Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): dinâmicas e contribuições das organizações.

Este evento é destinado a pesquisadores e professores de ensino, pesquisa e extensão, estudantes de programas de pós-graduação, de graduação, educadores do ensino médio e fundamental, gestores de organizações privadas, agentes públicos e entidades públicas, instituições educacionais, da sociedade civil organizada e demais organizações e interessados nos Objetivos Globais.

Os Objetivos Globais, nominados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecem diretivas no sentido de promover um olhar das nações contra a pobreza, a devastação dos recursos do planeta e mitigar danos ambientais e sociais. Nesse sentido, as Nações Unidas em 2015 propuseram 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, compreendendo temas acerca de mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça.

Como se vê, há uma agenda desafiadora a ser implementada pelos países, organizações institucionais dos âmbitos público e privado na proposição de políticas públicas, em relação ao ambiente de regulação e autorregulação como mecanismo controlador, nas organizações de ensino, pesquisa e extensão, com importante papel de difusão e investigação de ações socioambientais. Daí a necessidade de interconectividade entre programas, políticas e práticas, nos âmbitos internacional, nacional, regional e local.

Este evento, seguindo as diretrizes da ODS, entende que as organizações empresariais e não empresariais são agentes indutores de relevante importância para a diminuição da pobreza, governança democrática e construção da paz, mudança do clima e risco de desastres e desigualdade econômica (PNUD, 2020).

Sendo assim, o evento prioriza discussões concernentes a avanços temáticos teóricos e empíricos que aliam organizações com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Objetivo 8: Emprego Digno e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos, por meio de 12 metas.

Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, por meio de 8 metas.

Objetivo 10: Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, por meio de 10 metas.

Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, por meio de 10 metas.

Objetivo 14: Vida na Água: Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, por meio de 10 metas. Para este objetivo (ODS 14), no presente evento, estão abertas as discussões acerca da Governança no setor pesqueiro (em ambientes marinhos e continentais).

São do interesse do evento:

a) Debater acerca da importância das organizações institucionais privadas, públicas e da sociedade civil para o desenvolvimento social, econômico e ambiental em níveis nacional, regional e local;

b) Discutir a legitimidade e reputação das organizações e estratégias por meio de práticas voluntaristas sociais e ambientais;

c) Promover discursos, dicotomias, posições críticas que questionam práticas socioambientais obrigatórias e voluntárias que visam atenuar desigualdades;

d) Avaliar políticas públicas, contribuição da inovação para a sustentabilidade ambiental das cidades e comunidades;

e) Refletir acerca de interesses difusos entre o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável igualmente integram os campos de discussões do evento.

Data do evento

28 de abril de 2021, 19h00 até 29 de abril de 2021, 23h59

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
O link do evento ainda não foi informado