SIMPÓSIO TEMÁTICO 1
Título: Alfabetização, Literacia e Biliteracia
Ementa: O objetivo neste simpósio consiste em discutir estudos sobre o desenvolvimento linguístico e cognitivo da literacia e biliteracia. Serão acolhidos trabalhos valorizando as interações entre Linguística, Educação, Psicologia, Psicolinguística, Computação e Neurociências. Esses trabalhos podem ser de natureza teórica ou empírica, sendo necessário que contenham fundamentos teóricos, procedimentos metodológicos e resultados obtidos considerando os objetivos estabelecidos.
Coordenadoras: Janaina Weissheimer e Ingrid Finger
Data: 10/09/2022 (sábado)
Link:
https://meet.google.com/nck-gorz-uoh

 

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

EFEITOS DA BILITERACIA SIMULTANEA NA LEITURA E NA CONECTIVIDADE DA FALA DE ALUNOS DO  5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DO RN

Ana Clara dos Santos Oliveira Costa, Janaina Weissheimer

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h

02

FUNÇÕES EXECUTIVAS E ALFABETIZAÇÃO

Andressa Loise Zardo, Danielle da Rocha Siqueira Cambrussi, Fabio Miranda da Paz, Tânia Maria Rechia Schroeder

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h15

03

BILITERACIA E A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS KANHGÁG DA TERRA INDÍGENA RIO DAS COBRAS- PR

Diomara Rénhrá Lourenço Mathias

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h30

04

O ANALFABETISMO (IN)FUNCIONAL EM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Evenny Lilian de Jesus Lima

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h45

05

O LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA POESIA: PROJETO POEMANDO

Lúcia Veiga Schermack, Ellen Michele Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula (USP), Tânia M. M. Quintal

Dia: 10/09/2022

Horário: 9h

06

ESCRITA ACADÊMICA À LUZ DA COMPLEXIDADE:  OS GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS

Maria de Fátima de Almeida Baia, Blenda da Silva Almeida Moreira, Itana Rodrigues Lopes do Nascimento, Suzana Longo da Cruz

Dia: 10/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 2
Título: Produção textual e reescrita na alfabetização
Ementa: O processo de produção textual e reescrita nos anos iniciais do ensino fundamental. As etapas da reescrita e os elementos que a caracterizam: contexto social, condições de produção, suporte, etc. Análise de textos produzidos por crianças.
Coordenadora: Maria Aparecida Gusmão
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/ujx-vrui-utn

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

(RE)ESCREVER, UMA REALIZAÇÃO POSSÍVEL NA ALFABETIZAÇÃO? POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Maria do Socorro Lopes da Silva, Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Cícero Henrique Rodrigues

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO SUPORTE À APRENDIZAGEM DISCENTE NA PANDEMIA

Izabel Cristina Barbosa de Oliveira

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: REFLEXÕES SOBRE ESCRITA, SOCIEDADE E HUMANIDADES NO IFMA (2017-2022)

Francisca Márcia Costa De Souza

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

CONSCIENTIZAÇÃO FONOLÓGICA E ESCRITA: PECULIARIDADES DA NASALIZAÇÃO

Raidalva da Silva

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

A NOITE É UMA CRIANÇA: RECONHECENDO E HOMENAGEANDO RUTH ROCHA

Judson Jodielson Santos de Souza

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

“NÃO NASCE ESCRITORA, TORNAR-SE”: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PERCURSO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO.

Angela Maria Ribeiro da Silva, Francisca Marcia Costa de Souza

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 3
Título: Alfabetização em contextos trans e pós-pandêmicos desafios e possibilidades
Ementa: Os impactos causados pela pandemia forçaram a tomada de decisões urgentes para mitigar os danos na aprendizagem da leitura e da escrita, o que fez surgir ações positivas que precisam ser compartilhadas e divulgadas. O presente simpósio visa à apresentação de relatos, pesquisas e intervenções acerca dos desafios e possibilidades que emergiram do período pandêmico na aprendizagem da leitura e da escrita durante o ciclo de alfabetização.
Coordenadoras: Grasiela Kieling Bublitz e Kari Lúcia Forneck
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/pwo-zqgm-hfn

