IX CONERE

19/10/2017, UERN, Natal, RN

Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicar seus trabalhos. Para tanto, observe as normas para os autores aqui. As comunicações ocorrerão das 08h30 às 12h30 do dia 20 de outubro, em salas concomitantes. Segue abaixo os temas dos Grupos de Trabalho (GTs) oferecidos nesta edição, suas respectivas ementas e coordenadores:

 

GT 1 - Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso: interfaces

Objetiva ser um espaço de socialização de trabalhos e pesquisas que reflexionem sobre a interfaces entre a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e o Ensino Religioso não confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa e do fenômeno religioso.

Coordenação:
Drando. Diego Fontes de Souza Tavares (SEEC/RN)
Me. Ismael de Vasconcelos Ferreira (UFS)
Me. Waldney de Souza Rodrigues Costa(UERN)

 

GT 2 - Currículos e Ensino Religioso

Objetiva aprofundar as discussões relacionadas às concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso na Educação Básica. Busca também analisar e socializar atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso. Acolhe ainda análises do processo de inclusão e exclusão do Ensino Religioso na Base Nacional Curricular Comum.

Coordenação:
Drando.AdecirPozzer (UFSC)
Dra. Josineide Silveira de Oliveira (UERN)
Me. Maria José Torres Holmes (SEDEC/João Pessoa)
Me. Maria Augusta Souza Torres (UERN)

 

GT 3 - Epistemologia(s) e Ensino Religioso não confessional

Objetiva analisar e socializar estudos e pesquisas relacionados aos fundamentos epistemológicos do Ensino Religioso que assegurem o conhecimento da diversidade religiosa, vedadas quaisquer formas de proselitismo. Também pretende acolher trabalhos que reflitam, identifiquem e problematizem epistemologias presentes em propostas curriculares de Ensino Religioso das Redes Públicas e privadas de Ensino.

Coordenação:
Dr. José Mario Méndez Méndez (EECR/UNA, Costa Rica)
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-MG) 
Dr. Tarcísio Alfonso Wickert (FURB)

 

GT 4 - Formação Docente e Ensino Religioso

Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especialmente na área de Ensino Religioso.

Coordenação:
Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)
Dranda. Simone Riske-Koch(FURB e RELER)
Me. Teresa Machado da Silva Dill (UNOCHAPECÓ)
Me. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)

 

GT 5 - Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa

Objetiva debater e proporcionar o intercâmbio de pesquisas e práticas acerca das inter-relações entre direitos humanos, interculturalidade e diversidade religiosa. Acolhe trabalhos das diversas áreas do conhecimento e contextos socioculturais que favoreçam a visibilização de problemáticas e a gestação de propostas de superação de violências e intolerâncias de cunho religioso.

Coordenação:
Dranda. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (PUC/SP e CONERES)
Dr. Edivaldo José Bortoleto (UNOCHAPECÓ)
Dr. Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP e ANPTECRE)
Drando. Nicolás Estaben Panotto (FLACSO e GERIMP, Chile)

 

GT 6 - Estado, Laicidade e Ensino Público

Objetiva visibilizar estudos que versem sobre Estado laico, liberdade religiosa, aspectos jurídicos da laicidade estatal, confessionalismo versus reconhecimento da diversidade religiosa na escola pública. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência e do diálogo com distintas concepções, identidades e diferenças.

Coordenação:
Dr. Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas)
Dr. Elcio Cecchetti (UNOCHAPECÓ e FONAPER)
Dr. Roberto Antônio Capiotti da Silva (USJ)
Dra. Rosângela Siqueira da Silva (UEA)

 

GT 7 - Culturas e Religiosidades Indígenas

Procura socializar estudos referentes às histórias, culturas e religiosidades indígenas e suas interfaces com os campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso. Quer também socializar pesquisas e experiências sócio-educacionais junto às culturas e comunidades indígenas e debater as tensões ocasionadas pela atuação de denominações religiosas no interior das terras indígenas.

Coordenação:
Dranda. Eliane Silva de Farias (FUNIBER)
Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio (UNIMONTES)
Dr. Lusival Antonio Barcellos (UFPB)

 

GT 8 - Culturas e Religiões Afro-brasileiras

Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso.

Coordenação:
Dra. Dilaine Soares Sampaio (UFPB)
Dr. Luiz de Carvalho de Assunção (UFRN)
Dr. Marcos Rodrigues da Silva (GPEAD/FURB)

 

GT 9 - Culturas e Religiões Orientais

Pretende discutir questões relacionadas às religiões e práticas religiosas orientais (Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Sikhismo, Xintoísmo e novos movimentos religiosos) e suas interfaces com os campos da Educação, Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso.

Coordenação:
Drando. Gilberto Oliari (UNOCHAPECÓ)
Drando. Matheus Oliva da Costa (PUC/SP)
Dr. Rodson Ricardo Souza do Nascimento (UERN)

 

GT 10 - Literatura e Religião

Pretende-se abordar a religiosidade presente no mundo da literatura em sua diversidade discursiva, com foco para a análise bakhtiniana de discurso e outras abordagens que levem em consideração o discurso literário religioso ou textos sagrados com características literárias.

