Ítalo Moraes Rocha Guedes

Embrapa Hortaliças

Ítalo Guedes é engenheiro agrônomo, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Hortaliças) desde dezembro de 2008. Realiza pesquisa em nutrição mineral de plantas e sistemas de cultivo sem solo em ambiente protegido e em ambiente controlado. Coordenador do primeiro projeto de pesquisa sobre fazendas verticais da Embrapa. Foi Chefe Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Hortaliças de 2013 a 2017. Atuou como Presidente do Comitê Gestor do Portfólio Corporativo de Projetos Hortaliças (Hortalicas), da Embrapa de 2019 a 2020. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) também pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP (2021).

Joao Paulo Guimaraes Vieira

VIMEF Soluções Florestais

Engenheiro Florestal, graduado pela UFVJM (2004-2009). Fundador e Diretor Comercial da VIMEF Soluções Florestais e responsável técnico da TRANSPAU Colheita e Comércio de Madeira. Possui mais de 10 anos de experiência como empreendedor em serviços ligados a supressão de vegetação, PRAD, Colheita Florestal e Silvicultura.

André Luís Teixeira Fernandes

Universidade de Uberaba - UNIUBE

André Luís Teixeira Fernandes é engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP, turma de 1993, concluiu o mestrado em 1996 na mesma instituição, área de concentração Irrigação e Drenagem e concluiu o doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001. Atualmente é Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É professor permanente dos programas de Mestrado Profissional em Engenharia Química (UNIUBE) e Produção Vegetal (IFTM). Publicou vários artigos em periódicos especializados e mais de 300 trabalhos em anais de eventos. Possui vários livros e capítulos de livros publicados e vários livros organizados. Participou de vários eventos no exterior e no Brasil. É membro da comissão organizadora da Fenicafé, evento realizado em Araguari - MG, no primeiro semestre de cada ano e do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, evento itinerante, realizado no segundo semestre de cada ano. Participa de vários eventos de pesquisa e extensão em todo o Brasil, ministrando palestras, treinamentos e apresentando trabalhos de pesquisa. Atualmente, participa de vários projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Atua na área de Engenharia Agrícola e Agronômica, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Em suas atividades profissionais, interagiu com mais de 300 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, é Diretor Executivo do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária José Caetano, é membro do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP, é membro do Conselho Universitário da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Ocupou, de 2017 a 2021 o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). É sócio proprietário da empresa C3 Consultoria e Pesquisa, desde 2015.

André Luiz Firmino

Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Mestrado e Doutorado em Fitopatologia (Agronomia) pela Universidade Federal de Viçosa. http://lattes.cnpq.br/7227110237977021

Juliana Mello

Fazenda Santa Bárbara

Possui bacharelado em Farmácia pela UNITRI e Especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras. É produtora de cafés especiais, atuando na parte de fermentação controlada e torrefação. É Q-Grader certificada e credenciada pelo Coffee Quality Institute – CQI.

Flavio Lemes Fernandes

Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba

Engenheiro Agrônomo (2005), com mestrado (2007) e doutorado (2009) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Há 12 anos é Professor da Universidade Federal de Viçosa do Campus de Rio Paranaíba, com ênfase em Manejo integrado de pragas em café e hortaliças. Publicou mais de mais de 200 trabalhos e é orientador de estudantes de mestrado e doutorado na UFV e UFU. Atualmente, tem trabalhado com monitoramento de pragas em culturas agrícolas.  

Davi Luis Bragagnolo

Cultive

Davi trabalha há 15 anos trabalho com desenvolvimento humano para fortalecer a cultura de pessoas, equipes e organizações. Sociólogo, psicanalista em formação e palestrante, aplica treinamentos para resolução de conflitos, problemas de comunicação e relacionamentos, falta de engajamento dos colaboradores e para desenvolver o espírito de equipe.

Tiago Sousa Vieira

LDCelulose

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal de Lavras com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Trabalhou como gestor no setor florestal em algumas regiões do Brasil, com operações de silvicultura, colheita, transporte e tratamento de madeira. Atualmente Coordenador de Colheita e Transporte na LDCelulose.

Marcelo Cocco Urtado

Fazenda Três meninas

- Engenheiro Agrônomo  (Unesp Botucatu) - Mestre em Tecnologia Ambiental (IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas) - MBA em Gestão Empresarial (FGV - Fundação Getúlio Vargas) - Arborista certificado pela International Society of Arboriculture - Q-Processing Professional - Mestre de Torra - Ex diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Presidente do Consórcio Cerrado das Águas - Cafeicultor

Pedro Mendes Castro

SBAU - Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1983), Especialização em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Viçosa e Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (1997), Arborista Especialista em Sistemas Elétricos pela International Society of Arboriculture (2008). Engenheiro de Meio Ambiente na CEMIG Distribuição S.A, entre 1987 e 2019. Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização urbana; 2006 a 2009. Membro do Conselho de Administração da International Society of Arboriculture entre 2013 e 2018. Presidente do Conselho de Administração da International Society of Arboriculture entre 1018 e 2019.