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

LEITURA E ESCRITA: RETOMANDO APRENDIZAGENS COM O TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ariane Simão de Souza

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E AQUISIÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO PARA TEMPOS DE (PÓS) PANDEMIA

Amanda Cristina de Freitas

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

O MAPA DA HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO

Heriberto Francisco Xavier

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO/ESPAÇO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO TRANS PANDEMIA DO DISCURSO DOCENTE

Andrezza Sibelly Soares Mendes, Adriana Cavalcanti dos Santos

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

Erica Costa Brancalhão, Andressa Loise Zardo, Danielle da Rocha Siqueira Cambrussi, Fabio Miranda da Paz

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

ALFABETIZAÇÃO EM PERÍODO DE PANDEMIA: DESAFIOS VIVENCIADOS NA GESTÃO ESCOLAR, NA CIDADE DE APUCARANA - PR

Rosângela Leão da Silva

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 3
Título: Alfabetização em contextos trans e pós-pandêmicos: desafios e possibilidades
Coordenadoras: Grasiela Kieling Bublitz e Kari Lúcia Forneck
Data: 10/09/2022 (sábado)
Link:
https://meet.google.com/pwo-zqgm-hfn

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

07

AÇÕES EXTENSIONISTAS PROMOVENDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA A ALFABETIZAÇÃO

Garine Keller, Danise Vivian

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h

08

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM ATRASO NA LINGUAGEM ORAL AO LONGO DO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

Francine Cristine Garghetti, Claudia Finger-Kratochvil

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h15

09

PERCEPÇÕES E DESAFIOS DE ALFABETIZAR NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

Maria Luísa Martins da Silva

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h30

10

ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL – ANÁLISES DE ESCRITAS ESPONTÂNEAS DE CRIANÇAS INDÍGENAS SURUI E ZORÓ.

Josélia Gomes Neves, Vanubia Sampaio dos Santos Lopes

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h45

11

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO

Elisane Barbosa de Araújo

Dia: 10/09/2022

Horário: 9h

12

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ÂMBITO DAS AÇÕES DO PROJETO ALFABELETRANDO - LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO

Kári Lúcia Forneck, Grasiela Kieling Bublitz, Iandra Vanessa Sell, Natália Taís Scherer

Dia: 10/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 4
Título: A alfabetização e a problematização dos métodos
Ementa: Pressupostos epistemológicos e desdobramentos no campo da didática e da metodologia da alfabetização; Descritores da avaliação diagnóstica: sistema de escrita alfabética (SEA), leitura, escrita e produção textual.
Coordenadoras: Nandyara Souza Santos e Rosangela Alves de Oliveira Santos
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/tne-eaqb-sqo

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

CONSTRUÇÃO DE UMA TAREFA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: DA ABORDAGEM TEÓRICA DA LEITURA À MANIPULAÇÃO DOS CRITÉRIOS PSICOLINGUÍSTICOS

Letícia Priscila Pacheco

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

A ARTE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PEDAGOGIA WALDORF

Milena Oliveira, Paulo Sérgio de Andrade Bareicha

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

MÉTODOS E ALFABETIZAÇÃO

Danielle da Rocha Siqueira Cambrussi, Andressa Loise Zardo, Fabio Miranda da Paz

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

HABILIDADES METALINGUÍSTICAS NA ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO ENSINO EXPLÍCITO NA PRÁTICA DOCENTE

Tânia Maria Massaruto de Quintal, Fraulein Vidigal de Paula

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO BILÍNGUE NO ENSINO E FORMAL DA PROVÍNCIA DA HUÍLA-ANGOLA: UMA PROBLEMÁTICA.

Felizbela Kuyela Alberto Miranda.

