Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Ariane Roversi de Alencar Freitas / Classe de Prática de Instrumento: Clarinete
OSPA
A Classe de Prática de Instrumento: Clarinete é uma oportunidade única para clarinetistas de todos os níveis aprimorarem suas habilidades em um ambiente dedicado à prática e à troca de conhecimento. Ministrada por professores experientes, esta classe oferece aulas práticas intensivas, abordando aspectos técnicos como embocadura, articulação, controle da respiração e afinação.
Os participantes terão a chance de explorar repertórios variados, desde peças clássicas até composições modernas, com foco na interpretação e no desenvolvimento da expressividade musical. Além das aulas individuais e em grupo, a classe inclui sessões de ensaio com acompanhamento de piano e ensaios em conjunto, proporcionando uma experiência completa de performance.
Essa é uma excelente oportunidade para os clarinetistas se prepararem para apresentações em bandas de música, orquestras ou outros conjuntos musicais, além de expandirem sua rede de contatos com músicos de todo o país.
Fabiane César de Oliveira / Classe de Prática de Instrumento: Flauta
Banda Municipal de Porto Alegre
A Classe de Prática de Instrumento: Flauta é projetada para flautistas que desejam aperfeiçoar suas habilidades técnicas e musicais em um ambiente de aprendizado colaborativo. Ao longo de uma semana, participantes de diferentes níveis terão a oportunidade de trabalhar com professores altamente qualificados, focando em aspectos fundamentais como sonoridade, articulação, técnica de dedos, controle da respiração e fraseado musical.
O programa inclui aulas individuais, onde os flautistas podem receber orientação personalizada, além de sessões em grupo que promovem a prática de repertórios variados, desde obras barrocas até peças contemporâneas. A ênfase será dada à interpretação musical e à expressividade, ajudando os participantes a desenvolver uma identidade musical única.
Além das práticas instrumentais, haverá ensaios com piano e oportunidades de tocar em pequenos grupos, incentivando a prática do repertório camerístico. A interação com outros músicos e professores permitirá uma troca de experiências enriquecedora, ideal para aqueles que buscam melhorar sua performance em bandas de música, orquestras ou como solistas.
Viktoria Tatour / Classe de Prática de Instrumento: Oboé
Solista da OSPA
Tema: "O Oboé nas Bandas Musicais"
A Classe de Prática de Instrumento: Oboé, com a renomada professora Victoria Tatur, que estudou na Rússia e atua como solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, será centrada no tema "O Oboé nas Bandas Musicais." Este curso é ideal para oboístas que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o papel do oboé em bandas de música, explorando técnicas e repertórios específicos para este contexto.
Durante a semana, os participantes terão aulas práticas focadas em técnicas de embocadura, controle da respiração, afinação, e articulação, todas adaptadas às necessidades de um oboísta em uma banda. A professora Victoria Tatur compartilhará sua vasta experiência, oferecendo orientações sobre a integração do oboé em conjuntos de sopro, abordando tanto o repertório tradicional quanto as possibilidades contemporâneas.
O programa incluirá sessões individuais e em grupo, com ênfase na interpretação musical dentro de bandas de música, ensaios com acompanhamento de piano e oficinas dedicadas à manutenção e ajuste das palhetas. Além disso, haverá discussões sobre a história e evolução do oboé no contexto das bandas, proporcionando uma visão ampla e enriquecedora do instrumento.
Essa classe é uma oportunidade única para os oboístas que desejam se especializar no desempenho em bandas de música, aprendendo com uma das principais solistas da atualidade e adquirindo ferramentas essenciais para sua carreira musical.
Glaubert Gleizes Faber Nuske / Classe de Prática de Instrumento: Fagote
Professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Tema: "O Fagote nas Bandas Musicais"
A Classe de Prática de Instrumento: Fagote, conduzida pelo Professor Glaubert Gleizes Faber Nuske, que atua como docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), será dedicada ao tema "O Fagote nas Bandas Musicais." Este curso é ideal para fagotistas que buscam aprofundar seu conhecimento e aprimorar suas habilidades dentro do contexto das bandas de música, explorando técnicas específicas e repertórios adequados.
