Mesa Redonda: Pilares do Saber: a prática do ensino centrado no estudante no IF Fluminense
MESA REDONDA
Temática: PILARES DO SABER: A PRÁTICA DO ENSINO CENTRADO NO ESTUDANTE NO IF FLUMINENSE
Integrantes:
- Arthur Rezende da Silva: Técnico em Assuntos Educacionais (TAE), cargo de nível superior da área pedagógica, do Instituto Federal Fluminense (IFFluminese), e Professor efetivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) - 20 horas, atuando na Licenciatura em Pedagogia da FAETEC de Santo Antônio de Pádua. Desde 18 de abril de 2016, desempenha a função comissionada de Diretor-Geral do Campus do IFFlumimense em Santo Antônio de Pádua, tendo sido eleito pela comunidade acadêmica, cujo mandato se encerra em 18 de abril de 2020. De 8 de julho de 2014 a 17 de abril de 2016, desempenhou a função comissionada de Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFFluminense Campus Santo Antônio de Pádua. Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) em Campos dos Goytacazes, RJ. Áreas de interesse: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica; Expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Local e Regional; Educação de Jovens e Adultos e a sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Políticas Públicas em EPT; Noroeste Fluminense e a sua relação com a EPT; Ensino de Língua Portuguesa e EPT.
- Isabela Castilho: Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal Fluminense. Enquanto na graduação, participou de projetos de pesquisa e extensão na área do urbanismo, com enfoque na educação patrimonial. Desenvolveu planos de aula e materiais didáticos para o ensino fundamental e médio a respeito de pertencimento, arte, mobilidade e violência urbana dentro do projeto de Autoestima Cidadã. Formulou e aplicou centenas de questionários aos cidadãos de Campos de Goytacazes a respeito de sua percepção afetiva do espaço a fim de identificar problemas sistêmicos e formular estratégias de intervenção retroativas e autoamplificadoras. No curso de seu trabalho final da graduação, estudou programação, metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, design thinking, teorias sistêmicas, design generativo, design paramétrico, fabricação digital aplicada a construção civil e administração empirica. Sob a abordagem de design thinking, analisou sistematicamente depoimentos a respeito da experiência acadêmica na instituição de mais de 160 educandos e educadores do curso de arquitetura do IFFluminense, auxiliando no processo de reformulação da matriz curricular junto a coordenação. Antes da colação de grau, foi aceita para cursar mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ na linha de otimização, a despeito de sua formação em Arquitetura, para pesquisar e desenvolver ferramentas de planejamento urbano cibernético através de uma formulação computacional de problemas urbanísticos. Como pesquisadora autônoma e generalista, tem interesse na combinação de áreas multidisplinares, entre elas: aprendizagem de máquina, redes neurais, inteligência artificial, otimização combinatória, design thinking, business design, design research, movimento lean, arquitetura efêmera, psicologia comportamental e neurociência.
- Joelma Alves de Oliveira: Possui graduação em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense. Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico e leciona na Pós Graduação em Gestão, Design e Marketing do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual.
Data: 09/09/2019 Início: 16h30 Término: 18h
Local: Auditório Cristina Bastos.