A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do pesquisador Ronei Guaresi do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), do pesquisador Benedito Gonçalves Eugênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), do pesquisador Claudionor Alves da Silva, do Colegiado de Pedagogia, em parceria com pesquisadores de outras universidades do país (UDESC, UFRGS, UNISC, UFRN) promove, nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2022, a 8ª Jornada Internacional de Alfabetização: por maior equidade na formação inicial. Por causa das recorrentes ondas de infecção da COVID-19, sempre muito intensa no Brasil, optou-se para mais esta edição a realização remota das atividades.
A Jornada Internacional de Alfabetização, iniciada regionalmente há 18 anos na PUCRS (Rio Grande do Sul), já foi realizada em diferentes locais do Brasil, UFRN (Natal), UFSC (Florianópolis), UNISC (Santa Cruz do Sul), UFAL (Maceió) e do exterior, Universidade do Minho (Braga) e Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa), tendo se firmado como um espaço qualificado de discussão da temática do desenvolvimento inicial da leitura e da escrita.
Em 2022, com o tema "por maior equidade na formação inicial", a Jornada Internacional de Alfabetização, objetiva a discussão acerca de desafios que se apresentam à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores, especialmente no que diz respeito às diferenças no ensino e no aprendizado da leitura e da escrita. Mesmo não sendo da formação inicial, cabe destaque à informação do último relatório do PISA, edição de 2018 (BRASIL, 2020), segundo o qual os estudantes brasileiros estão, por um lado, dois anos e meio abaixo da média dos países da OCDE em relação ao nível de escolarização de proficiência em leitura e, por outro, mostra que os estudantes das escolas particulares e federais no Brasil estão acima da média da OCDE, sendo a pontuação de 510 e 503, respectivamente, contra 487 pontos em média da OCDE. Tal resultado mostra que um dos desafios, da educação básica brasileira, é de uma formação mais equânime, ou seja, um cenário educacional em que escolares com diversos perfis, linguísticos, cognitivos e psicossociais, encontram na escola os recursos físicos e humanos necessários e suficientes para a formação escolar.
Neste contexto, fiel à vocação deste evento, a saber, a interdisciplinaridade, neste evento serão mobilizados conhecimentos teóricos e metodologias ligados aos aspectos gráficos, fonológicos, morfológicos, semânticos, sintáticos e pragmáticos da alfabetização, os quais de alguma forma impactarão na qualificação do ensino nessa decisiva etapa de formação.
O evento está organizado em mesas-redondas, simpósios temáticos e minicursos. Os resumos de trabalhos apresentados pelos participantes serão publicados digitalmente em Livro de Resumos com ISBN.


Local de Realização: UESB, via Youtube e Google Meet.
Período de Inscrição: julho de 2022 para inscrições com submissão de trabalho; até 30 de agosto para ouvintes.
E-mail Contato: jornada.alfabetizacao@uesb.edu.br

Data do evento

8 de setembro de 2022, 09h45 até 10 de setembro de 2022, 12h30

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
O link do evento ainda não foi informado