Pedimos às pessoas que apresentaram trabalho completo no nosso evento, que, após lerem as normas abaixo, submetam o trabalho completo para apreciação da Comissão Científica. Caso sejam aprovados, serão publicados em formato e-book.

- Tamanho do texto: no mínimo, 8 e, no máximo 16 páginas (não é necessário inserir o resumo), contando com Fontes (se for o caso) e Referências; as páginas do texto não devem ser numeradas;

- Tipo do arquivo: salvo na extensão doc ou docx, e digitados em programa editor de texto no padrão Microsoft Office Word;

- Tamanho máximo do arquivo: 2MB. Caso seu trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIF ou PNG, dimensionadas no formato de aproximadamente 7×7 cm e gravadas no próprio documento; a Secretaria poderá solicitar, eventualmente, para fins de diagramação, as imagens no formato original;

- No caso de uso das imagens, estas devem estar “alinhadas com o texto” (no Word – Formato de imagem – posição)

- Tipografia do texto: fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5, justificado; margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm; o texto não deverá conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;

- Autoria: os nomes completos deverão vir abaixo do título, à direita. Em nota de rodapé deve ser colocada a Instituição de origem, Titulação e Agência financiadora, quando for o caso (Bolsistas de graduação, pós e pós-doutorado devem atentar para esse quesito);

- Uso de imagens com direitos autorais: obrigatoriamente, deve ser enviada Carta de Cessão de Direitos Autorais junto com o texto. Caso o documento não seja enviado, o artigo não será publicado (veja modelo da Carta de Cessão aqui);

- Tabelas: devem ser digitadas seguindo a formatação padrão do programa editor de texto, em fonte tamanho 10 e espaçamento 1;

- Citações: de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas, ou seja, o sistema autor-data (Oliveira, 2014, p. 12-13); citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, espaçamento 1 e com recuo esquerdo de 4cm;

- Notas de Rodapé: exclusivamente para caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;

- Referências: deverão ser colocadas no final do texto, somente as citadas no capítulo, e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor, com destaque do nome da obra ou do periódico em negrito. Caso a pessoa queira, também pode, antes das Referências, inserir um item Fontes, para a enumeração dos documentos históricos utilizados para a feitura do texto;

- Sobre o envio: deverá ser feito até o dia 31 de janeiro de 2025, em arquivo no formato aberto, que deve ser enviado pelo Formulário abaixo, que deverá ser respondido a partir de uma conta do Google. Apenas uma pessoa envia o texto completo, em caso de textos com mais de uma pessoa autora.

Link do formulário do envio de texto completo: https://forms.gle/AuYtYhahcFpCNcbZ8