Simpósio Temático 1 - Cultura, Espaço, Natureza e Historiografia dos/nos sertões contemporâneos

Coordenadores

Gabriel da Silva Freire 
Mestrando em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: gabrielfreirehistor@gmail.com  

Francisco Firmino Sales Neto
Professor da UFCG e do PPGH/UFRN
E-mail: nassausiegen@yahoo.com.br

Sinopse: Este Simpósio Temático procura reunir pesquisas realizadas na interface entre espaço, natureza e cultura nos sertões. Consideradas como categorias fundamentais para se pensar os territórios sertanejos, historicamente elaborados a partir de experiências sociais diversas e vivenciados por diferentes sujeitos, espaço, natureza e cultura são tomados enquanto conceitos em constante reconstrução, elementos instáveis, não fixados a uma lógica específica, tal qual o próprio sertão/sertões. Sendo assim, serão bem-vindos trabalhos que envolvam a diversidade da temática tendo como eixo a construção de espaços, narrativas e projetos em torno da natureza e dos territórios sertanejos, bem como estudos a analisarem práticas que, mediando relações da natureza à cultura, construam saberes e instituam identidades espaciais a partir dos sertões. Engenheiros, intelectuais, religiosos, cronistas, quilombolas, indígenas, agricultores, entre outros agentes e grupos sociais da história dos sertões podem ser considerados como sujeitos privilegiados nessas narrativas.


Simpósio Temático 2 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro 

Coordenadores

Beatriz Alves dos Santos
Doutoranda em História e Espaços - PPGH/UFRN
E-mail: beatriz.santos.118@ufrn.edu.br 

Vitória Maria Targino Filgueiras
Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: vitoriamariatargino@gmail.com 

Sinopse: As ideias a respeito do sertão vêm sendo discutidas e produzidas há séculos, desde os primórdios da colonização até as novas formulações sobre o que seria o sertão e as populações sertanejas. A associação frequente da concepção relativa à categoria histórica "sertão" como um recorte espacial delimitado à região Nordeste tem sido alvo de debates e críticas por parte daqueles que buscam entender o sertão e/ou os sertões como uma gama vasta e polissêmica de significados, sendo possível estudá-lo nas mais diversas áreas do conhecimento. Livros, músicas, filmes, novelas, pinturas, dentre tantas outras formas de expressão, têm sido produzidas sobre a ideia de sertão, geralmente construindo uma estética comum e recorrente de representação, na qual homens e mulheres, majoritariamente nordestinos, são retratados como sertanejos pobres, vivendo em descompasso com o tempo avançado e moderno das capitais. O cinema, de forma semelhante, tem sido um instrumento nas representações antigas e contemporâneas do sertão e do Nordeste. Neste simpósio temático, objetivamos discutir essas imagens criadas, divulgadas e externalizadas sobre as paisagens produzidas para simbolizar os sertões nas telas, bem como outras problemáticas que podem ser levantadas dentro da narrativa fílmica. Serão aceitos trabalhos de pesquisa que mobilizem e discutam as relações entre sertão e cinema, assim como entre sertão, cinema e ensino, considerando também os filmes e outras produções audiovisuais como fontes que podem ser levadas para as salas de aula, desde a educação básica até o ensino superior. Deste modo, compreendemos a sétima arte como uma das mais potentes narrativas da contemporaneidade, apresentando-se como uma fonte histórica relevante tanto na produção historiográfica acadêmica quanto na materialização didática. 


Simpósio Temático 3 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias"

Coordenadores

Laise Vitória de Figueredo Souza
Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: laisevicsousa@gmail.com 

Allyson Iquesac Santos de Brito
Mestrando em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: allysonkesac@hotmail.com 

Sinopse: No marco dos 60 anos do golpe militar de 1964, este simpósio propõe um debate sobre os legados e as múltiplas narrativas construídas ao longo das últimas seis décadas. Convidamos pesquisadores e pesquisadoras para refletir acerca de tais narrativas que vão desde a preparação para o golpe às implicações dele, podendo discutir a respeito das vítimas, dos torturadores, das formas de tortura, das leis que sustentaram o golpe, o poder e a política durante os vinte anos de repressão, a reabertura política, a lei de anistia e as memórias vivenciadas durante esses sessenta anos. Serão aceitos trabalhos acadêmicos que estão em desenvolvimento ou completos. Estendemos o convite a outros estudiosos de História, Direito e áreas afins para que enviem seus resumos, buscaremos novas perspectivas e análises sobre os impactos da ditadura na sociedade brasileira. Junte-se a nós nesse esforço coletivo de reflexão e construção de conhecimento.


