1. Como alfabetizar para a produção textual
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/rhk-uwrh-snf
Ministrante: 
Leonor Scliar-Cabral (UFSC)
Ementa: A etapa inicial da escrita é o planejamento de sobre o que se vai escrever (a mensagem), com qual finalidade pragmática e para quem, o que definirá o tipo e o gênero textuais e culmina com a atividade motora de digitar ou manuscrever, seguida pela revisão. Mesmo que seja apenas uma sentença, produzir um texto é muito mais complexo do que entendê-lo. Em consequência, os métodos e materiais de alfabetização para a produção escrita não podem ser os mesmos que os da leitura. Um exemplo de como iniciamos o Sistema Scliar de Alfabetização para a escrita, esboçamos a seguir, com as instruções para o professor: “Vamos com muita cautela, porque aprender a escrever um texto não se resume a automatizar a conversão fonema/grafema e aos gestos para o traçado dos traços da letra cursiva (embora necessários). Como nós vamos trabalhar o gênero convite, vamos começar com a brincadeira “Falhas num convite”. Imprimir a frase abaixo, colocar dentro de um envelope em branco e entregar para cada aluno: Você pode se encontrar comigo hoje aqui para jogar bola? Os alunos deverão descobrir quais as falhas do “Convite”, que não preenche as condições mínimas do gênero.

2. Elaboração de sequências didáticas e atividades por nível de escrita
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/uhb-ehfz-fdr
Ministrantes: 
Nandyara Souza Santos (UESB)
Rosangela Alves de Oliveira Santos (UESB)
Ementa: Pressupostos epistemológicos e desdobramentos no campo da didática e da metodologia da alfabetização; Descritores da avaliação diagnóstica: sistema de escrita alfabética (SEA), leitura, escrita e produção textual, com suas respectivas capacidades avaliadas; Definição do perfil da turma: aspectos níveis de aprendizagem de leitura e de escrita; Elaboração de sequências didáticas e de planos de aula para classes de alfabetização; Planejamento, elaboração e produção de material didático.

3. Consciência Pragmática no dia a dia e nas práticas escolares
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/jtu-ytmb-rfu
Ministrante:
Jonas Rodrigues Saraiva (Universidade La Salle)
Ementa: Os significados estão por todos os lados onde quer que alguém utilize a linguagem para se comunicar. Nada melhor do que beber da fonte inesgotável do dia a dia para nos inspirarmos a fazer nossas aulas mais ricas no estudo dos significados e sentidos da língua e do seu uso cotidiano ou escolar, buscando construir atividades com enfoque linguístico consciente sobre conceitos da Pragmática.

4. Produção textual e reescrita na alfabetização
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/pbd-teat-vcp
Ministrante:
Maria Aparecida Gusmão (UESB) 
Ementa: Texto e pseudo-texto. Condições para a produção de um texto. Análise dos textos espontâneos. Procedimentos metodológicos: a mediação do professor no trabalho coletivo e individual em sala de aula.

5. Aspectos sobre desenvolvimento de escrita e leitura em contexto (a)típico.
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/vuv-wnex-ntt
Ministrantes:
Vera Pacheco (UESB) 
Marian OliveIra (UESB) 
Virginia Maria Ferreira Silveira Baldow (UESB)
Glaubia Ribeiro Moreira (UESB)
Ementa: Falhas na alfabetização de sujeitos (a)típicos podem lhes trazer consequências que o marcarão por toda a vida. O objetivo deste minicurso é discutir sobre eventuais dificuldades enfrentadas por alunos (a) típicos no desenvolvimento da leitura e da escrita e refletir sobre estratégias de ensino que possam minimizar tais dificuldades.