Coordenação:
Dr. Ailton Siqueira de Sousa Fonseca (UERN)
Dra. Araceli Sobreira Benevides (UERN)
Dr. Cicero Cunha Bezerra (UFS)

Dranda. Márcia de Souza (UNOCHAPECÓ)

 

GT 11 - Cristianismos: Novas Fronteiras e Novas Identidades

Acolhe trabalhos que investigam sobre as diversas formas de ser cristão na atualidade, especificamente sobre os processos de subjetivação religiosa, trânsito e dupla pertença, midiatização e mercantilização do sagrado, perpetuação da colonialidade, fragmentação e flexibilização das doutrinas e teologias cristãs

Coordenação:
Drando. Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula (UERN e UFPE)
Me. Marcos Corona Soto (RILEP, Chile) 
Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral (UNICAP)
Me. William de Macêdo Virgínio (UERN)

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GT 12 - Espiritualidades e Novos Movimentos Religiosos

Pretende reunir tanto estudos que lidam com dados empíricos, como os que levantam questões teóricas decorrentes de investigações acadêmicas. Serão aceitos trabalhos sobre as diferentes formas de espiritualidades transreligiosas dos novos movimentos contemporâneos. Almeja lançar luz sobre novos modos de lidar com as espiritualidades, os novos movimentos religiosos e não religiosos.

Coordenação:
Dr. José Carlos da Silva (USJ)
Me. Maria Lucien Reinaldo de Oliveira (UERN)
Me. Sidney Alberto Castillo Cárdenas (APCR, Peru)

 

GT 13 - Sexualidades, Gêneros e Religiões: impactos do discurso religioso

Acolhe propostas sobre as relações entre orientação sexual, identidade de gênero e os discursos religiosos. São bem-vindas propostas sobre os impasses, as tensões e os impactos nas religiões e na sociedade contemporânea dos discursos religiosos acerca dos processos de redefinição das identidades sexuais e de gênero na esfera pública, religiosa e educacional.

Coordenação:
Dr. João Bosco Filho (UERN)
Dra. Myriam Aldana Vargas Santin (UNOCHAPECÓ)
Dra. Sônia Missagia de Mattos (UFES)

 

GT 14 - Culturas, Práticas Religiosas e Devoções Populares

Reflexiona sobre as devoções e práticas religiosas populares como fenômenos importantes e complexos que (con)formam o mosaico das religiosidades. Acolhe trabalhos que investiguem as origens, tensões e conflitos dessas manifestações em relação às estruturas sociais, culturais, políticas e religiosas, incluindo questões econômicas relacionadas ao turismo religioso.

Coordenação:
Me. Gilvan Gomes das Neves (UNICAP)
Dra. Irene de Araújo van den Berg (UERN)
Dra. Maria Lucia Bastos Alves (UFRN)

 

GT 15 - Saúde, Espiritualidades e Imaginário

Um dos aspectos centrais no estudo das religiões é exatamente sua relação com o estado de saúde e a cura de enfermidades. Como cada tipo de religião lida com o problema? Como é sua relação com os profissionais e os serviços de saúde? Quais são os caminhos percorridos pelas pessoas em busca de tratamentos? Considerando que a imagem tem valor terapêutico, qual seria a predominância, as características brasileiras? Quais as contribuições que a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) tem a oferecer na exploração deste campo de estudos? Espera-se que os trabalhos deste GT indiquem alguns caminhos possíveis. Conhecer o tema Espiritualidade e Saúde é algo essencial para o moderno professor do Ensino Religioso com foco nas Ciências das Religiões.

Coordenação:
Dra. Ana Paula Rodrigues Cavalcanti (UFPB)
Dra. Carlos André Cavalcanti (UFPB)
Dra. Tania Cristina de Oliveira Valente (UNIRIO)

 

GT 16 - Movimentos Migratórios, Religiosidades e Direitos Humanos

Abordará o papel da religiosidade do migrante diante dos desafios das diásporas e deslocamentos contemporâneos, na preservação da cultura de origem ou na geração de uma identidade reativa. Acolhe trabalhos que analisem a religiosidade como um instrumento de resistência e de resiliência, uma fonte de humanização diante da xenofobia, da exploração trabalhista, da criminalização e da violação dos direitos humanos.

Coordenação:
Drando. Francisco Sales Bastos Palheta (SEDUC-AM)
Dr. Leonel Piovezana (UNOCHAPECÓ)
Me. Sonia Monego (UNOCHAPECÓ)

 

 

GT 17 - Cultura Digital, Juventudes e Ensino Religioso

Tem por objetivo abordar as tecnologias digitais e suas interfaces com a organização do trabalho docente do professor de Ensino Religioso. Pretende discutir os desafios para o ensino e a formação dos jovens no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação. Os trabalhos preferencialmente devem analisar a natureza e as especificidades das condições relacionadas à emergência de novos padrões de formação e atuação profissionais, condicionadas por conteúdos, características e finalidades próprias de um tempo marcado por relações educacionais e sociais complexas, bem como os impactos das tecnologias na constituição dos saberes da subjetividade de professores e estudantes.

Coordenação:
Dr. Antônio Júlio Garcia Freire (UERN)
Me. Eliston Terci Panzenhagen (SED/SC)
Me. Valter Luís de Avellar (UNICAP)

 

GT18 - Renascimento e Corpus Hermeticum: origens do estudo das religiões e suas implicações para o grupo dos sem-religião na atualidade

Objetiva discutir, procedendo de acordo comas teorias eliadianas, como a redescoberta da Literatura Hermética, na Renascença, trouxe uma nova proposta para o estudoreligioso e da religião com uma visão esotérica. Assim, pressupondo que o hermetismo é um movimento esotérico eusébico não institucional (sem religião), este grupo de trabalho objetiva perguntar como amiúde se poderia ensinar sobre o hermetismo, o esoterismo e os sem religião nas escolas.

Coordenação:
Dr. David Pessoa de Lira (UFPE)
Drando. Otávio Santana Vieira (PPGCR/UFPB)