Durante a semana, os participantes serão orientados em aspectos fundamentais como embocadura, controle de respiração, articulação, e afinação, com ênfase nas particularidades do fagote em performances de banda. O Professor Glaubert, com sua vasta experiência acadêmica e prática, compartilhará insights sobre a interpretação e a execução de peças típicas para fagote em bandas, abordando tanto repertório tradicional quanto contemporâneo.
O curso incluirá aulas individuais e em grupo, permitindo que os fagotistas recebam feedback personalizado e participem de ensaios conjuntos. Haverá também oficinas voltadas para a manutenção e ajuste de palhetas, fundamentais para uma execução eficiente. Discussões sobre a evolução histórica e o papel do fagote nas bandas de música serão parte integrante da classe, proporcionando uma compreensão abrangente do instrumento nesse contexto.
Essa classe é uma excelente oportunidade para fagotistas que desejam se especializar na execução em bandas de música, beneficiando-se da orientação de um professor de renome e de uma experiência educacional completa.
Jesiel Pinheiro / Classe de Prática de Instrumento: Saxofone
Artística da Buffet Crampon Brasil
Sob a orientação do renomado saxofonista Jesiel Pinheiro, artista da Buffet Crampon e com formação na França, esta Classe de Prática de Instrumento: Saxofone oferece uma experiência de aprendizado de alto nível. Ao longo de uma semana, saxofonistas terão a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas e explorar novos repertórios sob a tutela de um professor que é referência no cenário musical internacional.
O curso abrange uma ampla gama de tópicos, desde técnicas de respiração e embocadura até articulação e controle sonoro, sempre com foco na musicalidade e expressão pessoal. As aulas individuais permitirão que cada participante receba feedback específico e orientações detalhadas, enquanto as sessões em grupo promoverão a prática em conjunto e a integração musical.
Além disso, Jesiel Pinheiro compartilhará sua experiência adquirida na França, proporcionando insights valiosos sobre as tradições e a cultura musical europeia. O programa incluirá ensaios com piano, workshops sobre técnicas avançadas de saxofone, e oportunidades para tocar em grupo, incentivando a colaboração e o desenvolvimento de habilidades de performance em conjunto.
Essa é uma chance imperdível para saxofonistas que desejam elevar seu nível técnico e artístico, aprendendo com um dos grandes nomes do saxofone contemporâneo.
Eliser Fernandes Ribeiro / Classe de Prática de Instrumento: Trompete
Solisrta Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Tema: "A Trompete nas Bandas de Musica"
A Classe de Prática de Instrumento: Trompete, conduzida pelo Professor Eliser Fernandes Ribeiro, professor da Escola da OSPA e solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), com uma carreira destacada incluindo apresentações como solista na Filarmônica de Israel e integrante do quinteto Porto Alegre.
Ao longo desta semana, trompetistas terão a oportunidade de explorar técnicas fundamentais para a performance em bandas de música, abordando desde a embocadura e controle de respiração até a articulação e afinação. As aulas, tanto individuais quanto em grupo, proporcionarão um ambiente de aprendizado onde os participantes poderão receber orientações detalhadas e personalizadas, aplicadas ao contexto específico das bandas.
O Professor Eliser Fernandes Ribeiro trará sua vasta experiência internacional para enriquecer a compreensão dos alunos sobre o papel do trompete nas bandas, discutindo repertórios tradicionais e contemporâneos, e oferecendo insights sobre como destacar o trompete dentro de um conjunto de sopro.
O curso incluirá também ensaios com acompanhamento e oficinas dedicadas à manutenção e ajuste dos instrumentos, essenciais para garantir uma performance de alta qualidade. Discussões sobre a evolução histórica e a importância da trompete nas bandas musicais complementarão as atividades práticas, fornecendo uma visão abrangente do tema.