Simpósio Temático 4 - Hibridismos, cultos e devoções: trajetórias e possibilidades para compreender os caminhos da fé pelos sertões

Coordenadoras

Bianca Ferreira do Nascimento
Mestranda em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: biancageburtbianca@hotmail.com 

Cleidiane de Araújo Oliveira
Mestra em História dos Sertões - PPGHC/UFRN
E-mail: oliveiracleidianearaujo@gmail.com

Sinopse: A religiosidade no Brasil é resultado de uma profunda e complexa mistura de crenças e práticas religiosas trazidas por diferentes povos que aqui viviam, chegaram voluntariamente ou foram forçados a vir para este território. Nos sertões, devido às vastas extensões de terra e à escassez de agentes religiosos disponíveis para a disseminação, sobretudo, da doutrina cristã, as práticas religiosas canônicas enfrentaram grandes dificuldades para se consolidar. Essas barreiras na implementação de uma educação religiosa nos moldes coloniais abriram espaço para lacunas interpretativas e para o surgimento de novas formas de religiosidade. Diante desse cenário de hibridismo, os sertanejos criaram e adaptaram maneiras próprias de crer e cultuar, que atravessam o tempo e continuam a dialogar com as realidades cotidianas dos sertões. Este simpósio busca reunir pesquisadores e pesquisadoras que investigam as múltiplas formas de religiosidade que emergiram e continuam a emergir nos sertões brasileiros. Nosso objetivo é promover uma discussão sobre como as crenças, os cultos e as devoções a santos, entidades, milagreiros e demais figuras de culto encontram, nesse contexto, um terreno fértil para se desenvolver. Além disso, pretendemos explorar as formas de hibridismo religioso, como se constituem as romarias, espaços sagrados e a maneira como essas expressões religiosas refletem as condições sociais e históricas dos sertanejos. Assim, propomos um espaço de reflexão que acolha questões como: de que maneira os cultos religiosos são construídos nos sertões? Como se desenvolvem as práticas devocionais e as peregrinações? E como essas formas de religiosidade expressam e respondem às particularidades do sertão e às transformações históricas e sociais vivenciadas por sua população?


Simpósio Temático 5 - História dos Sertões: escravidão, mestiçagens e trajetórias (séculos XVIII-XIX)

Coordenadores

Matheus Barbosa Santos
Mestre em História dos Sertões - PPGHC-UFRN e Diretor do Memorial Mateus de Medeiros Lula - Câmara Municipal de Currais Novos-RN
E-mail: matheusx1998@gmail.com;

Maria Alda Jana Dantas de Medeiros
Professora do DHC-UFRN
E-mail: aldajanamedeiros@gmail.com 

Sinopse: Este simpósio temático acolhe pesquisas que se voltam para diferentes espacialidades dos sertões setecentistas e oitocentistas e enveredam pela variedade de documentos históricos e instrumentos metodológicos nas investigações sobre mestiçagens, escravidão e trajetórias de pessoas não brancas. Buscamos trabalhar as mestiçagens na articulação de alguns marcadores da diferença que classificavam e hierarquizavam pessoas e grupos sociais no contexto colonial e imperial brasileiro. A partir de elementos como a cor da pele, origem, fenótipo, ascendência familiar e religião, a “qualidade” era uma categoria destinada a classificar indivíduos brancos, indígenas, africanos e pessoas nascidas de mesclas biológicas entre estes e indivíduos já mestiçados (termos como “branco”, “índio,”, “preto”, “negro”, “cabra”, “mulato”, “mamaluco”, “mestiço”, “pardo”, “crioulo” são alguns dos vocábulos que fizeram parte do universo lexical das mestiçagens). Além disso, as clivagens sociais se articulavam também a partir das condições sociojurídicas dos indivíduos, as quais indicavam se as pessoas eram “livres”, “escravas”, ou “forras”/“libertas”. Desse modo, o simpósio temático pretende fomentar um diálogo com trabalhos que abordem as dinâmicas de mestiçagens nos sertões; estratégias de mobilidade social; resistência e lutas por liberdade; trabalho e formação de patrimônio; formação de alianças verticais e horizontais firmadas dentro e fora do cativeiro, com pessoas brancas e não brancas; formações de famílias escravizadas, libertas, livres, matrifocais; trajetórias de homens e mulheres não brancos.