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Cícero Henrique Rodrigues, Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Maria do Socorro Lopes da Silva

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 4
Título: A alfabetização e a problematização dos métodos
Coordenadoras: Nandyara Souza Santos e Rosangela Alves de Oliveira Santos

Data: 10/09/2022 (sábado)
Link:
https://meet.google.com/tne-eaqb-sqo

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

07

A MÚSICA NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA:  RELATO DE SESSÕES DE MUSICOTERAPIA

Maria de Fatima de Almeida Baia, Ana Cristina Oliveira Santos, Geisiane Rocha da Silva, Isamar Marques Cândico Pales, Viviane Mota Ramos

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h

08

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DAS TEORIAS ÀS PRÁTICAS

Vânia Mary Viegas Souto

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h15

09 A LUCIDADE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA COM VISTAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  Yolanda Oliveira de Jesus

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h30

SIMPÓSIO TEMÁTICO 5
Título: Para além da Consciência Fonológica: oralidade e o ensino da língua escrita nos anos iniciais do EF
Coordenadoras: Clarice Lehnen e Gabriela Castro Menezes de Freitas

Ementa: O processo de alfabetização necessita que a criança alcance o nível de relação fonemagrafema a fim de que possa se apropriar do sistema alfabético de escrita, entrando nesse jogo a consciência fonológica. Porém, sabemos que ela não é a “varinha mágica” que transforma nossas crianças em leitores fluentes. Entre críticas e reducionismos de que a consciência fonológica se torne um processo meramente mecânico e que não leva ao desenvolvimento da escrita e da leitura em todo seu potencial, entendemos que há diferentes formas de lidar com essas habilidades no processo de ensino-aprendizagem. O que mais precisa estar em jogo quando se aprende a ler e a escrever, junto com o desenvolvimento da consciência fonológica e do ensino das relações fonema-grafema? Este simpósio se propõe a essa discussão, através de relatos de experiência e pesquisas que abordem como tratar da consciência fonológica em sala de aula, integrada aos demais níveis de linguagem e aprendizagem, para que se chegue à efetiva apropriação do sistema de escrita e de compreensão leitora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/qff-jkde-ipm

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

VALIDAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ESTIMULAÇÃO (META)FONOLÓGICA E FONOGRAFÊMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM CRIANÇAS ALFABETIZANDAS 

Maria Elisabete Viana da Silva

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Graciele Oliveira Pires, Débora Andrade Lago, Marilete Calegari Cardoso

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Graciele Oliveira Pires, Ananda Vieira dos Santos, Débora Andrade Lago, Marilete Calegari Cardoso

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA E DE JOGOS

Ana Carolina Santos Brito, Claudionor Alves Costa

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

SIMPÓSIO TEMÁTICO 6
Título: Ensino da leitura nos anos iniciais em perspectiva interdisciplinar: teorias, metodologias e tecnologias
Coordenadoras: Angela Maria Chuvas Naschold e Vera Wannmacher Pereira
Ementa: O ensino da leitura vem sendo um tema de intenso interesse por estudantes, professores e pesquisadores de espaços geográficos diversos. Esse fato, no Brasil, decorre das condições de compreensão leitora da população que se evidenciam especialmente na dificuldade de alcance das metas almejadas pelos órgãos oficiais e pela sociedade. Naturalmente, a atenção se volta para o ensino desenvolvido nas escolas e seus efeitos. Assim, neste simpósio, o objetivo é proporcionar momento de exposição e discussão de iniciativas pedagógicas realizadas e examinadas – relatos de pesquisas, relatos de ações pedagógicos, apresentação de materiais de ensino, exposições teóricas que fundamentem o tema... – valorizando a perspectiva interdisciplinar e a inovação. Como resultados, são esperadas reflexões e movimentos produtivos que colaborem para o aprofundamento do tema eleito, para o uso de novos procedimentos e tecnologias e, assim, para o alcance das metas de leitura nos anos iniciais.
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/rss-njbx-ska

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

O GUESSING GAME NA LEITURA DE FÁBULA NA ESCOLA

Vera Wannmacher Pereira, Dhaiele Santana Schmidt, Caroline Bernardes Borges, Danielle Baretta

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

“QUERO SER YOUTUBER”: ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Jéssica Ketlen Soares de Oliveira, Ângela Maria Chuvas Naschold

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

LEITURA DE LITERATURA COMO ESTÍMULO A PRODUÇÃO ESCRITA EM BLOG ELETRÓNICO 

Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Maria do Socorro Lopes da Silva, Cicero Henrique Rodrigues

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUA PROPOSTA DE ENSINO O ENSINO MÉDIO

Adilma Gomes da Silva Machado

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

PORTFÓLIOS DIDÁTICOS E ATIVIDADES LINGUÍSTICAS DE RECICLAGEM NEURONAL COMO SUPORTE DA ALFABETIZAÇÃO EM UMA PESQUISA TRANSLACIONAL