Esta classe representa uma excelente oportunidade para trompetistas que desejam aperfeiçoar suas habilidades e expandir seus conhecimentos sob a orientação de um professor de renome internacional, em um ambiente de aprendizado intensivo e focado.
Israel Oliveira - Classe de Prática de Instrumento: Trompa
Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Tema: "A Trompa nas Bandas Musicais"
A Classe de Prática de Instrumento: Trompa, ministrada pelo Professor Israel Oliveira, professor da Escola da OSPA e solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), com vasta experiência em encontros e festivais na Itália, será focada no tema "A Trompa nas Bandas Musicais." Este curso é voltado para trompistas que desejam aprimorar suas habilidades e entender melhor o papel da trompa no contexto das bandas de música.
Ao longo de uma semana, os participantes terão aulas intensivas que abordarão técnicas essenciais, como controle de respiração, embocadura, articulação e afinação, adaptadas às exigências das performances em banda. O Professor Israel Oliveira compartilhará sua expertise adquirida em eventos internacionais e no ambiente orquestral, oferecendo orientações sobre como integrar a trompa de forma eficaz em conjuntos de sopro, e como explorar o repertório específico para este instrumento em bandas.
O programa incluirá aulas individuais e em grupo, com ênfase na prática coletiva e na interpretação musical, além de ensaios com acompanhamento de piano e oficinas dedicadas à manutenção e ajuste do instrumento. Discussões sobre a história e a evolução da trompa nas bandas de música também farão parte do conteúdo, proporcionando aos trompistas uma visão aprofundada sobre a função e o impacto desse instrumento no contexto das bandas.
Esta classe é uma oportunidade única para trompistas que desejam se especializar e aprimorar sua performance em bandas de música, sob a orientação de um professor experiente e reconhecido internacionalmente.
José Milton Vieira / Classe de Prática de Instrumento: Trombone
Solista Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Tema: "O Trombone nas Bandas Musicais no Brasil e no Mundo"
O Professor José Milton Vieira, trombone solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e professor da Escola de Música da OSPA, irá ministrar a classe com o tema "O Trombone nas Bandas Musicais no Brasil e no Mundo." Reconhecido internacionalmente, José Milton é ganhador de prêmios como o Primeiro prêmio e o Prêmio do público no 26° Concorso Internazionale “Città di Porcia” (Itália-2015) e o Primeiro prêmio da “Lewis Van Haney Philharmonic Prize Competition” em Paris (ITF 2012). Com intensa atividade como concertista e docente no Brasil e no exterior, ele também lançou o disco “Plural” em 2019, que lhe rendeu dois prêmios Açorianos de Música (Melhor Disco Erudito e Melhor Instrumentista) em 2020.
Durante a classe, os alunos terão a oportunidade de explorar técnicas avançadas de trombone, focando no papel do instrumento dentro de bandas de música, tanto no Brasil quanto globalmente. As aulas incluirão estudos de repertório, técnicas de articulação, embocadura e controle de respiração. Além disso, haverá oficinas sobre a história do trombone e sua função nas bandas musicais.
Essa será uma experiência enriquecedora para trombonistas que desejam desenvolver suas habilidades e aprofundar o conhecimento sobre o trombone em diferentes tradições de bandas musicais ao redor do mundo.
Rodrigo da Rocha / Classe de Prática de Instrumento: Trombone Baixo
Solista Orquestra Sinfonica de Porto Alegre
Tema: "O Trombone Baixo nas Bandas Musicais no Brasil"
Rodrigo da Rocha, natural de Caxias do Sul-RS e atual trombone baixo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), traz uma vasta experiência para esta classe de prática de trombone baixo. Com formação em São Paulo, onde estudou com Darrin Milling e Donizeti Fonseca. Rodrigo é Bacharel em Trombone pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e já atuou em orquestras importantes como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica Brasileira, e a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, entre outras.
