Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Dr. Gustavo Francisco Teixeira Prieto
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Professor Adjunto no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Zona Leste. Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008, bolsista - Programa de Educação Tutorial, PET/MEC-SESu), mestre (2011, bolsista - CNPq) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2016, bolsista - CNPq). Realizou estágio de pesquisa no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2015, bolsa PDSE-CAPES) na área de Sociologia Política e foi professor e pesquisador convidado no Spanish and Portuguese Department da University of Minnesota (auxílio financeiro do Global Institute, UMN, 2022). Recebeu o Jon M. Tolman Award pela Brazilian Studies Association (BRASA, 2016). Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia da Unifesp (biênio 2019-2021). Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos de Teoria Urbana Crítica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e do Grupo de Pesquisa Transborda - Estudos da Urbanização Crítica (CNPq) sediado no IC-Unifesp. Tem experiência em Geografia Humana, Teoria Política e Crítica à Economia Política com ênfase em questão agrária, urbanização brasileira e conflitos fundiários. Atualmente pesquisa: i) as articulações entre crime, política, violência da urbanização e grilagem de terras na reprogramação do neoliberalismo no Brasil e na América Latina; ii) a gestão militarizada do espaço e a milicianização da vida cotidiana a partir de incursões etnográficas nas periferias urbanas e no campo brasileiro; iii) as relações entre cultura, política e natureza a partir de imagens, vídeos e narrativas de conflitos urbanos, indígenas e fundiários. É membro atuante das seguintes associações: Latin American Studies Association, Brazilian Studies Association, American Portuguese Studies Association e Associação dos Geógrafos Brasileiros. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr. João Maurício Gomes Neto
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Professor formador de professoras e professores vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Rolim de Moura - RO. Graduado (2007) e mestre (2010) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista - Unesp/Franca. Foi chefe de Departamento e coordena a Especialização em Gênero e Diversidade na Escola/GDE e o Grupo de e Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação Escolar - GPPGAE. Tem atuado como avaliador/parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), área de História. Como docente, ministra cursos nas áreas de História Moderna e Contemporânea, enfatizando seus processos de ensino-aprendizagem. Dentro destes recortes, tem interesse, investiga e orienta pesquisas nos seguintes temas: relações entre história, cultura e natureza; historiografia e imaginários de civilização e progresso na Amazônia Ocidental. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr.ª Ana Maria Veiga
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-doutorado em Ciências Humanas também pela UFSC. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. Minhas áreas de interesse são teorias da história, história digital e história visual, estudos decoloniais, interseccionalidades, gênero e localidades não centrais. Componho o corpo editorial da Sæculum - Revista de História e sou uma das líderes do grupo de pesquisa ProjetAH - história das mulheres, gênero, imagens, sertões. Possuo experiência em roteiro e produção audiovisual e sou autora da tese "Cineastas brasileiras em tempos de ditadura: cruzamentos, fugas, especificidades". (Fonte: Currículo Lattes)
Dr. José Ítalo Bezerra Viana
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Doutor em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará- UFC, linha de pesquisa "Memória e Temporalidade", defendendo tese sobre as relações entre turismo e patrimônio cultural na configuração de discursos sobre o tempo. Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de pesquisa "Cultura e Poder", com pesquisa sobre atuação intelectual nas representações sobre identidades culturais. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória-GEPPM/UFC/CNPq e do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Gênero e América Latina - GEHGAL/UVA/CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr.ª Avohanne Isabelle Costa de Araújo
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e Mestrado em História (2015), pela mesma instituição de ensino. Foi bolsista do Programa Luso-brasileiro Santander Universidades, com intercâmbio de um semestre pela Universidade do Porto - Portugal (2010) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o mestrado (2013-2015) e doutorado (2017-2021). Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2022). Publicou o livro Curar, fiscalizar e sanear: as ações médico-sanitárias no espaço público da Cidade do Natal (1850-1889), fruto das pesquisas que desenvolveu no mestrado. Tem interesse nos seguintes temas: História das doenças e da saúde e História da alimentação. Atualmente, é professora pelo Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.(Fonte: Currículo Lattes)
