Alina Spinillo - Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, Inglaterra e pós-doutorado na University of Sussex, Inglaterra. É Professora Titular da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM). Professora Visitante no Mestrado em Investigação em Educação do Centro de Investigação Avançada em Educação (CIAE) da Universidade do Chile.

Ana Paula Rigatti-Scherer - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil, possui especialização em Educação Infantil pela Universidade Luterana do Brasil , Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na qual pesquisou o papel da explicitação do princípio alfabético e a consciência fonológica como parte da metodologia de alfabetização. Concluiu Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Faculdade de Odontologia UFRGS, atuando no Curso de Fonoaudiologia, área de linguagem oral, escrita e fluência. Coordena o Programa de Extensão ALETRA-UFRGS

Angela Maria Chuvas Naschold - É graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (FAPA). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação pela UFRGS, e Pós-Graduação em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou Pós-Doutorado em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.

Antônio Pereira - É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado no Departamento de Neurobiologia da Duke University. Atualmente, é professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica da Universidade Federal do Pará

Benedito Eugenio - Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN).

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires - É bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCcamp). Mestre em Psicologia, área de concentração Psicologia Experimental, pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística, área de concentração neurolinguistica, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pos Doutorado em Psicologia - Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguistica (PPGLin) da UESB, membro titular do Grupo de Pesquisa e de Estudo em Neurolinguistica (GPEN) cadastrado no CNPq com atuação na área de pesquisa Síndrome de Down e Linguagem.

Clarice Lehnen - Graduada em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura, e em Publicidade/Propaganda pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em Letras pelo PPGL - PUCRS, na linha de pesquisa Cognição e Linguagem, com bolsa parcial Capes. Mestrado em Letras pelo PPGL- PUCRS, na linha de pesquisa em Psicolinguística, com dedicação a pesquisas na área da Alfabetização.

Claudia Finger-Kratochvil - Possui graduação em Letras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Lingüística, área de concentração Psicolinguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Recentemente, concluiu pós-doutorado como professora visitante na Universidade de Pittsburgh, EUA, sob a orientação do Prof. Charles Perfetti

Claudionor Alves da Silva- Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário; Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Licenciado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Desempenhou função de Coordenador Geral no Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e de Supervisor do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na região do Sudoeste da Bahia. Atualmente é professor de Alfabetização e de Prática de ensino do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Cristiane Vieira Costa Abreu - Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Psicopedagogia Clínica.

Ducirlândia Ferraz de Souza- Mestranda em Linguística pelo PPGLin/UESB. É graduada em Pedagogia (UESB), com habilitação em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e, Educação e Tecnologias pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizado Inicial Típico e Atípico da Leitura e da Escrita. Membro do projeto de extensão intitulado Monitoramento do Aprendizado e Formação Continuada de Docentes do Ciclo da Alfabetização do Município de Ribeiro do Largo (PPGlin/UESB).

Gabriela Castro Menezes de Freitas - Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, com ênfase em Aquisição da Linguagem e alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: consciência fonológica, leitura, escrita, dificuldades de aprendizagem, fonologia e aquisição. Realiza cursos para professores, enfatizando a aquisição da linguagem oral e escrita

Giulia Castellani Boaretto - Doutoranda em Linguística (UESB), mestre em Linguística (PPGLIN/UESB), Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, graduada em Pedagogia. Desenvolveu o trabalho de conclusão de curso sobre práticas pedagógicas docentes para a escolarização inclusiva de crianças com autismo.

Glaubia Ribeiro Moreira - Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integra o projeto de extensão Núcleo Saber Down. Atua principalmente na seguinte área: aquisição e desenvolvimento de linguagem típico e atípico.

Grasiela Kieling Bublitz- Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Linguística pela mesma instituição. Graduou-se em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul  e em Letras pela Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior. É coordenadora dos Cursos de Licenciatura na modalidade presencial da Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como professora dos componentes específicos do curso de Letras e também ministra a disciplina institutional de Leitura de Produção de Texto.