Nesta classe, ele abordará o papel fundamental do trombone baixo nas bandas musicais, explorando repertórios clássicos e contemporâneos. As aulas cobrirão aspectos técnicos, como afinação, articulação e controle da embocadura, além de orientações sobre manutenção do instrumento. Rodrigo compartilhará sua visão sobre a evolução do trombone baixo nas bandas de música, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
Uma excelente oportunidade para trombonistas baixos que buscam aprimorar suas habilidades e conhecer mais sobre o uso do trombone nas bandas musicais ao redor do mundo.
Otoniel Santos / Classe de Prática de Instrumento: Eufônio
Eufônista da Marinha do Brasil
Tema: "O Eufônio nas Bandas Musicais no Brasil e no Mundo"
Na classe de prática de eufônio, o Professor Otoniel Cristiano dos Santos abordará o tema "O Eufônio nas Bandas Musicais no Brasil e no Mundo como um Instrumento Primordial do Contracanto". Otoniel, com vasta experiência como solista e educador, compartilhará suas técnicas e conhecimentos sobre o papel fundamental do eufônio no contracanto, explorando sua capacidade de enriquecer a música com sonoridade única e expressividade.
Os participantes terão a oportunidade de aprimorar sua técnica no instrumento, aprender sobre interpretação musical e desenvolver o controle necessário para realçar o contracanto dentro de bandas musicais. O conteúdo será voltado tanto para músicos que já possuem experiência quanto para iniciantes que desejam aprofundar seu entendimento sobre o eufônio.
Currículo do Professor Otoniel Cristiano dos Santos:
Natural de Curitiba-PR, Otoniel iniciou seus estudos musicais aos 8 anos e, aos 13, passou a integrar a Banda Marcial de São José dos Pinhais, sob a orientação do Professor Fernando Deddos. Estudou com o Professor Silvio Spolaore (UNESPAR) e participou de renomados festivais como: Oficina de Música de Curitiba, Festival Internacional de Música de Pelotas, Trombonanza na Argentina, e o ITEC (International Tuba and Euphonium Conference) na Áustria.
Otoniel se destacou como solista em diversas formações e foi premiado em importantes competições, como o Pré-Estreia (TV Cultura) em 2012 e o segundo lugar na categoria Jovem Solista de Euphonium no ITEC em Linz, Áustria. Com vasta experiência em orquestras e bandas filarmônicas, ele atua atualmente como músico da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e é artista da empresa Adams.
Essa é uma oportunidade única para eufonistas aprenderem com um dos maiores especialistas do Brasil, reconhecido por sua excelência e contribuições ao instrumento no cenário nacional e internacional.
Tais Nascimento - Classe de Prática de Instrumento: Tuba
Exercito Brasileiro
Tema: "A Tuba nas Bandas Musicais – Base Tonal e Versatilidade"
Aqui está o texto revisado, agora com as informações sobre a professora Tais Nascimento:
A classe de prática de tuba no Painel Funarte de Bandas de Música será uma imersão nas técnicas e versatilidade deste importante instrumento de sopro.
A tuba, com seu som grave e profundo, sustenta as melodias e harmonias das bandas, criando uma base sólida e equilibrada. Apesar de sua associação com bandas sinfônicas, o instrumento se adapta a estilos variados como jazz, música contemporânea e bandas marciais, oferecendo dinamismo e riqueza ao arranjo musical.
Embora tenha grande porte, a tuba é surpreendentemente ágil e capaz de produzir sons suaves e expressivos, permitindo a execução de passagens delicadas e rápidas com clareza. Durante as aulas, os participantes trabalharão técnicas de som, respiração, afinação e articulação, explorando a expressividade e a técnica da tuba em diferentes gêneros.
Sobre a Professora Tais Nascimento: Natural de São Paulo, iniciou sua formação musical na Orquestra de Metais Lyra Tatuí em 2003 e no Conservatório de Tatuí em 2011. Participou de importantes festivais, como o Festival Viva Metais UNICAMP, Festival de Inverno de Brasília e Kunstler Bayreuth na Alemanha. Atuou como convidada em diversas orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra Sinfônica da Bahia. Desde 2021, serve como Sargento Músico temporário no Exército Brasileiro e ministra aulas em festivais de música em todo o Brasil, destacando-se pela sua experiência e versatilidade no ensino do instrumento.