Dr. Claudio Ubiratan Gonçalves
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Graduado em licenciatura (1997) e bacharelado (1999) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (Graduação e Pós-Graduação). Membro do Grupo de Trabalho do CLACSO Pensamiento Geográfico Crítico Latinoamericano desde 2016. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ordenamento Territorial e Ambiental, atuando principalmente nos campos das Geografias Econômica, Política e Regional nas seguintes temáticas: Movimentos Sociais, Educação do Campo, Educação Popular, Desenvolvimento Territorial, Soberania Alimentar, Assentamentos Rurais, Conflitos pela terra e pela água, Questão Agrária, Ecologia Politica e Agroecologia. É coordenador do LEPEC - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr. Demétrio da Silva Mutzenberg
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em arqueologia pré-histórica, análise espacial em arqueologia e geoarqueologia. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr.ª Mônica Almeida Araújo Nogueira
IPHAN/AM
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Arqueologia Pré-Histórica do Nordeste do Brasil" da UFPE, liderado pela profa. Gabriela Martin. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos caçadores-coletores do Holoceno, grupos pré-históricos ceramistas, patrimônio arqueológico e educação patrimonial. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr.ª Renata Marinho Paz
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Possui graduação em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1991), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob supervisão da Dra. Ercília Braga de Olinda. É professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri, lecionando nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais. Atua nas áreas de Religião, Cultura Popular e Patrimônio Imaterial.Tem experiência na coordenação de projetos de inventariamento e educação patrimonial, cultura e religiosidade, tendo diversos artigos e livros publicados sobre esses assuntos.(Fonte: Currículo Lattes)
Dr.ª Amanda Teixeira da Silva
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Professora da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Doutora em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente possui interesse pelos seguintes temas: História do Ceará Colonial; Inquisição nos Sertões; Religiosidades no século XVIII.(Fonte: Currículo Lattes)
Dr. João Paulo Garrido Pimenta
Universidade de São Paulo - USP
Bacharel (1993), Licenciado (1996), Mestre (1999) e Doutor (2004) em História. Livre-Docente (2012) em História do Brasil Colonial. Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo desde 2004. Professor Visitante do Colegio de México (2008, 2016, 2017 e 2018), da Universitat Jaume I, Espanha (2010), da PUC-Chile (2013), da Universidad Andina Simón Bolivar, Equador (2015, 2016, 2018 e 2019) e da Universidad de la Republica, Uruguai (2015). Bolsista de Produtividade do CNPq 2 (2016-2021). Atua principalmente nos seguintes temas: Independência do Brasil; Independência da América espanhola; América portuguesa, séculos XVIII e XIX; Império do Brasil; questão nacional e identidades políticas; história do tempo histórico. Vice-coordenador do LAB-Mundi/USP (Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial), instituição vinculada à Global History Network, da Harvard University, e pesquisador do grupo Iberconceptos III, ligado à Universidad del País Vasco. Foi chefe do Departamento de História da FFLCH-USP (2018-2020). (Fonte: Currículo Lattes)
Dr.ª Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi
Universidade Federal do Ceará - UFC
Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará - UFC. Possui Mestrado e Doutorado em História Social pela UFC. É bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Coordenadora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará UFC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista. Desde julho de 2018 é pesquisadora vinculado ao INCT-PROPRIETAS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mundos do trabalho, mundo rural, escravidão, história do Brasil, pesquisa, história e teoria. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr. Jeffrey Aislan de Souza Silva
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC-PE)
Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2021). Atua na pesquisa histórica, com ênfase em história da magistratura e da justiça nos séculos XVIII e XIX, Independência do Brasil, Tribunais da Relação, justiça e poder no processo de formação do Estado brasileiro, história da polícia e do crime. Atualmente é Professor da Secretaria Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes/PE e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Na docência, já atuou no ensino superior e no EAD. Mestre (2016) e Graduado em História (2013) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Fonte: Currículo Lattes)
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.