Ingrid Finger - Professor Associado do Departamento de Línguas Modernas da UFRGS, com vínculo permanente ao PPG Letras. Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela PUCRS, tendo realizado Estágio Doutorado-Sanduíche na City University of New York (CUNY). Realizou Estágio Sênior no Exterior no Brain and Language Lab, da Georgetown University. Tem atuação nas áreas de Bilinguismo e Educação Bilíngue, Psicolinguística, Linguística Aplicada e Neurociência e Educação.

Janaína Weissheimer- Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD). É professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFRN), atuando na linha de pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, e colaboradora no Instituto do Cérebro da UFRN.

Jane Correa- Possui graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento - University Of Oxford. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, ortografia, divisão, dificuldades de aprendizagem e leitura.

Jonas Rodrigues Saraiva - É Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, com mestrado nessa área e graduação em Letras Português-Espanhol e respectivas Literaturas, ambos pela mesma Universidade. Atualmente é Coordenador de Produção de Materiais Didáticos para a Educação a Distância da Universidade La Salle - Canoas/RS e professor do curso de Letras da mesma Universidade. Também atua como Coordenador do Programa Digitvs, de formação docente, do Instituto Educacional Essência do Saber. Desenvolveu pesquisas em Psicolinguística e Pragmática junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras da PUCRS e atualmente tem interesse pelos temas de gestão, gestão educacional, educação, educação a distância, TICs e inovação, formação docente, linguagens e interfaces, sobre os quais desenvolve estudos e ministra cursos e palestras.

José Ferrari Neto - Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontificia Universidade Catolica - RJ. Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística e Aquisição da Linguagem. Foi Professor Assistente de Língua Portuguesa e Línguística Geral na Universidade Católica de Petrópolis (RJ) e Professor de Linguística na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor Associado II de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) e desenvolvendo pesquisas no LAPROL (Laboratório de Processamento Linguístico), com investigações voltadas para o léxico, morfologia, correferência e leitura.

José Ricardo Carvalho da Silva- Possui Pós-doutorado na área de Linguística de Texto e Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Leitura e Produção de Texto (2000), Especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares, Graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá E Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Desempenhou a função de Coordenador Geral de Sergipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC do Ministério da Educação.

Kari Lúcia Forneck - Possui graduação em Letras pela Univates, mestrado em Letras pela PUCRS e doutorado em Letras pela PUCRS. Cursou duas especializações: Ensino de Língua Portuguesa (Univates) e Gestão do Ensino Superior (UCS). Atualmente é professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia.

Leda Tomich. Em Breve

Leonor Scliar-Cabral - Possui graduação em Curso de Letras Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, graduação em Ciências Juridicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo . Atualmente é membro do colegiado da pós-graduação em linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lucimauro Palles da Silva - Mestre e Doutorando em Linguística na área de aquisição e desenvolvimento da lingua(gem) típica e atípica; especialista em Neuropsicologia. Atuação comprovada em saúde coletiva, NASF, equipe multiprofissional, nas tarefas de avaliação, intervenção e acompanhamento neuropsicológico de crianças, adolescentes e adultos com suspeita ou diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, membro do Grupo de Trabalho em Saúde Pública. Experiência nas áreas de Psicologia Organizacional e Social com atuação em CRAS Fixo, Volante e Programa ACESSUAS Trabalho.

Luís Faísca - Luís Faísca trabalha atualmente no Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve. Luís desenvolve investigação em Psicologia Cognitiva, Psicologia Experimental e Psicologia Quantitativa. Sua principal linha de pesquisa atual é o projeto 'Leitura e Escrita'.

Luiz Barbeiro- professor do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e investigador sénior do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA/ILTEC). Os temas-chave de sua pesquisa são: alfabetização, desenvolvimento da escrita, diversidade linguística, consciência metalinguística e aprendizagem do português como língua estrangeira.

Maria Aparecida Gusmão - Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990) especialização em alfabetização  e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, grau Pleno nos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia com as disciplinas: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, Didática da Linguagem, Estágio e Pesquisa, Processo da Leitura e Escrita, Oralidade e Ensino, Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e letramento. É professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB - Mestrado Acadêmico) com as disciplina Língua Portuguesa, Letramento e Ensino e Ensino e organização do Trabalho Pedagógico na Escola, Ensino e pesquisa e Estágio e docência.

