas e práticas educacionais. 3. Discutir as implicações do conservadorismo educacional para a equidade e a diversidade na educação. 4. Promover o debate sobre estratégias para abordar e mitigar os aspectos negativos do conservadorismo educacional. Tópicos de Interesse: • História do conservadorismo educacional em diferentes épocas e regiões. • Políticas educacionais influenciadas pelo conservadorismo. • O papel do conservadorismo na educação formal e informal. • Conservadorismo educacional e identidade cultural. • Conservadorismo e inovação pedagógica. • Conservadorismo e inclusão/exclusão na educação. • Estratégias para lidar com desafios relacionados ao conservadorismo educacional. Público-Alvo: Este simpósio é destinado a acadêmicos, pesquisadores, educadores, profissionais da área de educação, estudantes de pós-graduação e qualquer pessoa interessada em explorar a relação entre história e educação, especificamente o papel do conservadorismo educacional.


GT - POLÍTICAS PÚBLICAS

Coordenação:  Eva Terezinha Ferreira Jornada - Unipampa

Ementa: As políticas públicas, por possuírem um conceito polissêmico, propiciam o diálogo com diversas áreas do conhecimento, com a proposta de redução de determinado problema público. São fundamentais para garantir os direitos sociais, promover a inclusão e o desenvolvimento social. Dialogar as políticas públicas e interseccionalidades é essencial para garantir a efetivação dos direitos. Visto que, garantem a elaboração e manutenção do acesso a bens e serviços públicos. A proposta deste espaço é promover a  discussão das políticas públicas com o propósito de receber pesquisas acadêmicas, ensaios teóricos e relatos de experiências, que tenham como eixo as diferentes formas de resolução dos problemas por meio da construção de agenda, formulação da tomada do processo decisório, implementação, análise e avaliação das políticas públicas. Assim, este GT abre um espaço para diversas perspectivas teóricas e metodológicas, que enfatizem a importância de pontuar, repensar e solucionar problemas públicos, que recaem sob o Estado.


GT - RESUMOS 

Coordenação: Matteus Bronzoni - Unipampa 

Ementa: O Grupo de Trabalho (GT) Resumos destina-se expressamente à acolhida e análise criteriosa de propostas de investigação que se situem no amplo leque de temáticas relacionadas à Educação, Ciência e Tecnologia. Com um compromisso firme em direção à promoção de uma compreensão abrangente das correntes de pesquisa contemporâneas, este GT privilegia a interdisciplinaridade e a fusão de saberes de distintas esferas acadêmicas. Neste contexto, enfatizamos a importância de submissões que representem estudos em fase inicial, bem como pesquisas em estágios mais avançados.

De maneira especial, o GT Resumos está aberto a receber e avaliar resumos de propostas de pesquisa em andamento, reconhecendo o valor intrínseco de trabalhos que estão na vanguarda do conhecimento acadêmico. Com isso, aspiramos a oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para a apresentação de ideias preliminares, hipóteses inovadoras e resultados parciais, que, embora ainda não sejam conclusivos, prometem enriquecer o diálogo acadêmico e profissional no contexto do seminário.

Convidamos, portanto, pesquisadores, acadêmicos e profissionais a submeterem seus resumos, seja compartilhando resultados preliminares de suas investigações ou delineando o escopo e objetivos de estudos em fase inicial. Com esta abordagem inclusiva, o GT Resumos almeja ser um catalisador para o crescimento e a disseminação de pesquisas inovadoras no entrelaçamento da Educação, Ciência e Tecnologia.