Simpósio Temático 6 – Sertões, Educação e processos de interiorização

Coordenadoras

Juciene Batista Félix Andrade
Professora do DHC-UFRN e PPGHC/UFRN
E-mail: juciene.andrade@ufrn.br

Maria Dolores de Araújo Vicente
Mestra em História - PPGHC-UFRN/SESC-Caicó/RN
E-mail: doloresvicente@yahoo.com.br

Sinopse: A educação, sobre diferentes prismas constitui um referencial importante para os estudos sobre as histórias dos sertões e do interior.  Dentre os repertórios dessa memória, considera-se o potencial de experiências que projetos de educação escolares ou não, instituições e suas práticas de educabilidades, sentidos e saberes podem proporcionar para a realização dessa história. Para tanto, este simpósio visa agregar trabalhos investigativos concluídos ou não, que tragam à tona temas, abordagens e fontes que possibilitem a leitura e ou a retomada dessas experiências históricas.  Aceitam-se trabalhos sobre práticas educativas, experiências escolares, metodológicas, didáticas, curriculares, políticas públicas de educação, trajetórias históricas, movimentos de combate ao analfabetismo; instituições; projetos de modernização, políticas públicas de intervenção no espaço, pedagogias voltadas para o corpo, processos de saúde e doenças e cidades nos sertões.


Simpósio Temático 7 - Dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido

Coordenador

Leandro Vieira Cavalcante 
Professor do DGC-UFRN e GEOCERES/UFRN
E-mail: leandro.cavalcante@ufrn.br 

Sinopse: No âmbito do domínio temático da História dos Sertões, a interseção entre demais áreas das Ciências Humanas e Sociais e das Ciências Ambientais tem fornecido importantes contribuições à apreensão das dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido, de modo a aprofundar a análise do tempo, do espaço e da natureza dessa porção do território brasileiro. Nesse sentido, este simpósio temático tem como objetivo reunir diferentes trabalhos que denotem a diversidade de estudos sobre as dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido, as quais exigem que se considere a confluência entre os sistemas de objetos e sistemas de ações (Santos, 1996) inerentes à produção das paisagens e dos territórios dos sertões secos do Brasil (Ab’Sáber, 1999). Dentre as temáticas a serem contempladas, cita-se: estrutura e dinâmica das paisagens naturais, rurais e urbanas; dinâmicas socioespaciais e territoriais; produção do espaço e relações sociais de produção; formação territorial e história social; memória, cultura e territorialidade; uso e ocupação da terra; geomorfologia, geotecnologias e recursos hídricos; questão agrária e questão urbana; relações econômicas e economia política; dinâmicas populacionais, migração e diversidade. Considerar-se-á, de modo particular, a historicidade das dinâmicas ambientais e territoriais do sertão semiárido contempladas por tais temáticas. 


Simpósio Temático 8 – História indígena e ensino de História

Coordenadoras

Ane Luíse Silva Mecenas Santos 
Professora do DHC-UFRN e PPGHC-UFRN
E-mail: ane.mecenas@ufrn.br 

Claúdia Cristina do Lago Borges
Professora do DEHIS/CCHLA e PPGH-UFPB
E-mail: claudialago.rn@gmail.com 

Sinopse: O Simpósio Temático tem como objetivo reunir trabalhos que se debruçam acerca das diferentes narrativas dos espaços coloniais, com ampla perspectiva teórica e metodológica acerca das experiências e seus desdobramentos no ensino de História, contribuindo assim para uma desconstrução das premissas eurocêntricas que nortearam as categorias de análise por um significativo período. Dessa forma, pretende-se que esse espaço de debate seja composto por trabalhos que busquem analisar trajetórias dos povos originários sob os pressupostos da Nova História Indígena, enfatizando as estratégias de resistência, negociação e adequação ao longo dos séculos. Além da perspectiva histórica dos processos sob variados contextos e alicerçada em diferentes tipologias documentais que auxiliam o desenvolvimento das pesquisas, é fundamental pensar as práticas que contribuem para ressignificação do ensino de História buscando a aplicabilidade conforme priorizado na Lei 11.645/08.