Ruanna Maria Borges de Araujo do Nascimento, Angela Maria Chuvas Naschold, Andre Luis Santos de Pinho

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 6
Título: Ensino da leitura nos anos iniciais em perspectiva interdisciplinar: teorias, metodologias e tecnologias
Coordenadoras: Angela Maria Chuvas Naschold e Vera Wannmacher Pereira
Data: 10/09/2022 (sábado)
Link:
https://meet.google.com/rss-njbx-ska

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

07

A LEITURA DE CONTOS DE FADA: ENSINANDO VALORES ÉTICOS

Márcia Lima Xavier

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h

08

BRINCAR DE LER: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO PRESENTES NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne, Michelle Floriani

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h15

09

A MUSICALIZAÇÃO E O ESTÍMULO À LEITURA: UMA PARCERIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES 

Maria Laura Bezerra Dantas

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h30

10

O ENSINO DE LITERATURA E A PANDEMIA DO COVID 19: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DAS ESCOLAS NUCLEADAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Graziele Muniz de Jesus, Isabel Cristina de Jesus Brandão

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h45

11 A VISITA DO ROBÔ LINEU NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SESC- MACAÍBA/RN Josefa Lucila Felix Moreira

Dia: 10/09/2022

Horário: 9h

SIMPÓSIO TEMÁTICO 7
Título: Ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental com e sem distanciamento social
Coordenador: Claudionor Alves da Silva

Ementa: Utilizar diferentes formatos discursivos e promover autonomia na aprendizagem foram os desafios enfrentados pelas escolas e pelos professores no Brasil e no mundo. Entre as habilidades básicas de aprendizagem que as crianças desenvolvem nos primeiros anos de escolaridade está a alfabetização. No entanto, durante o distanciamento social imposto pela pandemia, que manteve milhares de crianças em casa, esse desenvolvimento foi bastante afetado. Desse modo, o objetivo desse simpósio é socializar estudos que impactem em práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças, jovens e adultos durante o período pandêmico e o pós-pandêmico.
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/pyg-uspy-ugf

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

O CONTEXTO PANDÊMICO E OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

Juliane Dutra da Rosa Silvano, Nakita Ani Guckert Marquez, Grazielle Franciosi da Silva

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

O TRIPÉ DA ALFABETIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DURANTE A VIVÊNCIA DO ENSINO REMOTO

Ariadne Andrin de Souza

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Karolayne da Silva Santos, Nandyara Souza Santos Sampaio

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: ALGUMAS REFLEXÕES

Claudionor Alves da Silva, Beatriz Moreira Silva, Giselle Sousa Lima, Lizandra Pereira da Silva

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

RELAÇÃO ENTRE FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS E LEITURA ORAL

Ducirlândia Ferraz de Souza, Cristiane Vieira Costa Abreu, Glêide Santos Macedo, Luise Rebouças Leite Leal dos Santos, Ronei Guaresi

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

A ESCRITA INFANTIL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PSICOGÊNESE

Maria Eduarda de França Tavares, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Viera

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 7
Título: Ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental com e sem distanciamento social
Coordenador: Claudionor Alves da Silva
Data: 10/09/2022 (sábado)
Link:
https://meet.google.com/pyg-uspy-ugf

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

07

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA NO PÓS DISTANCIAMENTO SOCIAL

Claudionor Alves da Silva, Ana Claudia Mendes Novais

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h

08

ALFABETIZAÇÃO INICIAL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Cristiane Vieira Costa Abreu, Ronei Guaresi, Durcilândia Ferraz de Souza, Lucimauro Palles

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h15

09

A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO UM PREDITOR NA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E ESCRITA: BREVE REVISÃO DE LITERATURA

Luise Rebouças Leite Leal dos Santos, Ducirlândia Ferraz de Souza, Glêide Santos Macedo, Ronei Guaresi

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h30

10

VOCABULÁRIO E APRENDIZADO DA ESCRITA E DA LEITURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Maria Luiza Ferraz França, Ronei Guaresi

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h45

11

LINGUAGEM ORAL E APRENDIZADO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

