O primeiro Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura ocorreu em setembro de 2018, por iniciativa conjunta da Universidade Católica de Manizales (UCM/Colômbia) e da Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Na ocasião foi comemorado os 800 anos de existência da USAL e celebrado o reconhecimento do seu desempenho no desenvolvimento acadêmico e científico das universidades ibero-americanas, das contribuições destinadas aos povos ibero-americanos em matéria educativa. 

Em setembro de 2021, de forma online, ocorreu a segunda edição do Congresso com o tema “O papel da universidade em Ibero-américa frente ao desafio dos objetivos de desenvolvimento sustentável 2030”, com o objetivo de reconhecer as diferentes experiências que abordavam os desafios propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Já o Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade (CIEDINTER) teve sua primeira edição no ano de 2016, em Florianópolis, organizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB). Sua segunda edição foi realizada na Faculdade de Educação da USAL, em Salamanca (Espanha) em 2019, e abordou o tema do “Interculturalidade e Imigração: impactos e desafios à educação” com a finalidade de propor o intercâmbio de estudos e investigações histórico-filosófico-educacionais em relação aos processos de imigração existentes no contexto europeu e ibero-americano, na perspectiva da educação e da interculturalidade crítica. 

A organização da segunda edição foi realizada pelo Grupo de Pesquisa Helmántica Paideia (GIR/USAL); Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unochapecó); Grupo de Pesquisa Grafia (UFSC); Grupo de Pesquisa Hermenêuticas da Cultura, Mundo e Educação (UFSC) e Associação dos Alunos Brasileiros da Universidade de Salamanca (ABS).

Por sua vez, a Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional teve a sua primeira edição em 2003. É um evento proposto pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), área de Políticas e Gestão Educacional, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Este evento é resultado das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Ensino “Política e Gestão da Educação no Brasil” (Proc. n.º 707/2003-PEN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI) e tem como objetivo proporcionar debates e compartilhar pesquisas e experiências sobre temáticas relacionados às Políticas públicas educacionais, dos níveis e modalidades de ensino, com enfoque na diversidade cultural, a educação do e no campo e a educação escolar indígena. Sua última edição teve como tema “O debate acerca da Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação do Campo”.

O Evento objetiva, portanto, promover um encontro onde seja possível a socialização das pesquisas e conhecimentos produzidos sobre a temática em questão, no âmbito da graduação e pós-graduação. Busca-se ainda, assegurar o rigor acadêmico nas investigações que se propõem a contribuir para a compreensão das políticas públicas para a educação no Brasil enquanto processo de formação do homem no estágio atual da sociedade capitalista.