Simpósio Temático 9 - Relações de poder, práticas políticas e imprensa

Coordenadores

Jailma Maria de Lima 
Professora do DHC-UFRN e PPGHC-UFRN
E-mail: jailma.lima@ufrn.br

Jardel Bezerra Araújo da Silva
Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
E-mail: jardelbezerra1994@gmail.com

Jessica Éveny Cardoso Martins
Mestranda em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
E-mail: historiajessicaprof@gmail.com

Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra 
Mestrando em História dos Sertões - PPGHC-UFRN
E-mail: vitor.rodrigues.702@ufrn.edu.br

Sinopse: A história política esteve, por décadas, relegada ao ostracismo. No entanto, a partir das décadas de 1970 e 1980, ocorreu um revigoramento nos estudos sobre a área, com a ampliação de temáticas, fontes e abordagens. Nesse sentido, o Simpósio Temático objetiva reunir pesquisas que abordem temáticas relacionadas à história política brasileira, em suas várias dimensões. Assim, desde análises sobre os partidos políticos e eleições, passando por idéias e práticas políticas, mitos e representações. O simpósio também privilegiará trabalhos que abordem a imprensa como objeto de estudo e/ou como fonte.


Simpósio Temático 10 – Política, Cultura e Desenvolvimento: Diálogos sobre a atuação estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1960-1970

Coordenadores

Roselia Cristina de Oliveira
Estagiária de Pós-Doutorado - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
E-mail: rosecrisoliveira@yahoo.com.br

João Paulo de Lima
Mestre em História dos Sertões - PPGHC-UFRN e Secretaria de Educação de Serra Negra do Norte - RN
E-mail: joaopaulojp31@hotmail.com 

Sinopse: Em 1962 foi assinado um acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos denominado Acordo Nordeste possibilitando a implantação do programa de ajuda externa, denominado Aliança para o Progresso. Nesse sentido, a região Nordeste foi contemplada com ações voltadas para áreas como infraestrutura, industrialização, educação e o desenvolvimento em parceria com agências governamentais e governos estaduais em um período acirrado pela efervescência dos movimentos populares e governos alinhados à esquerda que em larga medida ameaçavam o poder vigente e o status quo dos grupos conservadores. O Rio Grande do Norte foi um dos protagonistas desse processo, sendo o Estado da região Nordeste que mais recebeu investimentos financeiros e expertise técnica e científica durante o período de transição de um governo democrático para uma ditadura civil-militar. Este simpósio temático tem como objetivo dialogar com pesquisadores acadêmicos, educadores, estudiosos, profissionais em História, discentes da graduação e pós-graduação acerca das peculiaridades dessa presença estadunidense. Pretendemos reunir estudos em torno da história econômica, história política, história da cultura, cultura material, memória cultural, história da educação, Gênero e História, Usos do Passado, história da ditadura, identidades e sertões. Esperamos que ao dialogar sobre a presença estadunidense no Rio Grande do Norte possamos contribuir para mapear essa atuação e desvelar novas fontes possibilitando novos estudos.


