GT 1 - Educação Intercultural e Movimentos Sociais

Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas e experiências de educação intercultural em diferentes contextos sociais e culturais, na perspectiva dos movimentos sociais diversos, dentre eles: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), Movimentos Ambientalistas, Movimentos em defesa dos povos indígenas, Movimentos das pautas identitárias que representam categorias como gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.

Coordenação:

Dra. Erika Porceli Alaniz (UEMS) 

Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)

Dra. Maria das Graças de Lima (UEM)

Dra. Vanessa Freitag de Araújo (UEM)

Dr. Willian Simões (UFFS)

GT 2 - Educação Escolar Indígena e Práticas Interculturais

Acolhe trabalhos que discutem a educação escolar indígena, históricas, políticas e práticas educativas, no que se refere aos princípios antropológicos da educação dos povos originários e indígenas; direitos e marcos legislativos da educação escolar indígena; Educação Indígena versus Educação Escolar Indígena; Currículos de Educação Indígena e Processos próprios de ensino e aprendizagem para os povos indígenas.

Coordenação:

Dr. Clóvis Antonio Brighenti (UNILA)

Dra. Isabel Cristina Rodrigues (UEM)

Dra. Maria Christine Berdusco Menezes (UEM)

Dra. Maria Simone Jacomini Novak (UNESPAR)

Dra. Rosângela Célia Faustino (UEM)

GT 3 - Políticas públicas e gestão da educação em perspectivas interculturais/inclusivas

Busca problematizar, discutir e socializar pesquisas que abordam as políticas públicas e a gestão da educação no que se refere aos níveis e modalidades de ensino, sob a perspectiva da interculturalidade, educação inclusiva, inclusão, que envolvam análises sobre o currículo, diversidade, formação de professores, financiamento da educação, relação com o terceiro setor, relação público e o privado na educação; a fim de compreender os desafios e as consequências para políticas e gestão da educação.

Coordenação:

Dra. Aparecida Meire Calegari Falco (UEM)

Dra. Celma Regina Borghi Rodriguero (UEM) 

Dra. Elsa Midori Shimazaki (UNOESTE)

Dra. Gesilaine Mucio Ferreira (UEM)

Dra. Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (UEM)

Dr. Mário Luiz Neves de Azevedo

Dra. Thais Godoi de Souza (UEM)

Dra. Vanessa Freitag de Araújo (UEM)

GT 4 - Educação para relações étnico-raciais e interculturalidade

Propõe discutir questões relacionadas à diversidade etnico-racial a partir da interculturalidade e da atuação histórica dos movimentos sociais. Acolhe trabalhos que discutam temas sobre as relações sociais, culturais e históricas que envolvem os povos africanos e afrodescendentes em países ibero-americanos.

Coordenação:

Dra. Cassiane de Freitas Paixão (FURG)

Dr. Delton Aparecido Felipe (UEM)

Dr. Elison Paim (UFSC)

Dra. Michele Guerreiro Ferreira (UFPB)

GT 5 - Migrações, Interculturalidade e Educação

Espaço para estabelecer conexões, debater e socializar pesquisas e experiências que possuem relação com o movimento migratório contemporâneo, seus desafios, impasses e possibilidades, seus impactos aos percursos formativos e aos sistemas educativos. 

Coordenação:

Dra. Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula (UEM)

Dra. Maria de Lourdes Bernartt (UTFPR)

Dr. Pedro Garrido Rodriguez (USAL)

Dra. Racquel Valério Martins (ABS/USAL/UFGD)

GT 6- Educação, Gênero e Sexualidade

Propõe debater sobre questões de gênero, corpo e sexualidade em processos e práticas escolares e não escolares nos países ibero-americanos, especialmente, no que se refere ao sexismo, homofobia, preconceito, violência, produção de desigualdade e diferenças sexuais e de gênero, sob diversas perspectivas teóricas.

Coordenação:

Dra. Eliane Rose Maio (UEM)

Dra. Fabiane Freire França (UNESPAR) 

Dra. Jeinni Kelly Pereira Puziol (UEM)

Dra. Juliana Lapa Rizza (FURG)

Dr. Marcio de Oliveira (UFAM) 

GT 7- Pedagogias Decoloniais e Interculturais

Objetiva discutir problemáticas relacionadas à processos e práticas decorrentes de pedagogias decoloniais e interculturais em territórios contestados e de resistências, que fomentem o reconhecimento da diversidade cultural e práticas pedagógicas em instituições escolares e não escolares.

Coordenação:

Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó e GPEA/FURB)

Dr. José Mário Méndez Méndez (UNA/Costa Rica)

Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais (UEM)

Dta. Suzan Alberton Pozzer (USAL)

Dra. Terezinha Oliveira (UEM)

Dr. Vitor Hugo Mendes (USAL)

GT 8 - Bem-viver, Direitos da Natureza e Alternativas de Desenvolvimento

Espaço para compartilhar estudos, práticas, histórias e experiências que imaginam e ensaiam outros mundos possíveis, com potencial para ressignificar as relações do humano com a natureza, com o outro e consigo mesmo, inaugurando alternativas de desenvolvimento mais sustentáveis, solidárias e conectadas com perspectivas de educação intercultural.

Coordenação:

Dra. Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM)

Dra. Maria Aparecida Lucca Caovilla (Unochapecó)

Dra. Maria Cristina Gomes Machado (UEM)

GT 9 - Filosofias da Educação e Interculturalidade

Espaço reflexivo para estabelecer conexões, debater e socializar pesquisas e experiências no campo da filosofia da educação, destacando temas como interculturalidade e formação. Perspectivar conceitos como cultura e mundo em suas possibilidades plurais. Pensar filosoficamente convivências, considerando a condição de ser-no-mundo. Inserir a dimensão estético-trágica do conhecimento nos procedimentos de análise e crítica com vistas a calibrar racionalidade e sensibilidade para  superar o pensamento dicotômico ainda presente  em nossa cultura educativa. Interpretar a práxis filosófica enquanto abertura formativa intercultural. 

Coordenação:

Dr. Adecir Pozzer (GPEAD/FURB)

Dra. Andrea Díaz Genis (UdelaR/Uruguai)

Dra. Lúcia Schneider Hardt (UFSC)

Dra. Maria Terezinha Belanda Galuch (UEM)

Dra. Monica Braga Fernandez (UNQ/Argentina)

Dra. Rosana Silva de Moura (UFSC)

GT 10 - Sobreculturalidade e Educação Intercultural

Este GT analisa o processo de sobrevivência cultural por meio da educação com ênfase na educação intercultural, pois, consiste além de uma interação entre as culturas envolvidas, em ser uma ferramenta utilizada na busca pelo desenvolvimento local e comunitário, com a formação de profissionais qualificados, responsáveis por propagar o ativismo indígena na conscientização da comunidade. Assim, a ideia central do GT é a de difundir estudos realizados e a produção científica de indígenas e indigenistas com o propósito de mostrar o processo de Sobreculturalidade em casos práticos.

Coordenação:

Dr. Angel Baldomero Espina Barrio (USAL/Espanha)

Dr. Alfredo Guillermo Rajo Serventich (UIIM/México)

Dr. Daniel Valerio Martins (IFGOIANO)

Dra. Ivani Ferreira de Faria (UFAM)

Dra. Maria Dolores Fernandez Malanda (UBU/Espanha)

Dra. Racquel Valério Martins (ABS/USAL/UFGD)