Apresentação

O tema do seminário é “Nanotecnologia, inovação e ciência dos impactos: contribuição na produção de conhecimentos para o engajamento público em ciência e tecnologia”. Está estruturado com conferências, mesas redondas, exposição de pôsteres, grupos de trabalho e minicursos. O evento ainda contará com o lançamento de livros e revista em quadrinhos sobre Nanotecnologia e Alimentos, elaborada pela FUNDACENTRO. 

Os Grupos de Trabalho são uma inovação do XII Seminanosoma, bem como a premiação dos três melhores pôsteres que serão avaliados por uma Comissão de Especialistas que selecionarão os três melhores trabalhos.

Toda programação do evento será transmitida ao vivo via Stream no site da RENANOSOMA, como vem ocorrendo em todos os Seminários da Rede, cujo objetivo é ter um alcance o mais amplo possível. O evento será filmado e depois serão produzidos vídeos que deverão ser distribuídos gratuitamente no próximo Seminanosoma, como ocorre desde o primeiro seminário, bem como doados às Instituições de Ensino e entidades de trabalhadores, buscando incentivar o engajamento público no tema.

A inscrição é obrigatória par quem vai apresentar trabalho na modalidade oral e/ou pôster e os resumos serão recebidos entre os dias 17 de agosto a 30 de setembro de 2015, pelo e-mail: seminanosoma2015@gmail.com. Os resultados serão divulgados até 05 de outubro de 2015. Os trabalhos completos deverão ser enviados até 15 de outubro de 2015 para o (s) e-mail (s) do (s) coordenador (es) de cada Grupo de Trabalho de acordo com o eixo temático do evento. Está prevista a publicação dos trabalhos aceitos nos Grupos de Trabalhos nos anais do evento na versão on-line.

Participe!

Histórico

A RENANOSOMA – Rede de Pesquisa em Nanotecnologia Sociedade e Meio Ambiente – completou em 2014 dez anos de atividade. Durante esse tempo foram produzidos 11 Seminários Internacionais, com participantes renomados oriundos de diversos países, como Canadá, USA, México, Argentina, Uruguai, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Bélgica e, é claro, do Brasil; além de 6 livros, 4 histórias em quadrinho, 270 programas de TV pela internet, mais de 160 sessões de chat, 5 DVDs e 10 oficinas, trazendo à pauta de discussão o desenvolvimento das nanotecnologias.

O grande diferencial da rede é o fato de tornar as nanotecnologias um objeto de reflexão e pesquisa (também) das ciências humanas, e incentivar todas as iniciativas neste sentido. Um dos projetos importantes que a RENANOSOMA desenvolve é o de “Engajamento Público em Nanotecnologia”, cujo objetivo é informar e discutir nanotecnologias com o público não especialista.

No ano de 2015, o seminário terá como tema “Nanotecnologia, inovação e ciência dos impactos: contribuição na produção de conhecimentos para o engajamento público em ciência e tecnologia”. O XII Seminanosoma ocorrerá em Sergipe entre os dias 19 e 22 de outubro de 2015 e contará com conferências, mesas redondas, exposição de pôsteres, grupos de trabalho, minicursos, e lançamento de livros e revista em quadrinhos sobre Nanotecnologia e Alimentos.

Comissões

Comissão Organizadora:

Profa. Dra. Tania Elias Magno da Silva – UFS - SE

Prof. Dr. Wilson Engelmann – UNISINOS - RS

Dr. Paulo Roberto Martins – RENANOSOMA - SP

Profa. Dra. Sonia Maria Dalcomuni – UFES – ES

Prof. Dr. Paulo Sérgio da Costa Neves – UFS – SE

Prof. Dr. Gilson de Oliveira Lima – USCS – RS

Prof. Dr. Guilherme Frederico Bernardo Lenz e Silva – USP – SP

Prof. Msc. Mario Cesar Pereira Oliveira – UFS – SE

Profa. Msc. Cristiane Montalvão Guedes – IFS – SE

Prof. Msc. Manoel Messias Rodrigues Santos – IFS – SE

Prof. Msc. Juliana Correia Almeida e Silva – UFS – SE

Prof. Msc.Josevânia Nunes Rabelo – CODAP – UFS - SE

Prof. Msc. Roger Carlos Ferreira Alves Santos – IFS –SE

Dr. Adriano Premebida – FDB – AM

Dra. Arline Abel Arcuri – FUNDACENTRO – SP

Profa. Msc. Mayara Nascimento – UFS – SE

Ricardo Alberto Nascimento Montalvão - SE

Profa. Msc. Valéria Melo Mendonça – IFS/UFS - SE