Glêide Santos Macedo, Ducirlândia Ferraz de Souza, Luise Rebouças Leite Leal, Lucimauro Palles da Silva, Ronei Guaresi

Dia: 10/09/2022

Horário: 9h

12

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO

Síria Carinhanha Pires da Silva, Claudionor Alves da Silva

Dia: 10/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 8
Título: Contribuições da Fonética e da Fonologia para a Alfabetização em Contexto (A)típico.
Coordenadoras: Vera Pacheco e Marian Oliveira

Ementa: Falhas na alfabetização de sujeitos (a)típicos podem lhes trazer consequências que o marcarão por toda a vida. Textos com formas fora da escrita oficial provocam situações constrangedoras para o escrevente e acentua a exclusão, além de ser um obstáculo ao acesso a empregos com melhores remuneração, aumentando a desigualdade social. Pensar em estratégias de ensino que deem condições iguais a todos é um desafio. Neste contexto,  a ciência dos sons, a Fonética/ Fonologia, pode oferecer suporte teórico-metodológico para uma alfabetização eficaz, independentemente da classe social do indivíduo e/ou do seu nível cognitivo. Formas de se trabalhar a alfabetização em escolas de periferia, com base na Fonética/ Fonologia, podem ser uma maneira de dar a crianças de classes socais menos favorecidas e/ou com déficits intelectuais condições dignas de alfabetização. Assim, propomos, neste Colóquio Temático, agregar trabalhos que  apresentem alternativas de alfabetização com suportes teóricos-metodológicos da Fonética/ Fonologia.
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/ddi-fdib-wwr

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA FONOTÁTICA PARA TAREFAS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Jéssica Caroline Souza Aguiar, Maria de Fátima de Almeida Baia, Itana Rodrigues Lopes do Nascimento, Laís Rodrigues Silva Bockorni, Marcelo Meira Alves

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

PARA ALÉM DA PALAVRA ESCRITA: O USO DE MARCADORES PROSÓDICOS LEXICAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA PROPOSTA INTERVENTIVA

Dádiva Dyane da Costa Prates Rodrigues, Vera Pacheco, Marian Oliveira

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

O PAPEL DO DITADO NO USO DO ACENTO GRÁFICO

Flávia Camata de Oliveira Malaguth, Vera Pacheco, Marian Oliveira

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

VAMOS DE DICIONÁRIO? UMA PROPOSTA INTERVENTIVA DE USO DE DICIONÁRIO NA EJA PARA UMA ESCRITA PADRÃO OFICIAL

Lucilane Amorim da Silva, Vera Pacheco, Marian Oliveira

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

LÍNGUA INGLESA, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN À LUZ DA FONÉTICA E FONOLOGIA

Gabriela Sousa Paiva, Frances Luiza Nascimento Brandão, Stephane Carvalho Alves, Lucas Viana Alencar, Lucrécia de Aquino Santos, Priscila de Jesus Ribeiro, Maria Fernanda de Oliveira Silva, Vera Pacheco, Marian Oliveira

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

(DES)SONORIZAÇÃO E DESVIOS GRÁFICOS: A INFLUÊNCIA DA FONOLOGIA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA PARA INDIVÍDUOS COM T21

Maria Fernanda de Oliveira Silva, Priscila de Jesus Ribeiro, Lucrecia de Aquino Santos, Lucas Viana Alencar, Gabriela Sousa Paiva, Frances Luiza Nascimento Brandão, Stephane Carvalho Alves, Vera Pacheco, Marian Oliveira

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

07 OS CONHECIMENTOS FONÉTICOS- FONOLÓGICOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR  Maria Margarate de Paiva, Edson Carlos Romualdo

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h30

SIMPÓSIO TEMÁTICO 9
Título: Diversidade no ensino do sistema de escrita: pessoas com deficiência
e suas infinitas possibilidades

