A mesa redonda "História oral e arquivos: Do encontro entre corpos ao arquivamento da experiência" reflete sobre as interposições colocadas entre a experiência quente e viva do encontro de história oral e o propósito de criar acervos -- compostos por documentos textuais, sonoros e audiovisuais -- para uso futuro, de pesquisadores envolvidos ou não na produção das fontes.

Participantes:

  • Daisy Perelmutter. Socióloga e historiadora pública atuando há três décadas com história oral, trabalhou na produção de acervos e produtos culturais baseados em história oral para diversas organizações públicas e privadas no Brasil. É autora do livro Intérpretes do desassossego.
  • Luciana Heymann. Historiadora com mestrado em Antropologia Social e doutorado em Sociologia, é uma das principais referências nos estudos sobre arquivos pessoais e produção de acervos de história oral. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral e é pesquisadora e professora na Fundação Oswaldo Cruz. 
  • Marcia Pazin. Mestre e doutora em História Social e professora do Departamento de Ciência da Informação da Unesp, campus Marília. Possui vasta experiência e reflexão acumuladas na arquivologia, com ênfase na gestão de documentos e memória organizacional. 

Mediação:

  • Joana da Silva Barros. Doutora em Sociologia e professora do Instituto das Cidades, na Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Centro de Memória Urbana (CMUrb) e, dentro dele, o Ateliê de História Oral.

Compartilhe!

Realização

Apoio