Douglas Gutjahr / Classe de Prática de Instrumento: Percussão
Timpanista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA.
Tema: "Instrumentos Percussivos: A Alma da Banda de Música"
Os instrumentos de percussão desempenham um papel central nas bandas musicais, proporcionando ritmo, energia e identidade a cada performance. Através de sua vasta experiência, o professor Douglas Gutjahr trará uma abordagem envolvente sobre a importância da percussão como a "alma" de uma banda, destacando sua capacidade de unir os músicos e dar vida às composições.
Sobre o Professor:
Douglas Gutjahr é natural de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e tem uma trajetória marcante na percussão. Bacharel em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), orientado pelo Prof. Gilmar Goulart, ele integrou diversos grupos importantes, como o Grupo de Percussão da UFSM, o Quarteto de Percussão Íncubos e orquestras renomadas, como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Orquestra Filarmônica da PUCRS. Entre 2007 e 2008, Douglas foi membro da Orquestra Jovem Mundial, se apresentando em algumas das salas de concerto mais prestigiadas da Europa, como a Filarmônica de Berlim e o Palau de les Arts, em Valência.
Em 2015, lançou seu primeiro CD/DVD, "Brasil (Re)Percussivo", que o consagrou como Melhor Instrumentista Erudito no Prêmio Açorianos de Música de 2016. Douglas também se destaca por seu trabalho social, liderando desde 2009 o ensino da percussão no projeto Vida com Arte (Unisinos), promovendo a inclusão social por meio da música.
O tema da Classe:
Nesta classe, os participantes explorarão o vasto mundo da percussão e sua aplicação nas bandas de música. Serão abordados temas como:
Ritmo e Dinâmica: O papel dos instrumentos percussivos na sustentação do ritmo e criação de atmosferas sonoras.
Expressividade na Percussão: Como os diferentes timbres e técnicas podem enriquecer uma performance.
Técnicas de Execução: Introdução a instrumentos como o tímpano, caixa, bumbo e pratos, entre outros, com foco em sua importância e papel em formações musicais variadas.
Os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades e compreender a verdadeira essência da percussão, orientados por um dos mais renomados percussionistas do Brasil, que combina vivência em orquestras internacionais com um profundo compromisso com a educação musical.
Rodrigo Avila /
Escola Passo Fundo
Os cursos e palestras do Painel Funarte de Bandas de Música serão ministrados pelo Maestro Rodrigo Ávila, renomado professor e pesquisador com vasta experiência na área. Rodrigo possui graduação em Música - Instrumento pela Universidade de Passo Fundo (2002) e mestrado em História, com ênfase na pesquisa de Bandas Militares. Atualmente, é professor da Pós-Graduação em Regência Orquestral - ALPHA/FACEC.T e atua como professor e maestro da Banda do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo.
Com expertise em performance musical, produção musical, arranjos, regência e educação musical, Rodrigo Ávila conduzirá uma série de palestras e cursos que abordarão temas essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade das bandas de música. Entre os assuntos discutidos estão:
1. Captação de Recursos e Sustentabilidade Financeira: Estratégias para diversificar fontes de financiamento, incluindo o uso de leis de incentivo, patrocínios, parcerias e crowdfunding. A palestra destacará como garantir a estabilidade financeira das bandas de forma criativa e eficaz.
2. Inclusão Social e Educação Musical: O papel transformador da música na inclusão social. Serão discutidos projetos que utilizam a música para promover integração e acessibilidade, além de exemplos de iniciativas que incentivam a educação musical em comunidades de diferentes contextos sociais.
3. Formação e Capacitação de Músicos e Gestores: A importância da educação continuada para músicos e gestores de bandas. Esta palestra abordará a necessidade de desenvolver habilidades técnicas e administrativas, desde a prática musical até a gestão de projetos e liderança.