Coordenadora: Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Ementa: Este simpósio direciona-se à educadores e outros profissionais envolvidos no   ensino e a apropriação da linguagem escrita
de pessoas com deficiência considerando que esta é uma via fundamental de acesso ao mundo cultural. Serão aceitos trabalhos que versem sobre   a relevância do ensino intencional da linguagem escrita e do processo histórico que a constitui representando uma contribuição
fundamental para o processo de humanização das crianças e jovens com deficiência. Consideramos aqui a importância de situações
direcionados às práticas em que é preciso criar condições de ensino onde pessoas com    deficiência possam elaborar usos da escrita. Nesse sentido é necessário que o indivíduo seja capaz de produzir sentido em suas elaborações com a   linguagem e, assim, chegar, por meio de mediações instrumentais a descobertas, análises e sínteses. O processo da   elaboração   da   linguagem escrita para as pessoas com
deficiência intelectual deve ser organizado de forma que esta se torne  necessária   para a   vida.  É imperioso que a educação escolar desses alunos valorize a função social da escrita e sua necessidade para o desenvolvimento intelectual e cultural do homem em sociedade.
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/cff-ubfs-hmd

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

 OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO FRENTE A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE REGULAR DE ENSINO

Jhonathan Martins da Costa

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO INCLUSIVO DE APRENDIZAGEM: PROJETO, LEITURAS E REGISTROS MULTIMODAIS FORTALECENDO O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Isaías dos Santos Ildebrand

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Gabrela Christine Spinardi, Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne, Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Dineia Ghizzo Neto Fellini, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do Nascimento, Luciana Karina Prampero Shimbata, Elsa Midori Shimazaki, Raquel Franco Ferronato

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

PROCESSAMENTO AUDITIVO: PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO

Bruna Aparecida Damasceno, Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Agatha Christie Rabelo Vieira, Regiane da Silva Barbosa

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 9
Título: Diversidade no ensino do sistema de escrita: pessoas com deficiência e suas infinitas possibilidades
Coordenadora: Carla Salati Almeida Ghirello-Pires
Data: 10/09/2022 (sábado)
Link:
https://meet.google.com/cff-ubfs-hmd

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

07

CANÇÕES INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21

Jhenifer Vieira da Silva, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h

08

PRODUÇÃO TEXTUAL E TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

Nayra Marinho Silva Paz, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia , Emanuelle de Souza Silva Almeida

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h15

09

AVANÇOS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA UMA JOVEM COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21

Simone Neri da Silva, Giulia Castellani Boaretto, Daniela Porto da Cunha, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h30

10

PERSPECTIVAS PARA ALFABETIZAR DEFICIENTES INTELECTUAIS

Karine Andrade Mourão

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h45

SIMPÓSIO TEMÁTICO 10
Título: Alfabetização e políticas públicas
Coordenador: Benedito Eugenio

Ementa: A partir da década de 1990 presenciamos inúmeras políticas públicas para o campo da alfabetização, a exemplo do PROFA, PACTO/PNAIC, Avaliação Nacional da Alfabetização, Política nacional de alfabetização (PNA),  Tempo de aprender. O simpósio pretende receber trabalhos oriundos de estudos teóricos e empíricos que analisem as políticas públicas para a alfabetização e seus efeitos na sala de aula, no trabalho docente, na formação e desenvolvimento profissional dos professores.    
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/xfq-uhnp-dqi

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

ENGOLIRAM A CAROCHINHA? CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM - LITERACIA FAMILIAR”

Francisca Patrícia Pompeu Brasil, Ivane Laurete Perotti

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

A INSERÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA: UM OLHAR PARA AS FORMAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Eliani Regina da Conceição Silva, Janara Aparecida Teixeira Batista

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) E O SEU CARÁTER PADRONIZADOR

Fabio Miranda da Paz, Andressa Loise Zardo, Danielle da Rocha Siqueira Cambrussi

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

POLÍTICAS PÚBLICAS DA ALFABETIZAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE O PNAIC

Luciana Karina Prampero Shimbata, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do Nascimento, Elsa Midori Shimazaki, Raquel Franco Ferronato

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA-BA

Maria Eduarda Cardoso Seixas Silva, Yolanda Oliveira de Jesus

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

06

ESTRATÉGIAS DOS MÉTODOS CLÁSSICOS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA

Luciana Piccoli

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h15

SIMPÓSIO TEMÁTICO 10
Título: Alfabetização e políticas públicas
Coordenador: Benedito Eugenio
Data: 10/09/2022 (sábado)
Link:
https://meet.google.com/xfq-uhnp-dqi