Simpósio Temático 11 – Terra, Água e Poder: os conflitos nos sertoes do semiarido na contemporaneidade

Coordenadoras

Jovelina Silva Santos
Professora do DHI-UERN e Estagiária de Pós-Doutorado - PDPG-CAPES/PPGHC-UFRN
E-mail: jovelinasantos@uern.br

Sarah Campelo Cruz Gois
Professora do IFRN - Campus Apodi
E-mail: sarahcampelo.g@gmail.com   

Sinopse: Nos últimos 50 anos, os debates em torno da questão agrícola e agrária brasileira ocuparam espaço significativo na teoria social. A história da agricultura brasileira, embora seja um campo fecundo, ainda demanda investigações, notadamente para aspectos que continuam à sombra dos temas clássicos. O presente simpósio temático objetiva promover diálogos entre pesquisadores que se debruçam sobre conflitos nos territórios do semiárido com a implantação de grandes empresas do agronegócio. Desse modo, são particularmente relevantes, as temáticas a seguir: os perímetros irrigados enquanto políticas públicas que impõem uma nova lógica aos territórios; os impactos e riscos sociais, econômicos, ambientais e políticos nos territórios seletivos do capital; a diversidade da agricultura camponesa, de suas artes de produzir frente ao modelo da agricultura capitalista; as táticas de enfrentamento à expropriação e expulsão das famílias agricultoras de seus territórios; as lutas dos camponeses por terra e água; agricultura familiar camponesa e soberania alimentar no semiárido; a ocupação dos perímetros irrigados por trabalhadores rurais sem terra e os debates em torno do projeto de “modernização” do campo para o Nordeste.


Simpósio Temático 12 - Saberes na encruzilhada: sertanidades e (ins)urgências de gênero, raça e território

Coordenadora

Ana Maria Veiga
Professora do DEHIS/CCHLA e PPGH-UFPB
E-mail: anaveiga.ufpb@gmail.com 

Sinopse: Este Simpósio Temático acolhe comunicações que dialoguem com as perspectivas de gênero, mulheridades e gay-lesbo-trans existências e resistências no campo da história e da historiografia, que tenham como chão a territorialidade dos sertões, no amplo sentido do pensar-sentir para além do semiárido. Considerando o epistemicídio de saberes e o apagamento de sujeitos/as da história, queremos um espaço de debates que seja de acolhimento humano e intelectual, mas também de transgressões, dissidências e (ins)urgências, numa proposta contracolonial e interseccional, considerando a encruzilhada de opressões sociais que endereça e atravessa pessoas e territórios não centrais em termos de preconceitos e violências (incluindo a epistêmica). Assim, partimos de teorias “outras” e metodologias possíveis para dar conta da construção de equidade e simetria para a diversidade, seja ela de gênero, raça e/ou localização. Pesquisas voltadas para produções audiovisuais e para o ensino de história são igualmente bem-vindas.


Simpósio Temático 13 – História dos Sertões do Brasil no século XIX

Coordenadores

Rosenilson da Silva Santos
Professor do DHI/UERN e PPGHC/UFRN
E-mail: rosenilsonsilva@uern.br

Thales Lordão Dias
Doutorando em História e Espaços - PPGH-UFRN
E-mail: thales.lordao@ufrn.br

Sinopse: Experienciados das mais diferentes formas, narrados em relatos de viagens e de jornalistas, descritos em diários, nas páginas da Literatura e evocados pelos eruditos e memorialistas, os sertões no século XIX ainda carecem de leituras micro, caleidoscópica e de amplo alcance da Historiografia. Por isso, suas sociedades, temporalidades e espacialidades precisam ser mais bem visitadas pelos ângulos de Clio. Nesse sentido, o presente Simpósio Temático destina-se a reunir para discussão, investigações que explorem a história dos sertões no recorte do século XIX. Na esteira de nossas preocupações, estão a micro e a macro política, as eleições oitocentistas, a estruturação e o exercício dos poderes do Estado, a cultura material e o cotidiano dos sertões desenovistas. Também serão bem-vindos trabalhos que ofereçam novos olhares sobre temas já tradicionais, como a Independência (1822), a Constituição e a Confederação do Equador (1824), recentemente problematizados em eventos e reflexões acadêmicos em razão de seus bicentenários. 


