As lutas de classe, revolução e o Brasil
Carla Luciana (UNIOESTE)
Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Candido Rondon. Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós Graduação em História da UNIOESTE. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: hegemonia, história do Brasil recente, história da imprensa, revista veja, história imediata, marxismo, Ditadura. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Pós doutorado na Universidade Nova de Lisboa de setembro de 2011 a agosto de 2012. Dentre as principais publicações destacam-se os livros VEJA: o indispensável partido neoliberal (Edunioeste, Cascavel, 2009) e Onda vermelha imaginários anticomunistas (Edipucrs, Porto Alegre, 2001). Coordenou várias obras coletivas,entre as quais: HISTÓRIA E IMPRENSA: Estudos de hegemonia. (Porto Alegre, FCM, 2014) e Combatentes: tempos de falar (Cascavel, Edunioeste, 2016). Coordenou o projeto HAM - Historia e análise midiática (www.projetoham.com.br) financiado pela SETI/Fundação Araucária. Coordena o projeto Ditadura no Oeste do Paraná (financiado pelo CNPq).
Eurelino Coelho (UEFS)
É professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua nos cursos de pós-graduação e graduação em História e coordena o Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU). Tem experiência nas áreas de Metodologia da Pesquisa e História Contemporânea, com ênfase em história dos partidos e movimentos de esquerda. Exerce atividades de pesquisa e ensino (inclusive orientação) que abordam prioritariamente os seguintes temas: história do socialismo e dos partidos de esquerda no Brasil, intelectuais e organização da cultura, marxismo e História, história das lutas sociais, teoria da História. Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1991). Já foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH), seção Bahia (2006-2008) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UEFS (2011-2013). É membro do corpo editorial dos periódicos Outubro, História e Luta de Classes, Tempos Históricos, Critica Marxista e Germinal.
Gerson Maciel (IFAL)
Professor de História do Instituto Federal de Alagoas IFAL com Mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa História e Política da Educação, pela Universidade Federal de Alagoas, Graduado em História pela Universidade Federal de Alagoas, Desde dezembro de 2016 está assumindo o cargo de Diretor Vice-Presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa - Fundepes, desde 2014 é Presidente da Comissão Própria de Avaliação do IFAL, assumiu o cargo de Diretor de Ensino Substituto do IFAL Câmpus Maceió, foi Chefe do Departamento de Ensino Superior e Coordenador das Licenciaturas do IFAL, ministra aula da disciplina História da Educação nos cursos de Licenciatura de Matemática e Ciências Biológicas. Foi Diretor Acadêmico da Faculdade Raimundo Marinho, entre os anos de 2009 a 2010. Atuou como professor nas seguintes instituições privadas de ensino superior em Maceió: ESAMC, FACIMA e MAURÍCIO DE NASSAU, sendo responsável pelas seguintes disciplinas: Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas. Foi professor da Educação Básica, da rede pública estadual do Estado de Alagoas no período de 2006 a 2010.