4. Direitos Autorais e Propriedade Intelectual: Questões fundamentais sobre o uso e proteção de obras musicais, incluindo licenciamento e remuneração justa. A palestra oferecerá orientação sobre como lidar com direitos autorais, evitando problemas legais e assegurando a valorização dos compositores.
5. Impacto e Avaliação de Projetos Musicais: Métodos para medir e avaliar o impacto social e cultural de projetos musicais. Serão apresentadas ferramentas que ajudam a demonstrar resultados, justificar financiamentos e melhorar a eficiência das iniciativas musicais.
Participe e aproveite essa oportunidade de aprendizado e troca de conhecimentos com um dos grandes nomes do setor, enriquecendo sua compreensão sobre os desafios e oportunidades na gestão de bandas de música.
Maestro Cristiano José Ludwig
Maestro da Banda Marcial Juliana
Cristiano Ludwig começou a tocar saxofone aos 13 anos e em 2009 ingressou no Bacharelado em Música (saxofone) na UFRGS, onde em 2011 ministrou aulas de sax no curso de extensão em música. Em 2012 iniciou seus estudos em jazz como atividade extra classe. Também participou de diversos festivais, master classes e workshops com grandes mestres do saxofone e improvisação. Graduou-se pela UFRGS em julho de 2014. Ministrou aulas de saxofone no I e II Festival de Música de Teutônia (2014 e 2015). Em 2015 iniciou seu curso de Mestrado em Jazz Performance na New Jersey City University (NJCU), em Nova Jersey (EUA), onde tem como professor orientador o renomado saxofonista de jazz e fusion Bob Malach e o famoso saxofonista e educador, Walt Weiskopf. Em maio de 2016 foi premiado pela New Jersey Jazz Society com a Don Robertson Scholarship, em reconhecimento ao excelente desempenho no estudo do jazz. E em maio de 2017 concluiu seu mestrado pela NJCU.
Carlos Kolling
Bandas de Musica.
Carlos Kolling ministra aulas de teoria musical no Painel Funarte de Bandas de Música
De 11 a 17 de novembro de 2024, o Painel Funarte de Bandas de Música em Viamão-RS contará com a presença do Maestro Carlos Kolling, que ministrará aulas para os alunos do curso básico de teoria musical. Com uma vasta experiência em bandas marciais e orquestras no Rio Grande do Sul, Carlos iniciou sua trajetória musical em 2006, por meio de um projeto social na Escola Fundação Bradesco, em Gravataí-RS.
Carlos integrou bandas marciais e orquestras renomadas, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e a Orquestra Filarmônica da UFRGS. Desde 2018, atua como Primeira Trompa na Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, onde, em 2023, teve a oportunidade de liderar o grupo como solista, executando a obra "Cape Horn" de Otto M. Schwarz. Sua atuação se estende também à Orquestra Eintracht, participando de concertos que já atingiram um público superior a 50 mil pessoas.
Com uma sólida formação e trajetória artística, Carlos também compartilhou seus conhecimentos em workshops, como o realizado na Escola de Música de Imbé-RS, em 2016, sobre os fundamentos da trompa. Sua dedicação e talento lhe renderam o primeiro lugar no Exame de Comprovação de Habilidades Musicais do Exército Brasileiro em 2015.
Agora, no Painel Funarte, Carlos Kolling traz sua experiência para os alunos iniciantes, contribuindo para o desenvolvimento musical e pedagógico das bandas de música do estado.
Anderson Chaves
Banda Esperança
O curso de Teoria Musical Básico no Painel Funarte de Bandas de Música em Viamão-RS será ministrado pelo professor Anderson Chaves, músico com vasta experiência em ensino musical e atuação em bandas militares e religiosas. Anderson iniciou sua formação musical em 1999 na Igreja Assembleia de Deus em Rio Pardo, com o professor Luiz Peixoto. Em 2003, tornou-se trombonista da Banda Esperança da Assembleia de Deus em Porto Alegre. Ele ingressou na Fanfarra do 3° Regimento de Cavalaria de Guardas de Porto Alegre em 2015, e em 2016 iniciou o curso de Licenciatura Plena em Música no Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA), concluído em 2021.