6. Síndrome de Down e a entrada na escrita: caminhos e possibilidades
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/oxt-ygrh-gwg
Ministrantes: 
Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB)
Giulia Castellani Boaretto (UESB)
Ementa: Tendo como premissa que as relações que uma criança estabelece com a cultura são sempre mediadas socialmente, a escrita pode ser considerada um instrumento cultural, em uma sociedade letrada, capaz de potencializar o desenvolvimento cognitivo humano. Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a aptidão ou falta de aptidão para a escrita não está declarada diante da condição biológica estabelecida, uma vez que as habilidades que se relacionam ao processo de aquisição são dependentes das condições materiais oferecidas, da relação com o outro, ao longo do percurso da ontogênese. Dessa forma, o presente minicurso tem como objetivo refletir sobre os diversos caminhos e possibilidades que a criança com síndrome de Down poderá percorrer no processo de aquisição de escrita, visando abordar sobre as especificidades presentes na condição sindrômica e apontar estratégias para que professores, pais e demais profissionais, atuantes diretamente com esse público, sintam-se capazes de proporcionar práticas favoráveis a entrada da criança com síndrome de Down na escrita.

7. Dificuldades acentuadas de aprendizado: rastreio e possibilidades de intervenção
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/ypw-amvc-wby
Ministrante:
Lucimauro Palles da Silva (UESB)
Ementa: Apresentação de uma ferramenta validada para rastreio das dificuldades na aprendizagem inicial da leitura e da escrita como recurso que auxilia profissionais, professores e gestores escolares na identificação dos aspectos que podem causar as dificuldades na aprendizagem e orientar quais intervenções podem ser eficazes no sentido de favorecer o aprendizado. Nesse minicurso também serão apresentadas técnicas de intervenções em alunos com diagnóstico dos principais transtornos do neurodesenvolvimento: Autismo, TDAH e Distúrbios da Aprendizagem.

8. Uso da rastreio ocular nos estudos do processamento da leitura
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/mtj-fbxs-gar
Ministrante:
José Ferrari Neto (UFPB)
Ementa: O minicurso mostrará o funcionamento do aparelho de rastreamento ocular (eye-tracker), bem como sua utilização na investigação científica, em especial, nos estudos sobre o processamento sentencial e processamento da leitura. Serão abordados exemplos, casos práticos e aplicações, buscando dotar os/as discentes dos elementos básicos para a condução de pesquisas experimentais usando o rastreador. Discussões sobre os resultados obtidos por meio desta técnica também serão encetadas.

9. Vocabulário e compreensão em leitura: parceiros inseparáveis
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/crf-hhyh-vwi
Ministrante:
Claudia Finger-Kratochvil (UFFS)
Ementa: Os desafios de guiar as crianças em seu processo de aprendizagem da leitura são muitos. E um deles, em especial, nunca acaba: o conhecimento de (novo) vocabulário! Sempre há mais e mais palavras a conhecer, ou faces escondidas de palavras já conhecidas e elas têm papel importante para a compreensão em leitura. Este minicurso tem por objetivo discutir algumas questões envolvidas na teoria, no planejamento e na aplicação dos conhecimentos envolvidos na ampliação e desenvolvimento do léxico para a formação de um leitor estratégico e crítico.

10. Competências preditoras da alfabetização: atuação pedagógica na Educação Infantil
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Ministrantes: 
Cristiane Vieira Costa Abreu (UESB) 
Ducirlândia Ferraz de Souza (UESB)
Link: https://meet.google.com/twn-abjr-wvw
Ementa: Sabe-se que há conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento inicial da leitura e da escrita. Nesse minicurso, realizar-se-á uma breve revisão bibliográfica dos principais preditores de aprendizado e, a partir daí, fundamentados na BNCC e na PNA, apresentar-se-ão atividades pedagógicas para a Educação Infantil que objetivam o desenvolvimento das competências basilares para a alfabetização as quais atuarão, ao mesmo tempo, como facilitadoras da alfabetização e como preventivas de possíveis dificuldades mais acentuadas de aprendizado.

11. A consciência fonológica como preditor da leitura
Qui, 08/09. Das 16:00 às 18:00
Sex, 09/09. Das 16:00 às 18:00
Link: https://meet.google.com/nka-czsm-wow
Ministrante:
Claudionor Alves da Silva (UESB) 
Ementa: Neste minicurso será revisitada a ampla documentação científica acerca das relações entre a consciência fonológica e o desenvolvimento inicial da leitura, tanto para predizer o aprendizado, quanto para ensinar e para intervir em caso de dificuldade acentuada de aprendizado.