IX CONERE

19 de outubro de 2017, 08h00 até 21 de outubro de 2017, 17h00

UERN, Natal, RN

Nas últimas duas décadas, o Ensino Religioso avançou consideravelmente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, constituída por saberes pedagógicos que mobilizam conhecimentos religiosos para um ensino não-confessional, voltado ao acolhimento e respeito da diversidade religiosa e cultural brasileira.

A formação específica, realizada em cursos de Licenciatura em Ensino Religioso ou em Ciência(s) da(s) Religião(ões) produziu novas formas de pensar e agir no ambiente da sala de aula, alterando o status de uma disciplina presente na educação brasileira por séculos.

O diálogo entre Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) vem permitindo a inovação não apenas no âmbito das práticas pedagógicas no cotidiano escolar, mas também nutrindo o surgimento de uma epistemetodologia atenta aos desafios do contexto contemporâneo, cada vez mais complexo e diverso.

Como consequência, professores e estudantes a Educação Básica, marcadamente constituídos por culturas, identidades e experiências religiosas e não-religiosas, produzem novas formas de conhecimento no espaço da sala de aula que incluem posições de compreensão do outro (alteridade), de respeito e reverência àquele que não é igual e a possibilidade de compreenderem-se como diferentes em um mundo complexo, multifacetado e heterogêneo.

Nessa perspectiva, o FONAPER, entidade representativa da área, sensível aos desafios da atualidade, busca novamente contribuir no sentido de oportunizar espaços de debates, reflexões e proposições de um Ensino Religioso não confessional que contemple os paradigmas emergentes do mundo contemporâneo.

Por ser reconhecido nacional e internacionalmente, ao defender o direito do educando em ter acesso ao conjunto de conhecimentos historicamente construídos pelas culturas e tradições religiosas, sem proselitismos, o FONAPER promove conjuntamente, no ano de 2017, a nona edição do Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) I Congresso Latino-americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões), o qual, , acontecerá em sua nona edição, no espaço acadêmico do Curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus de Natal (RN).

O tema escolhido para esta edição – Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras – procura analisar os diálogos tecidos pelas práticas inovadoras construídas principalmente nos espaços de formação escolar e acadêmico, cuja produção (re)pensa os desafios da abordagem pedagógica dos elementos básicos dos fenômenos religiosos na Educação Básica, os procedimentos de formação e intervenção social, as clivagens culturais e sociais, além dos discursos que circulam nas esferas de formação e de atuação dos docentes.

 

Objetivos

 

O IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) e o I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões) objetivam:

- Debater e socializar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras acerca das temáticas dos conhecimentos religiosos no campo da Educação e do Ensino Religioso, no contexto da diversidade cultural, enquanto um direito do cidadão;

- Dialogar acerca das inquietações e relações entre sujeitos e sistemas religiosos investigados pela Educação e pela(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) no intuito de assegurar o acesso e aprendizagem dos conhecimentos da diversidade cultural religiosa brasileira e latino-americana.

- Evidenciar saberes de referência de pesquisas e práticas pedagógicas relacionadas às aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre conhecimentos religiosos e não religiosos abordados pelo Ensino Religioso na Educação Básica.