Maria da Graça Pinto - Possui doutorado em Linguística Aplicada (Psicolinguística e Neurolinguística) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1984). A tese de doutoramento intitulada "Abordagem a alguns aspectos da compreensão verbal na criança: Estudo Psicolinguístico genético do Token Test e de materiais de metodologia complementar" foi prémio Gulbenkian de Ciência em 1986. Atualmente é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem experiência na área da Linguística, com ênfase em Psicolinguística Aplicada

Maria Regina Maluf - Licenciada em Pedagogia e em Conservatório Musical para Piano, com especialização em iniciação musical para crianças. Licenciada em Psicologia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Doutora em Psicologia pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica. Pós-doutorado na University of California (UCLA/USA) e no Institut National de la Recherche Pédagogique (INRP-CRESAS), Paris. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação (Psicologia da Educação). Professora livre-docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia da USP.

Marian Oliveira - Possui Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, área de concentração Sociolinguística. Fez graduação em Letras com Português e Inglês e respectivas Literaturas, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atualmente é professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística PPGLin (CAPES-UESB) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down.

Marilia Marques Lopes - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Linguística pela PUCRS. É servidora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo Aletra - grupo de estudos em linguagem e alfabetização, e que hoje está cadastrado como Programa de Extensão na UFRGS por docente do curso de Fonoaudiologia. Áreas de atuação: psicolinguística e letras.

Nandyara Souza Santos – Possui graduação em Pedagogia, especialização em Gestão Educacional e Planejamento - ambos estudos realizados na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié - e mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Feira de Santana . É professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Jequié e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus de Jequié), lecionando as disciplinas Alfabetização II e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na referida instituição, coordena a linha de pesquisa Formação de Professores Alfabetizadores e Aspectos Epistemológicos da Aprendizagem da Língua Escrita (PROALFA), vinculada ao Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares (GEFORPECC).

Rosangela Alves de Oliveira Santos - Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.Doutoranda em Ensino pelo PPGEn no Pólo da UESB pela RENOEN. Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FACINTER. Aperfeiçoamento em Habilitação em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005). Especialização em Linguagem, Pesquisa e Ensino também pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Susana Ortega de Hocevar- possui mestrado em Ciências da Linguagem - Faculdade de Filosofia e Letras -  Universidad Nacional de Cuyo. Atualmente, é diretora académica de um mestrado em leitura escrita - Faculdade de Educação.

Ubiratã Kickhöfel Alves - Professor do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Convidado ("Docente Invitado") do Programa de Doutorado em Letras da Universidad Nacional de Mar del Plata - Argentina. Possui graduação em Letras - Habilitação Português - Inglês pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Letras - Lingüística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas e doutorado em Letras - Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo realizado estágio de Doutorado-Sanduíche na University of Massachusetts - Amherst, USA.

Vera Pacheco - Possui graduação em Lingüistica pela Universidade Estadual de Campinas, graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharelado Em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas e pósdoutorado pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Vera Wannmacher Pereira - Possui mestrado e doutorado em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e pós-doutorado em Psicolinguística. Seu trabalho se caracteriza pela associação entre ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve seus estudos e experiências, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura, que estão situados na Psicolingüística e interfaces, utilizando tecnologias, como processos e produtos. Pesquisadora no Grupo de Estudos de Alfabetização ALETRA (UFRGS) e nos Grupos de Pesquisa do CNPq "Ensino e aprendizado típico e atípico da leitura e da escrita" (UESB), "Leitura em rede na interface cognitivo-cultural: neurociências, psicolinguística, educação e tecnologias múltiplas no desenvolvimento da vida" (UFRN), "Produtividade lingüística emergente" (UFSC) e "PROLINGUAGEM - Aquisição, aprendizagem e processamento da linguagem oral e escrita" (UDESC).

Virginia Maria Ferreira Silveira Baldow - Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Especialização em Literatura e Ensino - UESB e Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Professora de Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia