A mesa redonda "História oral e o corpo em cena" reflete sobre a presença de testemunhos no palco e na cena artística pública -- em diálogo aberto e eclético com as artes visuais, a música e a dramaturgia -- e sobre a entrevista de história oral como palco e como cena. 

Participantes:

  • Ana Pato. Curadora, professora e pesquisadora, coordena o Memorial da Resistência de São Paulo. É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e foi curadora, entre outras exposições, de "Meta-Arquivo: 1964-1985" (2019). Seu trabalho de pesquisa envolve investigações sobre as relações entre arte contemporânea, arquivo e memória.
  • Miriam Hermeto. Historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, tem suas pesquisas centradas no ensino de história e na memória da ditadura militar brasileira, bem como em reflexões metodológicas da história oral. Também cantora, criou e protagonizou espetáculos de cunho histórico que combinam música e documentação.
  • Rudinei Borges. Poeta, dramaturgo e educador, é autor de mais de dez textos teatrais encenados em Angola e no Brasil, dentre as quais incluem-se "Dezuó: breviário das águas", finalista do Prêmio Shell de Teatro. É fundador e diretor artístico do Núcleo Macabéa e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Mediação:

  • Lívia Morais Garcia Lima. Com trajetória interdisciplinar, é graduada em Turismo, possui mestrado em Gerontologia e realizou seu doutorado, na Universidade Estadual de Campinas, em Educação, atentando particularmente para as dimensões da educação não-formal e suas relações com o lazer, a cultura e o patrimônio. Realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Paulo

Compartilhe!

Realização

Apoio