Em sua trajetória, Anderson recebeu a medalha do Mérito do Músico Militar em 2018 e, em 2019, passou a atuar como 3° Sargento Músico no 19° Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo, onde permaneceu até 2023. Atualmente, além de lecionar, é regente da Banda Esperança e professor no Conservatório Clave Musical.
Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprender os fundamentos da teoria musical, abordando leitura de partituras, noções de ritmo, harmonia e melodia, com foco no contexto das bandas de música.
Alexandre Machado Takahama
Professor de UNIPAMPA.
Doutor em Música pela UNICAMP na área de Práticas Interpretativas, Alexandre Takahama realizou residência junto à "The Israeli Opera", em Tel Aviv, Israel. Atuou como Regente Associado e, posteriormente, Regente Assistente da OER no Teatro Municipal de São Paulo (2003-2007), momento no qual se especializou em regência de ópera com o Maestro Jamil Maluf. Naquele período trabalhou como Assistente de Direção Musical em diversas produções operísticas no Teatro Municipal de São Paulo, tendo também dirigido inúmeros concertos sinfônicos e balés. Foi o idealizador, diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica da UFMS e atualmente é Professor Associado junto ao Curso de Música da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) além de membro da World Association for Symphonic Bands and Ensembles (WASBE). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, atuando principalmente nos seguintes temas: Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Ópera e Edição de Partituras.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Maestro Vainer dos Santos Ramos
Coordenador do Projetos de Bandas da Cidade de Viamão-RS.
Maestro Vainer Ramos, licenciado em Música pela Universidade Metodista do Sul (IPA), possui uma longa e destacada carreira na música. Seu aperfeiçoamento inclui cursos com renomados mestres, como o professor Fred Mills, na Escola da OSPA, além de cursos de regência de orquestra e banda sinfônica pela Funarte.
Ao longo de sua trajetória, Ramos foi reconhecido com importantes prêmios, como o 1º lugar em regência no Concurso Nacional de Bandas em São Paulo, e o Prêmio Lupicínio Rodrigues por sua atuação na área musical. Ele também foi agraciado com diversas medalhas de mérito, como a Medalha de Mérito Músico Militar, Medalha Duque de Caxias e a Medalha de Mérito dos Pacificadores.
Entre suas participações destacam-se o Festival Sul-Americano de Bandas Militares na Argentina, e os encontros de bandas no Uruguai e no Brasil. Sob sua regência, diversas bandas conquistaram campeonatos estaduais e nacionais, incluindo o tricampeonato com a Banda da Escola Isabel de Espanha em Guaporé-RS e títulos estaduais com a Banda Marcial Juliana.
Ramos também se destacou como músico em várias orquestras e conjuntos renomados, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra Popular de Porto Alegre, além de sua atuação em óperas como "A Ida" e "Giovanna d'Arco". Atualmente, é regente da Banda Marcial Juliana e contribui com projetos socioculturais de inclusão e profissionalização musical.
Sua contribuição à música, tanto como regente quanto como músico, é marcada por conquistas, dedicação e um profundo compromisso com a excelência musical e a formação de novas gerações de músicos.
Maestro Wilthon Matos / Coordenador Do Painel e Consultor Artístico
Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre / Consultor e Coordenador pedagogico da Funarte
Atualmente é Maestro da Banda Sinfônica da Escola da OSPA, Membro do Quinteto Porto Alegre, Tuba Solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, professor de Tuba e Eufônio, Acadêmico Correspondente da Academia Paraense de Música e Superintendente de Musica e Louvor da IEAD Porto Alegre
Tem atuado como Regente convidado na Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Orquestra de Sopros de Caxias do Sul entre outros grupos artísticos no sul do Brasil.