Simpósio Temático 14 - Dinâmicas populacionais e territorialização dos sertões: processos históricos e demográficos (séculos XVI-XIX)

Coordenadores

Gracineide Pereira dos Santos Oliveira
Estagiária de Pós-Doutorado Júnior - PDJ-CNPq/FAPERN/PPGHC-UFRN
E-mail: gracineidepereira@yahoo.com.br

Mario Sélio Ferreira de Brito
Doutorando em História e Espaços - PPGH-UFRN
E-mail: selio.ferreira@gmail.com

Sinopse: Este simpósio tem como objetivo analisar e discutir os processos de territorialização e os estudos demográficos dos sertões entre os séculos XVI e XIX. Ao longo desse período, a América portuguesa/Brasil Império, passou por complexos processos de ocupação e colonização cada vez mais distante do litoral, adentrando as terras conhecidas como os sertões, explorando minas, formando currais de gado, povoados, vilas e cidades. Assim, é com a proposta de alargarmos as discussões sobre os sertões, que este simpósio propõe abordar temas como: a apropriação dos espaços, a formação territorial, estudos demográficos, além de discutir e expor fontes e metodologias que auxiliem no estudo e compreensão desses processos. Nesse sentido, oferecendo um olhar atento, aos estudos da demografia, com ênfase nas variáveis demográficas de natalidade, nupcialidade, mortalidade e migrações a partir dos estudos de fontes paroquiais (batismos, casamentos e enterros).


Simpósio Temático 15 - Os sertões a partir da materialidade: abordagens e perspectivas 

Coordenadores

Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva 
Professor do DHC-UFRN
E-mail: abrahao.silva@ufrn.br 

Hozana Danize Lopes de Souza 
Mestra em em História - PPGHC-UFRN e Mestra em Arqueologia - PPGArqueologia-UFPE
E-mail: hozanadanize.l@gmail.com 

Kayann Gomes Batista
Doutorando em Arqueologia - PPGArqueologia-UFPE
E-mail: kayannbatista3@gmail.com

Sinopse: A dimensão material se constitui como necessária para o desenvolvimento dos grupos humanos no espaço, ao longo do tempo. Diante disso, são resultados das vivências humanas, estando presente em todas as suas circunstâncias, diferentes categorias de estruturas concretas, as quais incorporam os objetos, os utensílios, as edificações, as modificações na paisagem, o corpo, os arranjos espaciais, dentre tantas outras. Como está inserida nos níveis da vida dos indivíduos e enquanto fruto da ação humana com o físico, torna-se passível análises e interpretações que auxiliam para a compreensão de referências geográficas, sociais, econômicas e culturais. De acordo com isso, e considerando que o termo sertão foi constantemente representado por aspectos (geo)espaciais e culturais padronizantes, não importando pressupostos fundamentais de compreensão, como os desenvolvimentos sócio-históricos particulares. Em contrapartida a isso, entendemos que o sertão carrega consigo diferentes dimensões ligadas a lugares, processos e delimitações socioculturais, e ainda é portador de uma série de significados, incluindo o simbólico, ou seja, é um sertão polissêmico. Entendendo que a materialidade permite, então, que os sertões sejam compreendidos através de diferentes processos de elaboração, constituição e usos, para este simpósio temático, incorporamos propostas que evidenciem a materialidade de lugares denominados de sertão. Além disso, contamos com a participação de áreas correlatas que acompanhem essa temática, como arqueologia, museologia, geografia e arquitetura.

 

 

Simpósio Temático 16 - História e quadrinhos: o uso dos quadrinhos como fonte histórica e recurso didático 

Coordenador

Fabio Mafra Borges
Professor do DHC-UFRN
E-mail: fabio.mafra@ufrn.br 

Sinopse: As histórias em quadrinhos (HQ) são um produto da expressão artística humana que possui, na sua estrutura narrativa, elementos visuais, textuais, sequências, tabulares etc. Por esse motivo, sua leitura, sua decodificação, estimula tanto regiões cerebrais destinadas à leitura textual, quanto àquelas relacionadas aos processos de decodificação das imagens. Além dessa característica estrutural e tipológica, como todo produto humano, não é isenta do contexto histórico-cultural de sua produção. Nesse sentido, este simpósio temático tem como objetivo discutir o potencial das HQs no espaço educacional como recurso didático, não apenas do ensino de história, mas também como ferramenta para contribuir no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ademais, independente da temática desenvolvida nas narrativas quadrinísticas, demonstrar e debater a força heurística desta tipologia como fonte documental, na produção do conhecimento histórico.