Jordana Stein

CONSAG - Consultoria Ambiental e Geotecnologias

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós Graduanda em Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui linhas de pesquisas voltadas para qualidade do meio ambiente, com o estudo de microrganismos biodegradadores de herbicidas. Possui experiência em consultoria e gestão ambiental e fez parte do corpo técnico da empresa júnior de Engenharia Florestal - Reforest e atualmente faz parte do corpo técnico parte do corpo tecnico das empresas: Consag-Consultoria Ambiental e Geotecnologias e  Cerradus.

Natália Salvador da Cunha Barboza

SAI

Engenheira formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Monte Carmelo. Experiência adquirida, em estágio, relacionamento com cliente, vendas de serviço e registros de cartório em geral. No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado o cadastramento dos poços de visita de uma determinada região no município de Monte Carmelo (MG), onde, por meio deste trabalho, foi efetuado o redimensionamento da rede coletora de esgoto. Ao longo da formação acadêmica se destaca em programação e desenvolvimento de banco de dados GIS. No mercado de trabalho, adquiriu grande experiência no suporte técnico em atendimento ao cliente, auxiliando e orientando nos serviços de campo e utilização de equipamentos; também vale dizer que a parte de vendas como pacotes do software, no qual era manuseado pela Engenheira, foi de suma importância para o aprendizado de venda e relação ao cliente. É importante ressaltar,também, que foi necessário se aprimorar em informática avançada e marketing digital para melhorar o desempenho como profissional no mercado de vendas e suporte ao cliente.Se especializou na área de programação WEB podendo criar sites de alta resolução e ferramentas para o desenvolvimento do comércio e empresarial. Hoje, é gerente de projetos pela empresa SAI e trabalha com geoprocessamento, cadastro técnico multifinalitário, inteligência artificial e gestão de projeto de linha de transmissão de energia elétrica.

Fernanda Ribeiro

LD celulose

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia,  engenheira responsável pela área de sustentabilidade da LD Celulose.

Bruno Benzaquen Perosa

Instituto de Economia e Relações Internacionais - UFU

Bruno Perosa é formado em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2005, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e doutorado em Economia de Empresas pela Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV) em 2012, com período de sanduiche no Energy Bioscience Institute da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2010/2011). Desde 2013 é professor de Economia Agrícola da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando junto ao Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE-UFU) desde 2020. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Estudos Rurais (NERU-UFU), desenvolvendo pesquisas aplicadas no meio rural. Entre os principais tópicos de pesquisa, destacam-se as temáticas de governança e regulação socioambiental, custos de transação, certificação, sempre aplicados ao setor agrícola. Mais recentemente passou desenvolver pesquisas sobre regulação e certificação de Agricultura de Baixo Carbono, participando de pesquisas da Plataforma ABC (EMBRAPA) e do Observatório ABC (FGV).

Rodrigo Aparecido Moraes de Souza

Faculdade de Engenharia Química - FEQUI - UFU

Possui graduação em Ciências dos Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) (2004), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) (2007) e doutorado em Ciência pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal, Química de Alimentos, Análise de Alimentos. Atuando principalmente nos seguintes temas: polpa de fruta, bebidas não-alcoólicas (chás e outras infusões, sucos e néctares), conservação de alimentos, compostos bioativos (fenólicos) e atividade antioxidante.

Alessandro Guarino Lino

LDCelulose

Doutor em Agroquímica com ênfase em celulose pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente Analista Sênior do laboratório de Qualidade na LD Celulose. Mais de dez anos de experiência em análises laboratoriais, trabalhou como pesquisador por mais de oito anos desenvolvendo trabalhos na área de celulose e papel e foi coordenador de Laboratório da FibraResist, empresa que produz celulose a partir da palha da cana de açúcar.

Renan Zampiroli

Laboratório de Máquinas e Mecanização – UFU

Doutorando (2019) em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado Acadêmico em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia em Fevereiro de 2019. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia campus Monte Carmelo-MG, em Dezembro de 2015. Área de estudo em Maquinas e Mecanização Agrícola e suas tecnologias, com ênfase em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários. 

Olívia Pereira Lopes

Universidade Federal de Uberlândia

Sou doutora em Ciência Florestal (UNESP), mestre em Ciência e Tecnologia da Madeira (UFLA), graduada em Tecnologia Agroindustrial (UEPA). Atualmente, sou técnica do Laboratório de Anatomia da Madeira (LAMAD) da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo (UFU) e estou me especializando em Arborização Urbana (UFRRJ). Entre as minhas atribuições estão: auxílio técnico em aulas práticas, desenvolvimento de pesquisas, projetos e orientações, auxílio administrativo, organização de eventos. Possuo experiência com identificação de madeiras, biomecânica e execução de microtécnicas. Almejo oportunidades para desenvolvimento de atividades relacionadas as minhas áreas de atuação, pesquisa e extensão. Além de atividades, que promovam o desenvolvimento social e ambiental da comunidade onde exerço minhas funções atualmente. 

Rodrigo Otávio Veiga de Miranda

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO PR (Ciências Florestais), na área de modelagem do crescimento e produção para povoamentos florestais, utilizando um modelo global. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná - UFPR, sendo proposto um modelo de crescimento e produção de árvores individuais independente da distância. Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. 

Miguel Henrique Rosa Franco

AGROCP

Doutor em fertilidade do solo e nutrição de plantas - UFU  COORDENADOR P&D AGROCP