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

07

OS DILEMAS PRÁTICOS VIVENCIADOS NA SALA DE AULA COMO INSTRUMENTOS DE REVISÃO DO PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Andreila Alcântara Teixeira, Luiz Claudio Meira Moreira, Nandyara Souza Santos Sampaio

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h

08

REFLEXÕES SOBRE A LUDICIDADE E ALFABETIZAÇÃO

Cristina Barreto Santos da Silva

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h15

09

RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO E RECONHECIMENTO ESPELHADO DE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS

Lucimauro Palles da Silva, Glêide Santos Macedo, Luise Rebouças Leite Leal dos Santos, Ducirlândia Ferraz de Souza, Cristiane Vieira Costa Abreu, Ronei Guaresi

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h30

10

O CONHECIMENTO DA INDISCIPLINA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Lucimauro Palles da Silva, Glêide Santos Macedo, Luise Rebouças Leite Leal dos Santos, Ducirlândia Ferraz de Souza, Cristiane Vieira Costa Abreu, Ronei Guares

Dia: 10/09/2022

Horário: 8h45

SIMPÓSIO TEMÁTICO 11
Título: Processamento da Leitura e de Relações Textuais
Coordenador: José Ferrari Neto

Ementa: este simpósio está dedicado aos estudos voltados para o processamento da leitura em nível cognitivo, assim como para o processamento das relações textuais, tais como estruturação e organização textuais, relações entre segmentos do texto, compreensão leitora em diversos gêneros e fatores subjacentes à leitura, como atenção, memória e cognição geral. São aceitos estudos preferencialmente experimentais e/ou abordagem quantitativa voltados para esse tema, oriundos das áreas das ciências da linguagem, educação, psicológicas e demais afins.
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/pds-qvmi-grg

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

O USO DO DICIONÁRIO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO EM LEITURA

Cintia Marangoni Menezes

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

MOTIVAÇÃO PARA LEITURA: O ENVOLVIMENTO DO LEITOR E A COMPREENSÃO TEXTUAL

Rosane Natalina Meneghetti, Claudia Finger-Kratochvil

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

CAPACIDADE DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR: METACOGNIÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E AUTORREGULAÇÃO

Jakeline Mendes, Claudia Finger-Kratochvil, Letícia Ribeiro Lyra

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30

04

VOCABULÁRIO E COMPREENSÃO EM LEITURA: UM OLHAR PARA AS ‘PALAVRAS DIFÍCEIS

 

Juliana Vinhas Gonçalves

 

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h45

05

DIFERENÇAS DE COMPREENSÃO NA LEITURA DIGITAL E NA LEITURA IMPRESSA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Caroline Campos Rodrigues da Silva, Maria Regina Maluf

Dia: 09/09/2022

Horário: 9h

SIMPÓSIO TEMÁTICO 12
Título: Consciência linguística na Alfabetização: importância que vai da palavra ao texto
Coordenadoras: Ana Paula Rigatti Scherer e Marília Marques Lopes

Ementa: O presente simpósio pretende reunir trabalhos que envolvam a relação da consciência linguística em todos os seus níveis (fonológico, morfológico, sintático, pragmático e textual) com ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais, preferencialmente do 1º ao 3º ano. Estudos recentes mostram a relação existente entre os vários níveis metalinguísticos com o aprendizado da leitura e da escrita desde o âmbito da palavra até a complexidade textual. Os trabalhos propostos podem incluir relatos de experiência realizados em sala de aula, bem como pesquisas teóricas e práticas sobre a temática.
Data: 09/09/2022 (sexta-feira)
Link:
https://meet.google.com/ked-qpqk-ehi

 

Título da comunicação

Nome de autor e coautor(es)

Data e horário da comunicação

01

ALFABETIZANDO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: BRINCANDO E APRENDENDO COM LEITURA E ESCRITA

Liliana Fraga dos Santos Madril

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h

02

INTERVENÇÕES BASEADAS NA INSTRUÇÃO FÔNICA EXPLÍCITA

Solange de Fátima Andreassa Di Agustini, Maria Regina Maluf

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h15

03

A CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS BENEFÍCIOS PARA A LEITURA E A COMPREENSÃO DE TEXTOS EM CONTEXTOS BILÍNGUES

Fabiana Soares da Silva

Dia: 09/09/2022

Horário: 8h30