Tem participado como maestro e como professor de Tuba nos Paineis Funarte de Bandas de Música como em Nova Mutum - MT e Mogi das Cruzes - SP.
Atualmente estuda regência com o Maestro Luis Miguel Clemente na Academia de Direção da Orquestra Costa Atlântica - associação de música e cultura, Esposende, Portugal.
Já participou como músico convidado em várias orquestras no Brasil, como Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro - OSTNCS, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP e Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB. Também atua como palestrante em festivais no Brasil como na comissão artística do Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas – RS em todas suas edições.
Em 2019 foi professor de Tuba no Festival de Música de Teutônia - RS.
Foi professor e artista convidado, junto com o Quinteto Porto Alegre, do Festival Internacional de Bronces UruBrass nos anos 2015, 2018 e 2019 em Montevideo – Uruguay.
Participou como professor e artista convidado do XXVIII Festival Internacional de Música do Pará – FIMUPA/Fundação Carlos Gomes, na direção artística do Maestro Marcelo Jardim, onde também atuou como Solista, no concerto de abertura do festival, frente a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz sob a regência do Maestro Miguel Campos Neto.
Foi Diretor Artístico do 3º Encontro Norte de Metais e é um dos idealizadores da Conferência Regional Sul Brasileira de Tuba e Eufônio (TUBAEUFONIOSUL), sendo este o único evento deste segmento musical no Brasil.
Em 2010 realizou o projeto CONCERTOS TUBA BRASIL, que foi a primeira turnê de tuba e piano no Brasil com repertório de compositores brasileiros, patrocinado pelo Prêmio Funarte Circuito de Música Clássica 2010.
Em 2004 ganhou 1ºlugar no concurso “Jovens Solista Eleazar de Carvalho” solando com a orquestra do festival Eleazar de Carvalho em 2005, sob a regência do Maestro Carlos Moreno. Em 2003, participou do convênio entre Fundação Carlos Gomes e a Universidade de Columbia (EUA), na classe do professor Ângelo Manzo, que o convidou para participar do “GREAT TUBA EUPHONIUM PLAINS”, obtendo o 4º Lugar e a menção honrosa na “competição estudantil”. Em 2002, participou do Concurso Novos Talentos Brasileiros (RJ), organizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira, em que conquistou o prêmio de melhor Jovem Tubista Brasileiro e 4ºLugar no concurso.
Em 2001 ficou como Semi-Finalista da Lieksa International Tuba Competition, participando também da Internacional Tuba and Euphonium Conference na Sibelius Hall em Lahti - Filândia, evento este que reuniu grandes profissionais da tuba e eufônio de vários países. Em agosto de 2001 recebeu a placa comemorativa “Waldemar Henrique” em menção ao prêmio “Melhor Músico do Ano 2001” idealizado pela Câmara Municipal de Belém - Pará. Participou também de vários festivais tendo aulas com grandes nomes da tuba. Atuou como músico na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Amazônia Jazz Band em Belém - PA.
Como professor de tuba, ou de instrumentos de metais, participou da equipe de professores que idealizou o Projeto Vale Música em Belém do Pará (2004), com a Administração da Professora Glória Caputo. Foi professor do Conservatório Carlos Gomes (1999/2008), onde criou o grupo de Tubas da Amazônia, o qual foi convidado a representar o Brasil na International Tuba and Euphonium Conference.
Em 2005 e 2006 graduou-se na Universidade da Amazônia – UNAMA, no curso de Gestão e Produção de Eventos Culturais.
De 2000 a 2004 cursou o Bacharelado em Música - Habilitação em TUBA da Universidade do Estado do Pará na Classe do Professor Valmir Vieira e Renato Pinto.
Em 1992 ingressou no Conservatório Carlos Gomes na Classe do Professor Ricardo Cabrera (Rússia - Colômbia).
Iniciou seus estudos aos 12 anos em uma das igrejas evangélicas da Assembleia de Deus em Belém - PA, com o Professor Josiel Saldanha e Biraelson Corrêa.
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